Politica de bench fees da FCT
-
- recém-chegado
- Registado: quarta fev 28, 2007 10:33 am
Politica de bench fees da FCT
Sou bolseira de doutoramento da FCT, em Zoologia, no Reino Unido e nesta fase tenho de efectuar o pedido de pagamento das propinas e das "bench fees". Em relacao a esta ultima rubrica, todos os casos de que tomei conhecimento pediram uma verba para cobrir custos com consumiveis associados a trabalho laboratorial. No meu caso as despesas do doutoramento referem-se sobretudo a trabalho de campo (e.g. aluguer de barco para amostragens, aquisicao de material para medicao de variaveis ambientais) e aquisicao de software. Os colegas com quem ja falei tem-me dito que a FCT "nao gosta" de pagar bench fees para trabalho de campo, mas nenhum me soube dizer se apenas nao costuma aprovar verba para esse fim ou se nao e suposto faze-lo de todo, caso em que nao seria legitimo da minha parte fazer o pedido desse dinheiro. Alguem tem conhecimento de qual a politica da FCT em relacao a este assunto?
-
- Sócios
- Registado: sábado abr 24, 2004 4:22 pm
- University/ Institute: Diamond Light Source
- Contacto:
Olá Ana,
Acho que estás a fazer alguma confusão. A FCT não paga bench fees aos bolseiros. No caso dos bolseiros de doutoramento paga as propinas até um valor estipulado que é diferente se for em Portugal ou no estrangeiro. Para veres todos os subsídios que a FCT dá uma olhada este link:
http://www.fct.mctes.pt/pt/apoios/bolsas/valores/
Agora alguns institutos e universidades (o meu conhecimento é principalmente de Portugal) dirigem parte desse dinheiro das propinas para o grupo de investigação (ou orientador) onde o aluno está inscrito. O que resulta que se o grupo quiser pode usar esse dinheiro na compra de equipamento, viagens ou outras actividades do doutorando. Agora isto apenas acontece caso a caso e depende fortemente da politica interna da instituição de acolhimento onde estás inserida. Dizes que estas no Reino Unido... ora a tua instituição vai receber a propina da FCT (e podes tentar pressionar a FCT a faze-lo mais depressa) e se nessa instituição houver politica instituída poderás ver aplicado em ti parte desse dinheiro. É responsabilidade da instituição de acolhimento dar-te as condicoes para realizares o teu trabalho (como consumiveis associados ao trabalho laboratorial) não é responsabilidade directa da FCT. Portanto nunca o aluno de doutoramento pede directamente dinheiro para esses fins à FCT (Apenas pede para participar em congressos, pagar o SSV, etc).
Já agora sobre este assunto consulta este tópico:
http://forum.bolseiros.org/viewtopic.php?t=79
Há aqui no fórum outras discussões sobre o tema. Se usares o "Pesquisar" deves conseguir encontra-las.
Espero que ajude a esclarecer,
David
Acho que estás a fazer alguma confusão. A FCT não paga bench fees aos bolseiros. No caso dos bolseiros de doutoramento paga as propinas até um valor estipulado que é diferente se for em Portugal ou no estrangeiro. Para veres todos os subsídios que a FCT dá uma olhada este link:
http://www.fct.mctes.pt/pt/apoios/bolsas/valores/
Agora alguns institutos e universidades (o meu conhecimento é principalmente de Portugal) dirigem parte desse dinheiro das propinas para o grupo de investigação (ou orientador) onde o aluno está inscrito. O que resulta que se o grupo quiser pode usar esse dinheiro na compra de equipamento, viagens ou outras actividades do doutorando. Agora isto apenas acontece caso a caso e depende fortemente da politica interna da instituição de acolhimento onde estás inserida. Dizes que estas no Reino Unido... ora a tua instituição vai receber a propina da FCT (e podes tentar pressionar a FCT a faze-lo mais depressa) e se nessa instituição houver politica instituída poderás ver aplicado em ti parte desse dinheiro. É responsabilidade da instituição de acolhimento dar-te as condicoes para realizares o teu trabalho (como consumiveis associados ao trabalho laboratorial) não é responsabilidade directa da FCT. Portanto nunca o aluno de doutoramento pede directamente dinheiro para esses fins à FCT (Apenas pede para participar em congressos, pagar o SSV, etc).
Já agora sobre este assunto consulta este tópico:
http://forum.bolseiros.org/viewtopic.php?t=79
Há aqui no fórum outras discussões sobre o tema. Se usares o "Pesquisar" deves conseguir encontra-las.
Espero que ajude a esclarecer,
David
Wolf Credo: "Respect the elders, Teach the young, Cooperate with the pack, Play when you can, Hunt when you must, Rest in between, Share your affections, Voice your feelings, Leave your mark."
---
Visita o Guia do Bolseiro
---
-
- recém-chegado
- Registado: quinta jul 27, 2006 11:00 am
- Localização: Instituto do Ambiente e Vida/Universidade de Coimbra
Ola!
Em relação às propinas no estrangeiro: tenho um colega que esta a acabar doutoramento com uma bolsa mista, sou procuradora dele perante a FCT e como tal tenho tratado de alguma "papelada" referente à bolsa, nomeadamente às bench fees. Nos últimos 4 anos, cada vez que ele vai para o Reino Unido, a instituição estrangeira passa-lhe uma factura com o valor a pagar (de bench fees e consumables). Essa factura é enviada para a FCT em carta registada com aviso de recepção e no mês seguinte é depositado esse valor juntamente com o pagamento da bolsa. Em seguida, ele paga à instituição e envia o recibo do pagamento (o original, não aceitam fotocópia) para a FCT. Até agora nunca houve recusa de nenhum pagamento. Suponho que pagam desde que não exceda o valor estipulada para pagamento de propinas no estrangeiro.
Espero ter ajudado.
Em relação às propinas no estrangeiro: tenho um colega que esta a acabar doutoramento com uma bolsa mista, sou procuradora dele perante a FCT e como tal tenho tratado de alguma "papelada" referente à bolsa, nomeadamente às bench fees. Nos últimos 4 anos, cada vez que ele vai para o Reino Unido, a instituição estrangeira passa-lhe uma factura com o valor a pagar (de bench fees e consumables). Essa factura é enviada para a FCT em carta registada com aviso de recepção e no mês seguinte é depositado esse valor juntamente com o pagamento da bolsa. Em seguida, ele paga à instituição e envia o recibo do pagamento (o original, não aceitam fotocópia) para a FCT. Até agora nunca houve recusa de nenhum pagamento. Suponho que pagam desde que não exceda o valor estipulada para pagamento de propinas no estrangeiro.
Espero ter ajudado.
-
- recém-chegado
Ola David!
Obrigada pela resposta, mas creio que nao expliquei bem qual a minha duvida. Eu sei que a FCT paga a insituicao de acolhimento um maximo de 12.500 euros por bolseiro, parte da verba usada para cobrir as propinas e o restante para suportar os custos associados ao desenvolvimento do projecto do bolseiro. De acordo com as indicacoes dadas pela FCT, o montante das propinas foi pedido pela universidade e o das bench fees (a propria FCT lhes chama assim) se-lo-a pelo orientador (e ira para a universidade e nao directamente para mim). A minha questao prende-se sobretudo com a legitimidade de o meu orientador pedir o remanescente dos 12.500 euros para suportar trabalho de campo, uma vez que todos os bolseiros com que tenho falado me dizem que a FCT aceita bem pedidos de verba para consumiveis de laboratorio, mas nao para "fieldwork". Criam mais obstaculos a atribuicao de verba nesses casos, ou legalmente nem o deveriam fazer?
Ja agora, em relacao a questao que levantas sobre as propinas, a FCT paga directamente a universidade, ou atraves do bolseiro? Os bolseiros que conheco no estrangeiro tem tido que efectuar o pagamento e sao depois reembolsados pela FCT, o que pode ser complicado dado o tempo que muitas vezes decorre entre as duas coisas.
Nenhuma destas questoes e claramente abordada nas discussoes que visitei...
Obrigada!
Ana
Obrigada pela resposta, mas creio que nao expliquei bem qual a minha duvida. Eu sei que a FCT paga a insituicao de acolhimento um maximo de 12.500 euros por bolseiro, parte da verba usada para cobrir as propinas e o restante para suportar os custos associados ao desenvolvimento do projecto do bolseiro. De acordo com as indicacoes dadas pela FCT, o montante das propinas foi pedido pela universidade e o das bench fees (a propria FCT lhes chama assim) se-lo-a pelo orientador (e ira para a universidade e nao directamente para mim). A minha questao prende-se sobretudo com a legitimidade de o meu orientador pedir o remanescente dos 12.500 euros para suportar trabalho de campo, uma vez que todos os bolseiros com que tenho falado me dizem que a FCT aceita bem pedidos de verba para consumiveis de laboratorio, mas nao para "fieldwork". Criam mais obstaculos a atribuicao de verba nesses casos, ou legalmente nem o deveriam fazer?
Ja agora, em relacao a questao que levantas sobre as propinas, a FCT paga directamente a universidade, ou atraves do bolseiro? Os bolseiros que conheco no estrangeiro tem tido que efectuar o pagamento e sao depois reembolsados pela FCT, o que pode ser complicado dado o tempo que muitas vezes decorre entre as duas coisas.
Nenhuma destas questoes e claramente abordada nas discussoes que visitei...
Obrigada!
Ana
-
- recém-chegado
Nota: Estou no estrangeiro, pedi o valor das propinas 1 mes antes de ter que pagar e o dinheiro foi depositado atempadamente na minha conta bancaria em Portugal. O mesmo se passou recentemente com subsidio para ir a um congresso, pedi em Fevereiro, dia 1 de Marco (hoje), ja estava na minha conta....anacandido Escreveu: Ja agora, em relacao a questao que levantas sobre as propinas, a FCT paga directamente a universidade, ou atraves do bolseiro? Os bolseiros que conheco no estrangeiro tem tido que efectuar o pagamento e sao depois reembolsados pela FCT, o que pode ser complicado dado o tempo que muitas vezes decorre entre as duas coisas.
Com os melhores cumprimentos,
NCortes
PhD Candidate
PhD Candidate
-
- Sócios
- Registado: sábado abr 24, 2004 4:22 pm
- University/ Institute: Diamond Light Source
- Contacto:
Isto que é aqui descrito para os doutoramentos no estrangeiro é totalmente novo para mim. Em Portugal, e como descrevi acima, a FCT nunca dá dinheiro algum para bench fees. Apenas paga o acordado com as instituições e alguns grupos de investigação direccionam para o estudante esse dinheiro.. outros nem por isso.
O que li sobre as bench fess no estrangeiro, isto é, que a FCT paga para alem das propinas algum dinheiro para consumiveis, etc.. é para mim novo e espantoso. Digo isto porque o estatuto do bolseiro diz claramente que as instituições onde estamos inseridos tem de dar as condicoes para que realizemos a ciência. Não diz que a FCT é que tem essa obrigação.
Acho mesmo injusto que existam dois pesos e duas medidas. Faz-me lembrar o que se passa com a segurança social. Por um lado temos um protecção completamente insuficiente com o SSV quando estamos em Portugal, na Europa ou em algum lugar onde não se exija um seguro de saúde. Mas se tivermos nos EUA não existe baliza para o seguro de saúde que a FCT cobre, isto é, podemos escolher o seguro mais caro que queiramos desde que tenhamos dinheiro para pagar de avanço enquanto esperamos pelo dinheiro da FCT:
http://forum.bolseiros.org/viewtopic.php?t=628
Ana Candido,
Em resposta à tua pergunta: Em Portugal a FCT paga à instituição de acolhimento nunca directamente ao bolseiro. No estrangeiro não sei.
David
O que li sobre as bench fess no estrangeiro, isto é, que a FCT paga para alem das propinas algum dinheiro para consumiveis, etc.. é para mim novo e espantoso. Digo isto porque o estatuto do bolseiro diz claramente que as instituições onde estamos inseridos tem de dar as condicoes para que realizemos a ciência. Não diz que a FCT é que tem essa obrigação.
Acho mesmo injusto que existam dois pesos e duas medidas. Faz-me lembrar o que se passa com a segurança social. Por um lado temos um protecção completamente insuficiente com o SSV quando estamos em Portugal, na Europa ou em algum lugar onde não se exija um seguro de saúde. Mas se tivermos nos EUA não existe baliza para o seguro de saúde que a FCT cobre, isto é, podemos escolher o seguro mais caro que queiramos desde que tenhamos dinheiro para pagar de avanço enquanto esperamos pelo dinheiro da FCT:
http://forum.bolseiros.org/viewtopic.php?t=628
Ana Candido,
Em resposta à tua pergunta: Em Portugal a FCT paga à instituição de acolhimento nunca directamente ao bolseiro. No estrangeiro não sei.
David
Wolf Credo: "Respect the elders, Teach the young, Cooperate with the pack, Play when you can, Hunt when you must, Rest in between, Share your affections, Voice your feelings, Leave your mark."
---
---
A FCT paga directamente ao bolseiro quando no estrangeiro. O bolseiro se souber o valor antecipadamente, pode pedir o dinheiro antes nao tendo que por do seu bolso. So' tem que enviar o recibo original depois do pagamento para a FCT.Aragao Escreveu: Ana Candido,
David
NCortes
PhD Candidate
PhD Candidate
-
- investigador em formação
- Registado: quinta ago 03, 2006 5:28 pm
- Localização: KCL londres/ Department of Medical and Molecular Genetics
- Contacto:
exacto.
A sou bolseira da FCT desde Outubro do ano passado. No primeiro pagamento, dado que préviamente alertei a FCT para isso, recebi o subsídio mensal junto com a quantia que supostamente devoi pagar em propinas e em bench fees á minha universidade.
Recebes o dinheiro e tens de ser tu a pagar á universidade
A sou bolseira da FCT desde Outubro do ano passado. No primeiro pagamento, dado que préviamente alertei a FCT para isso, recebi o subsídio mensal junto com a quantia que supostamente devoi pagar em propinas e em bench fees á minha universidade.
Recebes o dinheiro e tens de ser tu a pagar á universidade
-
- recém-chegado
- Registado: sexta abr 21, 2006 10:49 pm
Ainda sobre fees outras que não propinas.
Recebi uma carta da FCT a pedir que a minha universidade (no RU) enviasse o mais brevemente possível um documento com o valor da propina a pagar. A carta que a univ vai enviar especifica x para tuition fees e y para compulsory research costs. O valor total é abaixo do 12500 e euros estipulado pela FCT.
Alguém já passou pelo mesmo problema? É uma questão para a FCT?
Obrigado,
João
Recebi uma carta da FCT a pedir que a minha universidade (no RU) enviasse o mais brevemente possível um documento com o valor da propina a pagar. A carta que a univ vai enviar especifica x para tuition fees e y para compulsory research costs. O valor total é abaixo do 12500 e euros estipulado pela FCT.
Alguém já passou pelo mesmo problema? É uma questão para a FCT?
Obrigado,
João
-
- recém-chegado
- Registado: quarta mai 02, 2007 10:58 am
carta a pedir bench fee
Alguém me poderia dizer como é a carta que a institutição acolhedora envia à FCT para cobrar o bechfee?
Tenho de escrever uma para o meu orientador assinar e depois enviar à FCT a requisitar o pagamento da benchfee, mas nunca vi nenhuma.
Alguém me pode enviar uma cópia de uma que tenha?
Obrigada!
Tenho de escrever uma para o meu orientador assinar e depois enviar à FCT a requisitar o pagamento da benchfee, mas nunca vi nenhuma.
Alguém me pode enviar uma cópia de uma que tenha?
Obrigada!
-
- recém-chegado
- Registado: sexta jun 24, 2005 1:02 pm
Caro David Aragao,Aragao Escreveu:O que li sobre as bench fess no estrangeiro, isto é, que a FCT paga para alem das propinas algum dinheiro para consumiveis, etc.. é para mim novo e espantoso. Digo isto porque o estatuto do bolseiro diz claramente que as instituições onde estamos inseridos tem de dar as condicoes para que realizemos a ciência. Não diz que a FCT é que tem essa obrigação.
No estrangeiro (como em Portugal), a Instituição (e não a FCT) é responsavel por disponibilizar condições para o cumprimento do plano de trabalhos, quer isto inclua trabalhos de campo ou de laboratório.
Agora, o que se passa, é que as instituições no estrangeiro, têm direito a cobrar um valor até 12500 € anuais (segundo os regulamentos da FCT) de propina para o mesmo cumprimento. Agora, esta propina (fee) pode ser repartida em "tuition fees" (propinas de inscrição) e "bench fees" (propinas "de bancada", quer dizer para cobrir custos de execução do dito programa de trabalhos).
Cara Sandra Teixeira,sandra_teixeira3 Escreveu:Alguém me poderia dizer como é a carta que a institutição acolhedora envia à FCT para cobrar o bechfee?
Na verdade isto depende da instituição de acolhimento. Tem de ser um documento validado pela Instituição, de forma a que possa posteriormente ser passado um recibo contra esse valor, para ser entregue à FCT.
Pode ser sob a forma de uma factura (Invoice) por parte da secretaria do departamento, ou do respectivo departamento financeiro da instituição. etc.
Espero que ajude... cumprimentos!
Pedro Leitão
PhD student
-
- Direcção da ABIC
- Registado: domingo mar 11, 2007 4:33 pm
[quote="Pedro Leitao"]
Agora, o que se passa, é que as instituições no estrangeiro, têm direito a cobrar um valor até 12500 € anuais (segundo os regulamentos da FCT) de propina para o mesmo cumprimento. Agora, esta propina (fee) pode ser repartida em "tuition fees" (propinas de inscrição) e "bench fees" (propinas "de bancada", quer dizer para cobrir custos de execução do dito programa de trabalhos).
Olá,
O meu caso é um pouco diferente e não sei se alguém terá ideia de como é que isto pode funcionar. Eu estou a iniciar o meu Doutoramento na Universidade de Estocolmo e o que se passa é que a Universidade não cobra propinas, a educação é gratuita, logo não há "tuition fees". No entanto terei encargos relativos ao cumprimento do plano de trabalhos como saídas de campo, material, bibliografia,etc e portanto penso que deveria ter acesso a algum dinheiro de bancada para essas despesas. É possível que, mesmo sem tuition fees, se a Universidade pasar um documento a comprovar que eu preciso desse dinheiro para realizar tarefas necessárias ao cumprimento do meu plano de trabalhos a FCT me disponibilize dinheiro de bancada?
Obrigada!
Olá,
O meu caso é um pouco diferente e não sei se alguém terá ideia de como é que isto pode funcionar. Eu estou a iniciar o meu Doutoramento na Universidade de Estocolmo e o que se passa é que a Universidade não cobra propinas, a educação é gratuita, logo não há "tuition fees". No entanto terei encargos relativos ao cumprimento do plano de trabalhos como saídas de campo, material, bibliografia,etc e portanto penso que deveria ter acesso a algum dinheiro de bancada para essas despesas. É possível que, mesmo sem tuition fees, se a Universidade pasar um documento a comprovar que eu preciso desse dinheiro para realizar tarefas necessárias ao cumprimento do meu plano de trabalhos a FCT me disponibilize dinheiro de bancada?
Obrigada!
Realmente esta questâo é bastante pertinente. Vou começar bolsa em Setembro e na minha Universidade, uma vez que nâo tem programas de doutoramento institucionalizados, ao doutorando, para que conste como tal na Universidade, é apenas solicitado um programa de doutoramento assinado pelo orientador e pelo respectivo departamento a que está adscrito, nâo contemplando, por isso, o pagamento de nenhuma propina (apenas os valores necessário para a apresentação da Tese que nem de perto, nem de longe atingem os valores referidos aqui no fórum de 12500€).
Alguém tem ideia do tratamento da FCT para estes casos?
Nuno
Alguém tem ideia do tratamento da FCT para estes casos?
Nuno
LD
-
- recém-chegado
- Registado: sexta jun 29, 2007 10:08 am
Re: Politica de bench fees da FCT
Boa tarde,
No regulamento disponível no site da FCT, fala-se em "bench-fees" e em pagamento de propinas/seguro de saúde em momentos diferentes.
Sabem dizer-me se o reembolso do seguro de saúde será incluído nas bench-fees, ou é feito independentemente dos bench-fees?
Obrigado.
No regulamento disponível no site da FCT, fala-se em "bench-fees" e em pagamento de propinas/seguro de saúde em momentos diferentes.
Sabem dizer-me se o reembolso do seguro de saúde será incluído nas bench-fees, ou é feito independentemente dos bench-fees?
Obrigado.
-
- recém-chegado
- Registado: sexta jun 29, 2007 10:08 am
Já agora, acrescento outra dúvida:
Para pedir o pagamento de bench-fees referentes a consumíveis, é obrigatório apresentar, por exemplo, o recibo original do pagamento de uma enzima?
Para pedir o pagamento de bench-fees referentes a consumíveis, é obrigatório apresentar, por exemplo, o recibo original do pagamento de uma enzima?
-
- recém-chegado
- Registado: domingo jan 25, 2009 10:13 pm
- University/ Institute: Universidade do Minho
Viva,
Estou a ponderar fazer um Doutoramento num centro de investigação na Bélgica e gostava de discutir com vocês alguns pontos:
O montante máximo de 12500€ é relativo à soma da propina de Doutoramento com gastos associados ao desenvolvimento (as míticas bench fees... continua a ser um conceito que não me parece perfeitamente definido ). Assim sendo o valor correspondente à propina segue directamente para a Universidade (bem pelo que percebi segue directamente através do aluno) e o resto para o centro de investigação/orientador onde o trabalho será desenvolvido. Certo?
Ok. Se assim for de que forma é que posso solicitar a aplicação desse valor ao meu trabalho? E de que forma deve ser descriminado o valor dessas mesmas bench fees? Será suficiente um documento oficial descriminando unicamente os valores referentes a cada uma das parcelas ou é necessário uma descrição exaustiva de cada um dos campos?
E relativamente aos timings da execução do pagamento destes montantes e do início da bolsa? Existe um grande gap entre o início dos trabalhos e o momento do pagamento?
Muito obrigado pela vossa atenção!
Um abraço,
Daniel
Estou a ponderar fazer um Doutoramento num centro de investigação na Bélgica e gostava de discutir com vocês alguns pontos:
O montante máximo de 12500€ é relativo à soma da propina de Doutoramento com gastos associados ao desenvolvimento (as míticas bench fees... continua a ser um conceito que não me parece perfeitamente definido ). Assim sendo o valor correspondente à propina segue directamente para a Universidade (bem pelo que percebi segue directamente através do aluno) e o resto para o centro de investigação/orientador onde o trabalho será desenvolvido. Certo?
Ok. Se assim for de que forma é que posso solicitar a aplicação desse valor ao meu trabalho? E de que forma deve ser descriminado o valor dessas mesmas bench fees? Será suficiente um documento oficial descriminando unicamente os valores referentes a cada uma das parcelas ou é necessário uma descrição exaustiva de cada um dos campos?
E relativamente aos timings da execução do pagamento destes montantes e do início da bolsa? Existe um grande gap entre o início dos trabalhos e o momento do pagamento?
Muito obrigado pela vossa atenção!
Um abraço,
Daniel
-
- investigador em formação
- Registado: segunda abr 14, 2008 9:19 pm
Ola dbarbosa,
Raquel
Certo!dbarbosa Escreveu:montante máximo de 12500€ é relativo à soma da propina de Doutoramento com gastos associados ao desenvolvimento (as míticas bench fees... continua a ser um conceito que não me parece perfeitamente definido ). Assim sendo o valor correspondente à propina segue directamente para a Universidade (bem pelo que percebi segue directamente através do aluno) e o resto para o centro de investigação/orientador onde o trabalho será desenvolvido. Certo?
como assim, como podes solicitar a aplicação das "bench fees" ao teu trabalho? é isso que perguntas? bem acho que tens que confiar nos teus orientadores... embora sejam eles que tem acesso ao dinheiro esse dinheiro é inteiramente para teu projecto... pelo menos é esse o meu caso... o meu dinheiro das bench fees esta num conta da uni que é movimentada só pelos meus orientadores, e só para gastos do meu projecto...dbarbosa Escreveu:e assim for de que forma é que posso solicitar a aplicação desse valor ao meu trabalho?
o que eu e o meu orientador fizemos foi só enviar um documento (assinado por ele) com a descriminação das várias parcelas e valor associado.dbarbosa Escreveu:E de que forma deve ser descriminado o valor dessas mesmas bench fees? Será suficiente um documento oficial descriminando unicamente os valores referentes a cada uma das parcelas ou é necessário uma descrição exaustiva de cada um dos campos?
Depende de quando pedires... eu enviei o pedido das bench fees juntamente com o contracto.. e recebi o dinheiro com o primeiro pagamento da mensalidade... se não me engano enviei em meados de Novembro e recebi no fim de Dezembro (desta parte tenho a certeza!!!)... comecei o plano de trabalhos em Outubro...dbarbosa Escreveu:E relativamente aos timings da execução do pagamento destes montantes e do início da bolsa? Existe um grande gap entre o início dos trabalhos e o momento do pagamento?
Raquel
-
- recém-chegado
- Registado: domingo jan 25, 2009 10:13 pm
- University/ Institute: Universidade do Minho
Muito obrigado pelos esclarecimentos Raquel!
Ainda falta bastante até ao início das candidaturas, mas não dói nada ir começando a preparar terreno
Ainda falta bastante até ao início das candidaturas, mas não dói nada ir começando a preparar terreno