[Contratos FCT - BD 2011] - [Correspondência Violada]
-
- cientista regular
- Registado: terça fev 14, 2012 4:43 pm
- University/ Institute: FCUL
[Contratos FCT - BD 2011] - [Correspondência Violada]
Meus caros,
Recebi hoje o contrato da FCT, por correio. Telefonei para a FCT logo que li a carta para saber se podia contar com pagamentos já no próximo mês, algo que me foi confirmado.
Outra questão que coloquei por telefone foi o facto de a carta vir aberta. Não com um rasgão no envelope, não com um envelope por fechar, mas sim aberta, i.e., com o sistema de segurança quebrado, evidenciando que a determinada altura o envelope esteve fechado (e bem fechado).
Se isto tiver sido obra dos CTT, trata-se de violação de correspondência, que, como é do conhecimento geral, é crime. Contudo, de acordo com o que tenho lido por aqui em diferentes tópicos, isto tem acontecido de forma mais ou menos frequente com as cartas dirigidas a outros colegas, em diferentes pontos do país e até no estrangeiro.
Assim, parece-me que o problema estará obrigatoriamente no início da cadeia de envio, i.e., na própria FCT ou na repartição dos CTT em Lisboa que despacha o correio da FCT.
Durante o meu telefonema de hoje, foi-me assegurado, pela senhora que me atendeu, que as cartas saem da FCT em envelopes devidamente fechados. Na verdade, ficou surpreendida com o que relatei, e pediu-me que enviasse um e-mail para id.bolsas@fct.pt a relatar o estado em que a carta chegou. Quando lhe disse que o meu caso não era único, disse que ia tomar nota do que lhe tinha dito, mas que é necessário que as pessoas - nós! - digam algo sobre o assunto para eles poderem dar início a algum tipo de investigação.
Deste modo, incentivo a que todos os que receberam cartas abertas da parte da FCT enviem um curto e-mail para id.bolsas@fct.pt a informar do sucedido, tendo o cuidado de indicar a referência da bolsa no assunto da mensagem e a data em que receberam a carta aberta no conteúdo.
Na minha opinião, isto é perfeitamente inaceitável, e gostaria que não acontecesse no futuro, comigo ou com outro colega.
Cumprimentos,
Ricardo
Recebi hoje o contrato da FCT, por correio. Telefonei para a FCT logo que li a carta para saber se podia contar com pagamentos já no próximo mês, algo que me foi confirmado.
Outra questão que coloquei por telefone foi o facto de a carta vir aberta. Não com um rasgão no envelope, não com um envelope por fechar, mas sim aberta, i.e., com o sistema de segurança quebrado, evidenciando que a determinada altura o envelope esteve fechado (e bem fechado).
Se isto tiver sido obra dos CTT, trata-se de violação de correspondência, que, como é do conhecimento geral, é crime. Contudo, de acordo com o que tenho lido por aqui em diferentes tópicos, isto tem acontecido de forma mais ou menos frequente com as cartas dirigidas a outros colegas, em diferentes pontos do país e até no estrangeiro.
Assim, parece-me que o problema estará obrigatoriamente no início da cadeia de envio, i.e., na própria FCT ou na repartição dos CTT em Lisboa que despacha o correio da FCT.
Durante o meu telefonema de hoje, foi-me assegurado, pela senhora que me atendeu, que as cartas saem da FCT em envelopes devidamente fechados. Na verdade, ficou surpreendida com o que relatei, e pediu-me que enviasse um e-mail para id.bolsas@fct.pt a relatar o estado em que a carta chegou. Quando lhe disse que o meu caso não era único, disse que ia tomar nota do que lhe tinha dito, mas que é necessário que as pessoas - nós! - digam algo sobre o assunto para eles poderem dar início a algum tipo de investigação.
Deste modo, incentivo a que todos os que receberam cartas abertas da parte da FCT enviem um curto e-mail para id.bolsas@fct.pt a informar do sucedido, tendo o cuidado de indicar a referência da bolsa no assunto da mensagem e a data em que receberam a carta aberta no conteúdo.
Na minha opinião, isto é perfeitamente inaceitável, e gostaria que não acontecesse no futuro, comigo ou com outro colega.
Cumprimentos,
Ricardo
-
- investigador em formação
- Registado: segunda mar 05, 2012 3:18 pm
- University/ Institute: UNL
Re: [Contratos FCT - BD 2011] - [Correspondência Violada]
Obrigada pela tua exposição Ricardo. Vou enviar o email a informar a FCT, é muito estranho isto estar a acontecer.
-
- recém-chegado
- Registado: terça ago 02, 2011 8:36 am
- University/ Institute: FCTUC
Boa tarde
Recebi ontem a carta com o meu contrato. À semelhança do que se sucedeu com vários colegas, a minha carta também já se encontrava aberta.
Irei adoptar o procedimento sugerido pelo Ricardo.
cumprimentos
Recebi ontem a carta com o meu contrato. À semelhança do que se sucedeu com vários colegas, a minha carta também já se encontrava aberta.
Irei adoptar o procedimento sugerido pelo Ricardo.
cumprimentos
-
- cientista assíduo
- Registado: quarta mai 30, 2007 8:10 pm
- University/ Institute: Universidade de Maribor/IBMC
Ola!
Como é que estamos neste assunto? A FCT ja disse mais alguma coisa a vcs que escreveram a denunciar a situacao?
Houve mais colegas a receberem o contrato em correspondencia violada?
Estou um bocado preocupada se irei sequer receber o meu contrato se o envelope estiver aberto uma vez que é suposto recebe-lo no estrangeiro
Mush
Como é que estamos neste assunto? A FCT ja disse mais alguma coisa a vcs que escreveram a denunciar a situacao?
Estou um bocado preocupada se irei sequer receber o meu contrato se o envelope estiver aberto uma vez que é suposto recebe-lo no estrangeiro
Mush
-
- cientista regular
- Registado: segunda fev 13, 2012 3:13 pm
- University/ Institute: Warwick
Estamos mais ou menos na mesma, penso eu.. Recebi o meu contrato há uns dias, e vinha tal e qual como o Ricardo descreveu.Mush Escreveu: Como é que estamos neste assunto? A FCT ja disse mais alguma coisa a vcs que escreveram a denunciar a situacao?
Mush
Felizmente, parece-me que não faltava nada lá dentro, mas ainda assim é algo arrepiante pensar nos quilómetros que o envelope fez nestas condições.
Depois de confirmar por telefone com a FCT que vou receber o meu primeiro salário no próximo mês de Junho (depois de me ter sido assegurado em Abril que receberia em Maio...) informei-os da situação do envelope aberto. Mandaram-me enviar um e-mail a relatar o sucedido, e disseram-me que era novidade e que ninguém se tinha queixado de nada do género até ao momento! Quando é que falaste com eles, Ricardo?
Enfim, no meio de toda a escandaleira, isto pode parecer um detalhe menor.. Mas não me parece que seja, nem que deva ser encarado como tal! Enviei um e-mail para a FCT, conforme me mandaram, e espero que os colegas na mesma situação façam o mesmo.
-
- recém-chegado
- Registado: terça jan 17, 2012 11:05 am
- University/ Institute: FCT-UNL
Eu enviei há umas duas ou três semanas atrás um email à FCT a informá-los do sucedido.
Esperemos que façam alguma coisa em relação a isso. Pelo menos, a ver se não se repete com os próximos bolseiros.
Esperemos que façam alguma coisa em relação a isso. Pelo menos, a ver se não se repete com os próximos bolseiros.
-
- Registado: segunda mar 05, 2012 3:18 pm
- University/ Institute: UNL
Eu já enviei email a avisar da situação e a resposta foi:phdwannabe Escreveu: Mandaram-me enviar um e-mail a relatar o sucedido, e disseram-me que era novidade e que ninguém se tinha queixado de nada do género até ao momento!
Exma. Senhora,
Informamos que aquando do envio do exemplar do contrato ao mesmo seguem 2 declarações (para efeitos de custos de formação e SSV) bem como oficio de informação de valores.
Com os melhores cumprimentos,
-
- cientista regular
Responderam-me de forma mais ou menos padrão ao e-mail que lhes enviei. Basicamente, listaram o conteúdo do envelope que enviaram, para eu poder confirmar que nada estava em falta. A mensagem era muito similar à que foi aqui partilhada pela colega Xana Who.Mush Escreveu: Como é que estamos neste assunto? A FCT ja disse mais alguma coisa a vcs que escreveram a denunciar a situacao?
Pois, acredito que estando no estrangeiro o calafrio ainda deve ser maior...phdwannabe Escreveu: Felizmente, parece-me que não faltava nada lá dentro, mas ainda assim é algo arrepiante pensar nos quilómetros que o envelope fez nestas condições.
Falei com eles no mesmo dia em que criei este tópico, e até me responderam ao e-mail que enviei a seguir, por isso é estranho que te tenham dito isso. Talvez descoordenação entre diferentes funcionários?phdwannabe Escreveu: Mandaram-me enviar um e-mail a relatar o sucedido, e disseram-me que era novidade e que ninguém se tinha queixado de nada do género até ao momento! Quando é que falaste com eles, Ricardo?
A mim não me parece de todo um detalhe, e espero que ninguém na mesma situação o considere como tal.phdwannabe Escreveu: Enfim, no meio de toda a escandaleira, isto pode parecer um detalhe menor..
-
- cientista assíduo
- Registado: quarta mai 30, 2007 8:10 pm
- University/ Institute: Universidade de Maribor/IBMC
Ola!
Recebi hj o contrato....e como ja estava a espera o envelope tb vinha aberto. Acho muito estranho que isto esteja a acontecer a tanta gente, mas ja alguem considerou a hipotese de ser problema da qualidade dos envelopes? Parece-me que o picotado para facil abertura é demasiado fragil e este pode ter sido facilmente aberto durante o transporte, apenas um pequeno segmento estava rasgado.
Queria deixar aqui imagens do envelope mas por algum motivo nao consigo (talvez regras do forum).
De qualquer das formas vou enviar um email a FCT (com as imagens).
Recebi hj o contrato....e como ja estava a espera o envelope tb vinha aberto. Acho muito estranho que isto esteja a acontecer a tanta gente, mas ja alguem considerou a hipotese de ser problema da qualidade dos envelopes? Parece-me que o picotado para facil abertura é demasiado fragil e este pode ter sido facilmente aberto durante o transporte, apenas um pequeno segmento estava rasgado.
Queria deixar aqui imagens do envelope mas por algum motivo nao consigo (talvez regras do forum).
De qualquer das formas vou enviar um email a FCT (com as imagens).
-
- cientista regular
No meu caso, o envelope vinha todo aberto. Literalmente. Não foi um pequeno rasgão e certamente não aconteceu por acidente.Mush Escreveu:Parece-me que o picotado para facil abertura é demasiado fragil e este pode ter sido facilmente aberto durante o transporte, apenas um pequeno segmento estava rasgado.
Enfim, não vejo grande acção possível da nossa parte que não seja comunicar o sucedido à FCT e esperar que, no futuro, cartas importantes não cheguem neste estado ao destino. Aliás, devo dizer que me surpreende que correspondência internacional seja sequer entregue nestas condições (casos dos colegas phdwannabe e Mush).
É um caso de polícia. Porque é que os cidadãos portugueses não agem como tal, defendendo os seus direitos e, já agora, os das vítimas futuras?
-
- recém-chegado
- Registado: quinta jan 08, 2009 6:15 pm
- University/ Institute: Universidade do Porto
Agradeço o desenterrar do tópico! Recebi o contrato há poucas semanas e o envelope também veio aberto. Perguntei cá em casa se o tinham aberto, mas ninguém o fez. Não liguei muito ao assunto mas vejo que devia ter reclamado!
-
- cientista regular
Vejo que, apesar de ter informado os serviços da FCT acerca da situação, esta permanece inalterada.Frostie Escreveu:Agradeço o desenterrar do tópico! Recebi o contrato há poucas semanas e o envelope também veio aberto. Perguntei cá em casa se o tinham aberto, mas ninguém o fez. Não liguei muito ao assunto mas vejo que devia ter reclamado!
Apesar de servir de pouco ou nada, sugiro que enviem uma mensagem para id.bolsas@fct.pt a relatar o sucedido.
-
- cientista regular
Agradeço ao moderador de serviço que altere o título do tópico para:
Ricardo
Obrigado e boas entradas no novo ano,[Contratos FCT - BD 2011/12] - [Correspondência Violada]
Ricardo
-
- Registado: quarta nov 18, 2009 3:31 pm
- University/ Institute: FCSH
Olá a todos!
Gostava só de dizer que parece que o procedimento não mudou muito para os contratos enviados este ano 2013!
Recebi há cerca de uma semana a carta com o contrato e também se encontrava aberta, notem que estou a viver em Londres!
Vou mandar um email a reportar o problema!
Gostava só de dizer que parece que o procedimento não mudou muito para os contratos enviados este ano 2013!
Recebi há cerca de uma semana a carta com o contrato e também se encontrava aberta, notem que estou a viver em Londres!
Vou mandar um email a reportar o problema!
-
- recém-chegado
- Registado: segunda out 22, 2012 3:51 pm
- University/ Institute: Universidade do Minho
Idem.
Recebi ontem o contrato e o envelope vinnha completamente aberto.
Já enviei um mail, espero seja útil...e amanhã vou ao Correio pedir explicações.
Recebi ontem o contrato e o envelope vinnha completamente aberto.
Já enviei um mail, espero seja útil...e amanhã vou ao Correio pedir explicações.
-
- recém-chegado
- Registado: quinta jan 06, 2011 5:30 pm
- University/ Institute: Lisboa
O meu envelope da FCT também chegou completamente aberto!
-
- cientista regular
Fico estupefacto com esta situação.
Como se não bastasse o facto de enviarem um contrato de trabalho em correio normal, não registado e muito menos com aviso de recepção, deixam que correspondência deste teor continue a viajar até ao destino completamente aberta, à mercê de intermediários mal intencionados.
Como disse quando criei este tópico, o problema está certamente num de dois sítios: FCT ou repartição dos CTT responsável pelo correio da instituição.
Creio que pouco há a fazer, para além do envio de uma nota por e-mail e um eventual telefonema.
É triste.
Como se não bastasse o facto de enviarem um contrato de trabalho em correio normal, não registado e muito menos com aviso de recepção, deixam que correspondência deste teor continue a viajar até ao destino completamente aberta, à mercê de intermediários mal intencionados.
Como disse quando criei este tópico, o problema está certamente num de dois sítios: FCT ou repartição dos CTT responsável pelo correio da instituição.
Creio que pouco há a fazer, para além do envio de uma nota por e-mail e um eventual telefonema.
É triste.
-
- cientista regular
- Registado: segunda fev 13, 2012 3:13 pm
- University/ Institute: Warwick
Apesar de esta ser uma situação grave, que já foi, ao que tudo indica, relatada à FCT por várias fontes independentes, é triste pensar que, no compêndio geral, continua a parecer-me uma questão menor. E não é. Ou não devia ser...
-
- recém-chegado
- Registado: terça fev 19, 2013 12:38 am
- University/ Institute: Universidade Nova de Lisboa
Idem. Recebi hoje o contrato e o envelope vinha completamente aberto. Notava-se que tinha sido selado mas que posteriormente fora aberto.
Já enviei email à FCT a relatar o problema e a questionar se pretendem tomar medidas, ou não, para tentar reduzir este número de ocorrências, que parecem não se tratar de casos isolados.
É que faz-me confusão como é que este tipo de correspondência não vem em correio registado
Já enviei email à FCT a relatar o problema e a questionar se pretendem tomar medidas, ou não, para tentar reduzir este número de ocorrências, que parecem não se tratar de casos isolados.
É que faz-me confusão como é que este tipo de correspondência não vem em correio registado