IRS/arrendamento jovem

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
Pedro
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 7
Registado: terça jan 24, 2006 4:33 pm
Localização: Universidade do Porto

IRS/arrendamento jovem

Mensagem por Pedro »

Decidi concorrer ao arrendamento jovem.


Para tal, fui falar com a respectiva responsável no INH , onde me foi dito que precisava , entre outros documentos, de uma declaração de IRS preenchida a zeros (porque sou bolseiro da FCT e como tal não possuo rendimentos "declaráveis"). A sehora disse-me que já tinha tratado de casos semelhantes.

Pois bem, tentei entregar a minha declaração de IRS pela Internet. Nos formulários e anexos que nos são dados a preencher, não aparece nenhum que fale de qualquer coisa parecida a "estatuto de bolseiro". Porém, o sistema também não permite a entrega da declaração toda a zeros. Tentei contactar as Finanças mas não obtive qualquer resposta.

Acabei por me irritar com a situação e enviei a declaração onde declarei 0,01 euros num dos quadros principais.

Pelo menos assim sei que eles serão obrigados a enviar-me resposta, pois aquilo tem de ser devolvido.

De qualquer forma gostaria de partilhar esta minha experiência com vocês e saber se há alguém que já tenha passado pelo mesmo, e se sim, como resolveu o problema.

Alguém sabe como entregar uma declaração de IRS toda a zeros??

Obrigado

Pedro

alexandra rosa
cientista assíduo
cientista assíduo
Mensagens: 349
Registado: sábado abr 24, 2004 3:38 pm

Mensagem por alexandra rosa »

Olá Pedro,

o meu conselho é que contactes a FCT que, penso, te passará uma declaração em como és bolseiro e que os teus rendimentos são isentos de IRS.

Alexandra
Alexandra Rosa
Ex-cientista

Isabel D. D.
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 17
Registado: terça nov 23, 2004 2:09 pm
Localização: Universidade de Coimbra

Mensagem por Isabel D. D. »

Sou bolseira de doutoramento desde Outubro de 2004 e concorri em Junho de 2005 ao arrendamento jovem. No INH de Coimbra disseram-me para solicitar à FCT um documento com a discriminação do valor total auferido durante o ano de 2004 e com a referência ao facto deste valor se encontrar isento de IRS. Assim fiz e tive direito ao subsídio de arrendamento.

Espero ter ajudado.

Pedro
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 7
Registado: terça jan 24, 2006 4:33 pm
Localização: Universidade do Porto

Mensagem por Pedro »

apenas um "update".

Fui hoje entregar os papéis para o arrendamento jovem. Fiz como disse em cima. Preenchi o IRS onde declarei 0,01 euros em rendimentos brutos ( a soma final em qualquer caso dá zero). Com isso, entreguei um papel da FCT a dizer que tinha a bolsa e quanto auferi no ano passado , e todo o resto da papelada. Resultou sem problemas. Agora tenho apenas de esperar pela resposta.

aragorn
Sócios
Sócios
Mensagens: 107
Registado: segunda abr 26, 2004 3:31 pm
Localização: ITQB - UNL

Mensagem por aragorn »

Pedro Escreveu:apenas um "update".

Fui hoje entregar os papéis para o arrendamento jovem. Fiz como disse em cima. Preenchi o IRS onde declarei 0,01 euros em rendimentos brutos ( a soma final em qualquer caso dá zero). Com isso, entreguei um papel da FCT a dizer que tinha a bolsa e quanto auferi no ano passado , e todo o resto da papelada. Resultou sem problemas. Agora tenho apenas de esperar pela resposta.
Eu acho um bocado surreal a história do IRS com 0,01 euros. Mas, se resultou para ti, ainda bem... :-)

Espero sinceramente que a máquina fiscal não te queira fazer uma colecta minima um dia destes e/ou obrigar-te a pagar segurança social como trabalhador dependente/independente e/ou eventualmente até perderes o direito ao seg. social voluntario porque estás abrangido por um regime obrigatorio :-)

Não me leves a mal, não é agoirar, mas já tive experiência kafkianas, especialmente com a seg. social....

Só uma curiosidade: declaraste os 0.01 como trabalho dependente? (não preencheste o anexo B, nem nada que se pareça?).

Em caso afirmativo, isto conceptualmente quer dizer que há um empregador qualquer no país, que te paga 0.01 euros por ano. Ora, isto é inferior ao salário minimo nacional, logo ilegal... :-)

Mais uma vez: não me leves a mal, eu espero que corra tudo bem, que disfrutes a tua casa arrendada sem problemas. É só que acho uma certa piada a isso...

Não te disse nada antes, já que na primeira mensagem já tinhas feito a declaração de IRS, mas acho (imagino!) que isso foi também um bocado kafkiano. Lá porque uma senhora do guichet diz, não quer necessariamente dizer que seja verdade... mas, comprendo, que o objectivo é resolver o problema e não fazer as coisas o mais correctamente possivel do ponto de vista burocratico

Abraço,

Paulo J. N. Silva
Sócios
Sócios
Mensagens: 362
Registado: segunda mai 17, 2004 11:57 am
University/ Institute: Ansiao
Localização: Ansiao

concordo com o Aragorn

Mensagem por Paulo J. N. Silva »

aragorn Escreveu:
Não te disse nada antes, já que na primeira mensagem já tinhas feito a declaração de IRS, mas acho (imagino!) que isso foi também um bocado kafkiano. Lá porque uma senhora do guichet diz, não quer necessariamente dizer que seja verdade... mas, comprendo, que o objectivo é resolver o problema e não fazer as coisas o mais correctamente possivel do ponto de vista burocratico

Abraço,
Eu concordo com o Aragorn, nao devias ter entregue IRS, pois na carta que recebes todos os meses esta la escrito isento de IRS. Podias fazer como a colega disse acima....

marko
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 3
Registado: sexta jan 14, 2005 8:11 am

Mensagem por marko »

De facto, não devias ter entregue uma declaracao com 0.01 euros.
Eu já fui bolseiro e já pedi o subsídio com essa condição: o que as finanças e o INH deviam ter te dito era o seguinte: caso precisas duma declaração a "zero", tens que te dirigir pessoalmente à repartição de finanças DA TUA ÁREA e entregar o impresso correspondente com rendimento zero.
Porque senão, é impossível entregar declaração a zero por internet ou numa outra repartição q nao seja da tua área.
Um abraço

AgeOfDawn
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 11
Registado: sábado abr 01, 2006 1:13 am
Localização: INESC Porto

Mensagem por AgeOfDawn »

marko Escreveu:De facto, não devias ter entregue uma declaracao com 0.01 euros.
Eu já fui bolseiro e já pedi o subsídio com essa condição: o que as finanças e o INH deviam ter te dito era o seguinte: caso precisas duma declaração a "zero", tens que te dirigir pessoalmente à repartição de finanças DA TUA ÁREA e entregar o impresso correspondente com rendimento zero.
Porque senão, é impossível entregar declaração a zero por internet ou numa outra repartição q nao seja da tua área.
Um abraço
Não concordo. Eu entreguei uma declaração com rendimento "zero" pela Internet. Não preenchi nem anexo A nem B. No fundo é simples. As pessoas é que teimam em que tem que por o anexo A com 0,01 ou algo assim.

Cláudio
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 1
Registado: sábado jan 06, 2007 3:18 pm

Mensagem por Cláudio »

Boa Tarde!

Sou um jovem de 20 anos, natural de São João da Madeira.

Tenho o 12º ano do curso de Humanidades, e já trabalhei em dois hotéis da minha cidade. No primeiro fui recepcionista durante um mês, e no segundo bagageiro durante o mesmo período de tempo.

Penso que não será necessário referir o motivo pelo qual trabalhei durante tão pouco tempo, mas vou mencioná-lo na mesma. No primeiro caso ainda estava na fase de selecção de candidatos e como surgiram pessoas com mais aptidões do que eu, fui excluído, no segundo a gerência do hotel chegou à conclusão de que o hotel não iria ter os lucros esperados, como tal tiveram de eliminar o posto de bagageiro para evitar prejuízos.

Neste momento encontro-me desempregado e gostaria, uma vez que não consigo encontrar trabalho na minha zona, expandir os meus conhecimentos e dar origem a uma nova vida. A ideia é muito simples, conseguir um emprego em Lisboa, isto porque já tenho algumas oportunidades em vista, e sair de casa dos meus pais em São João da Madeira, para ir viver para a Capital.

Gostaria de saber se tenho direito ao Subsídio ao Arrendamento Jovem, e uma vez que a informação se confirme, o que tenho de fazer para adquiri-lo.

Espero que me possam ajudar com esta dúvida.

Fiquem bem!

Cumprimentos.

mvd
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 3
Registado: terça mar 11, 2008 10:20 am

Re: IRS/arrendamento jovem

Mensagem por mvd »

Pessoal uma pergunta simples:

Tenho uma BD pela FCT, e não tenho mais qualquer actividade/rendimento.

Para efeitos de candidatura ao arrendamento jovem, o meu rendimento mensal bruto é de 980€ ou 0€?

Obrigado,
Miguel
Miguel Drummond

Echuu
cientista assíduo
cientista assíduo
Mensagens: 203
Registado: quinta dez 13, 2007 11:47 am
University/ Institute: Universidade de Algures

Re: IRS/arrendamento jovem

Mensagem por Echuu »

mvd Escreveu:Pessoal uma pergunta simples:

Tenho uma BD pela FCT, e não tenho mais qualquer actividade/rendimento.

Para efeitos de candidatura ao arrendamento jovem, o meu rendimento mensal bruto é de 980€ ou 0€?

Obrigado,
Miguel
O teu rendimento é de 980€.
Contudo, tens de ter uma declaração de IRS a zeros, e deves apresentar na tua candidatura ao Porta 65 uma declaração da FCT em como és bolseiro e a indicar o valor que te pagaram no ano que passou (no fundo, é uma espécie de declaração de IRS mas da FCT).

Qualquer dúvida que tenhas envia para o e-mail próprio do porta 65, eles respondem muito rapidamente. Pelo menos eu não tenho razões de queixa, costumam demorar minutos (!!!). Se a FCT tivesse esta eficiência...

alexandra.oliv
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 1
Registado: segunda abr 12, 2010 11:54 am
University/ Institute: Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

Re: IRS/arrendamento jovem

Mensagem por alexandra.oliv »

Bom Dia!

Sou bolseira e recebo subsídio de arrendamento jovem.
Até à data que tenho utilizado a técnica de 0,01€ de pensões de alimentos para poder submeter o meu IRS e poder assim apresentar o mesmo quando me recandidato ao subsídio de arrendamento.
No entanto, este ano, apercebi-me que o Anexo A é diferente. Para colocar qualquer tipo de rendimentos tenho que dizer qual o NIF da entidade pagadora.

Não sei muito bem o que fazer. Se alguém já tropeçou neste problema agradecia que me dessem uma dica para o resolver.

Obrigada
Alexandra Oliveira

vera.ff
cientista regular
cientista regular
Mensagens: 96
Registado: terça nov 06, 2007 4:24 pm
University/ Institute: Universidade Utrecht
Localização: The Netherlands

Re: IRS/arrendamento jovem

Mensagem por vera.ff »

Desculpem estar ainda a baralhar mais esta conversa, mas afinal, sendo bolseira, não tenho de preencher IRS? Não estou na situação dos colegas que precisam de IRS para arrendamento. Queria era saber, para não ter a surpresa das Finanças de repente se lembrar de me pedir alguma coisa (no mundo das finanças e segurança social o que não faltam são casos kafkianos, de facto). É que foi-me dito já não ser possível fazer IRS a zeros. O que devo fazer? Pedir uma declaração nas Finanças?

htavares
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 19
Registado: sexta dez 18, 2009 7:20 pm
University/ Institute: FCUL

Re: IRS/arrendamento jovem

Mensagem por htavares »

Olá. Este ano já fui fazer essa pergunta às finanças, e a resposta que me deram é que não é preciso entregar nada. Se quiseres ficar mesmo descansada, vai também perguntar às finanças da tua zona.

Espero ter ajudado.
hugo

vera.ff
cientista regular
cientista regular
Mensagens: 96
Registado: terça nov 06, 2007 4:24 pm
University/ Institute: Universidade Utrecht
Localização: The Netherlands

Re: IRS/arrendamento jovem

Mensagem por vera.ff »

Olá Hugo,

Obrigada:)

Vera

vera.ff
cientista regular
cientista regular
Mensagens: 96
Registado: terça nov 06, 2007 4:24 pm
University/ Institute: Universidade Utrecht
Localização: The Netherlands

Re: IRS/arrendamento jovem

Mensagem por vera.ff »

Olá,

Só para dizer que liguei para a linha de apoio das finanças e foi-me confirmado que, efectivamente, enquanto bolseiros não precisamos de preencher nada. Desde que a pessoa não tenha, obviamente, outros rendimentos a declarar para além da bolsa.

Vera

Responder