A FCT demora Muito a reembolsar o SSV

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
pica_pau
recém-chegado
recém-chegado
Registado: terça mar 20, 2012 10:07 am
University/ Institute: Instituto Superior Tecnico

A FCT demora Muito a reembolsar o SSV

Mensagem por pica_pau »

Bom dia,

Antes demais parabens aos gestores e administardores deste fórum, pois é muito bom e util termos um sitio onde seja possivel esclarecer as duvidas.

A minha questão é, no presente momento, +/- quanto tempo a FCT esta a demorar a reembolsar o valor que nos temos que adiantar para o pagamento do Seguro Social Voluntario?

Eu pergunto isto, porque enviei a documentação toda, faz algum tempo, de acordo com as instruções, mas como enviei em correio normal, receio que se possa ter extraviado.

Cumprimentos a todos e desde já obrigado pelas respostas.

spca
cientista sempre presente
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Re: A FCT demora Muito a reembolsar o SSV

Mensagem por spca »

Ola

No meu caso, num reembolso recente, demorou 2 meses
Ve http://forum.bolseiros.org/viewtopic.ph ... 128#p26128
Nota que enviei os recibos digitalizados por email (que e o que aparentemente eles preferem que seja feito actualmente).

Cumprimentos

pcosta
recém-chegado
recém-chegado
Registado: terça jul 03, 2007 11:49 am
University/ Institute: FCT|FCCN

Mensagem por pcosta »

Nos anos anteriores a FCT demorava menos de um mês a fazer o reembolso, se por exemplo enviassemos o pedido logo no inicio do mês, por email, recebiamos o reembolso no pagamento do mês seguinte. Desde Novembro/Dezembro do ano passado a situação alterou-se (não sei o motivo) e o reembolso passou a ser feito somente passado dois meses.

Neste momento não sei até que ponto a demora possa vir a ser maior pois enviei o pedido de reembolso no dia 1 de Fevereiro e até hoje ainda não recebi o email a indicar que o reembolso iria ser feito em conjunto com o pagamento da mensalidade de Abril... Agora não sei se simplesmente deixaram de enviar esses emails ou se ainda não vou receber o reembolso no próximo mês.

Antigamente dava para usar os valores dos reembolsos anteriores para pagar o SSV do mês corrente, aliás foi quem me atendeu na FCT me aconselhou a fazê-lo. Se pagasse o SSV no primeiros dias do mês e enviasse logo o pedido de reembolso por email seria logo reembolsado no mês seguinte, e poderia usar esse valor para pagar o SSV desse mês. Agora se a demora for muito maior lá teremos de sacrificar parte da bolsa para pagar o SSV, e tudo bem que seremos reembolsados mais tarde, mas são menos 109 euros que temos para fazer face às despesas correntes.
PhD Student in Computer Science at ISCTE-IUL

spca

Mensagem por spca »

pcosta Escreveu:(...)
Neste momento não sei até que ponto a demora possa vir a ser maior pois enviei o pedido de reembolso no dia 1 de Fevereiro e até hoje ainda não recebi o email a indicar que o reembolso iria ser feito em conjunto com o pagamento da mensalidade de Abril... Agora não sei se simplesmente deixaram de enviar esses emails ou se ainda não vou receber o reembolso no próximo mês.
(...)
Ola

No meu caso, enviaram tudo junto no mesmo email - reembolso do SSV, e confirmacao da renovacao, que foram pedidos com 1 semana de diferenca. Deu-me a sensacao que talvez as pessoas fiquem em lista de espera e depois "despachem" todos os assuntos pendentes daquela pessoa quando chegar a sua vez.

pcosta
recém-chegado
recém-chegado

Mensagem por pcosta »

spca Escreveu:
pcosta Escreveu:(...)
(...)
Ola

No meu caso, enviaram tudo junto no mesmo email - reembolso do SSV, e confirmacao da renovacao, que foram pedidos com 1 semana de diferenca. Deu-me a sensacao que talvez as pessoas fiquem em lista de espera e depois "despachem" todos os assuntos pendentes daquela pessoa quando chegar a sua vez.
Pois... deve de ser esse o caso pois enviei um email a perguntar o motivo da demora e responderam-me a dizer que o pedido ainda se encontra para análise :(

pica_pau
recém-chegado
recém-chegado

Mensagem por pica_pau »

pica_pau Escreveu:Bom dia,

A minha questão é, no presente momento, +/- quanto tempo a FCT esta a demorar a reembolsar o valor que nos temos que adiantar para o pagamento do Seguro Social Voluntario?

Eu pergunto isto, porque enviei a documentação toda, faz algum tempo, de acordo com as instruções, mas como enviei em correio normal, receio que se possa ter extraviado.

Enviei o meu pedido em meados de Fevereiro e ainda esta para apreciação....

Que se passará com os serviços? Serão efeitos da crise???

Ontem dei-me ao trabalho de me deslocar à loja do cientista para perguntar pessoalmante, e confirmam que receberam a documentação, mas esta em analise....

Até quando?... Já sei que os pagamentos deste mes já estão em processamento e este mês não será!...

Cumprimentos.

pcosta
recém-chegado
recém-chegado

Mensagem por pcosta »

No meu caso o atraso já vai em quatro meses. Fiz o pedido no dia um de Janeiro e só no pagamento de Maio é que me vão fazer o reembolso. O processo esteve em "análise" durante esse tempo todo e por muito que reclamasse não me davam mais nenhuma explicação.

Não sei como é que uma coisa tão simples que até pode ser feita de modo quase automático (agora que está tudo informatizado) demora tanto tempo. O que me parece é que não há dinheiro para pagar os reembolsos de toda a gente ao mesmo tempo e depois vêm com essa história de ter o processo em análise para ir atrasando os pagamentos, porque senão fariam as coisas de outra maneira como por mais do que uma vez lhes sugeri, e que seria incluirem automáticamente no pagamento da bolsa o valor do SSV assim que o bolseiro comprovasse a sua inscrição, visto que enquanto não desistirmos do SSV seriamos obrigados a pagá-lo todos os meses. A desistência não é feita de um dia para o outro, leva cerca de um mês, o que daria tempo mais que suficiente para a segurança social informar a FCT. Mas mesmo que essa comunicação não fosse feita bastaria continuarmos a enviar os comprovativos de pagamento, conforme já o fazemos, para que eles tivessem a garantia que continuamos inscritos no SSV.

A resposta que me deram foi que iria tornar o processo mais complicado, não sei em quê e para quem, e se as coisas fossem bem articuladas com a segurança social ainda teriam menos com que se preocupar, só teriam de lidar com casos de falta de pagamento, mas enfim, é o país que temos

Xana Who
investigador em formação
investigador em formação
Registado: segunda mar 05, 2012 3:18 pm
University/ Institute: UNL

Mensagem por Xana Who »

spca Escreveu:Ola

No meu caso, num reembolso recente, demorou 2 meses
Ve http://forum.bolseiros.org/viewtopic.ph ... 128#p26128
Nota que enviei os recibos digitalizados por email (que e o que aparentemente eles preferem que seja feito actualmente).

Cumprimentos
Já agora, para que email é que enviaste os recibos digitalizados? para o id.bolsas ou outro.

Obrigada.

r_howie
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sexta nov 11, 2011 2:44 pm
University/ Institute: Instituto Superior Técnico
Contacto:

Mensagem por r_howie »

Xana Who Escreveu: Já agora, para que email é que enviaste os recibos digitalizados? para o id.bolsas ou outro.
Sim, vão para id.bolsas com a referência da tua bolsa no título.

Eu também confirmo atrasos no reembolso do SSV ultimamente. Por exemplo:
- a 1 de fevereiro enviei dois recibos em pdf por email, a comprovar os meus pagamentos de janeiro e de fevereiro
- normalmente em 15 dias costumam processar e enviar-me o aviso que pagarão no dia 1 do mês seguinte, desta vez nada
- a 1 de março contacto FCT sobre o assunto e recebo a resposta "O seu processo encontra-se para análise"; tudo bem, penso eu... vão demorar mais alguns dias e vou receber o reembolso em abril? mas não:
- finalmente, a 29 de março, chega a comunicação: "foi considerado financiar 218,00€ relativos ao Seguro Social Voluntário dos meses de Janeiro e Fevereiro de 2012 , que serão pagos com os montantes de Maio de 2012"

Ou seja, neste caso demoraram 8 semanas para processar os meus recibos (em vez que as 2-3 semanas do costume), e receberei o reembolso exatamente 3 meses depois do dia em que paguei o SSV, que foi 1 de fevereiro.
Travel is the cure for racism, bigotry and prejudice. Ciao,
-Giovanni

cmoita
recém-chegado
recém-chegado
Registado: segunda out 17, 2005 10:57 pm

Mensagem por cmoita »

Sim, também tenho tido os mesmos problemas de demora relativamente ao reembolso de Seguro Social Voluntário. Iniciei bolsa de pós-doc em Setembro passado, e mesmo já tendo tido bolsa de doutoramento durante a qual tive SSV, n me reembolsaram nada até que voltasse a enviar documento da Segurança Social com o meu nome e número de beneficiário.... Esta semana recebi mail de resposta ao meu pedido de reembolso do mês de Fevereiro dando conta que tal será pago com os montantes de Junho (!) E tem sido sempre assim. Quando inquiro telefonicamente quando é que os montantes serão reembolsados, a resposta é sempre que está em análise; não compreendo o que é que pode ser analisado todos os meses sobre exactamente a mesma pessoa e o mesmo assunto. A verdade é que temos de cumprir os prazos de pagamento da Segurança Social de algo voluntário, mas a FCT n tem qq tipo de prazo de reembolso e chegamos a estar com 3 meses de pagamentos em atraso....

CristinaC
cientista regular
cientista regular
Registado: segunda set 15, 2008 10:00 am
University/ Institute: ***

Mensagem por CristinaC »

E eu recebi hoje um e-mail a confirmar o pagamento do SSV de Fevereiro com os montantes de Fevereiro.

Março, Abril, Maio e Junho já estão pagos mas não obtive qualquer indicação em relação a estes meses.

pedro.costa
recém-chegado
recém-chegado
Registado: terça dez 22, 2009 9:21 pm
University/ Institute: LNIV; IHMT

Mensagem por pedro.costa »

Pois bem, agora venho eu dar o meu contributo, enviei os recibos do SSV respectivos aos meses de Janeiro a Maio no dia 9 de Maio e ainda não recebi 1 cêntimo!!! Na loja do Cientista disseram-me que o processo ainda está em análise, desculpem lá, mas não acho isto normal. Já procurei em todo o lado e infelizmente não existe um prazo legal para nos reembolsarem.

É o país que temos e não há nada a fazer, pois nunca irá mudar. Ainda querem que se faça ciência em Portugal. Yeah right!!!

Desculpem o desabafo, mas de facto é difícil não me exaltar perante esta e tantas outras situações que não são características de um país supostamente desenvolvido.

Bem haja e um enorme viva à fuga de cérebros para o estrangeiro!

pedro.costa
recém-chegado
recém-chegado
Registado: terça dez 22, 2009 9:21 pm
University/ Institute: LNIV; IHMT

Mensagem por pedro.costa »

Pois é, parece que ainda não é este mês. Já não sei o que fazer mais. Não existe maneira de responsabilizar a FCT? Não está regulamentado em DR alguma lei em que a FCT tenho um prazo máximo para reembolsar os alunos?

spca

Mensagem por spca »

pedro.costa Escreveu:Pois é, parece que ainda não é este mês. Já não sei o que fazer mais. Não existe maneira de responsabilizar a FCT? Não está regulamentado em DR alguma lei em que a FCT tenho um prazo máximo para reembolsar os alunos?
Receio bem que não... Acho que apenas está estipulado que será reembolsado pelo escalão mínimo (de 1xIAS, presentemente 109 euros).
E repara que mesmo nos pagamentos do Estado com prazos estipulados, ex. 30 ou 60 dias, não têm sido respeitados os prazos, de uma forma geral.

Fonte: http://www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamento.phtml.pt
Artigo 28º – Segurança social

1. Os bolseiros devem assegurar o exercício do seu direito à segurança social mediante a adesão ao regime do seguro social voluntário nos termos previstos no Estatuto do Bolseiro de Investigação, aprovado pela Lei nº 40/2004, de 18 de agosto, assumindo as entidades financiadoras os encargos resultantes das contribuições previstas nesse estatuto.
2. A suspensão de atividades e o pagamento dos subsídios durante o período de parentalidade, adoção, doença, assistência a menores doentes, assistência a deficientes, assistência a filhos e assistência à família é efetuado de acordo com o disposto na Lei n.º 40/2004, de 18 de agosto.
Fonte: http://www.fct.pt/apoios/bolsas/estatut ... o.phtml.pt
Artigo 10º
Segurança social
4. Os beneficiários do Estatuto previsto na presente lei têm direito à assunção, por parte da instituição financiadora, dos encargos resultantes das contribuições que incidem sobre o primeiro dos escalões referidos no artigo 36.º do Decreto-Lei n.º 40/89, de 1 de Fevereiro, correndo por conta própria o acréscimo de encargos decorrente da opção por uma base de incidência superior.

pica_pau
recém-chegado
recém-chegado

Mensagem por pica_pau »

Viva,

É só para informar, a quem possa estar interessado que a FCT continua com atrasos nos pagamentos.

Enviei em Junho os comprovativos de pagamento à segurança social, e até hoje ainda não me pagaram nem disseram nada (continua em analise).

Estamos hoje a 4 de Outubro, a a bolsa do mês de Setembro ainda não foi paga, costuma ser paga no final do mês, ou o mais tardar dia 1 ou dois.

Afinal, tudo parece ser consequências das contenções financeiras que afectam o pais, também estão a afectar as fundações e a investigação cientifica!!!

Cump.

mikex
cientista assíduo
cientista assíduo
Registado: sábado out 31, 2009 7:20 pm
University/ Institute: FEUP

Mensagem por mikex »

Ainda não recebeste a bolsa? Olha que eu e já várias pessoas aqui no fórum mencionaram que receberam logo no dia 1.
Sobre o SSV, ainda ontem se falou aqui que a FCT está a avaliar os pedidos de Junho, por isso pode ser que o teu já esteja próximo.

pica_pau
recém-chegado
recém-chegado

Mensagem por pica_pau »

mikex Escreveu:Ainda não recebeste a bolsa? Olha que eu e já várias pessoas aqui no fórum mencionaram que receberam logo no dia 1.
Sobre o SSV, ainda ontem se falou aqui que a FCT está a avaliar os pedidos de Junho, por isso pode ser que o teu já esteja próximo.
Ok, Obrigado , vou telefonar para a FCT para saber porque motivo este mês se esqueceram de me pagar a bolsa de Setembro.

Cumprimentos,

Tiago H. Silva
Sócios
Sócios
Registado: quarta fev 28, 2007 2:38 pm
University/ Institute: Universidade do Minho

Mensagem por Tiago H. Silva »

pica_pau Escreveu:Ok, Obrigado , vou telefonar para a FCT para saber porque motivo este mês se esqueceram de me pagar a bolsa de Setembro.
Bolsa de Setembro? Não será a de Outubro? As bolsas da FCT (BD e BPD) são pagas no início do mês a que dizem respeito. Atrasos de meses podem ocorrer na altura das renovações ou no início da mesma.

Tiago

pica_pau
recém-chegado
recém-chegado

Mensagem por pica_pau »

Tiago H. Silva Escreveu:
pica_pau Escreveu:Ok, Obrigado , vou telefonar para a FCT para saber porque motivo este mês se esqueceram de me pagar a bolsa de Setembro.
Bolsa de Setembro? Não será a de Outubro? As bolsas da FCT (BD e BPD) são pagas no início do mês a que dizem respeito. Atrasos de meses podem ocorrer na altura das renovações ou no início da mesma.

Tiago
Muito obrigado a todos os que responderam, Desloquei-me à FCT e esta tudo certo e esclarecido.
A ajuda e as respostas que obtive aqui tambem forma muito úteis.

Obrigado a todos.

Mush
cientista assíduo
cientista assíduo
Registado: quarta mai 30, 2007 8:10 pm
University/ Institute: Universidade de Maribor/IBMC

Mensagem por Mush »

aaaahhh!!!
Finalmente!!! Recebi hj um email da FCT a dizer que me vao devolver o dinheiro do SSV no proximo mes referente aos meses desde Janeiro ate Agosto. Imagino entao que ja chegaram aos pedidos de reembolso feitos no mes de Setembro. :)

Responder