Olá
Dentro de poucos dias, iniciará o concurso e aí saberás com certeza o que se irá passar.
Até ao concurso de 2009 havia 2 épocas de candidatura, uma por volta de Junho onde podias concorrer para começar bolsa a partir do Outubro seguinte, e outra por volta de Setembro para começar bolsa a partir do Janeiro seguinte.
No concurso de 2010 houve as mesmas 2 épocas de candidaturas, e de início disse-se que se podia começar as bolsas pelas mesmas datas, mas possivelmente por restrições orçamentais as bolsas só começaram 3 meses mais tarde, ou seja, quem concorreu em Junho só pôde começar a bolsa a partir de Janeiro, e quem concorreu em Setembro começou a partir de Abril.
Em 2011 só houve uma época de concurso, para reduzir custos, mas conforme a data em que as pessoas conseguissem ter os graus completos, foi mais uma vez dito que poderiam iniciar a bolsa a partir dos meses de Outubro ou de Janeiro seguintes. E mais uma vez, possivelmente pelas restrições orçamentais, o início foi adiado para Janeiro ou Abril de 2012, respectivamente.
À partida, não te poderás candidatar para iniciar a bolsa antes da data que for definida no concurso. Como tal, se for definido que esta pode começar em data não anterior a Janeiro de 2013, não te poderás candidatar para antes dessa data. E haverá sempre a possibilidade de só poder começar depois, como nos 2 anos anteriores, embora eu espero que, se de facto o início passar para data não anterior a Janeiro de 2013, já seja mesmo para esta data e não haja estes adiamentos.
Independentemente da data que colocares como o início da bolsa, levará algum tempo entre a obtenção dos documentos de aceitação (principalmente em universidades estrangeiras), a submissão dos documentos online, a sua aprovação e geração do contrato online, a entrega "física" dos originais ou cópias autenticadas e do contrato na FCT (presencialmente ou por correio), a sua aprovação, e o início dos pagamentos da bolsa. Por isso, mesmo com os meses de atraso, podes ver por uma conversa vizinha que muita gente ainda não começou a receber.
http://forum.bolseiros.org/viewtopic.ph ... 50&p=26682
Assim, creio que muito provavelmente terás de ou "aguentar" as despesas de estudos e alojamento do teu bolso durante algum tempo (mesmo que seja possível iniciar a bolsa em Outubro, certamente só terás tudo pronto e começarás a receber alguns meses depois), ou negociar com a universidade começar um pouco mais tarde.
Boa sorte
tres_as Escreveu:Caros (Ex / Actuais / Futuros) Bolseiros,
Eu já fiz esta pergunta anteriormente mas ainda não entendi exactamente onde foi divulgado que as novas bolsas se aplicam apenas a programas de doutoramento com início posterior a Janeiro de 2013.
Pelo que sei isto não aconteceu em anos anteriores. O que acontece a quem pretenda iniciar um programa de doutoramento em Outubro deste ano? É simplesmente rejeitado à partida no concurso? Ou, caso seja aceite, só é financiado a partir de Janeiro? E é ou não reembolsado pelos meses que decorreram até Janeiro?
Estou um muito preocupada pois não estava a contar com esta restrição. Fui aceite numa universidade estrangeira há dois meses e comprometi-me a iniciar o meu doutoramento em Outubro deste ano, caso obtivesse bolsa. Já tratei de todos os assunstos mas, se estas imposições se verificarem mesmo vou perder o meu lugar no programa (que é muitíssimo concorrido). Já mandei alguns mails para a FCT e apesar de obter resposta (aos emails) não obtenho qualquer resposta às perguntas que faço.
Há alguma coisa que possa fazer?
Agradecia muito se pudessem ajudar.