A FCT demora Muito a reembolsar o SSV
-
- recém-chegado
- Registado: terça mar 20, 2012 10:07 am
- University/ Institute: Instituto Superior Tecnico
A FCT demora Muito a reembolsar o SSV
Bom dia,
Antes demais parabens aos gestores e administardores deste fórum, pois é muito bom e util termos um sitio onde seja possivel esclarecer as duvidas.
A minha questão é, no presente momento, +/- quanto tempo a FCT esta a demorar a reembolsar o valor que nos temos que adiantar para o pagamento do Seguro Social Voluntario?
Eu pergunto isto, porque enviei a documentação toda, faz algum tempo, de acordo com as instruções, mas como enviei em correio normal, receio que se possa ter extraviado.
Cumprimentos a todos e desde já obrigado pelas respostas.
Antes demais parabens aos gestores e administardores deste fórum, pois é muito bom e util termos um sitio onde seja possivel esclarecer as duvidas.
A minha questão é, no presente momento, +/- quanto tempo a FCT esta a demorar a reembolsar o valor que nos temos que adiantar para o pagamento do Seguro Social Voluntario?
Eu pergunto isto, porque enviei a documentação toda, faz algum tempo, de acordo com as instruções, mas como enviei em correio normal, receio que se possa ter extraviado.
Cumprimentos a todos e desde já obrigado pelas respostas.
Re: A FCT demora Muito a reembolsar o SSV
Ola
No meu caso, num reembolso recente, demorou 2 meses
Ve http://forum.bolseiros.org/viewtopic.ph ... 128#p26128
Nota que enviei os recibos digitalizados por email (que e o que aparentemente eles preferem que seja feito actualmente).
Cumprimentos
Nota que enviei os recibos digitalizados por email (que e o que aparentemente eles preferem que seja feito actualmente).
Cumprimentos
-
- recém-chegado
- Registado: terça jul 03, 2007 11:49 am
- University/ Institute: FCT|FCCN
Nos anos anteriores a FCT demorava menos de um mês a fazer o reembolso, se por exemplo enviassemos o pedido logo no inicio do mês, por email, recebiamos o reembolso no pagamento do mês seguinte. Desde Novembro/Dezembro do ano passado a situação alterou-se (não sei o motivo) e o reembolso passou a ser feito somente passado dois meses.
Neste momento não sei até que ponto a demora possa vir a ser maior pois enviei o pedido de reembolso no dia 1 de Fevereiro e até hoje ainda não recebi o email a indicar que o reembolso iria ser feito em conjunto com o pagamento da mensalidade de Abril... Agora não sei se simplesmente deixaram de enviar esses emails ou se ainda não vou receber o reembolso no próximo mês.
Antigamente dava para usar os valores dos reembolsos anteriores para pagar o SSV do mês corrente, aliás foi quem me atendeu na FCT me aconselhou a fazê-lo. Se pagasse o SSV no primeiros dias do mês e enviasse logo o pedido de reembolso por email seria logo reembolsado no mês seguinte, e poderia usar esse valor para pagar o SSV desse mês. Agora se a demora for muito maior lá teremos de sacrificar parte da bolsa para pagar o SSV, e tudo bem que seremos reembolsados mais tarde, mas são menos 109 euros que temos para fazer face às despesas correntes.
Neste momento não sei até que ponto a demora possa vir a ser maior pois enviei o pedido de reembolso no dia 1 de Fevereiro e até hoje ainda não recebi o email a indicar que o reembolso iria ser feito em conjunto com o pagamento da mensalidade de Abril... Agora não sei se simplesmente deixaram de enviar esses emails ou se ainda não vou receber o reembolso no próximo mês.
Antigamente dava para usar os valores dos reembolsos anteriores para pagar o SSV do mês corrente, aliás foi quem me atendeu na FCT me aconselhou a fazê-lo. Se pagasse o SSV no primeiros dias do mês e enviasse logo o pedido de reembolso por email seria logo reembolsado no mês seguinte, e poderia usar esse valor para pagar o SSV desse mês. Agora se a demora for muito maior lá teremos de sacrificar parte da bolsa para pagar o SSV, e tudo bem que seremos reembolsados mais tarde, mas são menos 109 euros que temos para fazer face às despesas correntes.
PhD Student in Computer Science at ISCTE-IUL
Olapcosta Escreveu:(...)
(...)
No meu caso, enviaram tudo junto no mesmo email - reembolso do SSV, e confirmacao da renovacao, que foram pedidos com 1 semana de diferenca. Deu-me a sensacao que talvez as pessoas fiquem em lista de espera e depois "despachem" todos os assuntos pendentes daquela pessoa quando chegar a sua vez.
-
- recém-chegado
Pois... deve de ser esse o caso pois enviei um email a perguntar o motivo da demora e responderam-me a dizer que o pedido ainda se encontra para análisespca Escreveu:Olapcosta Escreveu:(...)
(...)
No meu caso, enviaram tudo junto no mesmo email - reembolso do SSV, e confirmacao da renovacao, que foram pedidos com 1 semana de diferenca. Deu-me a sensacao que talvez as pessoas fiquem em lista de espera e depois "despachem" todos os assuntos pendentes daquela pessoa quando chegar a sua vez.
-
- recém-chegado
pica_pau Escreveu:Bom dia,
Enviei o meu pedido em meados de Fevereiro e ainda esta para apreciação....
Que se passará com os serviços? Serão efeitos da crise???
Ontem dei-me ao trabalho de me deslocar à loja do cientista para perguntar pessoalmante, e confirmam que receberam a documentação, mas esta em analise....
Até quando?... Já sei que os pagamentos deste mes já estão em processamento e este mês não será!...
Cumprimentos.
-
- recém-chegado
No meu caso o atraso já vai em quatro meses. Fiz o pedido no dia um de Janeiro e só no pagamento de Maio é que me vão fazer o reembolso. O processo esteve em "análise" durante esse tempo todo e por muito que reclamasse não me davam mais nenhuma explicação.
Não sei como é que uma coisa tão simples que até pode ser feita de modo quase automático (agora que está tudo informatizado) demora tanto tempo. O que me parece é que não há dinheiro para pagar os reembolsos de toda a gente ao mesmo tempo e depois vêm com essa história de ter o processo em análise para ir atrasando os pagamentos, porque senão fariam as coisas de outra maneira como por mais do que uma vez lhes sugeri, e que seria incluirem automáticamente no pagamento da bolsa o valor do SSV assim que o bolseiro comprovasse a sua inscrição, visto que enquanto não desistirmos do SSV seriamos obrigados a pagá-lo todos os meses. A desistência não é feita de um dia para o outro, leva cerca de um mês, o que daria tempo mais que suficiente para a segurança social informar a FCT. Mas mesmo que essa comunicação não fosse feita bastaria continuarmos a enviar os comprovativos de pagamento, conforme já o fazemos, para que eles tivessem a garantia que continuamos inscritos no SSV.
A resposta que me deram foi que iria tornar o processo mais complicado, não sei em quê e para quem, e se as coisas fossem bem articuladas com a segurança social ainda teriam menos com que se preocupar, só teriam de lidar com casos de falta de pagamento, mas enfim, é o país que temos
Não sei como é que uma coisa tão simples que até pode ser feita de modo quase automático (agora que está tudo informatizado) demora tanto tempo. O que me parece é que não há dinheiro para pagar os reembolsos de toda a gente ao mesmo tempo e depois vêm com essa história de ter o processo em análise para ir atrasando os pagamentos, porque senão fariam as coisas de outra maneira como por mais do que uma vez lhes sugeri, e que seria incluirem automáticamente no pagamento da bolsa o valor do SSV assim que o bolseiro comprovasse a sua inscrição, visto que enquanto não desistirmos do SSV seriamos obrigados a pagá-lo todos os meses. A desistência não é feita de um dia para o outro, leva cerca de um mês, o que daria tempo mais que suficiente para a segurança social informar a FCT. Mas mesmo que essa comunicação não fosse feita bastaria continuarmos a enviar os comprovativos de pagamento, conforme já o fazemos, para que eles tivessem a garantia que continuamos inscritos no SSV.
A resposta que me deram foi que iria tornar o processo mais complicado, não sei em quê e para quem, e se as coisas fossem bem articuladas com a segurança social ainda teriam menos com que se preocupar, só teriam de lidar com casos de falta de pagamento, mas enfim, é o país que temos
-
- investigador em formação
- Registado: segunda mar 05, 2012 3:18 pm
- University/ Institute: UNL
Já agora, para que email é que enviaste os recibos digitalizados? para o id.bolsas ou outro.spca Escreveu:Ola
Cumprimentos
Obrigada.
-
- recém-chegado
- Registado: sexta nov 11, 2011 2:44 pm
- University/ Institute: Instituto Superior Técnico
- Contacto:
Sim, vão para id.bolsas com a referência da tua bolsa no título.Xana Who Escreveu: Já agora, para que email é que enviaste os recibos digitalizados? para o id.bolsas ou outro.
Eu também confirmo atrasos no reembolso do SSV ultimamente. Por exemplo:
- a 1 de fevereiro enviei dois recibos em pdf por email, a comprovar os meus pagamentos de janeiro e de fevereiro
- normalmente em 15 dias costumam processar e enviar-me o aviso que pagarão no dia 1 do mês seguinte, desta vez nada
- a 1 de março contacto FCT sobre o assunto e recebo a resposta "O seu processo encontra-se para análise"; tudo bem, penso eu... vão demorar mais alguns dias e vou receber o reembolso em abril? mas não:
- finalmente, a 29 de março, chega a comunicação: "foi considerado financiar 218,00€ relativos ao Seguro Social Voluntário dos meses de Janeiro e Fevereiro de 2012 , que serão pagos com os montantes de Maio de 2012"
Ou seja, neste caso demoraram 8 semanas para processar os meus recibos (em vez que as 2-3 semanas do costume), e receberei o reembolso exatamente 3 meses depois do dia em que paguei o SSV, que foi 1 de fevereiro.
Travel is the cure for racism, bigotry and prejudice. Ciao,
-Giovanni
-Giovanni
Sim, também tenho tido os mesmos problemas de demora relativamente ao reembolso de Seguro Social Voluntário. Iniciei bolsa de pós-doc em Setembro passado, e mesmo já tendo tido bolsa de doutoramento durante a qual tive SSV, n me reembolsaram nada até que voltasse a enviar documento da Segurança Social com o meu nome e número de beneficiário.... Esta semana recebi mail de resposta ao meu pedido de reembolso do mês de Fevereiro dando conta que tal será pago com os montantes de Junho (!) E tem sido sempre assim. Quando inquiro telefonicamente quando é que os montantes serão reembolsados, a resposta é sempre que está em análise; não compreendo o que é que pode ser analisado todos os meses sobre exactamente a mesma pessoa e o mesmo assunto. A verdade é que temos de cumprir os prazos de pagamento da Segurança Social de algo voluntário, mas a FCT n tem qq tipo de prazo de reembolso e chegamos a estar com 3 meses de pagamentos em atraso....
-
- cientista regular
- Registado: segunda set 15, 2008 10:00 am
- University/ Institute: ***
E eu recebi hoje um e-mail a confirmar o pagamento do SSV de Fevereiro com os montantes de Fevereiro.
Março, Abril, Maio e Junho já estão pagos mas não obtive qualquer indicação em relação a estes meses.
Março, Abril, Maio e Junho já estão pagos mas não obtive qualquer indicação em relação a estes meses.
-
- recém-chegado
- Registado: terça dez 22, 2009 9:21 pm
- University/ Institute: LNIV; IHMT
Pois bem, agora venho eu dar o meu contributo, enviei os recibos do SSV respectivos aos meses de Janeiro a Maio no dia 9 de Maio e ainda não recebi 1 cêntimo!!! Na loja do Cientista disseram-me que o processo ainda está em análise, desculpem lá, mas não acho isto normal. Já procurei em todo o lado e infelizmente não existe um prazo legal para nos reembolsarem.
É o país que temos e não há nada a fazer, pois nunca irá mudar. Ainda querem que se faça ciência em Portugal. Yeah right!!!
Desculpem o desabafo, mas de facto é difícil não me exaltar perante esta e tantas outras situações que não são características de um país supostamente desenvolvido.
Bem haja e um enorme viva à fuga de cérebros para o estrangeiro!
É o país que temos e não há nada a fazer, pois nunca irá mudar. Ainda querem que se faça ciência em Portugal. Yeah right!!!
Desculpem o desabafo, mas de facto é difícil não me exaltar perante esta e tantas outras situações que não são características de um país supostamente desenvolvido.
Bem haja e um enorme viva à fuga de cérebros para o estrangeiro!
-
- recém-chegado
- Registado: terça dez 22, 2009 9:21 pm
- University/ Institute: LNIV; IHMT
Pois é, parece que ainda não é este mês. Já não sei o que fazer mais. Não existe maneira de responsabilizar a FCT? Não está regulamentado em DR alguma lei em que a FCT tenho um prazo máximo para reembolsar os alunos?
Receio bem que não... Acho que apenas está estipulado que será reembolsado pelo escalão mínimo (de 1xIAS, presentemente 109 euros).pedro.costa Escreveu:Pois é, parece que ainda não é este mês. Já não sei o que fazer mais. Não existe maneira de responsabilizar a FCT? Não está regulamentado em DR alguma lei em que a FCT tenho um prazo máximo para reembolsar os alunos?
E repara que mesmo nos pagamentos do Estado com prazos estipulados, ex. 30 ou 60 dias, não têm sido respeitados os prazos, de uma forma geral.
Fonte: http://www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamento.phtml.pt
Fonte: http://www.fct.pt/apoios/bolsas/estatut ... o.phtml.ptArtigo 28º – Segurança social
1. Os bolseiros devem assegurar o exercício do seu direito à segurança social mediante a adesão ao regime do seguro social voluntário nos termos previstos no Estatuto do Bolseiro de Investigação, aprovado pela Lei nº 40/2004, de 18 de agosto, assumindo as entidades financiadoras os encargos resultantes das contribuições previstas nesse estatuto.
2. A suspensão de atividades e o pagamento dos subsídios durante o período de parentalidade, adoção, doença, assistência a menores doentes, assistência a deficientes, assistência a filhos e assistência à família é efetuado de acordo com o disposto na Lei n.º 40/2004, de 18 de agosto.
Artigo 10º
Segurança social
4. Os beneficiários do Estatuto previsto na presente lei têm direito à assunção, por parte da instituição financiadora, dos encargos resultantes das contribuições que incidem sobre o primeiro dos escalões referidos no artigo 36.º do Decreto-Lei n.º 40/89, de 1 de Fevereiro, correndo por conta própria o acréscimo de encargos decorrente da opção por uma base de incidência superior.
-
- recém-chegado
Viva,
É só para informar, a quem possa estar interessado que a FCT continua com atrasos nos pagamentos.
Enviei em Junho os comprovativos de pagamento à segurança social, e até hoje ainda não me pagaram nem disseram nada (continua em analise).
Estamos hoje a 4 de Outubro, a a bolsa do mês de Setembro ainda não foi paga, costuma ser paga no final do mês, ou o mais tardar dia 1 ou dois.
Afinal, tudo parece ser consequências das contenções financeiras que afectam o pais, também estão a afectar as fundações e a investigação cientifica!!!
Cump.
É só para informar, a quem possa estar interessado que a FCT continua com atrasos nos pagamentos.
Enviei em Junho os comprovativos de pagamento à segurança social, e até hoje ainda não me pagaram nem disseram nada (continua em analise).
Estamos hoje a 4 de Outubro, a a bolsa do mês de Setembro ainda não foi paga, costuma ser paga no final do mês, ou o mais tardar dia 1 ou dois.
Afinal, tudo parece ser consequências das contenções financeiras que afectam o pais, também estão a afectar as fundações e a investigação cientifica!!!
Cump.
-
- cientista assíduo
- Registado: sábado out 31, 2009 7:20 pm
- University/ Institute: FEUP
Ainda não recebeste a bolsa? Olha que eu e já várias pessoas aqui no fórum mencionaram que receberam logo no dia 1.
Sobre o SSV, ainda ontem se falou aqui que a FCT está a avaliar os pedidos de Junho, por isso pode ser que o teu já esteja próximo.
Sobre o SSV, ainda ontem se falou aqui que a FCT está a avaliar os pedidos de Junho, por isso pode ser que o teu já esteja próximo.
-
- recém-chegado
Ok, Obrigado , vou telefonar para a FCT para saber porque motivo este mês se esqueceram de me pagar a bolsa de Setembro.mikex Escreveu:Ainda não recebeste a bolsa? Olha que eu e já várias pessoas aqui no fórum mencionaram que receberam logo no dia 1.
Cumprimentos,
-
- Sócios
- Registado: quarta fev 28, 2007 2:38 pm
- University/ Institute: Universidade do Minho
Bolsa de Setembro? Não será a de Outubro? As bolsas da FCT (BD e BPD) são pagas no início do mês a que dizem respeito. Atrasos de meses podem ocorrer na altura das renovações ou no início da mesma.pica_pau Escreveu:Ok, Obrigado , vou telefonar para a FCT para saber porque motivo este mês se esqueceram de me pagar a bolsa de Setembro.
Tiago
-
- recém-chegado
Muito obrigado a todos os que responderam, Desloquei-me à FCT e esta tudo certo e esclarecido.Tiago H. Silva Escreveu:Bolsa de Setembro? Não será a de Outubro? As bolsas da FCT (BD e BPD) são pagas no início do mês a que dizem respeito. Atrasos de meses podem ocorrer na altura das renovações ou no início da mesma.pica_pau Escreveu:Ok, Obrigado , vou telefonar para a FCT para saber porque motivo este mês se esqueceram de me pagar a bolsa de Setembro.
Tiago
A ajuda e as respostas que obtive aqui tambem forma muito úteis.
Obrigado a todos.
-
- cientista assíduo
- Registado: quarta mai 30, 2007 8:10 pm
- University/ Institute: Universidade de Maribor/IBMC
aaaahhh!!!
Finalmente!!! Recebi hj um email da FCT a dizer que me vao devolver o dinheiro do SSV no proximo mes referente aos meses desde Janeiro ate Agosto. Imagino entao que ja chegaram aos pedidos de reembolso feitos no mes de Setembro.
Finalmente!!! Recebi hj um email da FCT a dizer que me vao devolver o dinheiro do SSV no proximo mes referente aos meses desde Janeiro ate Agosto. Imagino entao que ja chegaram aos pedidos de reembolso feitos no mes de Setembro.