Recurso

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Bitter Sweet Girl
cientista sempre presente
Registado: quinta set 14, 2006 10:49 am
University/ Institute: FCUL

Mensagem por Bitter Sweet Girl »

nonoquinhas Escreveu:Olá Bitter e a todos

O meu caso deve ser idêntico. Também não tive alteração da grelha, quando sei que pelo menos num item houve nitidamente engano da parte deles. Penso que se lessem os meus comentários, teriam assumido o erro. Como veio a ser confirmado, eles só olharam para os casos que estavam próximos da linha de corte. Ainda bem que agora vão reavaliar os restantes processos, são boas notícias.
Não percebo mesmo é como o vão fazer apenas com o quadro do formulário.
Eu vou telefonar para lá e dizer que pelo menos deveriam ter um sitio para se poder fazer upload de documentos que provem e argumentem determinados erros.
Só com aquele formulário não dá para provar nada. Parece-me a mim que o recurso via submissão electrónica é mais um mecanismo deles para se defenderem e evitarem que cheguem provas ao novo painel de avaliadores que comprometam o painel anterior. Isto se,...., o painel for diferente, porque se for o mesmo, esses não vão naturalmente assumir erro nenhum.

Boa sorte a todos

Nonoquinhas
eles têm de assumir o erro, senão a pessoa sai claramente prejudicada e isso não pode ser.
no meu caso também se enganaram na média de licenciatura e não me contaram o mestrado como concluído (estando eu a frequentar o ano de dissertação em 2005/2006, esperando-se concluir no fim desse ano, claro), apesar de a outros na mesma situação que eu e na mesma área terem contado. neste momento tenho já o diploma de mestrado e espero que mo contem, além de alterarem a média de licenciatura.

em relação aos documentos, perguntei o mesmo quando liguei para lá e o senhor disse que, se eu quisesse, podia enviar as cópias de certificados por correio normal, fazendo menção a isso no quadro do recurso.
de qualquer forma, se eles apresentam um quadro assim tão simples e nem pedem documentos comprovativos (mesmo que cópias) de nada, têm de tomar a palavra das pessoas e, no caso de a bolsa ser concedida com base nessa palavra, então as pessoas devem ter de levar os comprovativos à FCT para fazer prova.

Luisa Semedo
Sócios
Sócios
Registado: sexta ago 11, 2006 1:17 pm
University/ Institute: Université Paris-Sorbonne
Contacto:

Mensagem por Luisa Semedo »

Ja receberam todos a carta? eu ainda não recebi :shock:, se calhar é por estar no estrangeiro, mas à partida a diferença em relação ao correio internacional não deve passar de 2 ou 3 dias!

Boa sorte e coragem a todos com o recurso!
"J'ai toujours haï les ténèbres [...]." Jean-Jacques Rousseau

Sportinguista
Registado: quinta fev 16, 2006 6:58 pm
University/ Institute: UBI

Mensagem por Sportinguista »

Bitter Sweet Girl Escreveu:liguei agora para a FCT para tentar perceber porque é que não tinha acesso ao quadro de avaliação novo.
o que o senhor me disse foi que não existe um quadro de avaliação novo e o que fizeram neste tempo todo foi apenas um processo administrativo, em que pegaram nas pessoas que estavam bastante perto da linha de corte e viram se dava para as subir.
Então uma pessoa ter lá escrito um testamento ou simplesmente "discordo" teria o mesmo efeito? :shock: Vá lá que eu não perdi muito tempo com aquilo... 8)
Docem velle summs est eruditio

Bitter Sweet Girl

Sportinguista Escreveu:
Bitter Sweet Girl Escreveu:liguei agora para a FCT para tentar perceber porque é que não tinha acesso ao quadro de avaliação novo.
o que o senhor me disse foi que não existe um quadro de avaliação novo e o que fizeram neste tempo todo foi apenas um processo administrativo, em que pegaram nas pessoas que estavam bastante perto da linha de corte e viram se dava para as subir.
Então uma pessoa ter lá escrito um testamento ou simplesmente "discordo" teria o mesmo efeito? :shock: Vá lá que eu não perdi muito tempo com aquilo... 8)
isso já não sei. não sei como fizeram para decidir quais dos que estavam em cima da linha de corte e fizeram observações subiam ou não. se calhar subiram todos por ordem até haver bolsas para distribuir.
deviam era ter dito isso logo no início em vez de se porem com coisas de "um processo administrativo" que ninguém sabia o que queria dizer, o que fez com que as pessoas fizessem as observações que acharam, principalmente quando havia erros, como se fosse um primeiro recurso.
se tivessem sido claros teriam recebido muito menos observações e o processo não teria demorado mais dois meses. ainda gostava de saber porque é que demoraram dois meses para proceder à questão "administrativa" quando nem havia avaliações, mas pronto...

isto não prenuncia nada de bom em termos do tempo que a decisão ao recurso vai demorar :?

alguém sabe mais ou menos quanto tempo demora esta decisão e se dizem sempre qualquer coisa, quer seja sim ou não?

raquel
investigador em formação
investigador em formação
Registado: segunda nov 21, 2005 5:35 pm

Mensagem por raquel »

O ano passado a FCT respondeu a todos os recursos, ou melhor comunicou a situação do bolseiro.
Não me lembro se por e-mail se por carta. :shock:

Boa sorte para o recurso. :D

Luisa Semedo
Sócios
Sócios
Contacto:

Raquel pelo que eu percebi este é o segundo ano que tentas e pelos vistos conseguiste, parabéns!! O que é que achas que mudou na tua avaliação em relação ao ano passado? Tens algum conselho a dar aqueles que como eu estão a tentar o recurso? Se mais alguém quiser responder era uma grande ajuda!

Obrigada pelas respostas! E mais uma vez parabéns aos que conseguiram!

raquel
investigador em formação
investigador em formação
Registado: segunda nov 21, 2005 5:35 pm

Mensagem por raquel »

Luísa,

Relativamente ao ano passado a nota do plano de trabalhos aumentou (de 2,5 para 3,5) mas o mérito do candidato desceu (de 4,5 para 4,0).
Melhorei substâncialmente o plano de trabalhos de 2005 para 2006.

A defesa no pedido de observações incidiu mérito do candidato e no facto de faltar 0,100 para obter a bolsa.

Para o recurso sugiro o que alguém do forum me sugeriu:
apresentar as melhorias de forma concisa, mas evidenciando as melhorias e a importância do estudo. Se possível juntar ao processo uma carta de recomendação de alguém relevante para o tema.

Sei que aqui no forum estão uns tópicos bastante interesantes relativamente a recursos de outros anos e de colegas que conseguiram a bolsa com esses recursos. Procurem pois são muito inspiradores.

Bons recursos e muitas bolsas :D

Luisa Semedo
Sócios
Sócios
Contacto:

Raquel,
muito obrigada pela tua resposta e pelas dicas! :D

Luisa Semedo
Sócios
Sócios
Contacto:

Finalmente recebi a triste carta!!! Na carta não falam do recurso! E mesmo uma carta deprimente e sem grande esperança!!! :cry:

Aragao
Sócios
Sócios
Registado: sábado abr 24, 2004 4:22 pm
University/ Institute: Diamond Light Source
Contacto:

Mensagem por Aragao »

Luisa Semedo Escreveu:Finalmente recebi a triste carta!!! Na carta não falam do recurso! E mesmo uma carta deprimente e sem grande esperança!!! :cry:
Todos os de nós que receberam essa carta pelo menos uma vez sabemos o que sentes ao lê-la. Mas se acreditas no projecto não te deixes ir abaixo enquanto escreves o recurso. Tal como a raquel disse procura aqui no fórum que há dicas que ajudam bastante.

Boa sorte e não desanimes,

David
Wolf Credo: "Respect the elders, Teach the young, Cooperate with the pack, Play when you can, Hunt when you must, Rest in between, Share your affections, Voice your feelings, Leave your mark."
---
Visita o Guia do Bolseiro

Luisa Semedo
Sócios
Sócios
Contacto:

Obrigada pela força!! :wink: Acho que apesar de tudo o que é mais dificil é o facto de, apos ter lido tantas mensagens em que as injustiças são evidentes, eu não conseguir acreditar completamente no processo!

nexus_vi
investigador em formação
investigador em formação
Registado: segunda ago 07, 2006 1:09 am
University/ Institute: IoA , Cambridge

Mensagem por nexus_vi »

Finalmente (ontem, 15-11-2006) lá recebi a “dita cuja” carta, que sem surpresas mantinha a “nega” :(

Também sem surpresas, mas de forma nenhuma compreensível é que a já referida também não continha a menor referência às razões e/ou critérios que fundamentaram as classificações que obtive (infelizmente, algo que a maioria dos que estão a ler isto também já sabe :( )

Seguimos “em força e já” pró recurso.

Cumprimentos e parabéns para quem já lá chegou e para todos os que não desistem.

Ps: Ahhhh A minha área é física.
Pss: Alguém perguntou se não há nada a fazer depois do recurso. Pois eu respondo: “Sim há, mas isso significa guerra”. Pois a mim palpita-me que está “quase a chegar o momento oportuno” para dar início às “hostilidades”.

JB
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quarta jul 26, 2006 3:05 pm

Consulta de fichas de outros colegas da área

Mensagem por JB »

Bom dia a todos. gostava de saber se algum de vós colegas está a pensar consultar as fichas de avaliação dos restantes candidatos, por forma a ajudar no recurso. Gostava de saber a vossa opinião e SE sim, ou se alguém já o fez, poderia dizer qual é o procedimento. Um abraço.

nonoquinhas
investigador em formação
investigador em formação
Registado: quarta ago 23, 2006 5:26 pm

Mensagem por nonoquinhas »

Pois, eu tb não sei se se pode fazer isso. Eu gostaria muito de consultar, mas tb não sei qual é o procedimento.
Já estou há 3 dias para falar com alguém da FCT pelo telefone, mas até agora ainda não consegui.
Se alguém souber, agradeço a ajuda.

Boa sorte a todos

AD
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sexta jul 28, 2006 5:23 pm

Um caso...

Mensagem por AD »

Também fiquei com a impressão que apenas os casos que estava próximos da linha de corte e que argumentavam nos "comentários" quanto a isso, fizeram um "upgrade" de Bolsa "Recusada" para "Concedida".
Não o fiz, apesar de ter ficado a apenas(?) 0,13 da linha de corte, o que corresponde a 7 posições, e com a classificação final de 4,5, na área científica mais "aflita" (linha de corte: 4,63).
Isto porque eu NÃO concorri a Estudos Artísticos, mas SIM a Ciências da Comunicação, onde a linha de corte foi de apenas 4,0. De referir, de passagem, que eu sou Licenciado em Ciências da Comunicação, estava a frequentar um Mestrado em Ciências da Comunicação, tenho experiência lectiva em Ciências da Comunicação, o meu Orientador é de Ciências da Comunicação, e o Doutoramento era em... Ciências da Comunicação!!! Assim, considerei não só um "erro científico" a transferência, como absolutamente prejudicial, tendo em conta as notas respectivas.
A Bolsa foi novamente recusada. Creio, no entanto, ter matéria para Recurso. Que vos parece?

Bitter Sweet Girl

nonoquinhas Escreveu:Pois, eu tb não sei se se pode fazer isso. Eu gostaria muito de consultar, mas tb não sei qual é o procedimento.
Já estou há 3 dias para falar com alguém da FCT pelo telefone, mas até agora ainda não consegui.
Se alguém souber, agradeço a ajuda.

Boa sorte a todos
já alguém tem novidades àcerca disto?
não me parece que possamos consultar as fichas de outros candidatos. notem que nem sequer a tabela com a classificação final dos candidatos a bolsas na área científica a que concorremos apareceu actualizada. é como lhes convém... :x

Luisa Semedo
Sócios
Sócios
Contacto:

Ola a todos, ja alguém fez o recurso na internet? Pode-se pôr muito texto ou não no tal quadro? Obrigada. E força a todos!

Bitter Sweet Girl

Luisa Semedo Escreveu:Ola a todos, ja alguém fez o recurso na internet? Pode-se pôr muito texto ou não no tal quadro? Obrigada. E força a todos!
eu já fiz. podes por o texto que quiseres, aquilo tem imenso espaço. :D

Luisa Semedo
Sócios
Sócios
Contacto:

Ainda bem! Obrigada pela resposta :D

a.taRi
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sexta jul 28, 2006 11:19 am
Contacto:

Prazo de resposta ao recurso

Mensagem por a.taRi »

Por pura curiosidade masoquista, alguém sabe quando é que é pressuposto saberem-se as respostas ao recurso? O prazo legal, isto é.

Obrigada
Rita

Bloqueado