Declaração de IRS

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
rui mesquita
Sócios
Sócios
Registado: sábado jul 17, 2004 3:27 pm

Declaração de IRS

Mensagem por rui mesquita »

Vou agora pedir à FCT um certificado de rendimentos relativo à minha BD e gostaria de saber qual o modelo depois a preencher e os prazos de entrega :wink: ...

aragorn
Sócios
Sócios
Registado: segunda abr 26, 2004 3:31 pm

Mensagem por aragorn »

As bolsas de doutoramento não são rendimentos colectaveis, e não há que preencher o IRS por causa delas.

rui mesquita
Sócios
Sócios
Registado: sábado jul 17, 2004 3:27 pm

Mensagem por rui mesquita »

Então nesse caso só devo apresentar a declaração relativa à minha actividade anterior...
Obrigado :wink:

leonornobrealves
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quinta mai 20, 2004 5:27 pm

Mensagem por leonornobrealves »

Mas para quem já apresentou IRS em anos anteriores não é melhor apresentar o rendimento (bolsa BIC, doutoramento, etc) para evitar confusões? Eu sei que não somos obrigados a faze-lo, mas não será melhor para evitar futuras confusões? Na fundação da Faculdade de Ciências e Tecnologia disseram-me que poderia apresentar, juntamente com uma cópia da legislação a dizer que estou isenta. Mas qual será o melhor modelo para fazer isso?

Susana Relvas
Sócios
Sócios
Registado: quinta nov 25, 2004 10:07 am
Contacto:

Mensagem por Susana Relvas »

Por acaso é uma boa pergunta, também tenho a súvida parecida. Os meus primeiros meses no IST foram ligados a um projecto do qual recebi em recibos verdes... Como tal, fiz declaração de IRS. Agora como bolseira, deixo de ter de declarar IRS e isso faz sempre confusão...

Aragao
Sócios
Sócios
Registado: sábado abr 24, 2004 4:22 pm
University/ Institute: Diamond Light Source
Contacto:

Mensagem por Aragao »

Deixem-me tentar esclarecer. No formulario do IRS não existe nenhum campo para colocar rendimentos nao colectaveis em sede de IRS (como sao os da bolsa de doutoramento). Assim mesmo que queiram declarar... IRS.. e nao tenham outros redimentos para alem da bolsa.... devem declarar 0.

Agora no caso de ter recebido rendimentos... devem declarar os rendimentos que sao colectaveis em sede de IRS.

Esse problema tem levantado questoes por exemplo quando se quer comprar casa porque é preciso convencer os bancos a aceitarem a declaracao de rendimentos da FCT... e nao uma declaracao de IRS com 0 euros de rendimentos.

Por vezes tambem se pode ser beneficiado. Conheço um caso de uma pessoa que comprou casa aquando do juros bonificados... e depois iniciou o doutoramento. Resultado com declaracoes 0 de IRS.... implica juro bonificado ao máximo (como se um desempregado fosse). Ora nem é bem verdade porque recebe 980 euros por mes.
Wolf Credo: "Respect the elders, Teach the young, Cooperate with the pack, Play when you can, Hunt when you must, Rest in between, Share your affections, Voice your feelings, Leave your mark."
---
Visita o Guia do Bolseiro

AgeOfDawn
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sábado abr 01, 2006 1:13 am

Mensagem por AgeOfDawn »

Aragao Escreveu:(...) e nao tenham outros redimentos para alem da bolsa.... devem declarar 0.
Estava precisamente a preencher o irs online, e ao validar, o sistema queixa-se que não posso ter 0 de rendimentos! Eu só tive uma bolsa, no entanto convinha-me ter uma declaração entregue do IRS, pelo que agora não sei como vou fazer.............. :(

Edit: my mistake! simplesmente não se entrega o anexo A e já dá :-)

moongirl
investigador em formação
investigador em formação
Registado: segunda mai 30, 2005 10:16 am
University/ Institute: Evora

Mensagem por moongirl »

AgeOfDawn Escreveu:
Aragao Escreveu:(...) e nao tenham outros redimentos para alem da bolsa.... devem declarar 0.
Estava precisamente a preencher o irs online, e ao validar, o sistema queixa-se que não posso ter 0 de rendimentos! Eu só tive uma bolsa, no entanto convinha-me ter uma declaração entregue do IRS, pelo que agora não sei como vou fazer.............. :(

Se ajudar:
http://forum.bolseiros.org/viewtopic.php?t=998
http://forum.bolseiros.org/viewtopic.php?t=906

;-)

Moon

AgeOfDawn
recém-chegado
recém-chegado

Mensagem por AgeOfDawn »

moongirl Escreveu:
AgeOfDawn Escreveu:

Se ajudar:
http://forum.bolseiros.org/viewtopic.php?t=998
http://forum.bolseiros.org/viewtopic.php?t=906

;-)

Moon
Obrigado. Pelo que tive a ver nesses 2 posts, as pessoas usaram truques como declarar o anexo B ou o anexo A com rendimentos de 1 centimo. Penso que não entregar nem o anexo A nem o B é a solução mais correcta. Pelo menos o programa online valida-me e simula-me o IRS correctamente.

AgeOfDawn
recém-chegado
recém-chegado

Mensagem por AgeOfDawn »

Acabei de receber um email das financas a dizer que a minha declaração foi considerada valida apos "processamento central". Confirma-se então, que nos casos em que a pessoa só teve bolsa(s) sem outros rendimentos, o procedimento correcto é não entregar anexo A nem B. Apenas se entrega o Modelo 3 (informação geral) e outros anexos necessário (no meu caso anexei o E para rendimentos bancários e o H para declarar despesas).

Cristiana
investigador em formação
investigador em formação
Registado: terça jul 25, 2006 12:12 pm

Mensagem por Cristiana »

AgeOfDawn Escreveu:Acabei de receber um email das financas a dizer que a minha declaração foi considerada valida apos "processamento central". Confirma-se então, que nos casos em que a pessoa só teve bolsa(s) sem outros rendimentos, o procedimento correcto é não entregar anexo A nem B. Apenas se entrega o Modelo 3 (informação geral) e outros anexos necessário (no meu caso anexei o E para rendimentos bancários e o H para declarar despesas).

Obrigado!

Ja agora uma perguntinha...

Até aqui percebi isso dos anexos... mas... tipo... eu nunca declarei IRS pois não trabalhei enquanto estudei e como terminei este ano o curso e este ano obtive a bolsa... o melhor é nem sequer meter os papeis do IRS. Certo?

AgeOfDawn
recém-chegado
recém-chegado

Mensagem por AgeOfDawn »

Cristiana Escreveu: Obrigado!

Ja agora uma perguntinha...

Até aqui percebi isso dos anexos... mas... tipo... eu nunca declarei IRS pois não trabalhei enquanto estudei e como terminei este ano o curso e este ano obtive a bolsa... o melhor é nem sequer meter os papeis do IRS. Certo?
Exacto. No teu caso é opcional, desde que não tenhas tido outros rendimentos. Atenção que juros de contas poupança, proveitos com acções e outros investimentos contam como outros rendimentos e devem ser declarados (excepto fundos de investimento, onde o IRS é retido na fonte).

Podes no entanto querer apresentar o IRS na mesma para mais tarde pedires renda jovem (alugar casa). Ou então para comprar casa. Existem algumas situações em que dá jeito ter a declaração de IRS, mesmo estando praticamente em branco. Apesar que é sempre possível ir as finanças e obter uma declaração por parte deles em como não entregaste IRS num dado ano.

Cristiana
investigador em formação
investigador em formação
Registado: terça jul 25, 2006 12:12 pm

Mensagem por Cristiana »

Resolvi ver todos os tópicos, a ver se não me tinha escapado nada relativamente ao assunto: IRS vs Bolseiros :lol:

Fiz este resumo rafeiro com excertos do que vários useres aqui do fórum disseram (não guardei os nomes mas será fácil ver quem foram lendo os tópicos aconselhados acerca do IRS ;) ). E já agora partilho-o convosco:
As bolsas de doutoramento não são rendimentos colectáveis, e não há que preencher o IRS por causa delas.
No formulário do IRS não existe nenhum campo para colocar rendimentos não colectáveis.
Tendo motivos para querer declarar IRS e caso não tenham outros rendimentos para alem da bolsa, devem declarar 0 rendimentos.

Mas há alguns inconveniente em declarar 0 rendimentos... por exemplo, quando se quer comprar casa é preciso convencer os bancos a aceitarem a declaração de rendimentos da FCT e não uma declaração de IRS com 0 euros de rendimentos.
Mas por vezes se se declarar a zero também se pode ser beneficiado... por exemplo uma pessoa que comprou casa aquando do juros bonificados e depois iniciou o doutoramento. Com declarações 0 de IRS implicou juro bonificado ao máximo (como se um desempregado fosse).

Quando se faz o requerimento do IAJ (Incentivo ao Arrendamento Jovem) tem que se entregar a declaração de IRS a zeros e entregar uma declaração da entidade que concede a bolsa, que tem que conter o montante total que foi pago no ano anterior.

Agora no caso de ter recebido outros rendimentos... devem declarar os rendimentos que são colectáveis em sede de IRS. E ter em atenção que juros de contas poupança, proveitos com acções e outros investimentos contam como outros rendimentos e devem ser declarados (excepto fundos de investimento, onde o IRS é retido na fonte).

Nos casos em que a pessoa só teve bolsa(s) sem outros rendimentos, o procedimento para validar o IR com rendimentos nulos passa por não entregar nem anexo A nem B. Apenas se entrega o Modelo 3 (informação geral) e outros anexos necessário (ex.: E para rendimentos bancários, H para declarar despesas...).

É ainda possível validar tomando o seguinte procedimento: Para entregar a declaração de IRS, modelo3 , com o anexo A, e o H com as vossas despesas, devem preencher os rendimentos a zeros e, no campo 424 do Anexo A, que corresponde à "Pensão de Alimentos" coloquem 0,01 €.

Para quem é casado e um dos conjugues não é bolseirovantagem em fazer a declaração de IRS conjunta pois fica mais um dependente para os mesmos impostos.
:wink:

Se quiserem acrescentar algo... estejam à votade... :)

Aragao
Sócios
Sócios
Registado: sábado abr 24, 2004 4:22 pm
University/ Institute: Diamond Light Source
Contacto:

Mensagem por Aragao »

Boa Cristiana... ficou fixe. :smt038

IRS no contexto do bolseiro

Agora pode ir sendo melhorado por todos. :smt047

David
Wolf Credo: "Respect the elders, Teach the young, Cooperate with the pack, Play when you can, Hunt when you must, Rest in between, Share your affections, Voice your feelings, Leave your mark."
---
Visita o Guia do Bolseiro

hugorebelo
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sábado out 11, 2008 5:36 pm
University/ Institute: Universidade de Évora

Re: Declaração de IRS

Mensagem por hugorebelo »

Após ter “navegado” algum tempo e consultado várias respostas às minhas dúvidas não fiquei totalmente esclarecido em relação a dois pontos: quais as vantagens do SSV para quem já tem um seguro de proteção pessoal (meramente a contagem de tempo para a reforma?), e se compensa ou não fazer a entrega do IRS, ou seja, no meu caso que tenho despesas com educação (3500 euros em dois anos só de propinas) se irei receber alguma coisa, uma vez que os rendimentos são não colectáveis.

Tiago H. Silva
Sócios
Sócios
Registado: quarta fev 28, 2007 2:38 pm
University/ Institute: Universidade do Minho

Mensagem por Tiago H. Silva »

Olá.

O Seguro Social Voluntário é recomendado, fundamentalmente, para que os bolseiros tenham alguma forma de protecção social. Pode tornar-se relevante em caso de doença, uma vez que a FCT suspende a contagem de tempo de bolsa, mas também suspende o pagamento da bolsa. Assim, durante esse período de doença, o bolseiro pode recorrer ao facto de ter descontado via Seguro Social Voluntário para que a Segurança Social lhe dê uns dinheiritos (uma percentagem do salário mínimo). É pouco, mas é algum. Se o seguro de protecção pessoal te dá esta cobertura, poderá ser mais vantajoso. Depende do valor que pagas...
A questão de contagem de tempo, no entanto, parece ser uma vantagem a ter em conta. Note-se que como a FCT paga o desconto para o Seguro Social Voluntário, parece-me sempre bom fazê-lo, para que haja alguma protecção social, apesar de insuficiente.

Em relação ao IRS, se a declaração for individual e não tiveres outros rendimentos para além da bolsa, não vejo grande vantagem. Julgo que não receberias nada independentemente das despesas que apresentasses, uma vez que não descontaste nada para o IRS. Aliás, uma vez que os rendimentos não são colectáveis, julgo que não poderias preencher nada, a não ser a parte relativa aos dados pessoais. Introduzindo despesas, terias de introduzir rendimentos, o que se tornava complicado. O valor zero não deve ser aceite; o valor 0,01 euros, como alguns sugerem por aqui pelo fórum não me parece uma boa opção; indicar o valor da bolsa nos rendimentos pode tornar-se bastante complicado, já que o sistema não sabe que é uma bolsa isenta de IRS (não há maneira de o assinalar), pelo que consideraria que eram rendimentos dos quais não tinhas pago imposto. Assim, quando fosse avaliado, receberias uma comunicação com o valor dos impostos a pagar!!!

Tiago

arturfreiregil
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sábado dez 08, 2007 4:13 pm

Mensagem por arturfreiregil »

Olá a todos, sou Bolseiro de Doutoramento, tendo portanto rendimentos colectáveis nulos (0). Por razões ligadas à habitação e crédito, preciso de submeter a declaração 2008 de IRS mas a aplicação online não consegue validar somente a submissão do Mod. 3 (folha de rosto) - exige pelo menos um anexo, nem aceita o rendimento 0 no Anexo A se adicionarmos este anexo. Não sendo partidário de valores fictícios (rendimento de 0,01 euros, etc) que não corresponderiam à realidade, venho por este meio perguntar se alguém já conseguiu submeter online a declaração 2008 IRS apresentando rendimentos colectáveis efectivamente nulos (referentes unicamente à Bolsa de Doutoramento). Vou mesmo ter de ir às Finanças e pagar a multa associada à entrega em atraso da declaração em papel?

Obrigado pela atenção :)
Cumprimentos
Artur

Responder