Bolsas de Doutoramento e Pós-Doutoramento 2012

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Queentrix
investigador em formação
investigador em formação
Registado: sexta fev 11, 2011 4:52 pm
University/ Institute: UTAD

Re: Bolsas de Doutoramento e Pós-Doutoramento 2012

Mensagem por Queentrix »

trma Escreveu:Viva

2 - quanto tempo demoram a aparecer as alterações / actualizações ao CV na plataforma DeGois?
A actualização na Degois é instantânea. Desde que carregues no botão para "enviar para publicação".

tonto
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quarta mai 16, 2012 12:27 pm
University/ Institute: Porto

Mensagem por tonto »

Como serao divulgados os resultados da BD?

researcher
investigador em formação
investigador em formação
Registado: terça jan 04, 2011 12:17 pm
University/ Institute: ___

Mensagem por researcher »

assumindo que nada muda neste concurso, vais receber um email com um link para esta pagina: https://www.fct.mctes.pt/fctsig/. fazendo o login, tens acesso à tua ficha de avaliacao e lista de candidatos da tua area cientifica.

D_Little_B
cientista assíduo
cientista assíduo
Registado: terça abr 21, 2009 9:46 pm
University/ Institute: FCUL

Mensagem por D_Little_B »

Ouvido hoje na FCT (Loja do Cientista) o seguinte esclarecimento, dado pelo funcionário de serviço: as avaliações das bolsas acabaram a semana passada, agora falta definir linhas de corte.
J

Joana@UB
investigador em formação
investigador em formação
Registado: terça jul 12, 2011 4:12 pm
University/ Institute: Buffalo

Mensagem por Joana@UB »

D_Little_B Escreveu:Ouvido hoje na FCT (Loja do Cientista) o seguinte esclarecimento, dado pelo funcionário de serviço: as avaliações das bolsas acabaram a semana passada, agora falta definir linhas de corte.
Não vale a pena ficar com esperança que os resultados saem em breve... As avaliações terminam sempre mais cedo, mas os resultados demoram mais a sair. Este é o primeiro ano em que foi anunciado desde o inicio que as bolsas são começar em Janeiro por isso não há pressa para saírem.

spca
cientista sempre presente
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Mensagem por spca »

D_Little_B Escreveu:Ouvido hoje na FCT (Loja do Cientista) o seguinte esclarecimento, dado pelo funcionário de serviço: as avaliações das bolsas acabaram a semana passada, agora falta definir linhas de corte.
Durante o mês de Agosto (férias) certamente não irão decidir nada que não tenha de ser decidido de imediato, muito menos precisando quase de certeza da aprovação do Ministério das Finanças. É melhor ires de férias "descansado" sem esperar que saiam resultados nenhuns antes de meados de Setembro, na melhor das hipóteses.

D_Little_B
cientista assíduo
cientista assíduo

spca Escreveu:
Durante o mês de Agosto (férias) certamente não irão decidir nada que não tenha de ser decidido de imediato, muito menos precisando quase de certeza da aprovação do Ministério das Finanças. É melhor ires de férias "descansado" sem esperar que saiam resultados nenhuns antes de meados de Setembro, na melhor das hipóteses.
Eu estou mais que descansado, estava lá para entregar a minha renovação ;-) ! Só partilhei a informação para quem quisesse saber.
J

Jucilene
cientista regular
cientista regular
Registado: domingo out 09, 2011 10:05 pm
University/ Institute: ISA

Mensagem por Jucilene »

D_Little_B Escreveu:
spca Escreveu:
Eu estou mais que descansado, estava lá para entregar a minha renovação ;-) ! Só partilhei a informação para quem quisesse saber.
Muito obrigada pela informação D_Little, vc deve bem saber a expectativa de quem é novo no sistema. Qualquer maiores novidades , por favor vai comentando.

spca
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Mensagem por spca »

Jucilene Escreveu:(...)
Muito obrigada pela informação D_Little, vc deve bem saber a expectativa de quem é novo no sistema. Qualquer maiores novidades , por favor vai comentando.
Não duvido da boa vontade de quem coloca estas informações. Mas sei bem o desespero de estar à espera dos resultados que estão mesmo para sair mas nunca mais saem, que impede, por exemplo, o mínimo de descanso numas férias. Por isso creio ser melhor não estar a criar expectativas que os resultados poderão sair em breve quando, realisticamente, isso certamente não acontecerá. A partir de Setembro há muito tempo para desesperar.

D_Little_B
cientista assíduo
cientista assíduo

spca Escreveu:
Jucilene Escreveu:(...)
Não duvido da boa vontade de quem coloca estas informações. Mas sei bem o desespero de estar à espera dos resultados que nunca mais saem, que impede, por exemplo, o mínimo de descanso numas férias. Por isso creio ser melhor não estar a criar expectativas que os resultados poderão sair em breve quando, realisticamente, isso certamente não acontecerá. A partir de Setembro há muito tempo para desesperar.
Eu não criei expectativas nenhumas, comuniquei uma informação factual sobre o que está feito e o que não está, sem previsões ou alguma coisa que se pareça:
Mas pronto, se, mesmo tendo em conta o quão difícil é obter respostas da FCT, partilhar informação num fórum é um problema, assim seja. Cada um fica com a informação que obtém só para si, quem quiser saber algo é montar nas perninhas e ir à D. Carlos como os outros.
J

ricardo.figueiredo
cientista regular
cientista regular
Registado: terça fev 14, 2012 4:43 pm

Mensagem por ricardo.figueiredo »

Jucilene Escreveu: Muito obrigada pela informação D_Little, vc deve bem saber a expectativa de quem é novo no sistema. Qualquer maiores novidades , por favor vai comentando.
Aconselho vivamente a que aproveitem o mês de Agosto para repousar e retemperar. Passar cada dia na expectativa de poder vir a saber os resultados do concurso nas horas seguintes é, por experiência própria, muito desgastante.

Como o colega spca já referiu, os resultados não sairão antes de Setembro, por isso tentem descansar e passar umas boas férias. As novidades não virão tão cedo e, nesta fase, o que quer que seja decidido já não está nas vossas mãos.

Na verdade, tendo em conta as circunstâncias actuais em que o país se encontra, penso que apontar o mês de Setembro para saída dos resultados é um palpite deveras optimista...

cmrp
cientista regular
cientista regular
Registado: segunda ago 06, 2012 8:11 pm

Mensagem por cmrp »

Olá a todos,

tenho uma dúvida: concorri a uma bolsa de doutoramento no estrangeiro, mas a universidade (estrangeira) que apontei para obter o grau acabou por me rejeitar no seu programa doutoral. A FCT levantará algum problema se eu obter o grau por numa universidade nacional?

Obrigada! ;)

researcher
investigador em formação
investigador em formação

dado que a instituicao de acolhimento mencionada na candidatura é avaliada pelo painel e influencia a tua classificacao final, e supondo que o facto de nao teres entrado no programa doutoral implica que a tua investigacao nao sera' desenvolvida nessa instituicao estrangeira, diria que a candidatura que eles estao a analisar nao corresponde à "realidade".

nota que para a bolsa ser efectivada depois dos resultados sairem tens que enviar um comprovativo da instituicao de acolhimento e da que confere o grau (se forem diferentes).
o melhor seria falares com a fct asap.

boa sorte!

cmrp Escreveu:Olá a todos,

tenho uma dúvida: concorri a uma bolsa de doutoramento no estrangeiro, mas a universidade (estrangeira) que apontei para obter o grau acabou por me rejeitar no seu programa doutoral. A FCT levantará algum problema se eu obter o grau por numa universidade nacional?

Obrigada! ;)

cmrp
cientista regular
cientista regular

Mensagem por cmrp »

Olá,

o caso é o seguinte: mudar de instituição que confere o grau, sem que isso implique mudança de orientador, instituição de acolhimento ou programa de trabalhos... simplesmente, o número de vagas do programa doutoral encheu, e não fui aceite... ainda assim, vou seguir o conselho e falar directamente com a FCT ;)

Obrigada!
researcher Escreveu:dado que a instituicao de acolhimento mencionada na candidatura é avaliada pelo painel e influencia a tua classificacao final, e supondo que o facto de nao teres entrado no programa doutoral implica que a tua investigacao nao sera' desenvolvida nessa instituicao estrangeira, diria que a candidatura que eles estao a analisar nao corresponde à "realidade".

nota que para a bolsa ser efectivada depois dos resultados sairem tens que enviar um comprovativo da instituicao de acolhimento e da que confere o grau (se forem diferentes).

boa sorte!

Obrigada! ;)

researcher
investigador em formação
investigador em formação

desculpa, devo ter percebido mal a tua situacao -- como disseste que tinhas concorrido a uma bolsa no estrangeiro eu assumi que pelo menos parte do programa de trabalhos seria desenvolvido na instituicao estrangeira.
quer isto dizer que concorreste a uma bolsa no estrangeiro, com grau concedido por uma universidade estrangeira, mas planos de trabalho a decorrer totalmente numa instituicao nacional?
a unica questao que eu vejo que eles podem colocar é que nestas novas circunstancias nao faria muito sentido a bolsa ser no estrangeiro. de resto, suponho que a avaliacao da candidatura nao se altere muito...

acho que seria util se depois de falares com a fct partilhasses o que te foi dito -- pode ajudar colegas no futuro

boa sorte!

cmrp Escreveu:Olá,

o caso é o seguinte: mudar de instituição que confere o grau, sem que isso implique mudança de orientador, instituição de acolhimento ou programa de trabalhos... simplesmente, o número de vagas do programa doutoral encheu, e não fui aceite... ainda assim, vou seguir o conselho e falar directamente com a FCT ;)

Obrigada!
researcher Escreveu:dado que a instituicao de acolhimento mencionada na candidatura é avaliada pelo painel e influencia a tua classificacao final, e supondo que o facto de nao teres entrado no programa doutoral implica que a tua investigacao nao sera' desenvolvida nessa instituicao estrangeira, diria que a candidatura que eles estao a analisar nao corresponde à "realidade".

boa sorte!

Obrigada! ;)

cmrp
cientista regular
cientista regular

Mensagem por cmrp »

Primeio que nada, obrigada researcher :)

Para clarificar:
Tipo de bolsa: no estrangeiro
Instituição de acolhimento (e orientador e totalidade de programa de trabalhos): no estrangeiro
Instituição que confere o grau: apontei uma estrangeira, mas não fui aceite no programa doutoral.

Por isso, a minha questão era: é possível obter o grau por uma universidade nacional? (ou seja, inscrevo-me num programa doutoral de uma univ potuguesa, mas tudo o resto decorre no estrangeiro - basicamente venho a Portugal defender, apenas)?

Cumprimentos :)

[quote="researcher"]desculpa, devo ter percebido mal a tua situacao -- como disseste que tinhas concorrido a uma bolsa no estrangeiro eu assumi que pelo menos parte do programa de trabalhos seria desenvolvido na instituicao estrangeira.
quer isto dizer que concorreste a uma bolsa no estrangeiro, com grau concedido por uma universidade estrangeira, mas planos de trabalho a decorrer totalmente numa instituicao nacional?
a unica questao que eu vejo que eles podem colocar é que nestas novas circunstancias nao faria muito sentido a bolsa ser no estrangeiro. de resto, suponho que a avaliacao da candidatura nao se altere muito...

acho que seria util se depois de falares com a fct partilhasses o que te foi dito -- pode ajudar colegas no futuro

boa sorte!

[quote="cmrp"]Olá,

Obrigada!

[quote="researcher"]dado que a instituicao de acolhimento mencionada na candidatura é avaliada pelo painel e influencia a tua classificacao final, e supondo que o facto de nao teres entrado no programa doutoral implica que a tua investigacao nao sera' desenvolvida nessa instituicao estrangeira, diria que a candidatura que eles estao a analisar nao corresponde à "realidade".

boa sorte!

schutz
investigador em formação
investigador em formação
Registado: quarta set 01, 2010 4:22 pm

Mensagem por schutz »

cmrp Escreveu:Primeio que nada, obrigada researcher :)

Para clarificar:
Instituição de acolhimento (e orientador e totalidade de programa de trabalhos): no estrangeiro
Instituição que confere o grau: apontei uma estrangeira, mas não fui aceite no programa doutoral.

Por isso, a minha questão era: é possível obter o grau por uma universidade nacional? (ou seja, inscrevo-me num programa doutoral de uma univ potuguesa, mas tudo o resto decorre no estrangeiro - basicamente venho a Portugal defender, apenas)?

Duvido muito. Os regulamentos dos 3º ciclos normalmente (e seria muito estranho não serem assim) requerem que o aluno tenha um orientador da "casa". Logo nem sequer te aceitariam num programa doutoral com um orientador de outra instituição.

E faz sentido, a ideia é também a escola poder beneficiar do teu trabalho de investigação (publicações, patentes, classificação de centros de investigação, etc) e dessa forma seria impossível.

researcher
investigador em formação
investigador em formação

eu acho que a questao do cmrp é se havera' algum problema por parte da FCT.

por parte da instituicao nacional, seria possivel certamente depois de ser aceite num programa doutoral ter um orientador "da casa" que constasse dos artigos e tudo mais (talvez fosse ate' possivel mais tarde adicionar essa pessoa como co-orientador enviando um pedido à fct, mas nao sei exactamente como isso se processaria).
em teoria, nao vejo problema com desenvolver o trabalho de investigacao noutra instituicao desde que a instituicao nacional estivesse tambem referida em todos os trabalhos/artigos/... (isto ja se passava nas bolsas mistas tanto quanto sei).

pelo que eu entendo, o colega cmrp quer saber se, do ponto de vista da fct, havera' problema que a instituicao que confere o grau seja (a) diferente da instituicao de acolhimento e (b) diferente do que constava da candidatura inicial.
como disse anteriormente, a instituicao de acolhimento tem em teoria mais peso na avaliacao, e se isso nao mudou suponho que a avaliacao final se altere muito pouco. contudo, nao sei quao bem a fct lidara' com mudancas em relacao ao que foi preenchido na candidatura (mesmo que faca pouca diferenca na avaliacao). penso que poderao argumentar que qualquer alteracao na realidade é como se fosse uma nova candidatura, e por isso terias que ser avaliado novamente com os novos dados (nao sei isto de facto, estou so a por hipoteses claro).
enfim, penso que o melhor seria mesmo falar com a fct -- se nao antes, pelo menos mal saiam os resultados.

boa sorte!

schutz Escreveu:
cmrp Escreveu:Primeio que nada, obrigada researcher :)

Para clarificar:

Duvido muito. Os regulamentos dos 3º ciclos normalmente (e seria muito estranho não serem assim) requerem que o aluno tenha um orientador da "casa". Logo nem sequer te aceitariam num programa doutoral com um orientador de outra instituição.

E faz sentido, a ideia é também a escola poder beneficiar do teu trabalho de investigação (publicações, patentes, classificação de centros de investigação, etc) e dessa forma seria impossível.

researcher
investigador em formação
investigador em formação

deixa-me ainda acrescentar que de acordo com o regulamento (artigo 5, ponto 3):
"As BD podem ser no país, mistas ou no estrangeiro, consoante o plano de trabalhos decorra integralmente, parcialmente ou não decorra em instituições nacionais."

pelo que entendo, para determinar o tipo de bolsa, o que é tido em conta é a localizacao da instituicao de acolhimento.

slimvitex
investigador em formação
investigador em formação
Registado: terça mai 03, 2011 12:18 pm
University/ Institute: ISCTE

Mensagem por slimvitex »

Este ano está tudo muito caladinho!!! Não há ainda previsões para os resultados???

Responder