Bolsas de Doutoramento e Pós-Doutoramento 2012

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Juana
investigador em formação
investigador em formação
Registado: segunda mai 21, 2012 9:50 am
University/ Institute: Universidade de Lisboa

Re: Bolsas de Doutoramento e Pós-Doutoramento 2012

Mensagem por Juana »

mikex Escreveu:Ele pode concorrer à bolsa à vontade. Não pode é manter-se a trabalhar depois da data de início do contrato.
claro, tens razão. expressei-me mal!
pode concorrer desde que garanta que possa vir a exercer o plano de atividades em regime de dedicação exclusiva o que, sendo funcionário público, implica passar a estar dentro de uma daquelas categorias que apontei.

Ansia..
investigador em formação
investigador em formação
Registado: sexta set 16, 2011 3:27 pm
University/ Institute: Estrangeiro

Mensagem por Ansia.. »

Olá a todos,

Já repararam que a tabela de valores sofreu alterações para o ano 2012???

Vejam este topico: http://forum.bolseiros.org/viewtopic.php?f=1&t=4795

MANIFESTEM-SE! Isto é uma vergonha, principalmente para quem está no estrangeiro! E talvez alguns bolseiros nacionais..

Abraço

cfidalgo
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quinta jun 07, 2012 6:43 pm
University/ Institute: Investigador particular

Mensagem por cfidalgo »

mikex Escreveu:Ele pode concorrer à bolsa à vontade. Não pode é manter-se a trabalhar depois da data de início do contrato.
Obrigado pelo esclarecimento. Agora não se pode tirar licença sem vencimento com mais de 90 dias, caso contrário fica-se sem o vínculo.
Lá se vai a bolsa.

lilica
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quarta mai 16, 2012 5:11 pm
University/ Institute: port

Mensagem por lilica »

Olá pessoal! Alguem sabe se as co-orientações tb contam para por no formulario??? queria ligar para a FCT mas é o drama do costume, se alguem ja souber alguma coisa a este respeito pf de-me um feedback!

Boa sorte a todos :)

lilica
recém-chegado
recém-chegado

Mensagem por lilica »

Olá pessoal! Alguem sabe se as co-orientações tb contam para por no formulario??? queria ligar para a FCT mas é o drama do costume, se alguem ja souber alguma coisa a este respeito pf de-me um feedback!

Juana
investigador em formação
investigador em formação

Mensagem por Juana »

lilica Escreveu:Olá pessoal! Alguem sabe se as co-orientações tb contam para por no formulario??? queria ligar para a FCT mas é o drama do costume, se alguem ja souber alguma coisa a este respeito pf de-me um feedback!

no formulário há um sítio para colocar tanto orientador como co-orientador. é a isso que te referes?

lilica
recém-chegado
recém-chegado

Mensagem por lilica »

Juana Escreveu:
lilica Escreveu:Olá pessoal! Alguem sabe se as co-orientações tb contam para por no formulario??? queria ligar para a FCT mas é o drama do costume, se alguem ja souber alguma coisa a este respeito pf de-me um feedback!

no formulário há um sítio para colocar tanto orientador como co-orientador. é a isso que te referes?

Nao, nao era a isso que me referia! é que com o novo regulamento orientadores com mais k 5 doutorandos passam a ter classificação de 2.5 independentemente da classificação do instituto! e eu queria saber se contavam tb as co-orientações para esse numero! mas entretanto consegui ligar para a FCT e aqui fica a resposta: contam apenas as orientações!

Juana
investigador em formação
investigador em formação

Mensagem por Juana »

lilica Escreveu:
Juana Escreveu:

Nao, nao era a isso que me referia! é que com o novo regulamento orientadores com mais k 5 doutorandos passam a ter classificação de 2.5 independentemente da classificação do instituto! e eu queria saber se contavam tb as co-orientações para esse numero! mas entretanto consegui ligar para a FCT e aqui fica a resposta: contam apenas as orientações!
ah, ok. entendi. é bom saber.

splopes
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sexta jun 08, 2012 1:05 pm
University/ Institute: FPUL

Mensagem por splopes »

Boa tarde,

Relativamente ao caso dos Mestrados Integrados tenho uma dúvida.

No regulamento diz que devemos apresentar "certificados de habilitações de todos os graus académicos obtidos, com média final e com as classificações em todas as disciplinas realizadas" (Artigo 16, ponto 3. b. do Regulamento - http://www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamento.phtml). No entanto, pelo menos na Faculdade onde obtive os graus académicos de licenciado e mestre, só podemos pedir dois certificados: um relativo à conclusão do 1º ciclo (que nos confere o grau de licenciado e que normalmente só é pedido por quem não segue para o segundo ciclo) e outro relativo à conclusão do Mestrado Integrado (cuja média do curso engloba as classificações do 1º e 2º ciclo de estudos). Não é possível, portanto, ter um certificado só com a média do 2º ciclo de estudos, conducente ao grau de mestre.

Alguém aqui que tenha frequentado Mestrado Integrado pode partilhar a forma como vai proceder relativamente ao preenchimento da parte das habilitações do formulário?

No ano de 2010, penso que talvez não existisse problema, uma vez que olhavam apenas para a média final do Mestrado Integrado. Mas, este ano têm uma nova fórmula (disponível no guião: http://www.fct.pt/apoios/bolsas/concursos/guiao2012), além de colocarem um aviso no formulário de candidatura a dizer que temos que especificar todos os graus!

Os únicos certificados que disponho são: o relativo à conclusão do Mestrado Integrado (com a classificação final que engloba o 1º e 2º ciclo) e o relativo a todas as classificações discriminadas (desde o 1º ciclo até ao 2º ciclo). Através do certificado com as notas discriminadas, os avaliadores podem calcular a média do 1º e 2º ciclo respectivamente, segundo a fórmula da FCT, mas não tenho um certificado que me diga que tirei X no 1º ciclo e Y no 2º ciclo.

Alguém que esteja nesta situação pode ajudar, se faz favor, dizendo como pensa proceder?

rreis
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sexta jun 24, 2011 8:42 pm
University/ Institute: IST

Mensagem por rreis »

No caso das candidaturas a BPD de finalistas de doutoramento, deverá constar uma declaração de compromisso da obtenção do grau até 31 de Dezembro de 2012. Estas candidaturas serão apreciadas pelo painel de avaliação, mas a atribuição da bolsa, no caso de aprovação, ficará condicionada à apresentação do certificado de conclusão de doutoramento.
é bom saber que isto foi corrigido. fica o sabor amargo daqueles que ficaram de fora pelo requerimento absurdo de 2011 da entrega da tese provisória.

jcmt
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quarta mai 23, 2012 10:40 am
University/ Institute: Universidade de Aveiro

Mensagem por jcmt »

Viva,

Pelo que percebi, devido ao contrato de exclusividade da bolsa, no momento e que se assina o contrato não podemos estar empregados... No entanto surge-me esta questão... Caso tenha um contrato com uma empresa até Setembro de 2013 e definir como data para inicio da bolsa Setembro de 2013.... é possível conciliar os 2? quais as implicações desta opcção?

spca
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Mensagem por spca »

jcmt Escreveu:Viva,

Pelo que percebi, devido ao contrato de exclusividade da bolsa, no momento e que se assina o contrato não podemos estar empregados... No entanto surge-me esta questão... Caso tenha um contrato com uma empresa até Setembro de 2013 e definir como data para inicio da bolsa Setembro de 2013.... é possível conciliar os 2? quais as implicações desta opcção?
Pela exclusividade, a partir do momento de início da bolsa não podes estar empregado/a. Podes assinar o contrato empregado (ainda que implique um pouco mais de burocracia, terás de entregar declaração em como o emprego terminou na data XXX e esperar que eles a processem).
Logo, se o contrato da empresa termina em final de Setembro de 2013, o de bolsa deve iniciar em Outubro.
Case termine em ex. 15 de Setembro, aí já não sei se o de bolsa pode começar em ex. 16 de Setembro ou só a 1 de Outubro.

simotulu
recém-chegado
recém-chegado
Registado: terça mai 29, 2012 11:22 pm
University/ Institute: Instituto de Ciencias Sociais, UL

Mensagem por simotulu »

Juana Escreveu:Simone,
É precisamente o que o spca escreveu. O ICS tem o mesmo procedimento todos os anos. Abre concurso para lugares de pós-doc (e doc) previamente ao concurso da FCT para que os candidatos admitidos possam concorrer à FCT já com a aceitação da instituição. No entanto, caso sejas aceite no ICS, essa aceitação é condicional à bolsa da FCT, ou seja, podes ser aceite no ICS e depois não conseguires a bolsa e não poderes por isso desenvolver o teu trabalho lá. Há uns anos, o ICS aceitava um número muito reduzido de candidatos o que tornava (praticamente) garantido que quem entrava no ICS tinha depois bolsa da FCT (isto tanto nos docs como nos pós-docs), mas nos últimos anos a política (do Instituto como tb a da FCT) mudou e há sempre alguns que são aceites no ICS mas depois não conseguem a bolsa.
Obrigado Joana!

anageorge
cientista regular
cientista regular
Registado: segunda nov 27, 2006 8:04 pm
University/ Institute: UNL

Mensagem por anageorge »

lilica Escreveu:
Juana Escreveu:

E isso também será assim para os pós-docs?

PedroQ
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quinta jun 14, 2012 5:59 pm
University/ Institute: Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

Mensagem por PedroQ »

Boa tarde pessoal.

É o seguinte: eu estou a terminar a licenciatura e vou-me candidatar directamente para doutoramento, pois tenho uma média elevada, já tenho orientadores, plano de trabalhos, etc. Acontece que tenho uma disciplina de Projecto que só termina no final de Julho, ou seja, depois do prazo das candidaturas. Segundo o regulamento:

"No caso de o candidato não conseguir obter os certificados mencionados na alínea b) do número 3 até ao termo do prazo de candidatura, deve substituí-los por declarações da sua responsabilidade com o correspondente conteúdo, submetidas eletronicamente e, em caso de concessão da bolsa, enviar à FCT os certificados oficiais."

O que devo escrever nessa declaração?

Outra dúvida, no ponto:

"Documento atualizado comprovativo da situação profissional, com indicação da natureza do vínculo, funções, e carga horária letiva em média anual (se aplicável), podendo substituí-lo por declaração sob compromisso de honra caso não exista qualquer atividade profissional ou de prestação de serviços;"

No meu caso não trabalho. Basta escrever na declaração que não desempenho qualquer tipo de actividade profissional ou preciso de escrever algo mais?

Agradeço desde já a vossa atenção.

vera.ff
cientista regular
cientista regular
Registado: terça nov 06, 2007 4:24 pm
University/ Institute: Universidade Utrecht

Mensagem por vera.ff »

Olá a todos,

Tenho uma dúvida na candidatura. Onde devo anexar os documentos relativos a cartas de recomendação, aceitação da instituição de acolhimento e parecer do orientador (bolsa pós-doc)?
Obrigada,
Vera

Rui Miranda
investigador em formação
investigador em formação
Registado: quarta fev 22, 2012 10:49 pm
University/ Institute: The University of Edinburgh

Mensagem por Rui Miranda »

Olá a todos.

Em relação ao que tem vindo a ser discutido quanto ao nº doutorandos de um co-orientador, aquilo que disseram ao meu irmão, pelo telefone, foi que conta também, o que é contrário aquilo que foi dito antes.
Para esclarecer isto, alguém recebeu um e-mail a dizer se conta ou não? É que assim tinha-se uma prova da informação dada. Eu já tinha enviado um mail segunda feira, mas até agora nada.

Com os melhores cumprimentos,

Rui

Jucilene
cientista regular
cientista regular
Registado: domingo out 09, 2011 10:05 pm
University/ Institute: ISA

Mensagem por Jucilene »

Eu acho que não conta o nº de orientandos /coorientador, por uma unica razão. Não é obrigatório associar o co-orientador. Portanto, acho que a associação do coorientador vai apenas valorizar a candidatura. Penso eu.

Juana
investigador em formação
investigador em formação

Mensagem por Juana »

Jucilene Escreveu:Eu acho que não conta o nº de orientandos /coorientador, por uma unica razão. Não é obrigatório associar o co-orientador. Portanto, acho que a associação do coorientador vai apenas valorizar a candidatura. Penso eu.
Parece-me que a questão que tanto o Rui como Lilica referiam não é o facto do candidato colocar na candidatura o nº de orientandos do orientador + o nº de orientandos do co-orientador, mas sim a contabilização (ou não) dos co-orientandos do orientador. Se o nosso orientador tiver 5 orientações, mas só 3 delas a título individual e 2 como co-orientador - deve declarar 5 ou 3? É isso?

Juana
investigador em formação
investigador em formação

Mensagem por Juana »

anageorge Escreveu:
lilica Escreveu: com o novo regulamento orientadores com mais k 5 doutorandos passam a ter classificação de 2.5 independentemente da classificação do instituto! e eu queria saber se contavam tb as co-orientações para esse numero! mas entretanto consegui ligar para a FCT e aqui fica a resposta: contam apenas as orientações!
E isso também será assim para os pós-docs?
reitero a pergunta: alguém sabe se tb conta para os pós-docs? parece-me que não, mas não sei...

Responder