Questão pré-candidatura a BD 2013

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
spca
cientista sempre presente
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Re: Candidaturas a Bolsas Individuais de Doutoramento 2013

Mensagem por spca »

mj_90 Escreveu:Boa noite.

Desculpem-me a pergunta que vou colocar, por mais simples que pareça. É a 1ª vez que me vou candidatar a bolsa da FCT, e embora saiba que o parecer do orientador e a documento comprovativo de aceitação pela Instituição apenas devam ser submetidos após decisão favorável de concessão de bolsa, quando e como é suposto entregar a fotocópia do cartão de cidadão, que também consta na lista dos documentos necessários, no art. 16º do regulamento?

Obrigada. Mais uma vez, desculpem-me a ignorância!
Olá.
Creio que no formulário de candidatura deves poder submeter todos os documentos necessários nesta fase (não exactamente fotocópia, mas sim digitalização).

Boa sorte.

lmpereira
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quinta abr 11, 2013 6:27 pm
University/ Institute: UC/UA

Mensagem por lmpereira »

Desculpem-me a pergunta que vou colocar, por mais simples que pareça. É a 1ª vez que me vou candidatar a bolsa da FCT, e embora saiba que o parecer do orientador e a documento comprovativo de aceitação pela Instituição apenas devam ser submetidos após decisão favorável de concessão de bolsa, quando e como é suposto entregar a fotocópia do cartão de cidadão, que também consta na lista dos documentos necessários, no art. 16º do regulamento?

Então mas afinal que documentos é que é necessário enviar digitalizados nesta primeira fase? Peço desculpa pela questão mas ao ler o Guião da Candidatura fiquei com a impressão que é necessário, entre outras coisas, ter já um programa de trabalhos, cronograma e informação sobre as condições de acolhimento.

É um bocado estranho ter que reunir já estes elementos todos, sobretudo para programas doutorais que ainda não iniciaram, por isso se houver alguém que me possa esclarecer isto agradecia...

spca

Mensagem por spca »

lmpereira Escreveu:

Então mas afinal que documentos é que é necessário enviar digitalizados nesta primeira fase? Peço desculpa pela questão mas ao ler o Guião da Candidatura fiquei com a impressão que é necessário, entre outras coisas, ter já um programa de trabalhos, cronograma e informação sobre as condições de acolhimento.

É um bocado estranho ter que reunir já estes elementos todos, sobretudo para programas doutorais que ainda não iniciaram, por isso se houver alguém que me possa esclarecer isto agradecia...
Olá.
Como não estou a concorrer, não sei dizer por experiência própria (espero não estar a atrapalhar em vez de ajudar com as minhas intervenções). Mas olhando para o que citas, no art. 16º do regulamento - http://www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamento.phtml.pt - e de uma forma mais prática, parece-me que será olhares para o que é pedido no formulário de candidatura.

Precisas ter orientador, plano de trabalhos, etc. para concorrer a bolsa, mesmo antes de entrar no programa doutoral... São as regras do jogo, infelizmente em minha opinião (pois acho que esse género de escolhas devia ser amadurecido) - talvez por isso, pelo menos em parte, se esteja a implementar a concessão de bolsas por programas doutorais.
Há quem opte por primeiro entrar no programa doutoral sem bolsa e depois fazer uma escolha de orientador, etc. mais madura e concorrer então - mas claro que essa escolha implica custos que nem toda a gente pode pagar e riscos (de não ter bolsa) que nem todos podem correr.

Boa sorte.

mariap
cientista regular
cientista regular
Registado: terça jul 30, 2013 3:00 pm
University/ Institute: Universidade do Porto

Mensagem por mariap »

Além do projeto propriamente dito e do cronograma com as atividades previstas, os únicos documentos que se submetem agora, eletronicamente, são os diplomas (incluindo certidões de disciplinas e percentis) e, facultativamente, as cartas de recomendação. Só no caso de te ser atribuída bolsa é que recebes um e-mail, solicitando o envio, por correio, dos restantes documentos: declaração de aceitação dos orientadoes, das instituições de acolhimento, da instituição que confere o grau, esclarecimento da situação profissional e fotocópia do cartão de cidadão.
Já não me lembro se também tens de reenviar os diplomas, mas acho que sim

lmpereira
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quinta abr 11, 2013 6:27 pm
University/ Institute: UC/UA

Mensagem por lmpereira »

mariap Escreveu:
Além do projeto propriamente dito e do cronograma com as atividades previstas, os únicos documentos que se submetem agora, eletronicamente, são os diplomas (incluindo certidões de disciplinas e percentis) e, facultativamente, as cartas de recomendação. Só no caso de te ser atribuída bolsa é que recebes um e-mail, solicitando o envio, por correio, dos restantes documentos: declaração de aceitação dos orientadoes, das instituições de acolhimento, da instituição que confere o grau, esclarecimento da situação profissional e fotocópia do cartão de cidadão.
Olá...

Antes de mais, obrigado pelas informações.

Só mais uma questão relativamente às certidões necessárias. No meu caso, tenho licenciatura e mestrado, ambos pré-Bolonha. É necessário enviar certidão de aprovação das disciplinas feitas para os dois cursos ou apenas para o grau mais elevado (parte curricular, neste caso)?

Estive a ver e a majoração dada a quem está nesta situação é apenas meio ponto, independentemente do mestrado ser pré ou pós-Bolonha, o que acho bastante injusto, mas enfim.

sandra.r.santos
cientista assíduo
cientista assíduo
Registado: sábado mai 25, 2013 9:52 am
University/ Institute: Universidade Nova de Lisboa

Mensagem por sandra.r.santos »

Olá, quando falas em percentis, o que significa exatamente? os meus certificados (pré Bolonha) contêm apenas a descriminação das cadeiras, com a classificação e data de conclusão. Isto basta, no que respeita às cadeiras ou preciso de pedir um novo certificado com as correspondências em ECTS?

Obrigada :)

shram
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quarta ago 14, 2013 12:02 am
University/ Institute: Universidade do Minho

Mensagem por shram »

mariap Escreveu:

Em relação aos documentos enviados depois da aprovação da bolsa, quanto tempo depois deverão ser enviados? Alguém me pode informar onde está este prazo estipulado? Não consigo encontrar.

Obrigada desde já.

Cumprimentos

shram
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quarta ago 14, 2013 12:02 am
University/ Institute: Universidade do Minho

Mensagem por shram »

mariap Escreveu:

Boa tarde,
Em relação aos documentos a entregar aquando da concessão da bolsa, até quanto tempo depois podem ser entregues? Alguém me pode informar onde está este prazo estipulado? Não consigo encontrar.

Obrigada desde já.

Cumprimentos

spca

Mensagem por spca »

shram Escreveu:
mariap Escreveu:

Boa tarde,
Em relação aos documentos a entregar aquando da concessão da bolsa, até quanto tempo depois podem ser entregues? Alguém me pode informar onde está este prazo estipulado? Não consigo encontrar.

Obrigada desde já.

Cumprimentos
Olá.
Tens de entregar electronicamente até 6 meses depois da divulgação dos resultados.

Fonte: Regulamento, Art 16º alínea 9
http://www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamento.phtml.pt
Artigo 16º – Documentos de suporte da candidatura
9. A não entrega da documentação, referida nos números anteriores, nas condições exigidas pelo presente regulamento, no prazo de seis meses a partir da data da comunicação da aprovação em sede de avaliação científica, implica a não concessão de bolsa e encerramento do processo.
Boa sorte.

eze83
cientista regular
cientista regular
Registado: quinta mai 02, 2013 5:30 pm
University/ Institute: FCUL

Mensagem por eze83 »

Boa noite a todos,

Alguém me sabe dizer se a entrega do "Percentil dos Graus Concluídos" é de cariz obrigatório?
O regulamento refere apenas: "Documentos comprovativos de que o candidato reúne as condições exigíveis para o respetivo tipo de bolsa, nomeadamente certificados de habilitações de todos os graus académicos obtidos, com média final e com as classificações em todas as disciplinas realizadas". Não faz referência ao percentil.

Obrigado!

Ezequiel

Icywind
investigador em formação
investigador em formação
Registado: sábado ago 24, 2013 11:20 am
University/ Institute: Instituto Superior Técnico

Mensagem por Icywind »

Olá Ezequiel,

Esta foi a resposta que a FCT me deu relativamente ao percentil:

"O percentil é um documento que situa a nota obtida no total de notas atribuídas no ano em que o estudante obteve o grau (um ranking ou percentil), deve ser incluído sempre que seja possível, isto é, sempre que a instituição de ensino superior em que obteve o grau o disponibilize."

A minha instituição não me facultou nada disto por isso...não o vou incluir na minha candidatura :)

Boa sorte!
Filipa

AECM
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sexta ago 23, 2013 11:50 am
University/ Institute: UBI

Mensagem por AECM »

Bom dia.

Tenho um problema relacionado com o Formulário de Candidatura, no 1º Ponto - Informações sobre a candidatura na secção Domínio Científico Principal não encontro nenhuma hipótese de escolha que se enquadre nos objectivos da minha área de trabalhos. Os FAQ que são indicados como leitura cuidadosa antes de seleccionar o domínio não se encontram disponíveis visto a ligação ser direccionada para uma nova página com informação que se encontra em actualização. Já alguém teve este problema? Já tentei enviar estas perguntas através do Help Desk mas não dá porque não existem opções do tipo de Bolsa disponíveis e já tentei ligar para a FCT mas depois de ouvir o atendimento automático e de passar pelas várias hipóteses quando chego finalmente ao Departamento das Bolsas aparece uma mensagem a dizer que aquela secção não atende...

eze83
cientista regular
cientista regular
Registado: quinta mai 02, 2013 5:30 pm
University/ Institute: FCUL

Mensagem por eze83 »

Icywind Escreveu:Olá Ezequiel,

Esta foi a resposta que a FCT me deu relativamente ao percentil:

"O percentil é um documento que situa a nota obtida no total de notas atribuídas no ano em que o estudante obteve o grau (um ranking ou percentil), deve ser incluído sempre que seja possível, isto é, sempre que a instituição de ensino superior em que obteve o grau o disponibilize."

A minha instituição não me facultou nada disto por isso...não o vou incluir na minha candidatura :)

Boa sorte!
Filipa
Obrigado Filipa. Na verdade o suplemento ao diploma, que é gratuito (ao contrário do percentil que custa uns meros 18.5€ na FCUL), já inclui informação "percentual" com a Escala Europeia de Comparabilidade de Classificações. É dividida em 5 intervalos: A- 10%, B- 25%, C-30%, D-25% e E- 10% (% de alunos); consideram "a distribuição das classificações finais, em %, no conjunto dos 5 anos anteriores àquele em que o aluno obteve aproveitamento. Quer isto dizer que alguém com classificação EECC de classe A, p.e., faz parte dos 10% melhor classificados no período em questão.

martalexandre
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quarta out 22, 2008 12:28 pm
University/ Institute: ILTEC

Mensagem por martalexandre »

Olá!
As FAQ's continuam em atualização, sim, o que é no mínimo bizarro. Não te sei ajudar.
Mas posso acrescentar que, pessoalmente, tenho um problema em seleccionar o subdomínio da candidatura. Candidato-me a uma BPD em Linguística e as opções para o subdomínio não têm nada-nada-nadinha a ver com o meu tipo de trabalho!!!
Fiz a pergunta à ajuda online e a resposta, que demorou apenas um dia e meio a aparecer, é desconsoladora:

Exma. Senhora,

Deverá selecionar o mais aproximado ao que seria desejável.

Com os melhores cumprimentos,

Sara Augusto
Técnica-Superior
Departamento de Formação dos Recursos Humanos
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I. P.

...............................................................

AECM Escreveu:Bom dia.

Tenho um problema relacionado com o Formulário de Candidatura, no 1º Ponto - Informações sobre a candidatura na secção Domínio Científico Principal não encontro nenhuma hipótese de escolha que se enquadre nos objectivos da minha área de trabalhos. Os FAQ que são indicados como leitura cuidadosa antes de seleccionar o domínio não se encontram disponíveis visto a ligação ser direccionada para uma nova página com informação que se encontra em actualização. Já alguém teve este problema? Já tentei enviar estas perguntas através do Help Desk mas não dá porque não existem opções do tipo de Bolsa disponíveis e já tentei ligar para a FCT mas depois de ouvir o atendimento automático e de passar pelas várias hipóteses quando chego finalmente ao Departamento das Bolsas aparece uma mensagem a dizer que aquela secção não atende...

vera.ff
cientista regular
cientista regular
Registado: terça nov 06, 2007 4:24 pm
University/ Institute: Universidade Utrecht

Mensagem por vera.ff »

E os documentos para a bolsa pós-doc também é assim, é para apresentar depois de a bolsa ser aprovada? Obrigada

domingo5
recém-chegado
recém-chegado
Registado: terça set 17, 2013 1:41 pm
University/ Institute: University of Oxford

Mensagem por domingo5 »

Boas tardes!

Estou a tentar submeter a minha candidatura a BD e nao consigo submeter o meu ficheiro timeline.pdf no ponto 4.6. Cronograma/Anexos. Ja experimentei diferentes extensoes (ex: .png) e varios tamanhos de ficheiro e nada. A plataforma continua a devolver:

"The page at https://consursos.fct.mctes.pt says: Erro não especificado ao gravar o ficheiro."

J'a escrevi 3 questoes para o departameto de informatica na "Ajuda Online" para ver se me resolviam o problem e nada ate agora... Alguem teve este problema?? Que aconselham?

Muito obrigado desde ja

alguém
investigador em formação
investigador em formação
Registado: terça jul 30, 2013 10:03 pm
University/ Institute: Porto

Mensagem por alguém »

Penso que os problemas informáticos ainda continuam. A FCT deu mais uns dias. Espero que hoje à noite já estejam resolvidos.

jcmpoliveira
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quarta set 18, 2013 11:23 am
University/ Institute: INESC

Mensagem por jcmpoliveira »

Bom dia

Sou novo no forum.Estou a candidatar-me a uma bolsa de doutoramento e estou com dúvidas no formulário da FCT na secção dos graus académicos. Já terminei o mestrado mas ainda não tenho o certificado pois está um pouco atrasado.

Gostava de saber se é obrigatório incluir o certificado de mestrado no formulário. Ou se poderemos enviar mais tarde.

Obrigado!

cmmg04
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quarta set 18, 2013 12:14 pm
University/ Institute: FMH-UL

Mensagem por cmmg04 »

Pois, alteraram a data limite para 23 http://www.publico.pt/ciencia/noticia/p ... ro-1606016

sandra.r.santos
cientista assíduo
cientista assíduo
Registado: sábado mai 25, 2013 9:52 am
University/ Institute: Universidade Nova de Lisboa

Mensagem por sandra.r.santos »

jcmpoliveira Escreveu:Bom dia

Sou novo no forum.Estou a candidatar-me a uma bolsa de doutoramento e estou com dúvidas no formulário da FCT na secção dos graus académicos. Já terminei o mestrado mas ainda não tenho o certificado pois está um pouco atrasado.

Gostava de saber se é obrigatório incluir o certificado de mestrado no formulário. Ou se poderemos enviar mais tarde.

Obrigado!
Olá :)
Há outras pessoas aqui no Fórum nessa situação: vê o tópico "Mestrado por acabar": http://forum.bolseiros.org/viewtopic.ph ... 548#p32237

Boa sorte! :)

Bloqueado