Concurso FCT - Bolsas Individuais 2011 - BD e BPD

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Tiago H. Silva
Sócios
Sócios
Registado: quarta fev 28, 2007 2:38 pm
University/ Institute: Universidade do Minho

Re: Concurso FCT - Bolsas Individuais 2011 - BD e BPD

Mensagem por Tiago H. Silva »

tferreira Escreveu:Por exemplo, no meu formulário de candidatura, na parte do curriculum (habilitações académicas) eu apenas coloquei a licenciatura porque efectivamente era o que eu ainda tinha... Contudo, já no formulario da candidatura, especificamente no ponto 9 (graus académicos) eu coloquei novamente a licenciatura e inseri a informação relativemente ao mestrado (não integrado), acrescentado que estava em fase de conclusão...

Posto isto, tive apenas cotação de 1,5 no mérito do candidato, ou seja, apenas a licenciatura foi contabilizada, certo?
Depende das notas em causa. Só a licenciatura pode valer nota mais alta: vê o guião de avaliação em http://www.fct.pt/apoios/bolsas/concursos/guiao2011.
Em relação ao mestrado, deste mais alguma informação ou só colocaste "em conclusão"? Nestas situações é sempre bom procurar esclarecer quando se prevê acabar e, se possível, com que nota.

Bom trabalho,
Tiago

Souki
investigador em formação
investigador em formação
Registado: quinta ago 25, 2011 10:01 am
University/ Institute: Universidade de Coimbra

Mensagem por Souki »

otilia.c.dalmeida Escreveu:
Souki Escreveu:
Malta Escreveu:PROPINAS DOS CURSOS 3º CICLO (DOUTORAMENTOS): Regulamento nº 239/2011, aprovado pelo Conselho Geral da UPorto em 18 de Março de 2011 e publicado no DR, 2ª série, nº 71, de 11 de Abril de 2011:

Artigo 13.º
4- No caso de estudantes de doutoramento que se tenham candida-
tado a bolsa da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, que se tenham
matriculado e inscrito num programa doutoral e que venham a obter a
bolsa, é devido o pagamento de 25 % do valor da propina relativa ao
primeiro ano de inscrição se a bolsa da FCT for atribuída depois de
passados três meses sobre o inicio do programa doutoral, devendo o
director da unidade orgânica autorizar o seu pagamento em prestações
a liquidar nos doze meses subsequentes à comunicação da atrribuição
da bolsa.
Ah bom! Mas pelos vistos isso muda de Universidade para Universidade.

Fui ler o regulamento das propinas da UC e diz basicamente que enquanto não se souber o resultado (de qualquer bolsa de estudos) não se está vinculado a prazos de pagamento de propinas. E depois só fala do caso de a bolsa não ser concedida. Ainda bem que ando a ajudar na Secretaria da minha Faculdade, amanhã já vejo isso e digo aqui para quem eventualmente também for da UC ;)
grazie Souki :o coleguinha de universidade xp

Pelos vistos deve ser mesmo assim - fica-se isento da obrigatoriedade de cumprir os prazos de pagamentos, e assim quando a FCT paga em 2012 paga tudo. Julgo eu! Hoje à tarde a Contabilidade está fechada por isso não posso ter certezas, mas amanhã já confirmo. Agora o que aconselho é a apresentares (tu e todos os alunos da UC) um comprovativo em como se candidataram! O que eu fiz foi imprimir (ou aliás transformar num PDF) o formulário de candidatura todo, e é isso que vou entregar. Deve dar como comprovativo, já que a FCT só passa certificados aquando da concessão da bolsa (ou seja em 2012).

Boa sorte e bom trabalho a todos :)

tferreira
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quarta set 21, 2011 12:09 pm

Mensagem por tferreira »

Sim, coloquei em fase de conclusão e a média de mestrado que esperava, neste caso 16 (e foi o que se veio a verificar depois de ter defendido a tese).

A minha licenciatura foi de 3 anos e o mestrado foi de 2 anos e está classificado como "não integrado". Razão pela qual estava à espera de ter uma classificação de pelo menos 2,5 de acordo com o guião de avaliação... ou estou errada?

A questão que eu coloco é se vale a pena pedir a revisão ou não?

Obrigada por ter respondido

Cumprimentos

Telma

tferreira
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quarta set 21, 2011 12:09 pm

Mensagem por tferreira »

Tiago H. Silva Escreveu:
tferreira Escreveu:Por exemplo, no meu formulário de candidatura, na parte do curriculum (habilitações académicas) eu apenas coloquei a licenciatura porque efectivamente era o que eu ainda tinha... Contudo, já no formulario da candidatura, especificamente no ponto 9 (graus académicos) eu coloquei novamente a licenciatura e inseri a informação relativemente ao mestrado (não integrado), acrescentado que estava em fase de conclusão...

Posto isto, tive apenas cotação de 1,5 no mérito do candidato, ou seja, apenas a licenciatura foi contabilizada, certo?
Depende das notas em causa. Só a licenciatura pode valer nota mais alta: vê o guião de avaliação em http://www.fct.pt/apoios/bolsas/concursos/guiao2011.
Em relação ao mestrado, deste mais alguma informação ou só colocaste "em conclusão"? Nestas situações é sempre bom procurar esclarecer quando se prevê acabar e, se possível, com que nota.

Bom trabalho,
Tiago
Sim, coloquei em fase de conclusão e a média de mestrado que esperava, neste caso 16 (e foi o que se veio a verificar depois de ter defendido a tese).

A minha licenciatura foi de 3 anos e o mestrado foi de 2 anos e está classificado como "não integrado". Razão pela qual estava à espera de ter uma classificação de pelo menos 2,5 de acordo com o guião de avaliação... ou estou errada?

A questão que eu coloco é se vale a pena pedir a revisão ou não?

Obrigada por ter respondido

Cumprimentos

Telma

estudantenova
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quarta set 21, 2011 5:54 pm
University/ Institute: porto

Mensagem por estudantenova »

Parabéns a todos que conseguiram bolsa, e força a quem não conseguiu de momento. Que não desistam e apresentem recurso.

Gostaria que me esclarecessem sobre uma coisa, os documentos para o inicio da Bolsa de Doutoramento, os documentos os enviamos por correio para eles?, ou enviamos electronicamente???

Já tentei ligar para o fct mas sem sucesso, e tbm não me respondem aos emails.

Obrigado.

Ines_C
cientista regular
cientista regular
Registado: quarta ago 18, 2010 3:01 pm
University/ Institute: UC/CNC

Mensagem por Ines_C »

estudantenova Escreveu:Gostaria que me esclarecessem sobre uma coisa, os documentos para o inicio da Bolsa de Doutoramento, os documentos os enviamos por correio para eles?, ou enviamos electronicamente???
Olá e parabéns pela tua bolsa :)

É assim, numa primeira fase, submetes todos os documentos electronicamente, no site onde foram lançadas as classificações. Quando submeteres todos os documentos, lacras e a FCT procede à sua verificação.
Caso a documentação esteja toda correcta, a FCT vai disponibilizar o contrato para tu fazeres download. Imprimes duas cópias, assinas e envias por correio os 2 contratos assinados e todos os documentos que tinhas anteriormente enviado electronicamente (os originais ou cópias autentificadas - no caso de serem os originais, a FCT reenvia-tos posteriormente).
Depois a FCT confirma se os documentos que enviaste estão de acordo com os que tinhas submetido electronicamente e, caso esteja tudo correcto, enviam-te uma das cópias do contrato assinado por eles.

rasc5
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sexta set 23, 2011 1:20 pm
University/ Institute: Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto

Mensagem por rasc5 »

Cheguei agora a este fórum e fui um dos contemplados com uma BD este ano.
Antes de mais, parabéns a todos os que, como eu, conseguiram e votos de persistência a quem não conseguiu.

Apesar de ter bolsa, fiquei mesmo irritado com o facto de ela só ser disponibilizada no dia 1 de Janeiro, quando no concurso se dizia que começaria no dia 1 de Outubro (havia essa possibilidade).

Por causa disto e, como sou aluno da U. Porto, vou certamente de desembolsar 25% da propina, como alguém relembrou aqui num post ou até mais, se a Universidade não aceitar o adiamento dos pagamentos ao longo dos 3 anos do Programa Doutoral.

Ora vejamos, a FCT só contribui com 2750€ por ano civil e isso não chega para a propina que tenho a pagar (3000€) por ano, seja lectivo, seja civil (Março, Maio, e do novo ano lectivo, Setembro e Dezembro). Na U.Porto, um quarto de propina vence em Dezembro, o que quer dizer que, para ser ajudado com o dinheiro da FCT, vou ter sempre de recorrer ao dinheiro do ano seguinte para pagar esta propina... Ou então pago este ano do meu bolso, sem recurso a bolsa!

Alguém sabe se será possível pedir o adiamento do pagamento? Será possível organizarmo-nos para reclamar desta decisão de adiamento da concessão de bolsas?

rasc5
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sexta set 23, 2011 1:20 pm
University/ Institute: Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto

Mensagem por rasc5 »

Huginn Escreveu:Caros colegas,

Tendo em consideração o descalabro de erros grosseiros que temos vindo a assistir por parte dos painéis de avaliação, gostaria de vos deixar uma proposta:

Nós, os bolseiros e através da ABIC, poderíamos apresentar uma proposta à FCT no sentido de responsabilizar os avaliadores que negligenciaram grosseiramente os dados que constam no CV dos candidatos e por consequência os prejudicaram no concurso e nas suas carreiras profissionais. Sou da opinião que determinados erros de avaliação (significativos) deveriam impedir que o (a) avaliador (a) voltasse a fazer parte de um jurí da FCT, sendo, deste modo responsabilizado pelos actos cometidos. Pequenos erros são toleráveis, mas não respeitar o guião de avaliação, os artigos científicos que foram publicados pelo candidato, ou os graus académicos por este obtidos e comprovados... são erros que não podem sair sem resposta!
É inadmissível que Professores supostamente idóneos continuem a cometer este tipo de injustiças e interfiram com o curso profissional e pessoal de pessoas com valor científico em Portugal!!!

Mais uma sugestão: porque é que a FCT não cria um formulário de preenchimento online na candidatura, apenas para os dados curriculares e que atribua automaticamente uma pontuação ao candidato. Posteriormente, o candidato apenas teria de comprovar os dados por ele declarados.

Cumprimentos,

HS

Estou inteiramente de acordo contigo. Fui contemplado com uma bolsa, mas sinto-me indignado com o que vejo aqui escrito por outras pessoas, pela experiência por que estão a passar.

Acrescento o que se passou comigo, que tive bolsa por causa do currículo. Eu tenho um projecto na área do Benchmarking, mas sou Engenheiro Industrial e a minha Instituição de Acolhimento é a Unidade de Gestão e Engenharia Industrial. Como não existe esta área de investigação na FCT, estando ela integrada na Engenharia Mecânica, concorri para esta área científica.

Apesar do avaliador ter dito que o projecto ter objectivos bem definidos e o plano estar bem estruturado, tive 3 neste item, porque o meu projecto deveria estar noutra área de investigação, em Gestão e não em Engenharia Mecânica. No entanto, em anos anteriores, projectos nesta mesma área ou semelhantes, tiveram notas de 4,5 e 5, porque foram considerados estar na secção correcta. E sim, Engenharia Industrial pertence à área de Engenharia Mecânica.

Tive por isso bolsa devido ao currículo. Penso contudo que, dada a recorrência de casos que implicam a não concessão de bolsas, é tempo de os investigadores se fazerem ouvir e reclamar deste processo ambíguo e sujeito a muitos e graves erros.

new_user
recém-chegado
recém-chegado
Registado: segunda set 26, 2011 7:24 pm
University/ Institute: FEUP

Mensagem por new_user »

Olá a todos!

Eu sou uma recém-chegada a este fórum, e não fui contemplada com bolsa. No entanto, nem é isso que mais me incómoda.. Mas a forma DESCARADA como a FCT PREMEIA TODOS AQUELES QUE TÊM UM DIPLOMA DO INSTITUTO SUPERIOR TÉCNICO!! Bem.. passo a explicar, para que todos entendam a revolta que sinto e, se possível, todos podermos recorrer das avaliações feitas:

Eu tenho um mestrado integrado em Eng. Mecânica com média de 14, pelo que tive uma avaliação de 2,5 no mérito pessoal (claro que ser B.I. e ter apresentações orais de nada valem), até aqui nada de especial... Até que venho a saber que alunos com o mesmo mestrado integrado em Eng. Mecânica mas no IST são avaliados, não pela nota do mestrado integrado, e naturalmente como o nome indica uma média de 5 anos, mas sim dos últimos 2 anos!! Sim..isto porque o IST tem a gentileza de emitir certificados de conclusão de "mestrado integrado" com a média dos últimos 2 anos. Claro é, que o IST não poderia fazê-lo de qualquer forma, pelo que anexa uma informação detalhando a que se período se refere a média.

Nada disto seria um problema, caso a FCT (propositadamente) não fechasse os olhos a este pequeno "pormenor", porque nesse caso ou pediria um documento pedindo a média correcta, ou bastaria calculá-la através do histórico escolar (num mestrado integrado apenas faz sentido média de 5anos e mais nenhuma!).

Certo é que houve candidaturas a serem avaliadas apenas pela nota dos últimos 2 anos, disso tenho conhecimento!! Agora pensem..toda a gente tem melhor média nos últimos anos, eu por exemplo: tive média de 13 nos 3 primeiros, e 15 nos 2 últimos..Se fosse avaliada de igual forma (erradamente) A MINHA COLOCAÇÃO SUBIRIA CERCA DE 50 LUGARES e claro teria bolsa!!

Isto é inaceitável, claramente descriminatório para todos os outros candidatos, para não dizer mesmo vergonhoso!! Durante dias tenho pensado que algo assim não deve ser camuflado e a verdade deve vir ao de cima..Eu não pretendo ser avaliada da mesma forma, só pretendo igualdade na aplicação dos critérios de avaliação (sem os habituais esquemas de favoritismo a que a sociedade portuguesa nos vem habituando).

Assim, pretendo reclamar em audiência prévia (faltam 4dias), mas considero que num caso flagrante como este apenas a minha reclamação não será suficiente para ser considerada uma re-avaliação das candidaturas. Pelo que, todos aqueles que se sintam injustiçados (e ultrapassados nas listas) que façam também a mesma reclamação. Não estou registada na ABIC, talvez fosse mais fácil através da ABIC tornar isto público.

Espero que todos os licenciados no IST não entendam isto como um ataque pessoal, mas sim à avaliação efectuada FCT.

Espero ter feed-back, mas pelo menos a FCT terá certamente uma reclamação!

Cumprimentos.

spca
cientista sempre presente
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Mensagem por spca »

Independentemente de estares revoltada, creio que terás de fundamentar isto muito bem e com casos muito concretos, já que creio que em geral só terão em atenção o caso de cada candidato, e não irão ver os resultados dos outros, justos ou não.
Por ex. fulano X teve nota Y porque o certificado dizia Z mas que em vez de se referir a todo o MI apenas se refere aos 2 últimos anos.
new_user Escreveu:Olá a todos!

Eu sou uma recém-chegada a este fórum, e não fui contemplada com bolsa. No entanto, nem é isso que mais me incómoda.. Mas a forma DESCARADA como a FCT PREMEIA TODOS AQUELES QUE TÊM UM DIPLOMA DO INSTITUTO SUPERIOR TÉCNICO!! Bem.. passo a explicar, para que todos entendam a revolta que sinto e, se possível, todos podermos recorrer das avaliações feitas:

Eu tenho um mestrado integrado em Eng. Mecânica com média de 14, pelo que tive uma avaliação de 2,5 no mérito pessoal (claro que ser B.I. e ter apresentações orais de nada valem), até aqui nada de especial... Até que venho a saber que alunos com o mesmo mestrado integrado em Eng. Mecânica mas no IST são avaliados, não pela nota do mestrado integrado, e naturalmente como o nome indica uma média de 5 anos, mas sim dos últimos 2 anos!! Sim..isto porque o IST tem a gentileza de emitir certificados de conclusão de "mestrado integrado" com a média dos últimos 2 anos. Claro é, que o IST não poderia fazê-lo de qualquer forma, pelo que anexa uma informação detalhando a que se período se refere a média.

Nada disto seria um problema, caso a FCT (propositadamente) não fechasse os olhos a este pequeno "pormenor", porque nesse caso ou pediria um documento pedindo a média correcta, ou bastaria calculá-la através do histórico escolar (num mestrado integrado apenas faz sentido média de 5anos e mais nenhuma!).

Certo é que houve candidaturas a serem avaliadas apenas pela nota dos últimos 2 anos, disso tenho conhecimento!! Agora pensem..toda a gente tem melhor média nos últimos anos, eu por exemplo: tive média de 13 nos 3 primeiros, e 15 nos 2 últimos..Se fosse avaliada de igual forma (erradamente) A MINHA COLOCAÇÃO SUBIRIA CERCA DE 50 LUGARES e claro teria bolsa!!

Isto é inaceitável, claramente descriminatório para todos os outros candidatos, para não dizer mesmo vergonhoso!! Durante dias tenho pensado que algo assim não deve ser camuflado e a verdade deve vir ao de cima..Eu não pretendo ser avaliada da mesma forma, só pretendo igualdade na aplicação dos critérios de avaliação (sem os habituais esquemas de favoritismo a que a sociedade portuguesa nos vem habituando).

Assim, pretendo reclamar em audiência prévia (faltam 4dias), mas considero que num caso flagrante como este apenas a minha reclamação não será suficiente para ser considerada uma re-avaliação das candidaturas. Pelo que, todos aqueles que se sintam injustiçados (e ultrapassados nas listas) que façam também a mesma reclamação. Não estou registada na ABIC, talvez fosse mais fácil através da ABIC tornar isto público.

Espero que todos os licenciados no IST não entendam isto como um ataque pessoal, mas sim à avaliação efectuada FCT.

Cumprimentos.

new_user
recém-chegado
recém-chegado
Registado: segunda set 26, 2011 7:24 pm
University/ Institute: FEUP

Mensagem por new_user »

spca Escreveu:Independentemente de estares revoltada, creio que terás de fundamentar isto muito bem e com casos muito concretos, já que creio que em geral só terão em atenção o caso de cada candidato, e não irão ver os resultados dos outros, justos ou não.
Por ex. fulano X teve nota Y porque o certificado dizia Z mas que em vez de se referir a todo o MI apenas se refere aos 2 últimos anos.
new_user Escreveu:Olá a todos!

Cumprimentos.

Essa é justamente a razão do meu post.. eu não quero denunciar ninguém individualmente, eu quero que todos tenham o direito de ser avaliados sob os mesmos padrões. Eu apenas posso pedir recurso da minha candidatura e não o de outros..e por sim, o certo seria uma re-avaliação de todos aqueles que com esta medida foram beneficiados. Claro que neste ponto concordo contigo, é necessário ter a certeza que todos foram beneficiados de igual forma, isso é possível de confirmar (mediante pedido de consulta das candidaturas na loja do cientista julgo eu) após a saída dos resultados definitivos. Até lá espero ter o vosso apoio, com base em alguns casos concretos de que tenho conhecimento ("fulano X teve nota Y porque o certificado dizia Z"). A todos aqueles que tenham conhecimento de casos idênticos, denunciem ou deixem aqui o vosso post, uma acção conjunta teria certamente mais impacto.

Cumprimentos

synaptive
recém-chegado
recém-chegado
Registado: terça set 27, 2011 9:18 am
University/ Institute: ISPA

Mensagem por synaptive »

marisa.quaresma.reis Escreveu:
ac_bq Escreveu:
marisa.quaresma.reis Escreveu:eu aprendi umas coisas importantes com esta experiencia:

1) uma pessoa pode esforçar-se imenso num mestrado em direito (pre-bolonha) numa publica e ter uma brilhantes nota a ponto de ser convidado a apresentar directamente a tese per saltum,
2) ser research fellow ha 2 anos numa instituicao internacional de investigacao na area em q se candidata,
3) ter premios de distincao atribuidos pelo comissao europeia pelo trabalho de investigacao e disseminacao de resultados que tem levado a cabo,
4) ter participacoes em congressos internacionais e publicacoes em peer-reviewed journals, e
5) ser inclusivamente Editora num peer-reviewed jouirnal,

que se tiver menos de 15 na licenciatura nao vai a lado nenhum

tivesse eu tido 15 na licenciatura e tudo teria sido diferente. (tive 14 em direito numa publica e num programa tambem pre-bolonha, e quem conhece a área sabe bem que é não uma má nota).

na prática só é decisiva a nota da licenciatura, sendo que o trabalho desenvolvido no mestrado é muito mais próximo do tipo de trabalho que se faz num doutoramento.

também de pouco ou nada serve (em alguns casos serve mesmo de nada, no meu caso serviu apenas 0,5) o trabalho desenvolvido com imenso esforço e reconhecido internacional e nacionalmente.

ou seja, na FCT nao há espaço para que o indivíduo melhore, amadureça evolua porque ficará agarrado ao que foi dos 17 aos 22 anos e não ao que é aos 32, que é o meu caso.

tambem nao ha distincao entre quem estudou 5+ 3 (que na pratica foram 4 mas enfim) ou quem estudou 3+2.

tambem só me falta 0,1 para estar no limite da linha de corte. basta subirem 2 decimas no meu merito pessoal (q foi 3,5) e ja consigo a bolsa.

vou tentar a AP e em ultima instancia o recurso.

na AP vou pegar no merito pessoal pela falta de fundamentacao sobre o valor da bonificacao. no recurso, alem disso, vou focar-me no desconhecimento na minha area de investigacao que existe em Portugal o q vou presumir que tenha dificultado a avaliacao do plano de trabalhos e da justificacao do tema.

boa sorte a todos (e a mim, já agora!)
É um bocado injusto sermos prejudicados pela "baixa" média de Licenciatura (não é que 14 seja mau, mas para o Júri não chega...), deveriam ter mais em conta o trabalho que é feito depois, no Mestrado, publicações, etc...
Vou tentar tambem a AP fundamentando sobre o valor da bonificação, o porque de so contarem 1publicação indexada em ISI, quando ainda tenho outra numa acta de congresso que também foi uma publicação indexada em ISI e não vem mencionada nas observações...
Enfim... Se AP não resultar, tenta-se recurso. Posso não ter sorte, mas pelo menos sem tentar não sei.

Cumps e Boa Sorte a todos tbm!

é mesmo isso.. enquanto houver caminho... nao desistir. boa sorte!
Bom dia. Ao contrário dos restantes participantes neste tópico não concorri a este concurso da FCT, mas como estou a pensar concorrer em 2012 (comecei agora o segundo ano do mestrado), tenho estado a inteirar-me das regras e de como decorre todo o processo.

Estou numa situação semelhante à de várias outras pessoas por aqui. Tenho licenciatura pré-Bolonha com média final de 14 valores e neste momento estou com média de 17 no mestrado. Segundo os critérios da FCT, tenho uma pontuação base no mérito do candidato de 2,5. Se tivesse 14 no mestrado, tinha na mesma os 2,5 - parece-me um atentado contra os princípios da meritocracia. Por outro lado, se tivesse feito uma licenciatura com mestrado integrado, obteria uma média ponderada dos dois ciclos, o que equivaleria a um 15 e, portanto, a 3,5 de pontuação. Parece-me discriminação contra quem fez uma licenciatura pré-Bolonha, mas avisem-me se estiver errada.

Proponho que, para além das queixas individuais que cada candidato em situação semelhante vá apresentar este ano, lancemos uma petição para alertar mais pessoas para esta situação e para pressionar a que seja introduzida uma alteração na base de referência para o mérito dos candidatos a BD: que as notas de licenciatura e de mestrado sejam ambas tidas em conta, através do cálculo de uma média ponderada das duas (com base nos ECTS de cada uma, por exemplo).

O que dizem?

eocs
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quinta out 06, 2005 3:47 pm

Mensagem por eocs »

Olá a todos,
Após alguns emails trocados com a FCT recebi hoje um Guião MODIFICADO de Avaliação para o concurso deste ano. Este é diferente do que está em http://www.fct.pt/apoios/bolsas/concursos/guiao2011.
Não sei se tiveram acesso a este documento!!!!! De qualquer modo aqui vai (http://dl.dropbox.com/u/1573491/Gui%C3% ... d_2011.pdf). Espero que ajude!
Aproveito para perguntar se alguém tem o guião do ano passado onde sejam explicitamente indicados todos os critérios, principalmente relativo às BPD.
Obrigada,
eocs

João
Registado: terça jan 08, 2008 6:13 pm
University/ Institute: University

Mensagem por João »

eocs Escreveu:Olá a todos,
Após alguns emails trocados com a FCT recebi hoje um Guião MODIFICADO de Avaliação para o concurso deste ano. Este é diferente do que está em http://www.fct.pt/apoios/bolsas/concursos/guiao2011.
Não sei se tiveram acesso a este documento!!!!! De qualquer modo aqui vai (http://dl.dropbox.com/u/1573491/Gui%C3% ... d_2011.pdf). Espero que ajude!
Aproveito para perguntar se alguém tem o guião do ano passado onde sejam explicitamente indicados todos os critérios, principalmente relativo às BPD.
Obrigada,
eocs
Olá,

Efectivamente esse guião é diferente e mais explícito do que o que está no site da FCT. No guião que aparece no site da FCT não aparecem discriminados valores a atribuir ao candidato consoante o número de publicações em revistas com elevado factor de impacto, etc. Esse guião que te enviaram já foi utilizado para as candidaturas deste ano (2011) ou será utilizado só em 2012? No guião dos ano transacto, relativamente às BPD, não são discriminados explicitamente todos os critérios. Deviam colocar este documento no site.

Cumprimentos,
João
PhD

djnix
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sábado abr 02, 2011 7:04 pm
University/ Institute: ___

Mensagem por djnix »

Bom dia

Depois de ler o guião modificado para avaliação das BD, ainda tenho as seguintes dúvidas

No guião diz "Candidatos com classificação de licenciatura (antes do Processo de Bolonha ou
mestrado (de acordo com o processo de Bolonha) 15, 3,5 valores.

A minha dúvida é, quem tem uma licenciatura antes de Bolonha (1998-2003) com 15 valores e um mestrado (Bolonha, 2006-2008) com 18 valores, qual é a pontuação?
A dúvida vem porque nos critérios fala de licenciatura OU mestrado. E quem tem as duas?

Será que poderia ter-me candidatado apenas com o mestrado?

Obrigado pela ajuda

Souki
investigador em formação
investigador em formação
Registado: quinta ago 25, 2011 10:01 am

Mensagem por Souki »

djnix Escreveu:Bom dia

Depois de ler o guião modificado para avaliação das BD, ainda tenho as seguintes dúvidas

No guião diz "Candidatos com classificação de licenciatura (antes do Processo de Bolonha ou

A minha dúvida é, quem tem uma licenciatura antes de Bolonha (1998-2003) com 15 valores e um mestrado (Bolonha, 2006-2008) com 18 valores, qual é a pontuação?
A dúvida vem porque nos critérios fala de licenciatura OU mestrado. E quem tem as duas?

Obrigado pela ajuda

Continua a ler que mais abaixo tenho ideia que refere essa situação. Agora não estou a ver o documento, mas era qualquer coisa como: acresce 0.5 pontos caso tenha o Mestrado aprovado (independentemente da nota), ou então há um ratio qualquer que contam 3/5 da nota de um e 2/5 da nota de outro... Já não me lembro bem, mas é uma questão de se ler isso tudo com atenção porque acho que referem todo o tipo de situações!

synaptive
recém-chegado
recém-chegado
Registado: terça set 27, 2011 9:18 am
University/ Institute: ISPA

Mensagem por synaptive »

Souki Escreveu:
djnix Escreveu:Bom dia

Obrigado pela ajuda

Continua a ler que mais abaixo tenho ideia que refere essa situação. Agora não estou a ver o documento, mas era qualquer coisa como: acresce 0.5 pontos caso tenha o Mestrado aprovado (independentemente da nota), ou então há um ratio qualquer que contam 3/5 da nota de um e 2/5 da nota de outro... Já não me lembro bem, mas é uma questão de se ler isso tudo com atenção porque acho que referem todo o tipo de situações!
É basicamente a mesma informação que consta da tabela que eles têm publicada online, mas exposta de uma forma mais complexa. Só é feita a média ponderada para cursos pós-Bolonha. No caso de licenciaturas pré-Bolonha, é tida em conta a nota da licenciatura e dão-nos um "bónus" no caso de termos um mestrado, sem terem em conta a nota do mesmo.

João
Registado: terça jan 08, 2008 6:13 pm
University/ Institute: University

Mensagem por João »

Bom dia,

Alguém pode indicar a linha de corte, o número de candidatos, e o número de bolsas atribuídas para BPD em Química?

Cumprimentos,
João
PhD

Mush
cientista assíduo
cientista assíduo
Registado: quarta mai 30, 2007 8:10 pm
University/ Institute: Universidade de Maribor/IBMC

Mensagem por Mush »

Em relacao ao guiao modificado, o que é que vcs entendem com:

Em princípio não deve ser conferida uma pontuação superior a 1.0 no
componente relativa a CV e publicações. (A título de exemplo poder-se-á atribuir 1
ponto por duas comunicações a conferências internacionais de qualidade com actas
publicadas). Publicações em revistas internacionais, patentes e outros itens pouco
habituais nestes candidatos podem levar a uma pontuação superior, mas implicam
justificação mais detalhada.

Eu tenho 7 artigos publicados em revistas internacionais, sera que so me atribuiram 1 ponto de bonificacao?

Nas observacoes da ficha de avaliacao so dizem: Várias publicações, nomeadamente como primeiro autor.

Mush
cientista assíduo
cientista assíduo
Registado: quarta mai 30, 2007 8:10 pm
University/ Institute: Universidade de Maribor/IBMC

Mensagem por Mush »

Mush Escreveu:Em relacao ao guiao modificado, o que é que vcs entendem com:

Em princípio não deve ser conferida uma pontuação superior a 1.0 no
componente relativa a CV e publicações. (A título de exemplo poder-se-á atribuir 1
ponto por duas comunicações a conferências internacionais de qualidade com actas
publicadas). Publicações em revistas internacionais, patentes e outros itens pouco
habituais nestes candidatos podem levar a uma pontuação superior, mas implicam
justificação mais detalhada.

Eu tenho 7 artigos publicados em revistas internacionais, sera que so me atribuiram 1 ponto de bonificacao?

Nas observacoes da ficha de avaliacao so dizem: Várias publicações, nomeadamente como primeiro autor.
Passo a explicar a minha duvida:

A minha formacao foi completada no estrangeiro, tenho BSc com 14 valores e mestrado.
Nas observacoes da ficha de avaliacao dizem: Equivalente a 14v + mestrado
Segundo o guiao alterado isto equivale a Lic 14v (2.5 pontos) + MSc (0.5 pontos) = 3 pontos. Tive classificacao total no merito do candidato de 4.... logo so tive 1 ponto de bonificacao por 7 artigos? :shock:

Responder