[Contratos FCT - BD 2011] - [Correspondência Violada]

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
ricardo.figueiredo
cientista regular
cientista regular
Registado: terça fev 14, 2012 4:43 pm
University/ Institute: FCUL

[Contratos FCT - BD 2011] - [Correspondência Violada]

Mensagem por ricardo.figueiredo »

Meus caros,

Recebi hoje o contrato da FCT, por correio. Telefonei para a FCT logo que li a carta para saber se podia contar com pagamentos já no próximo mês, algo que me foi confirmado. :D

Outra questão que coloquei por telefone foi o facto de a carta vir aberta. Não com um rasgão no envelope, não com um envelope por fechar, mas sim aberta, i.e., com o sistema de segurança quebrado, evidenciando que a determinada altura o envelope esteve fechado (e bem fechado).

Se isto tiver sido obra dos CTT, trata-se de violação de correspondência, que, como é do conhecimento geral, é crime. Contudo, de acordo com o que tenho lido por aqui em diferentes tópicos, isto tem acontecido de forma mais ou menos frequente com as cartas dirigidas a outros colegas, em diferentes pontos do país e até no estrangeiro.

Assim, parece-me que o problema estará obrigatoriamente no início da cadeia de envio, i.e., na própria FCT ou na repartição dos CTT em Lisboa que despacha o correio da FCT.

Durante o meu telefonema de hoje, foi-me assegurado, pela senhora que me atendeu, que as cartas saem da FCT em envelopes devidamente fechados. Na verdade, ficou surpreendida com o que relatei, e pediu-me que enviasse um e-mail para id.bolsas@fct.pt a relatar o estado em que a carta chegou. Quando lhe disse que o meu caso não era único, disse que ia tomar nota do que lhe tinha dito, mas que é necessário que as pessoas - nós! - digam algo sobre o assunto para eles poderem dar início a algum tipo de investigação.

Deste modo, incentivo a que todos os que receberam cartas abertas da parte da FCT enviem um curto e-mail para id.bolsas@fct.pt a informar do sucedido, tendo o cuidado de indicar a referência da bolsa no assunto da mensagem e a data em que receberam a carta aberta no conteúdo.

Na minha opinião, isto é perfeitamente inaceitável, e gostaria que não acontecesse no futuro, comigo ou com outro colega.

Cumprimentos,
Ricardo

Xana Who
investigador em formação
investigador em formação
Registado: segunda mar 05, 2012 3:18 pm
University/ Institute: UNL

Re: [Contratos FCT - BD 2011] - [Correspondência Violada]

Mensagem por Xana Who »

Obrigada pela tua exposição Ricardo. Vou enviar o email a informar a FCT, é muito estranho isto estar a acontecer.

santosjmo
recém-chegado
recém-chegado
Registado: terça ago 02, 2011 8:36 am
University/ Institute: FCTUC

Mensagem por santosjmo »

Boa tarde

Recebi ontem a carta com o meu contrato. À semelhança do que se sucedeu com vários colegas, a minha carta também já se encontrava aberta.

Irei adoptar o procedimento sugerido pelo Ricardo.

cumprimentos

Mush
cientista assíduo
cientista assíduo
Registado: quarta mai 30, 2007 8:10 pm
University/ Institute: Universidade de Maribor/IBMC

Mensagem por Mush »

Ola!

Como é que estamos neste assunto? A FCT ja disse mais alguma coisa a vcs que escreveram a denunciar a situacao?

Houve mais colegas a receberem o contrato em correspondencia violada?

Estou um bocado preocupada se irei sequer receber o meu contrato se o envelope estiver aberto uma vez que é suposto recebe-lo no estrangeiro :roll:

Mush

phdwannabe
cientista regular
cientista regular
Registado: segunda fev 13, 2012 3:13 pm
University/ Institute: Warwick

Mensagem por phdwannabe »

Mush Escreveu: Como é que estamos neste assunto? A FCT ja disse mais alguma coisa a vcs que escreveram a denunciar a situacao?

Houve mais colegas a receberem o contrato em correspondencia violada?

Estou um bocado preocupada se irei sequer receber o meu contrato se o envelope estiver aberto uma vez que é suposto recebe-lo no estrangeiro :roll:

Mush
Estamos mais ou menos na mesma, penso eu.. Recebi o meu contrato há uns dias, e vinha tal e qual como o Ricardo descreveu.

Felizmente, parece-me que não faltava nada lá dentro, mas ainda assim é algo arrepiante pensar nos quilómetros que o envelope fez nestas condições.

Depois de confirmar por telefone com a FCT que vou receber o meu primeiro salário no próximo mês de Junho (depois de me ter sido assegurado em Abril que receberia em Maio...) informei-os da situação do envelope aberto. Mandaram-me enviar um e-mail a relatar o sucedido, e disseram-me que era novidade e que ninguém se tinha queixado de nada do género até ao momento! Quando é que falaste com eles, Ricardo?

Enfim, no meio de toda a escandaleira, isto pode parecer um detalhe menor.. Mas não me parece que seja, nem que deva ser encarado como tal! Enviei um e-mail para a FCT, conforme me mandaram, e espero que os colegas na mesma situação façam o mesmo.

souumet
recém-chegado
recém-chegado
Registado: terça jan 17, 2012 11:05 am
University/ Institute: FCT-UNL

Mensagem por souumet »

Eu enviei há umas duas ou três semanas atrás um email à FCT a informá-los do sucedido.
Esperemos que façam alguma coisa em relação a isso. Pelo menos, a ver se não se repete com os próximos bolseiros.

Xana Who
investigador em formação
investigador em formação
Registado: segunda mar 05, 2012 3:18 pm
University/ Institute: UNL

Mensagem por Xana Who »

phdwannabe Escreveu: Mandaram-me enviar um e-mail a relatar o sucedido, e disseram-me que era novidade e que ninguém se tinha queixado de nada do género até ao momento!
Eu já enviei email a avisar da situação e a resposta foi:

Exma. Senhora,
Informamos que aquando do envio do exemplar do contrato ao mesmo seguem 2 declarações (para efeitos de custos de formação e SSV) bem como oficio de informação de valores.

Com os melhores cumprimentos,

ricardo.figueiredo
cientista regular
cientista regular

Mush Escreveu: Como é que estamos neste assunto? A FCT ja disse mais alguma coisa a vcs que escreveram a denunciar a situacao?
Responderam-me de forma mais ou menos padrão ao e-mail que lhes enviei. Basicamente, listaram o conteúdo do envelope que enviaram, para eu poder confirmar que nada estava em falta. A mensagem era muito similar à que foi aqui partilhada pela colega Xana Who.
phdwannabe Escreveu: Felizmente, parece-me que não faltava nada lá dentro, mas ainda assim é algo arrepiante pensar nos quilómetros que o envelope fez nestas condições.
Pois, acredito que estando no estrangeiro o calafrio ainda deve ser maior...
phdwannabe Escreveu: Mandaram-me enviar um e-mail a relatar o sucedido, e disseram-me que era novidade e que ninguém se tinha queixado de nada do género até ao momento! Quando é que falaste com eles, Ricardo?
Falei com eles no mesmo dia em que criei este tópico, e até me responderam ao e-mail que enviei a seguir, por isso é estranho que te tenham dito isso. Talvez descoordenação entre diferentes funcionários?
phdwannabe Escreveu: Enfim, no meio de toda a escandaleira, isto pode parecer um detalhe menor..
A mim não me parece de todo um detalhe, e espero que ninguém na mesma situação o considere como tal.

Mush
cientista assíduo
cientista assíduo
Registado: quarta mai 30, 2007 8:10 pm
University/ Institute: Universidade de Maribor/IBMC

Mensagem por Mush »

Ola!

Recebi hj o contrato....e como ja estava a espera o envelope tb vinha aberto. Acho muito estranho que isto esteja a acontecer a tanta gente, mas ja alguem considerou a hipotese de ser problema da qualidade dos envelopes? Parece-me que o picotado para facil abertura é demasiado fragil e este pode ter sido facilmente aberto durante o transporte, apenas um pequeno segmento estava rasgado.

Queria deixar aqui imagens do envelope mas por algum motivo nao consigo (talvez regras do forum).

De qualquer das formas vou enviar um email a FCT (com as imagens).

ricardo.figueiredo
cientista regular
cientista regular

Mush Escreveu:Parece-me que o picotado para facil abertura é demasiado fragil e este pode ter sido facilmente aberto durante o transporte, apenas um pequeno segmento estava rasgado.
No meu caso, o envelope vinha todo aberto. Literalmente. Não foi um pequeno rasgão e certamente não aconteceu por acidente.

Enfim, não vejo grande acção possível da nossa parte que não seja comunicar o sucedido à FCT e esperar que, no futuro, cartas importantes não cheguem neste estado ao destino. Aliás, devo dizer que me surpreende que correspondência internacional seja sequer entregue nestas condições (casos dos colegas phdwannabe e Mush).

aleph
recém-chegado
recém-chegado
Registado: terça out 16, 2012 7:34 pm
University/ Institute: ...

Mensagem por aleph »

É um caso de polícia. Porque é que os cidadãos portugueses não agem como tal, defendendo os seus direitos e, já agora, os das vítimas futuras?

Frostie
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quinta jan 08, 2009 6:15 pm
University/ Institute: Universidade do Porto

Mensagem por Frostie »

Agradeço o desenterrar do tópico! Recebi o contrato há poucas semanas e o envelope também veio aberto. Perguntei cá em casa se o tinham aberto, mas ninguém o fez. Não liguei muito ao assunto mas vejo que devia ter reclamado!

ricardo.figueiredo
cientista regular
cientista regular

Frostie Escreveu:Agradeço o desenterrar do tópico! Recebi o contrato há poucas semanas e o envelope também veio aberto. Perguntei cá em casa se o tinham aberto, mas ninguém o fez. Não liguei muito ao assunto mas vejo que devia ter reclamado!
Vejo que, apesar de ter informado os serviços da FCT acerca da situação, esta permanece inalterada.

Apesar de servir de pouco ou nada, sugiro que enviem uma mensagem para id.bolsas@fct.pt a relatar o sucedido.

ricardo.figueiredo
cientista regular
cientista regular

Agradeço ao moderador de serviço que altere o título do tópico para:
[Contratos FCT - BD 2011/12] - [Correspondência Violada]
Obrigado e boas entradas no novo ano,
Ricardo

sofiab.
investigador em formação
investigador em formação
Registado: quarta nov 18, 2009 3:31 pm
University/ Institute: FCSH

Mensagem por sofiab. »

Olá a todos!

Gostava só de dizer que parece que o procedimento não mudou muito para os contratos enviados este ano 2013!

Recebi há cerca de uma semana a carta com o contrato e também se encontrava aberta, notem que estou a viver em Londres!

Vou mandar um email a reportar o problema!

Francois
recém-chegado
recém-chegado
Registado: segunda out 22, 2012 3:51 pm
University/ Institute: Universidade do Minho

Mensagem por Francois »

Idem.

Recebi ontem o contrato e o envelope vinnha completamente aberto.
Já enviei um mail, espero seja útil...e amanhã vou ao Correio pedir explicações.

abpl
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quinta jan 06, 2011 5:30 pm
University/ Institute: Lisboa

Mensagem por abpl »

O meu envelope da FCT também chegou completamente aberto!

ricardo.figueiredo
cientista regular
cientista regular

Fico estupefacto com esta situação.

Como se não bastasse o facto de enviarem um contrato de trabalho em correio normal, não registado e muito menos com aviso de recepção, deixam que correspondência deste teor continue a viajar até ao destino completamente aberta, à mercê de intermediários mal intencionados.

Como disse quando criei este tópico, o problema está certamente num de dois sítios: FCT ou repartição dos CTT responsável pelo correio da instituição.

Creio que pouco há a fazer, para além do envio de uma nota por e-mail e um eventual telefonema.

É triste.

phdwannabe
cientista regular
cientista regular
Registado: segunda fev 13, 2012 3:13 pm
University/ Institute: Warwick

Mensagem por phdwannabe »

Apesar de esta ser uma situação grave, que já foi, ao que tudo indica, relatada à FCT por várias fontes independentes, é triste pensar que, no compêndio geral, continua a parecer-me uma questão menor. E não é. Ou não devia ser...

pmla
recém-chegado
recém-chegado
Registado: terça fev 19, 2013 12:38 am
University/ Institute: Universidade Nova de Lisboa

Mensagem por pmla »

Idem. Recebi hoje o contrato e o envelope vinha completamente aberto. Notava-se que tinha sido selado mas que posteriormente fora aberto.

Já enviei email à FCT a relatar o problema e a questionar se pretendem tomar medidas, ou não, para tentar reduzir este número de ocorrências, que parecem não se tratar de casos isolados.

É que faz-me confusão como é que este tipo de correspondência não vem em correio registado :shock:

Responder