Politica de bench fees da FCT

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
anacandido
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quarta fev 28, 2007 10:33 am

Politica de bench fees da FCT

Mensagem por anacandido »

Sou bolseira de doutoramento da FCT, em Zoologia, no Reino Unido e nesta fase tenho de efectuar o pedido de pagamento das propinas e das "bench fees". Em relacao a esta ultima rubrica, todos os casos de que tomei conhecimento pediram uma verba para cobrir custos com consumiveis associados a trabalho laboratorial. No meu caso as despesas do doutoramento referem-se sobretudo a trabalho de campo (e.g. aluguer de barco para amostragens, aquisicao de material para medicao de variaveis ambientais) e aquisicao de software. Os colegas com quem ja falei tem-me dito que a FCT "nao gosta" de pagar bench fees para trabalho de campo, mas nenhum me soube dizer se apenas nao costuma aprovar verba para esse fim ou se nao e suposto faze-lo de todo, caso em que nao seria legitimo da minha parte fazer o pedido desse dinheiro. Alguem tem conhecimento de qual a politica da FCT em relacao a este assunto?

Aragao
Sócios
Sócios
Registado: sábado abr 24, 2004 4:22 pm
University/ Institute: Diamond Light Source
Contacto:

Mensagem por Aragao »

Olá Ana,

Acho que estás a fazer alguma confusão. A FCT não paga bench fees aos bolseiros. No caso dos bolseiros de doutoramento paga as propinas até um valor estipulado que é diferente se for em Portugal ou no estrangeiro. Para veres todos os subsídios que a FCT dá uma olhada este link:
http://www.fct.mctes.pt/pt/apoios/bolsas/valores/

Agora alguns institutos e universidades (o meu conhecimento é principalmente de Portugal) dirigem parte desse dinheiro das propinas para o grupo de investigação (ou orientador) onde o aluno está inscrito. O que resulta que se o grupo quiser pode usar esse dinheiro na compra de equipamento, viagens ou outras actividades do doutorando. Agora isto apenas acontece caso a caso e depende fortemente da politica interna da instituição de acolhimento onde estás inserida. Dizes que estas no Reino Unido... ora a tua instituição vai receber a propina da FCT (e podes tentar pressionar a FCT a faze-lo mais depressa) e se nessa instituição houver politica instituída poderás ver aplicado em ti parte desse dinheiro. É responsabilidade da instituição de acolhimento dar-te as condicoes para realizares o teu trabalho (como consumiveis associados ao trabalho laboratorial) não é responsabilidade directa da FCT. Portanto nunca o aluno de doutoramento pede directamente dinheiro para esses fins à FCT (Apenas pede para participar em congressos, pagar o SSV, etc).

Já agora sobre este assunto consulta este tópico:
http://forum.bolseiros.org/viewtopic.php?t=79

Há aqui no fórum outras discussões sobre o tema. Se usares o "Pesquisar" deves conseguir encontra-las.

Espero que ajude a esclarecer,

David
Wolf Credo: "Respect the elders, Teach the young, Cooperate with the pack, Play when you can, Hunt when you must, Rest in between, Share your affections, Voice your feelings, Leave your mark."
---
Visita o Guia do Bolseiro

mc
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quinta jul 27, 2006 11:00 am
Localização: Instituto do Ambiente e Vida/Universidade de Coimbra

Mensagem por mc »

Ola!
Em relação às propinas no estrangeiro: tenho um colega que esta a acabar doutoramento com uma bolsa mista, sou procuradora dele perante a FCT e como tal tenho tratado de alguma "papelada" referente à bolsa, nomeadamente às bench fees. Nos últimos 4 anos, cada vez que ele vai para o Reino Unido, a instituição estrangeira passa-lhe uma factura com o valor a pagar (de bench fees e consumables). Essa factura é enviada para a FCT em carta registada com aviso de recepção e no mês seguinte é depositado esse valor juntamente com o pagamento da bolsa. Em seguida, ele paga à instituição e envia o recibo do pagamento (o original, não aceitam fotocópia) para a FCT. Até agora nunca houve recusa de nenhum pagamento. Suponho que pagam desde que não exceda o valor estipulada para pagamento de propinas no estrangeiro.
Espero ter ajudado.

anacandido
recém-chegado
recém-chegado

Ola David!
Obrigada pela resposta, mas creio que nao expliquei bem qual a minha duvida. Eu sei que a FCT paga a insituicao de acolhimento um maximo de 12.500 euros por bolseiro, parte da verba usada para cobrir as propinas e o restante para suportar os custos associados ao desenvolvimento do projecto do bolseiro. De acordo com as indicacoes dadas pela FCT, o montante das propinas foi pedido pela universidade e o das bench fees (a propria FCT lhes chama assim) se-lo-a pelo orientador (e ira para a universidade e nao directamente para mim). A minha questao prende-se sobretudo com a legitimidade de o meu orientador pedir o remanescente dos 12.500 euros para suportar trabalho de campo, uma vez que todos os bolseiros com que tenho falado me dizem que a FCT aceita bem pedidos de verba para consumiveis de laboratorio, mas nao para "fieldwork". Criam mais obstaculos a atribuicao de verba nesses casos, ou legalmente nem o deveriam fazer?

Ja agora, em relacao a questao que levantas sobre as propinas, a FCT paga directamente a universidade, ou atraves do bolseiro? Os bolseiros que conheco no estrangeiro tem tido que efectuar o pagamento e sao depois reembolsados pela FCT, o que pode ser complicado dado o tempo que muitas vezes decorre entre as duas coisas.

Nenhuma destas questoes e claramente abordada nas discussoes que visitei...

Obrigada!

Ana

anacandido
recém-chegado
recém-chegado

Obrigada mc!

Ja e mais uma dica em relacao ao assunto. O trabalho desse teu colega e realizado em laboratorio?

mc
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quinta jul 27, 2006 11:00 am
Localização: Instituto do Ambiente e Vida/Universidade de Coimbra

Mensagem por mc »

Sim. Não inclui trabalho de campo. Envolve trabalho de imunologia e o ano passado a instituição exigiu um valor de consumables superior ao das bench fees mas da parte da FCT não houve problema. Talvez a tua instituição possa incluir o trabalho de campo em consumiveis....

NCortes
cientista regular
cientista regular
Registado: sexta nov 10, 2006 1:51 am

Mensagem por NCortes »

anacandido Escreveu: Ja agora, em relacao a questao que levantas sobre as propinas, a FCT paga directamente a universidade, ou atraves do bolseiro? Os bolseiros que conheco no estrangeiro tem tido que efectuar o pagamento e sao depois reembolsados pela FCT, o que pode ser complicado dado o tempo que muitas vezes decorre entre as duas coisas.
Nota: Estou no estrangeiro, pedi o valor das propinas 1 mes antes de ter que pagar e o dinheiro foi depositado atempadamente na minha conta bancaria em Portugal. O mesmo se passou recentemente com subsidio para ir a um congresso, pedi em Fevereiro, dia 1 de Marco (hoje), ja estava na minha conta....

Com os melhores cumprimentos,
NCortes
PhD Candidate

Aragao
Sócios
Sócios
Registado: sábado abr 24, 2004 4:22 pm
University/ Institute: Diamond Light Source
Contacto:

Mensagem por Aragao »

Isto que é aqui descrito para os doutoramentos no estrangeiro é totalmente novo para mim. Em Portugal, e como descrevi acima, a FCT nunca dá dinheiro algum para bench fees. Apenas paga o acordado com as instituições e alguns grupos de investigação direccionam para o estudante esse dinheiro.. outros nem por isso.

O que li sobre as bench fess no estrangeiro, isto é, que a FCT paga para alem das propinas algum dinheiro para consumiveis, etc.. é para mim novo e espantoso. Digo isto porque o estatuto do bolseiro diz claramente que as instituições onde estamos inseridos tem de dar as condicoes para que realizemos a ciência. Não diz que a FCT é que tem essa obrigação.

Acho mesmo injusto que existam dois pesos e duas medidas. Faz-me lembrar o que se passa com a segurança social. Por um lado temos um protecção completamente insuficiente com o SSV quando estamos em Portugal, na Europa ou em algum lugar onde não se exija um seguro de saúde. Mas se tivermos nos EUA não existe baliza para o seguro de saúde que a FCT cobre, isto é, podemos escolher o seguro mais caro que queiramos desde que tenhamos dinheiro para pagar de avanço enquanto esperamos pelo dinheiro da FCT:
http://forum.bolseiros.org/viewtopic.php?t=628

Ana Candido,
Em resposta à tua pergunta: Em Portugal a FCT paga à instituição de acolhimento nunca directamente ao bolseiro. No estrangeiro não sei.

:)

David
Wolf Credo: "Respect the elders, Teach the young, Cooperate with the pack, Play when you can, Hunt when you must, Rest in between, Share your affections, Voice your feelings, Leave your mark."
---
Visita o Guia do Bolseiro

NCortes
cientista regular
cientista regular
Registado: sexta nov 10, 2006 1:51 am

Mensagem por NCortes »

Aragao Escreveu: Ana Candido,
Em resposta à tua pergunta: Em Portugal a FCT paga à instituição de acolhimento nunca directamente ao bolseiro. No estrangeiro não sei.

:)

David
A FCT paga directamente ao bolseiro quando no estrangeiro. O bolseiro se souber o valor antecipadamente, pode pedir o dinheiro antes nao tendo que por do seu bolso. So' tem que enviar o recibo original depois do pagamento para a FCT.
NCortes
PhD Candidate

CromossomaX
investigador em formação
investigador em formação
Registado: quinta ago 03, 2006 5:28 pm
Localização: KCL londres/ Department of Medical and Molecular Genetics
Contacto:

Mensagem por CromossomaX »

exacto.
A sou bolseira da FCT desde Outubro do ano passado. No primeiro pagamento, dado que préviamente alertei a FCT para isso, recebi o subsídio mensal junto com a quantia que supostamente devoi pagar em propinas e em bench fees á minha universidade.
Recebes o dinheiro e tens de ser tu a pagar á universidade

joaorangel
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sexta abr 21, 2006 10:49 pm

Mensagem por joaorangel »

Ainda sobre fees outras que não propinas.

Recebi uma carta da FCT a pedir que a minha universidade (no RU) enviasse o mais brevemente possível um documento com o valor da propina a pagar. A carta que a univ vai enviar especifica x para tuition fees e y para compulsory research costs. O valor total é abaixo do 12500 e euros estipulado pela FCT.

Alguém já passou pelo mesmo problema? É uma questão para a FCT?

Obrigado,
João

sandra_teixeira3
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quarta mai 02, 2007 10:58 am

carta a pedir bench fee

Mensagem por sandra_teixeira3 »

Alguém me poderia dizer como é a carta que a institutição acolhedora envia à FCT para cobrar o bechfee?
Tenho de escrever uma para o meu orientador assinar e depois enviar à FCT a requisitar o pagamento da benchfee, mas nunca vi nenhuma.
Alguém me pode enviar uma cópia de uma que tenha?
Obrigada!

Pedro Leitao
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sexta jun 24, 2005 1:02 pm

Mensagem por Pedro Leitao »

Aragao Escreveu:O que li sobre as bench fess no estrangeiro, isto é, que a FCT paga para alem das propinas algum dinheiro para consumiveis, etc.. é para mim novo e espantoso. Digo isto porque o estatuto do bolseiro diz claramente que as instituições onde estamos inseridos tem de dar as condicoes para que realizemos a ciência. Não diz que a FCT é que tem essa obrigação.
Caro David Aragao,

No estrangeiro (como em Portugal), a Instituição (e não a FCT) é responsavel por disponibilizar condições para o cumprimento do plano de trabalhos, quer isto inclua trabalhos de campo ou de laboratório.

Agora, o que se passa, é que as instituições no estrangeiro, têm direito a cobrar um valor até 12500 € anuais (segundo os regulamentos da FCT) de propina para o mesmo cumprimento. Agora, esta propina (fee) pode ser repartida em "tuition fees" (propinas de inscrição) e "bench fees" (propinas "de bancada", quer dizer para cobrir custos de execução do dito programa de trabalhos).
sandra_teixeira3 Escreveu:Alguém me poderia dizer como é a carta que a institutição acolhedora envia à FCT para cobrar o bechfee?
Cara Sandra Teixeira,

Na verdade isto depende da instituição de acolhimento. Tem de ser um documento validado pela Instituição, de forma a que possa posteriormente ser passado um recibo contra esse valor, para ser entregue à FCT.

Pode ser sob a forma de uma factura (Invoice) por parte da secretaria do departamento, ou do respectivo departamento financeiro da instituição. etc.

Espero que ajude... cumprimentos!

Pedro Leitão
PhD student

ciqueiroz
Direcção da ABIC
Direcção da ABIC
Registado: domingo mar 11, 2007 4:33 pm

Mensagem por ciqueiroz »

[quote="Pedro Leitao"]

Agora, o que se passa, é que as instituições no estrangeiro, têm direito a cobrar um valor até 12500 € anuais (segundo os regulamentos da FCT) de propina para o mesmo cumprimento. Agora, esta propina (fee) pode ser repartida em "tuition fees" (propinas de inscrição) e "bench fees" (propinas "de bancada", quer dizer para cobrir custos de execução do dito programa de trabalhos).

Olá,

O meu caso é um pouco diferente e não sei se alguém terá ideia de como é que isto pode funcionar. Eu estou a iniciar o meu Doutoramento na Universidade de Estocolmo e o que se passa é que a Universidade não cobra propinas, a educação é gratuita, logo não há "tuition fees". No entanto terei encargos relativos ao cumprimento do plano de trabalhos como saídas de campo, material, bibliografia,etc e portanto penso que deveria ter acesso a algum dinheiro de bancada para essas despesas. É possível que, mesmo sem tuition fees, se a Universidade pasar um documento a comprovar que eu preciso desse dinheiro para realizar tarefas necessárias ao cumprimento do meu plano de trabalhos a FCT me disponibilize dinheiro de bancada?
Obrigada!

LD
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sexta ago 18, 2006 11:47 am

Mensagem por LD »

Realmente esta questâo é bastante pertinente. Vou começar bolsa em Setembro e na minha Universidade, uma vez que nâo tem programas de doutoramento institucionalizados, ao doutorando, para que conste como tal na Universidade, é apenas solicitado um programa de doutoramento assinado pelo orientador e pelo respectivo departamento a que está adscrito, nâo contemplando, por isso, o pagamento de nenhuma propina (apenas os valores necessário para a apresentação da Tese que nem de perto, nem de longe atingem os valores referidos aqui no fórum de 12500€).
Alguém tem ideia do tratamento da FCT para estes casos?

Nuno
LD

immortal_coil
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sexta jun 29, 2007 10:08 am

Re: Politica de bench fees da FCT

Mensagem por immortal_coil »

Boa tarde,

No regulamento disponível no site da FCT, fala-se em "bench-fees" e em pagamento de propinas/seguro de saúde em momentos diferentes.

Sabem dizer-me se o reembolso do seguro de saúde será incluído nas bench-fees, ou é feito independentemente dos bench-fees?

Obrigado.

immortal_coil
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sexta jun 29, 2007 10:08 am

Mensagem por immortal_coil »

Já agora, acrescento outra dúvida:

Para pedir o pagamento de bench-fees referentes a consumíveis, é obrigatório apresentar, por exemplo, o recibo original do pagamento de uma enzima?

:?

dbarbosa
recém-chegado
recém-chegado
Registado: domingo jan 25, 2009 10:13 pm
University/ Institute: Universidade do Minho

Mensagem por dbarbosa »

Viva,

Estou a ponderar fazer um Doutoramento num centro de investigação na Bélgica e gostava de discutir com vocês alguns pontos:

O montante máximo de 12500€ é relativo à soma da propina de Doutoramento com gastos associados ao desenvolvimento (as míticas bench fees... continua a ser um conceito que não me parece perfeitamente definido 8) ). Assim sendo o valor correspondente à propina segue directamente para a Universidade (bem pelo que percebi segue directamente através do aluno) e o resto para o centro de investigação/orientador onde o trabalho será desenvolvido. Certo?

Ok. Se assim for de que forma é que posso solicitar a aplicação desse valor ao meu trabalho? E de que forma deve ser descriminado o valor dessas mesmas bench fees? Será suficiente um documento oficial descriminando unicamente os valores referentes a cada uma das parcelas ou é necessário uma descrição exaustiva de cada um dos campos?

E relativamente aos timings da execução do pagamento destes montantes e do início da bolsa? Existe um grande gap entre o início dos trabalhos e o momento do pagamento?

Muito obrigado pela vossa atenção!

Um abraço,
Daniel

Raquel Quintã
investigador em formação
investigador em formação
Registado: segunda abr 14, 2008 9:19 pm

Mensagem por Raquel Quintã »

Ola dbarbosa,
dbarbosa Escreveu:montante máximo de 12500€ é relativo à soma da propina de Doutoramento com gastos associados ao desenvolvimento (as míticas bench fees... continua a ser um conceito que não me parece perfeitamente definido 8) ). Assim sendo o valor correspondente à propina segue directamente para a Universidade (bem pelo que percebi segue directamente através do aluno) e o resto para o centro de investigação/orientador onde o trabalho será desenvolvido. Certo?
Certo!
dbarbosa Escreveu:e assim for de que forma é que posso solicitar a aplicação desse valor ao meu trabalho?
como assim, como podes solicitar a aplicação das "bench fees" ao teu trabalho? é isso que perguntas? bem acho que tens que confiar nos teus orientadores... embora sejam eles que tem acesso ao dinheiro esse dinheiro é inteiramente para teu projecto... pelo menos é esse o meu caso... o meu dinheiro das bench fees esta num conta da uni que é movimentada só pelos meus orientadores, e só para gastos do meu projecto...
dbarbosa Escreveu:E de que forma deve ser descriminado o valor dessas mesmas bench fees? Será suficiente um documento oficial descriminando unicamente os valores referentes a cada uma das parcelas ou é necessário uma descrição exaustiva de cada um dos campos?
o que eu e o meu orientador fizemos foi só enviar um documento (assinado por ele) com a descriminação das várias parcelas e valor associado.
dbarbosa Escreveu:E relativamente aos timings da execução do pagamento destes montantes e do início da bolsa? Existe um grande gap entre o início dos trabalhos e o momento do pagamento?
Depende de quando pedires... eu enviei o pedido das bench fees juntamente com o contracto.. e recebi o dinheiro com o primeiro pagamento da mensalidade... se não me engano enviei em meados de Novembro e recebi no fim de Dezembro (desta parte tenho a certeza!!!)... comecei o plano de trabalhos em Outubro...

Raquel

dbarbosa
recém-chegado
recém-chegado
Registado: domingo jan 25, 2009 10:13 pm
University/ Institute: Universidade do Minho

Mensagem por dbarbosa »

Muito obrigado pelos esclarecimentos Raquel!
Ainda falta bastante até ao início das candidaturas, mas não dói nada ir começando a preparar terreno ;)

Responder