Extorsão? Pré-Bolonha, Prazos.

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
Luis Oliveira
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 1
Registado: sexta abr 13, 2012 3:34 pm
University/ Institute: ISCTE

Extorsão? Pré-Bolonha, Prazos.

Mensagem por Luis Oliveira »

Boa noite,

Sou aluno de doutoramento em regime pré-Bolonha. Fui contactado pela minha universidade há três dias. Disseram-me que o meu prazo estava prestes a terminar e que, caso não conseguisse entregar a tese no espaço de alguns dias, a minha inscrição seria anulada. A minha única alternativa será então a de me inscrever num curso em regime de Bolonha, pagar as devidas propinas, e entregar a minha tese apenas daqui a 3 anos, embora esteja a poucos meses de a terminar.

Eu pedi a interrupção do trabalho há uns anos, por doença. Pelo que consigo perceber, eu deveria ter direito a 7 anos (5+2) para fazer a tese, mas não cheguei a gozar desse tempo porque pedi a tal interrupção.

Isto é legal? Podem obrigar-me a inscrever-me num novo curso se não tive os sete anos?

É importante notar que há alunos (pré-Bolonha) que pediram adiamento há uns meses, e que, embora o pedido tenha sido deferido, vão ser obrigados a inscrever-se nestes cursos. O mesmo se passa com alunos que nem chegaram aos tais 7 anos. Segundo me disseram, todos os alunos pré-Bolonha vão ser forçados a esta "integração".

Qual é a legalidade disto? Que possibilidades tenho/temos de impedir este processo que, pelo que consigo perceber, apenas visa descobrir novas formas de fazer dinheiro?

Cumprimentos,
LO

Tiago H. Silva
Sócios
Sócios
Mensagens: 664
Registado: quarta fev 28, 2007 2:38 pm
University/ Institute: Universidade do Minho
Localização: Universidade do Minho

Re: Extorsão? Pré-Bolonha, Prazos.

Mensagem por Tiago H. Silva »

Olá.

Aqui na Universidade do Minho os vários estudantes de doutoramento também tiveram de se inscrever num curso pós-bolonha, mas que eu saiba, o processo foi de adaptação, ou seja, os alunos passaram a estar integrados no novo curso e sujeitos às regras do novo curso, mas o tempo passado continuou a valer. Assim,imagino que numa situação idêntica à que contas, poderiam entregar a tese daí a uns meses...

Bom trabalho,
Tiago

Responder