Bolsas de Doutoramento e Pós-Doutoramento 2012

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Mush
cientista assíduo
cientista assíduo
Registado: quarta mai 30, 2007 8:10 pm
University/ Institute: Universidade de Maribor/IBMC

Re: Bolsas de Doutoramento e Pós-Doutoramento 2012

Mensagem por Mush »

vera.ff Escreveu:Olá,

Dados os atrasos no pagamento das bolsas (as que se iniciam) que, lamentavelmente, parece ter-se tornado prática corrente na FCT, e uma vez que as bolsas (do concurso de 2012) só poderão ter início a partir de Janeiro de 2013, acham aconselhável solicitar que o início da mesma seja, por exemplo, Março de 2013? Isto para evitar situações de contas por pagar, bolsa por receber e impossibilidade legal (situação, no mínimo Kafkiana) de ter um emprego até à entrada dos pagamentos.

Obrigada pela resposta,
Vera
Ola!
Eu diria que melhor ate é pores o inicio ainda mais tarde.
Ok, houve pessoas que receberam em Fevereiro, mas nota que estas provavelmente tinham todos os documentos prontos para serem submetidos online. Dos casos que sei os processos foram lacrados entre a ultima semana se Setembro e o mes de Outubro.
A maior parte dos que lacraram o processo em Novembro so tiveram o pagamento em Abril, os que lacraram em Dezembro receberam am Maio. Isto a contar que corre tudo bem com a classificacao atribuida a tua candidatura.
Se tiveres o azar de, como eu e muitos mais, teres que ir a Audiencia Previa e conseguires ter bolsa nessa fase entao provavelmente so vais conseguir receber em Junho (eu ainda estou a espera de receber o contracto assinado da FCT). Os que foram a recurso acho que ainda estao a espera de saber se conseguiram bolsa ou nao... imagina quando é q esses vao receber se conseguirem a bolsa :/

Boa sorte

vera.ff
cientista regular
cientista regular
Registado: terça nov 06, 2007 4:24 pm
University/ Institute: Universidade Utrecht

Mensagem por vera.ff »

Obrigada pela resposta:) Que pesadelo...Audiência prévia? Isso é para que situações? Quando concorri há quatro anos a uma bolsa de doutoramento era totalmente diferente. Aliás pude começar logo em Setembro do mesmo ano. Eu acho que a maior parte das pessoa não faz ideia do que significa ser bolseiro em Portugal, ter que viver assim na corda bamba sem quaisquer direitos.

Mush
cientista assíduo
cientista assíduo
Registado: quarta mai 30, 2007 8:10 pm
University/ Institute: Universidade de Maribor/IBMC

Mensagem por Mush »

vera.ff Escreveu:Obrigada pela resposta:) Que pesadelo...Audiência prévia? Isso é para que situações? Quando concorri há quatro anos a uma bolsa de doutoramento era totalmente diferente. Aliás pude começar logo em Setembro do mesmo ano. Eu acho que a maior parte das pessoa não faz ideia do que significa ser bolseiro em Portugal, ter que viver assim na corda bamba sem quaisquer direitos.
Audiencia previa serve para indicares se houve algum erro de natureza tecnica na atribuicao da classificacao, por exemplo, se te atribuirem menos pontos pela licenciatura/mestrado do que esta indicado no guiao.

vera.ff
cientista regular
cientista regular
Registado: terça nov 06, 2007 4:24 pm
University/ Institute: Universidade Utrecht

Mensagem por vera.ff »

Ok, obrigada:)

RBordalo
recém-chegado
recém-chegado
Registado: segunda jan 08, 2007 11:08 am

Mensagem por RBordalo »

Alguém sabe se o edital já saiu? Hoje é dia 10, o concurso começa supostamente dia 16 e ainda não encontrei o edital.

scientia
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sexta dez 05, 2008 8:26 pm
University/ Institute: orbi

Mensagem por scientia »

RBordalo Escreveu:Alguém sabe se o edital já saiu? Hoje é dia 10, o concurso começa supostamente dia 16 e ainda não encontrei o edital.

Ainda não saiu nada !!!

Na verdade é uma pouca vergonha...os prazos e obrigações são sempre só num sentido e nunca são recíprocos !!

Como sempre a brincar com a vida das pessoas...

Jucilene
cientista regular
cientista regular
Registado: domingo out 09, 2011 10:05 pm
University/ Institute: ISA

Mensagem por Jucilene »

Alguem da ABIC pode consultar o FCT para dar alguma posição da situação do atrazo?

cafial
recém-chegado
recém-chegado
Registado: terça abr 24, 2012 5:14 pm
University/ Institute: Universidade do Minho

Mensagem por cafial »

O site da FCT e o portal para os formulários está inactivo desde manhã. :(

tres_as
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sexta mai 11, 2012 1:05 pm
University/ Institute: FCTUC

Mensagem por tres_as »

Boa tarde a todos.
Já li em vários sítios que as bolsas de doutoramento serão atribuídas a pessoas que iniciem o seu plano de estudos em Janeiro.
Onde foi divulgada essa informação?
Não compreendo bem o porquê desta restrição. O que acontece a quem tenha planeado iniciar o seu doutoramento em Setembro / Outubro?
Alguém que esteja nesta situação e a quem seja atribuída uma bolsa começará a receber o subsídio a partir de Janeiro? Com ou sem reembolso dos meses que decorreram entretanto?

Bolseira2012
investigador em formação
investigador em formação
Registado: sexta ago 19, 2011 11:36 am
University/ Institute: Universidade do Porto

Mensagem por Bolseira2012 »

Boa tarde a todos, falei hoje com a FCT (com uma Senhora bastante antipática) e disseram-me que o regulamento não tem de sair duas semanas antes!!!! Que até pode sair ao mesmo tempo da abertura do concurso...

Pelo que me disseram o regulamento está mesmo mesmo a sair e só vai ter alterações na artigo 25º (relativo à exclusividade)!!! Vamos esperar para ver...

Boa sorte a todos!

Bolseira2012
investigador em formação
investigador em formação

Ah esqueci-me de dizer que a informação que me foi dado foi que a bolsas só podem mesmo começar a partir de Janeiro de 2013... Podem por inicio do plano de trabalhos por exemplo, Agosto de 2013... ou Setembro de 2013... desde que seja depois de Janeiro está tudo ok para eles!!

Vieira
recém-chegado
recém-chegado
Registado: terça out 25, 2011 12:39 pm
University/ Institute: Avieiro

Mensagem por Vieira »

Se repararem já corrigiram a data de divulgação no site da fct. Já está lá escrito: "O regulamento e edital do Concurso para atribuição de Bolsas de Doutoramento e Pós-Doutoramento será divulgado no site da FCT na data de abertura".

igor.marques
investigador em formação
investigador em formação
Registado: segunda mar 21, 2011 8:55 am
University/ Institute: Universidade de Aveiro

Mensagem por igor.marques »

Vieira Escreveu:Se repararem já corrigiram a data de divulgação no site da fct. Já está lá escrito: "O regulamento e edital do Concurso para atribuição de Bolsas de Doutoramento e Pós-Doutoramento será divulgado no site da FCT na data de abertura".

uma vergonha. não conseguem passar dois dias sem se contradizerem ou alterarem prazos? irra, estamos bem entregues, se estamos --'

Rotiv
cientista regular
cientista regular
Registado: quarta mar 30, 2011 10:26 pm
University/ Institute: Paris

Mensagem por Rotiv »

Acho que já era altura de renovarem os painéis de avaliação das candidaturas. Esses senhores que estão nos júris e que dizem a umas candidaturas "Sim", e a outras "Não", já por lá se mantêm há uns 10 anos. Muitos conhecem os candidatos pessoalmente, das Faculdades, e atribuem-lhe automaticamente S"IM", e outros candidatos por saberem que está no painel aproximam-se deles para que os conheçam, simpatizarem, e os avaliem depois positivamente. No meu caso, receio que esteja tramado, pois dois membros dos paineis de avaliação incompatibilizaram-se comigo, não quiseram ser meus orientadores, e como conhecem o meu nome, receio que me excluem. Sou de Ciências Socisis e Humanas, cuja apreciação é subjectiva, por issoe eles poodem fazer o que querem, e dizer que o projecto de candidatura não está bem. Já era hora de dar uma solução a situações como estas, e de sobretudo renovarem os painéis de avaliação que - repito - já continuam lá há muitos anos, certamente saturados, e já nem avaliam com rigor e distância as centenas de candidaturas que lhes aparecem todos os anos. Não acham ?

spca
cientista sempre presente
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Mensagem por spca »

Para a questão do início do plano de trabalhos... Isso tem sido indiferente até agora, pois depois de aprovada a bolsa, eles pedem novamente para definirem a data. Assim, em minha opinião, podem perfeitamente pedir o início dos trabalhos em Janeiro de 2013 e depois de saberem se têm bolsa alterar isso para mais tarde. Se estiverem a trabalhar, não deixem o trabalho a contar que recebem de imediato, pois como está visto, demorará tempo até estar tudo processado. Mas se não estiverem a trabalhar, ao menos depois recebem os retroactivos.

bwo2012
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sexta mai 11, 2012 4:41 pm
University/ Institute: Porto

Mensagem por bwo2012 »

Sou novato nesta matéria das bolsas e tenho imensas dúvidas sobre todo o processo. Se possível, gostaria de obter o vosso feedback sobre as matérias em causa.
Pretendia candidatar-me este ano mas, após a leitura de várias opiniões no fórum, deparo-me com alguns entraves que parecem inviabilizar qualquer hipótese de candidatura (pelo menos no meu caso). Passo a explicar:
- Em primeiro lugar surge a questão da data do início da bolsa - Janeiro de 2013! Não sei o que se passou em concreto no concurso de 2011, mas nos anos anteriores existiam duas fases de candidatura, de forma a englobar tanto os que iniciavam os trabalhos em Outubro como os que iniciavam ou Janeiro ou meses posteriores. Em 2011 sei que foi apenas um único concurso e no website da FCT referiam o seguinte: "As bolsas aprovadas, cujos candidatos tenham o grau académico exigido para o tipo de bolsa em causa, poderão ter início em data a definir, mas nunca anterior a 1 de Outubro de 2011". Foi isto que se passou? Ou, contrariando o que estava anunciado, só aceitaram trabalhos a partir de Janeiro de 2012?
- A questão das datas não é, de forma alguma, uma questão menor. Nos moldes actuais dos programas de doutoramento, com a obrigatoriedade da parte formativa, as universidades estabelecem períodos/prazos de candidatura para os programas leccionados. Normalmente essas candidaturas (ou pré-inscrição) estão abertas durante um determinado prazo (usualmente no primeiro semestre do ano, embora em alguns casos suceda em cima da abertura do ano lectivo), de modo a que o ano lectivo se inicie em Setembro/Outubro. Sendo assim, geralmente um candidato a doutoramento só tem possibilidade de fazer a pré-inscrição na universidade (ou, com sorte, já saber se foi aceite ou não) no respectivo ano em que inicia os trabalhos. Nestes moldes, como é possível instruir uma candidatura se só aceitarem planos de trabalho com data de início posterior a Janeiro de 2013? Como é possível fazer uma candidatura com um compromisso já assumido com uma entidade de acolhimento (ou pelo menos com uma pré-inscrição) para o próximo ano?
- Por detrás desta decisão não estará o pressuposto da FCT tentar escapar ao pagamento da propina e formação do primeiro ano de um programa de doutoramento? Digo isto porque depois de iniciar um doutoramento, com as despesas suportadas exclusivamente pelo doutorando, já é mais fácil garantir a questão da papelada e do compromisso com a entidade de acolhimento!

Nestas circunstâncias, parece-me impossível a compatibilização de calendários e compromissos entre o que a FCT estabelece nos concursos mais recentes e a realidade da oferta universitária!

:?

Agradecia os vossos contributos nos esclarecimentos destas questões.
Obrigado.

Bolseira2012
investigador em formação
investigador em formação

As informações que me deram foi que este concurso refere-se a todos aqueles que querem iniciar doutoramento no próximo ano. Ou seja, aqueles que querem ter já financiamento para o doutoramento já a partir de Outubro 2012 terão de pagar pelo seu bolso. Pois a FCT só financia a partir de Janeiro. Uma possível solução é colocar o inicio do plano de trabalhos Outubro de 2013... assim, podemos trabalhar até Outubro e dp começamos a receber a bolsa direitinha.

bwo2012
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sexta mai 11, 2012 4:41 pm
University/ Institute: Porto

Mensagem por bwo2012 »

Bolseira2012 Escreveu:As informações que me deram foi que este concurso refere-se a todos aqueles que querem iniciar doutoramento no próximo ano. Ou seja, aqueles que querem ter já financiamento para o doutoramento já a partir de Outubro 2012 terão de pagar pelo seu bolso. Pois a FCT só financia a partir de Janeiro. Uma possível solução é colocar o inicio do plano de trabalhos Outubro de 2013... assim, podemos trabalhar até Outubro e dp começamos a receber a bolsa direitinha.
Posso estar a interpretar mal, mas parece-me que essa hipótese mantém-se como uma não-solução: como é possível efectuar uma pré-inscrição (ou algo semelhante) com a instituição de acolhimento a esta distância temporal? Devem ser raras as instituições que funcionam com esta antecedência!

tres_as
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sexta mai 11, 2012 1:05 pm
University/ Institute: FCTUC

Mensagem por tres_as »

Caros (Ex / Actuais / Futuros) Bolseiros,

Eu já fiz esta pergunta anteriormente mas ainda não entendi exactamente onde foi divulgado que as novas bolsas se aplicam apenas a programas de doutoramento com início posterior a Janeiro de 2013.

Pelo que sei isto não aconteceu em anos anteriores. O que acontece a quem pretenda iniciar um programa de doutoramento em Outubro deste ano? É simplesmente rejeitado à partida no concurso? Ou, caso seja aceite, só é financiado a partir de Janeiro? E é ou não reembolsado pelos meses que decorreram até Janeiro?

Estou um muito preocupada pois não estava a contar com esta restrição. Fui aceite numa universidade estrangeira há dois meses e comprometi-me a iniciar o meu doutoramento em Outubro deste ano, caso obtivesse bolsa. Já tratei de todos os assunstos mas, se estas imposições se verificarem mesmo vou perder o meu lugar no programa (que é muitíssimo concorrido). Já mandei alguns mails para a FCT e apesar de obter resposta (aos emails) não obtenho qualquer resposta às perguntas que faço.

Há alguma coisa que possa fazer?

Agradecia muito se pudessem ajudar.

spca
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Mensagem por spca »

Olá

Dentro de poucos dias, iniciará o concurso e aí saberás com certeza o que se irá passar.
Até ao concurso de 2009 havia 2 épocas de candidatura, uma por volta de Junho onde podias concorrer para começar bolsa a partir do Outubro seguinte, e outra por volta de Setembro para começar bolsa a partir do Janeiro seguinte.
No concurso de 2010 houve as mesmas 2 épocas de candidaturas, e de início disse-se que se podia começar as bolsas pelas mesmas datas, mas possivelmente por restrições orçamentais as bolsas só começaram 3 meses mais tarde, ou seja, quem concorreu em Junho só pôde começar a bolsa a partir de Janeiro, e quem concorreu em Setembro começou a partir de Abril.
Em 2011 só houve uma época de concurso, para reduzir custos, mas conforme a data em que as pessoas conseguissem ter os graus completos, foi mais uma vez dito que poderiam iniciar a bolsa a partir dos meses de Outubro ou de Janeiro seguintes. E mais uma vez, possivelmente pelas restrições orçamentais, o início foi adiado para Janeiro ou Abril de 2012, respectivamente.
À partida, não te poderás candidatar para iniciar a bolsa antes da data que for definida no concurso. Como tal, se for definido que esta pode começar em data não anterior a Janeiro de 2013, não te poderás candidatar para antes dessa data. E haverá sempre a possibilidade de só poder começar depois, como nos 2 anos anteriores, embora eu espero que, se de facto o início passar para data não anterior a Janeiro de 2013, já seja mesmo para esta data e não haja estes adiamentos.
Independentemente da data que colocares como o início da bolsa, levará algum tempo entre a obtenção dos documentos de aceitação (principalmente em universidades estrangeiras), a submissão dos documentos online, a sua aprovação e geração do contrato online, a entrega "física" dos originais ou cópias autenticadas e do contrato na FCT (presencialmente ou por correio), a sua aprovação, e o início dos pagamentos da bolsa. Por isso, mesmo com os meses de atraso, podes ver por uma conversa vizinha que muita gente ainda não começou a receber. http://forum.bolseiros.org/viewtopic.ph ... 50&p=26682
Assim, creio que muito provavelmente terás de ou "aguentar" as despesas de estudos e alojamento do teu bolso durante algum tempo (mesmo que seja possível iniciar a bolsa em Outubro, certamente só terás tudo pronto e começarás a receber alguns meses depois), ou negociar com a universidade começar um pouco mais tarde.

Boa sorte
tres_as Escreveu:Caros (Ex / Actuais / Futuros) Bolseiros,

Eu já fiz esta pergunta anteriormente mas ainda não entendi exactamente onde foi divulgado que as novas bolsas se aplicam apenas a programas de doutoramento com início posterior a Janeiro de 2013.

Pelo que sei isto não aconteceu em anos anteriores. O que acontece a quem pretenda iniciar um programa de doutoramento em Outubro deste ano? É simplesmente rejeitado à partida no concurso? Ou, caso seja aceite, só é financiado a partir de Janeiro? E é ou não reembolsado pelos meses que decorreram até Janeiro?

Estou um muito preocupada pois não estava a contar com esta restrição. Fui aceite numa universidade estrangeira há dois meses e comprometi-me a iniciar o meu doutoramento em Outubro deste ano, caso obtivesse bolsa. Já tratei de todos os assunstos mas, se estas imposições se verificarem mesmo vou perder o meu lugar no programa (que é muitíssimo concorrido). Já mandei alguns mails para a FCT e apesar de obter resposta (aos emails) não obtenho qualquer resposta às perguntas que faço.

Há alguma coisa que possa fazer?

Agradecia muito se pudessem ajudar.

Responder