Huginn Escreveu:Caros colegas,
Tendo em consideração o descalabro de erros grosseiros que temos vindo a assistir por parte dos painéis de avaliação, gostaria de vos deixar uma proposta:
Nós, os bolseiros e através da ABIC, poderíamos apresentar uma proposta à FCT no sentido de responsabilizar os avaliadores que negligenciaram grosseiramente os dados que constam no CV dos candidatos e por consequência os prejudicaram no concurso e nas suas carreiras profissionais. Sou da opinião que determinados erros de avaliação (significativos) deveriam impedir que o (a) avaliador (a) voltasse a fazer parte de um jurí da FCT, sendo, deste modo responsabilizado pelos actos cometidos. Pequenos erros são toleráveis, mas não respeitar o guião de avaliação, os artigos científicos que foram publicados pelo candidato, ou os graus académicos por este obtidos e comprovados... são erros que não podem sair sem resposta!
É inadmissível que Professores supostamente idóneos continuem a cometer este tipo de injustiças e interfiram com o curso profissional e pessoal de pessoas com valor científico em Portugal!!!
Mais uma sugestão: porque é que a FCT não cria um formulário de preenchimento online na candidatura, apenas para os dados curriculares e que atribua automaticamente uma pontuação ao candidato. Posteriormente, o candidato apenas teria de comprovar os dados por ele declarados.
Cumprimentos,
HS
Estou inteiramente de acordo contigo. Fui contemplado com uma bolsa, mas sinto-me indignado com o que vejo aqui escrito por outras pessoas, pela experiência por que estão a passar.
Acrescento o que se passou comigo, que tive bolsa por causa do currículo. Eu tenho um projecto na área do Benchmarking, mas sou Engenheiro Industrial e a minha Instituição de Acolhimento é a Unidade de Gestão e Engenharia Industrial. Como não existe esta área de investigação na FCT, estando ela integrada na Engenharia Mecânica, concorri para esta área científica.
Apesar do avaliador ter dito que o projecto ter objectivos bem definidos e o plano estar bem estruturado, tive 3 neste item, porque o meu projecto deveria estar noutra área de investigação, em Gestão e não em Engenharia Mecânica. No entanto, em anos anteriores, projectos nesta mesma área ou semelhantes, tiveram notas de 4,5 e 5, porque foram considerados estar na secção correcta. E sim, Engenharia Industrial pertence à área de Engenharia Mecânica.
Tive por isso bolsa devido ao currículo. Penso contudo que, dada a recorrência de casos que implicam a não concessão de bolsas, é tempo de os investigadores se fazerem ouvir e reclamar deste processo ambíguo e sujeito a muitos e graves erros.