Desculpem a minha ignorância nesta matéria, mas insisto na seguinte questão: como é possível efectuar a candidatura para uma bolsa de doutoramento para data posterior a Janeiro de 2013, garantindo pelo menos uma pré-inscrição numa instituição de acolhimento na presente data?
Parece-me necessário alertar para o seguinte:
- Em primeiro lugar é necessário ter em conta que os programas de doutoramento actuais iniciam-se com um ano de formação (após a uniformização deste formato a nível europeu, genericamente as universidades adoptaram o sistema de incorporar a parte lectiva dos "master" como a parte formativa dos doutoramentos), distinguindo-se dos doutoramentos mais antigos em que essa obrigatoriedade não existia. Assim, normalmente estes cursos iniciam-se em Setembro/Outubro (o denominado 1º semestre).
- Nenhuma universidade (que eu conheça e na minha área) possui candidaturas abertas em permanência (ou pré-inscrições) sem determinados prazos definidos para o efeito e para o ano lectivo imediato. À data, com ou sem pré-inscrição efectuada, com ou sem aceitação definida, o que está em causa é, no máximo dos máximos, o ano lectivo 2012/2013! Num cenário pós Janeiro de 2013, e não existindo cursos que iniciem no 2º semestre, parece-me impossível assegurar qualquer candidatura, pré-inscrição ou aceitação com uma universidade para o ano lectivo 2013/2014!
- Pelas mesmas razões, a esta distância temporal também é difícil assegurar o orientador sem correr grandes riscos!
Julgo que estas questões não eram tão determinantes em anteriores formatos de doutoramento. Nos actuais cursos de doutoramento (pelo menos em Portugal e na maioria da Europa), com a adaptação dos períodos de formação enquadrados nos tradicionais períodos lectivos (com início em Setembro/Outubro), torna-se impossível gerir e compatibilizar um eventual calendário a iniciar depois de Janeiro de 2013!
Será que a minha ignorância nesta matéria não está a permitir-me vislumbrar uma saída para esta questão?
Aguardo pelos vossos sábios esclarecimentos.

Obrigado.