lmpereira Escreveu:mj_90 Escreveu:Boa noite.
Desculpem-me a pergunta que vou colocar, por mais simples que pareça. É a 1ª vez que me vou candidatar a bolsa da FCT, e embora saiba que o parecer do orientador e a documento comprovativo de aceitação pela Instituição apenas devam ser submetidos após decisão favorável de concessão de bolsa, quando e como é suposto entregar a fotocópia do cartão de cidadão, que também consta na lista dos documentos necessários, no art. 16º do regulamento?
Obrigada. Mais uma vez, desculpem-me a ignorância!
Então mas afinal que documentos é que é necessário enviar digitalizados nesta primeira fase? Peço desculpa pela questão mas ao ler o Guião da Candidatura fiquei com a impressão que é necessário, entre outras coisas, ter já um programa de trabalhos, cronograma e informação sobre as condições de acolhimento.
É um bocado estranho ter que reunir já estes elementos todos, sobretudo para programas doutorais que ainda não iniciaram, por isso se houver alguém que me possa esclarecer isto agradecia...
Olá.
Como não estou a concorrer, não sei dizer por experiência própria (espero não estar a atrapalhar em vez de ajudar com as minhas intervenções). Mas olhando para o que citas, no art. 16º do regulamento -
http://www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamento.phtml.pt - e de uma forma mais prática, parece-me que será olhares para o que é pedido no formulário de candidatura.
Precisas ter orientador, plano de trabalhos, etc. para concorrer a bolsa, mesmo antes de entrar no programa doutoral... São as regras do jogo, infelizmente em minha opinião (pois acho que esse género de escolhas devia ser amadurecido) - talvez por isso, pelo menos em parte, se esteja a implementar a concessão de bolsas por programas doutorais.
Há quem opte por primeiro entrar no programa doutoral sem bolsa e depois fazer uma escolha de orientador, etc. mais madura e concorrer então - mas claro que essa escolha implica custos que nem toda a gente pode pagar e riscos (de não ter bolsa) que nem todos podem correr.
Boa sorte.