Bolsas de Doutoramento e Pós-Doutoramento 2012

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
bwo2012
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sexta mai 11, 2012 4:41 pm
University/ Institute: Porto

Re: Bolsas de Doutoramento e Pós-Doutoramento 2012

Mensagem por bwo2012 »

Olá,

Desculpem a minha ignorância nesta matéria, mas insisto na seguinte questão: como é possível efectuar a candidatura para uma bolsa de doutoramento para data posterior a Janeiro de 2013, garantindo pelo menos uma pré-inscrição numa instituição de acolhimento na presente data?

Parece-me necessário alertar para o seguinte:

- Em primeiro lugar é necessário ter em conta que os programas de doutoramento actuais iniciam-se com um ano de formação (após a uniformização deste formato a nível europeu, genericamente as universidades adoptaram o sistema de incorporar a parte lectiva dos "master" como a parte formativa dos doutoramentos), distinguindo-se dos doutoramentos mais antigos em que essa obrigatoriedade não existia. Assim, normalmente estes cursos iniciam-se em Setembro/Outubro (o denominado 1º semestre).

- Nenhuma universidade (que eu conheça e na minha área) possui candidaturas abertas em permanência (ou pré-inscrições) sem determinados prazos definidos para o efeito e para o ano lectivo imediato. À data, com ou sem pré-inscrição efectuada, com ou sem aceitação definida, o que está em causa é, no máximo dos máximos, o ano lectivo 2012/2013! Num cenário pós Janeiro de 2013, e não existindo cursos que iniciem no 2º semestre, parece-me impossível assegurar qualquer candidatura, pré-inscrição ou aceitação com uma universidade para o ano lectivo 2013/2014!

- Pelas mesmas razões, a esta distância temporal também é difícil assegurar o orientador sem correr grandes riscos!

Julgo que estas questões não eram tão determinantes em anteriores formatos de doutoramento. Nos actuais cursos de doutoramento (pelo menos em Portugal e na maioria da Europa), com a adaptação dos períodos de formação enquadrados nos tradicionais períodos lectivos (com início em Setembro/Outubro), torna-se impossível gerir e compatibilizar um eventual calendário a iniciar depois de Janeiro de 2013!

Será que a minha ignorância nesta matéria não está a permitir-me vislumbrar uma saída para esta questão?

Aguardo pelos vossos sábios esclarecimentos. :)

Obrigado.

Mush
cientista assíduo
cientista assíduo
Registado: quarta mai 30, 2007 8:10 pm
University/ Institute: Universidade de Maribor/IBMC

Mensagem por Mush »

Deixo ficar aqui o meu caso, pode ser que ajuda a esclarecer alguma coisa. No entanto, tenham em atencao que podem mudar as regras do jogo este ano (embora ja hajam rumores por aqui que so o artigo 25 vai sofrer alteracoes).

Podem ver na imagem abaixo o que no ano passado (como em anos anteriores) tivemos para introduzir datas de inicio do plano de trabalhos e de inicio da bolsa.
Notem que plano de trabalhos (que eu entendo como inicio do trabalho no projecto, mas que acho que pode ser o inicio do programa doutoral) nao significa o mesmo que inicio da bolsa e para o qual a data NAO tem de coincidir. Portanto podem comecar o programa em Outubro 2012 e iniciar a bolsa a Janeiro 2013. Ainda nao sei por experiencia propria se a FCT reembolsa alguma coisa das propinas pagas antes de Janeiro. Se decidirem concorrer com estas datas tem que se preparar para se sustentarem ate Janeiro, e se estiverem com contrato de trabalho durante essa altura juntem algum para os meses que se vao seguir enquanto a FCT nao paga.
No meu caso concorri a bolsa mista pelo que deixei na imagem a titulo de exemplo como se introduz as datas de inicio do projecto no estrangeiro.
Na realidade eu comecei o programa doutoral em Novembro de 2010 mas nao consegui bolsa no concurso de 2010 e tive que me arranjar de outras formas. Podia, no entanto, ter inserido outra data anterior a que declarei para inicio do programa de trabalho e isso em nada ia afectar a data em que ia comecar a receber a bolsa.... (por acaso estava dependente de conseguir a bolsa para iniciar o projecto que submeti com a candidatura e portanto a data de inicio do plano de trabalhos que submeti foi a mesma que a de inicio da bolsa).

Se estiverem a pensar comecar em Outubro 2013 a meu ver, o problema pode ser arranjarem todos os documentos necessarios (refiro-me ao documento de aceitacao no programa doutoral) no prazo de 6 meses para lacrarem o processo e nao perderem a bolsa. Mas neste caso acho que o melhor seria pergutarem a FCT como proceder. Acho que da forma como a FCT esta a gerir a atribuicao/pagamento de bolsas o melhor seria concorrer este ano para iniciar no ano seguinte e nao correrem o risco de ficarem nas lonas enquanto esperam por comecar a receber :/

Espero ter ajudado e boa sorte,
Mush
Anexos
Untitled.png
Untitled.png (8.26 KiB) Visto 8803 vezes

tres_as
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sexta mai 11, 2012 1:05 pm
University/ Institute: FCTUC

Mensagem por tres_as »

Muito obrigada pela resposta. Fico a aguardar impacientemente até quarta-feira, esperando que não se verifique essa imposição na data de início das bolsas. Já me estou a preparar para me sustentar até Janeiro de 2013 e a tratar de arranjar patrocínios junto de amigos e familiares. Eu já tenho os documentos de aceitação por parte da universidade e queria muito começar em Outubro de 2012 porque surgiu uma oportunidade única que receio não voltar a ter.
À partida, não te poderás candidatar para iniciar a bolsa antes da data que for definida no concurso. Como tal, se for definido que esta pode começar em data não anterior a Janeiro de 2013, não te poderás candidatar para antes dessa data. E haverá sempre a possibilidade de só poder começar depois, como nos 2 anos anteriores, embora eu espero que, se de facto o início passar para data não anterior a Janeiro de 2013, já seja mesmo para esta data e não haja estes adiamentos.
Independentemente da data que colocares como o início da bolsa, levará algum tempo entre a obtenção dos documentos de aceitação (principalmente em universidades estrangeiras), a submissão dos documentos online, a sua aprovação e geração do contrato online, a entrega "física" dos originais ou cópias autenticadas e do contrato na FCT (presencialmente ou por correio), a sua aprovação, e o início dos pagamentos da bolsa. Por isso, mesmo com os meses de atraso, podes ver por uma conversa vizinha que muita gente ainda não começou a receber. viewtopic.php?f=1&t=4550&p=26682
Assim, creio que muito provavelmente terás de ou "aguentar" as despesas de estudos e alojamento do teu bolso durante algum tempo (mesmo que seja possível iniciar a bolsa em Outubro, certamente só terás tudo pronto e começarás a receber alguns meses depois), ou negociar com a universidade começar um pouco mais tarde.

Boa sorte
Agradeço também o que acabou de partilhar, Mush.

vera.ff
cientista regular
cientista regular
Registado: terça nov 06, 2007 4:24 pm
University/ Institute: Universidade Utrecht

Mensagem por vera.ff »

Olá,

Qual é o artigo 25?
Obrigada,Vera

scientia
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sexta dez 05, 2008 8:26 pm
University/ Institute: orbi

Mensagem por scientia »

Mush Escreveu:Deixo ficar aqui o meu caso, pode ser que ajuda a esclarecer alguma coisa. No entanto, tenham em atencao que podem mudar as regras do jogo este ano (embora ja hajam rumores por aqui que so o artigo 25 vai sofrer alteracoes).
Por aqui por onde???

E que rumores existem mais ?

Mush
cientista assíduo
cientista assíduo
Registado: quarta mai 30, 2007 8:10 pm
University/ Institute: Universidade de Maribor/IBMC

Mensagem por Mush »

scientia Escreveu:
Mush Escreveu:Deixo ficar aqui o meu caso, pode ser que ajuda a esclarecer alguma coisa. No entanto, tenham em atencao que podem mudar as regras do jogo este ano (embora ja hajam rumores por aqui que so o artigo 25 vai sofrer alteracoes).
Por aqui por onde???

E que rumores existem mais ?

A serio? Nao quere ser mazinha, mas voces nem se dao ao trabalho de ler o que esta para tras? pelo menos leiam o que se escreveu nas ultimas 24h se realmente é do vosso interesse este assunto.

Rumores, aqui (no topico corrente):
Bolseira2012 Escreveu:Boa tarde a todos, falei hoje com a FCT (com uma Senhora bastante antipática) e disseram-me que o regulamento não tem de sair duas semanas antes!!!! Que até pode sair ao mesmo tempo da abertura do concurso...

Pelo que me disseram o regulamento está mesmo mesmo a sair e só vai ter alterações na artigo 25º (relativo à exclusividade)!!! Vamos esperar para ver...

Boa sorte a todos!

vera.ff,
o regulamento esta disponivel na pagina da FCT, mas caso ainda nao te tenhas deparado com ele no menu do lado direito aqui esta o link:
http://www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamento.phtml.pt

scientia
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sexta dez 05, 2008 8:26 pm
University/ Institute: orbi

Mensagem por scientia »

Estamos largados ao bichos.... Enfim...

Como sempre fazem o que querem e o que lhes apetece !!!

No dia 24 de Abril a informação era a seguinte :
Concurso para atribuição de Bolsas de Doutoramento e Pós-Doutoramento.

Candidaturas abertas entre 2 de Maio e 28 de Junho de 2012.

Os respectivos regulamentos e editais de todos os concursos serão publicados com um antecedência mínima de duas semanas em relação à data de início das candidaturas."
No dia 10 de Maio:
Concurso para atribuição de Bolsas de Doutoramento e Pós-Doutoramento.

Candidaturas abertas entre 16 de Maio e 28 de Junho de 2012.

O regulamento e edital do Concurso para atribuição de Bolsas de Doutoramento e Pós-Doutoramento será divulgado no site da FCT na data de abertura.
E no dia 15 de Maio as 18.40:
A Fundação para a Ciencia e a Tecnologia informa que por razões operacionais relacionadas com a validação formal de alguns elementos de suporte ao presente concurso, o prazo para o início das candidaturas a Bolsas de Doutoramento e Pos-doutoramento, inicialmente previsto para o dia 16 de Maio, é adiado por um período que não deverá exceder sete dias.

A nova data de início do concurso será anunciada em breve. A FCT procurará assegurar que a data limite para a submissão de candidaturas se mantém inalterada, terminando às 17.00h do dia 28 de Junho de 2012 de modo a não comprometer as datas previstas para o processo de avaliação nem as datas de início das Bolsas.

spca
cientista sempre presente
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Mensagem por spca »

Olá

Se calhar não é bem o que lhes apetece, mas o que lhes deixam fazer...
scientia Escreveu:Estamos largados ao bichos.... Enfim...

Como sempre fazem o que querem e o que lhes apetece !!!

(...)
E no dia 15 de Maio as 18.40:
A Fundação para a Ciencia e a Tecnologia informa que por razões operacionais relacionadas com a validação formal de alguns elementos de suporte ao presente concurso, o prazo para o início das candidaturas a Bolsas de Doutoramento e Pos-doutoramento, inicialmente previsto para o dia 16 de Maio, é adiado por um período que não deverá exceder sete dias.

A nova data de início do concurso será anunciada em breve. A FCT procurará assegurar que a data limite para a submissão de candidaturas se mantém inalterada, terminando às 17.00h do dia 28 de Junho de 2012 de modo a não comprometer as datas previstas para o processo de avaliação nem as datas de início das Bolsas.
Ou seja, parece que ainda estão à espera de alguma autorização. Talvez do Ministério das Finanças, dada a sua preponderância nos últimos anos...

Duarte Gonçalves
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sexta fev 24, 2012 1:08 am
University/ Institute: FCSH/NOVA || ISCTE-IUL

Mensagem por Duarte Gonçalves »

O regulamento e edital do Concurso para atribuição de Bolsas de Doutoramento e Pós-Doutoramento será divulgado no site da FCT na data de abertura
A questão é se a data de abertura se refere a dia 16 ou se se refere à tal data de daqui a cerca de sete dias (se dizem que não deve exceder sete dias é porque devem abrir o concurso lá para 30 de Maio).

E pode ser que a culpa não recaia toda sobre a FCT, mas é um dado adquirido que a FCT não está de todo a ter a melhor prestação. Para utilizar uma expressão suavíssima...

ricardo.figueiredo
cientista regular
cientista regular
Registado: terça fev 14, 2012 4:43 pm
University/ Institute: FCUL

Mensagem por ricardo.figueiredo »

Duarte Gonçalves Escreveu: E pode ser que a culpa não recaia toda sobre a FCT, mas é um dado adquirido que a FCT não está de todo a ter a melhor prestação. Para utilizar uma expressão suavíssima...
Como alvitrou o colega spca, acredito que o atraso se deve a problemas relacionados com disponibilização de verbas da parte do Ministério das Finanças, que terá provavelmente algum tipo de influência no novo regulamento e moldes do concurso deste ano.

tonto
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quarta mai 16, 2012 12:27 pm
University/ Institute: Porto

Mensagem por tonto »

Ola!
Dado que a duracao do periodo de candidaturas vai ser curto, seria util saber antecipadamente que elementos sao pedidos pela FCT para a bolsa de Doutoramento. Sera que alguem poderia disponibilizar esta informacao. Seria extramamente util.

Obrigado.

ricardo.figueiredo
cientista regular
cientista regular

tonto Escreveu:Ola!
Dado que a duracao do periodo de candidaturas vai ser curto, seria util saber antecipadamente que elementos sao pedidos pela FCT para a bolsa de Doutoramento. Sera que alguem poderia disponibilizar esta informacao. Seria extramamente util.

Obrigado.
Diplomas detalhados dos graus que possuis, documentos que atestem a tua aceitação na nova instituição de acolhimento e grupo de investigação (mesmo que seja à condição) e plano de trabalhos a desenvolver durante o doutoramento. O teu futuro orientador terá de se registar no site da FCT e validar ele próprio tudo o que lá introduzires.

As nossas universidades costumam ser muito lentas a emitir os certificados, por isso recomendo que faças o pedido na secretaria o quanto antes. Incluir uma carta de recomendação do teu orientador de tese de mestrado, que podes anexar facilmente à cadndatura, é em geral boa ideia.

Jucilene
cientista regular
cientista regular
Registado: domingo out 09, 2011 10:05 pm
University/ Institute: ISA

Mensagem por Jucilene »

Realmente , agora se falou de um ponto importante. Poderia liberar , ao menos o regulamento, para irmos analisando e providenciando a documentação.

Plancus
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sexta fev 24, 2012 5:02 pm
University/ Institute: Universidade do Minho

Mensagem por Plancus »

ricardo.figueiredo Escreveu:
tonto Escreveu:Ola!

Obrigado.
Diplomas detalhados dos graus que possuis, documentos que atestem a tua aceitação na nova instituição de acolhimento e grupo de investigação (mesmo que seja à condição) e plano de trabalhos a desenvolver durante o doutoramento. O teu futuro orientador terá de se registar no site da FCT e validar ele próprio tudo o que lá introduzires.

As nossas universidades costumam ser muito lentas a emitir os certificados, por isso recomendo que faças o pedido na secretaria o quanto antes. Incluir uma carta de recomendação do teu orientador de tese de mestrado, que podes anexar facilmente à cadndatura, é em geral boa ideia.
Boa tarde,

No regulamento de Bolsa de BD do ano passado os documentos que atestam a aceitação na instituição e grupo de investigação só eram exigidos depois da concessão de bolsa. Acham que este ano os vão pedir na fase inicial da candidatura?
Há uma segunda questão sobre a qual que gostava de ouvir comentários: no preenchimento do CV para a candidatura, na parte das publicações, tenho conhecimento de quem insira a sua tese de mestrado. Tal é adequado/aceitável? Mais ainda, tenho o CPE da Cambridge, ESOL. Onde posso inserir isso no CV da FCT/SIG?
Obrigado pela vossa ajuda. E boa sorte para todos os que vão concorrer.

AnaR
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quarta mai 16, 2012 5:56 pm
University/ Institute: museum UK

Mensagem por AnaR »

viva,

estou pela primeira vez a ponderar concorrer a doutoramento e estou um pouco perdida. estava a espera da abertura do concurso para ter mais informações mas claramente que e uma má estratégia dada a actual situação com as datas.

alguém me pode dar umas dicas sobre o que posso ir preparando a nível de preenchimentos (ex estrutura do CV), a estrutura do que me ira ser pedido (nomeadamente o plano de trabalhos) etc.

tenho andado a navegar mas não encontro nada de concreto...
obrigada

spca

Mensagem por spca »

AnaR Escreveu:viva,

estou pela primeira vez a ponderar concorrer a doutoramento e estou um pouco perdida. estava a espera da abertura do concurso para ter mais informações mas claramente que e uma má estratégia dada a actual situação com as datas.

alguém me pode dar umas dicas sobre o que posso ir preparando a nível de preenchimentos (ex estrutura do CV), a estrutura do que me ira ser pedido (nomeadamente o plano de trabalhos) etc.

tenho andado a navegar mas não encontro nada de concreto...
obrigada
Olá
Como ainda não saíram os novos regulamentos e formulários, ninguém te pode dar uma informação segura sobre o que vai ser mesmo preciso e que a "adiantar trabalho" venhas efectivamente a utilizar na candidatura o que estiveste agora a preparar.
Quanto ao CV, se o desejares, podes ir preenchendo no FCT-SIG (terás de te registar no site da FCT se ainda não o fizeste) ou na plataforma DeGois ( http://www.degois.pt/ ). No ano em que concorri (2010) diziam que o currículo FCT-SIG iria deixar de ser aceite em concursos futuros, mas ainda o foi em 2011. Nota que na plataforma DeGois dava bastante mais trabalho a preencher quando o fiz que no FCT-SIG, mas creio que é o mais seguro em termos de "não deitar trabalho para o lixo" e ficas com o CV online numa plataforma de investigadores, acessível ao público em geral, e que poderás usar futuramente.

Quanto à estrutura do projecto em anos anteriores, que poderá não ser a mesma neste ano, podes ver
http://forum.bolseiros.org/viewtopic.ph ... 05&p=26445

Boa sorte

spca

Mensagem por spca »

Plancus Escreveu: Há uma segunda questão sobre a qual que gostava de ouvir comentários: no preenchimento do CV para a candidatura, na parte das publicações, tenho conhecimento de quem insira a sua tese de mestrado. Tal é adequado/aceitável? Mais ainda, tenho o CPE da Cambridge, ESOL. Onde posso inserir isso no CV da FCT/SIG?
Se tiverem algum campo "teses" nas publicações e o quiseres fazer, podes inserir. Não virá daí mal ao mundo, mas também não acredito que venha também alguma vantagem em relação a quem não o fez.
Quanto ao CPE, creio que não poderás inseri-lo no FCT-SIG, mas podes inserir na plataforma DeGois, http://www.degois.pt/, ainda que provavelmente não vá ser tido em consideração pelos avaliadores, pelo menos se a plataforma FCT-SIG também for aceite, já que em princípio apenas serão enviados aos avaliadores os campos em comum em ambos os CV.
Nota que neste momento não se sabe, entre a plataforma DeGois ou FCT-SIG, se poderás colocar o CV para a candidatura em qualquer uma delas ou apenas numa delas. No ano em que concorri, 2010, diziam que a DeGois seria a que viria a ser usada no futuro, e a FCT-SIG seria descontinuada quanto à parte do CV, mas em 2011 também foi possível utilizar a plataforma FCT-SIG.

Plancus
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sexta fev 24, 2012 5:02 pm
University/ Institute: Universidade do Minho

Mensagem por Plancus »

spca Escreveu:
Plancus Escreveu: Há uma segunda questão sobre a qual que gostava de ouvir comentários: no preenchimento do CV para a candidatura, na parte das publicações, tenho conhecimento de quem insira a sua tese de mestrado. Tal é adequado/aceitável? Mais ainda, tenho o CPE da Cambridge, ESOL. Onde posso inserir isso no CV da FCT/SIG?
Se tiverem algum campo "teses" nas publicações e o quiseres fazer, podes inserir. Não virá daí mal ao mundo, mas também não acredito que venha também alguma vantagem em relação a quem não o fez.
Quanto ao CPE, creio que não poderás inseri-lo no FCT-SIG, mas podes inserir na plataforma DeGois, http://www.degois.pt/, ainda que provavelmente não vá ser tido em consideração pelos avaliadores, pelo menos se a plataforma FCT-SIG também for aceite, já que em princípio apenas serão enviados aos avaliadores os campos em comum em ambos os CV.
Nota que neste momento não se sabe, entre a plataforma DeGois ou FCT-SIG, se poderás colocar o CV para a candidatura em qualquer uma delas ou apenas numa delas. No ano em que concorri, 2010, diziam que a DeGois seria a que viria a ser usada no futuro, e a FCT-SIG seria descontinuada quanto à parte do CV, mas em 2011 também foi possível utilizar a plataforma FCT-SIG.
Obrigado pela ajuda.
E quanto aos comprovativos de aceitação por parte da Universidade e do instituto de investigação? Acham que os vão pedir nesta fase do concurso? Com os sucessivos adiamentos e a consequente diminuição do prazo de candidatura, torna-se difícil conseguir apresentar o projecto a Conselho Científico para aprovação e depois fazer a inscrição na Universidade.
Alguém quer comentar?

Mais uma vez, obrigado pela ajuda. Bem-hajam.

Juana
investigador em formação
investigador em formação
Registado: segunda mai 21, 2012 9:50 am
University/ Institute: Universidade de Lisboa

Mensagem por Juana »

No último concurso, só pediam para submeter electronicamente (1) os certificados de habilitações, (2) o projecto a desenvolver, (3) o teu cv, (4) o cv do orientador. Após a concessão da bolsa, era necessário apresentar cópias em papel dos certificados, (5) a declaração de aceitação do orientador, e (6) a declaração de aceitação da instituição.

Quando não consegues alguma da documentação, nomeadamente os certificados de habilitações, podes submeter uma declaração da tua responsabilidade com o conteúdo dessa mesma documentação, e mal a obtenhas, enviar posteriormente à FCT para anexarem ao teu processo. As candidaturas serão avaliadas na mesma, e se fores aprovado, quando te avisam da concessão da bolsa, dizem-te também qual a documentação em falta e tens até 6 meses para entregar tudo.

ricardo.figueiredo
cientista regular
cientista regular

Plancus Escreveu: Há uma segunda questão sobre a qual que gostava de ouvir comentários: no preenchimento do CV para a candidatura, na parte das publicações, tenho conhecimento de quem insira a sua tese de mestrado. Tal é adequado/aceitável?
Desde que digas explicitamente que é uma tese de mestrado, não me parece que haja qualquer tipo de problema. Na verdade, a quantidade de pontos a atribuir pela existência de artigos não está sequer definida de forma estrita no regulamento ou guião de avaliação, o que faz com isto seja sempre uma matéria subjectiva e muitas vezes ignorada pelos avaliadores e respectivos painéis.

No meu caso a situação não se colocou, porque um resumo da minha tese foi publicado em revista de grande reputação na minha área (e por isso seria sempre incluída na lista de publicações), mas, se estivesse no teu lugar, incluia a tese na mesma (indicando que é uma tese de mestrado).
Plancus Escreveu: Mais ainda, tenho o CPE da Cambridge, ESOL. Onde posso inserir isso no CV da FCT/SIG?
Também tenho o CPE e não o incluí em parte nenhuma. Como disse o colega spca, podes tentar usar a plataforma DeGois e incluir lá o certificado. Contudo, isso não terá certamente qualquer tipo de influência na tua avaliação relativamente à bolsa da FCT.

O CPE tem o seu peso quando te estás a candidatar à universidade e programa doutoral (especialmente em Inglaterra ou nos Estados Unidos), mas no que diz respeito à bolsa da FCT, não tem qualquer tipo de papel.

Responder