Bom dia a todos.
Estou a pensar candidatar-me a um doutoramento em regime de co-tutela (ou seja, doutorar-me pela minha universidade (portuguesa) e por outra universidade dos eua) - doutoramento sem curso.
Gostaria de perguntar se sabem o que é necessário tratar para o fazer (não sei se a minha universidade tem protocolo com a universidade dos eua que pretendo ir? Pago propinas nas duas universidades? Que tipo de bolsa necessito de me candidatar? Existe alguém nesta situação?
Muito obrigada.
Bolsa Mista - Co-tutela
-
- investigador em formação
- University/ Institute: Universidade do Porto
-
- Sócios
- University/ Institute: Universidade do Minho
Re: Bolsa Mista - Co-tutela
Olá.
Deve haver várias pessoas em situação equivalente, imagino eu.
O teu caso não é nenhum dos abrangidos pelos programas de cooperação entre o governo português e instituições americanas (MIT Portugal, CMU Portugal, UT Austin Portugal)? Se for o caso, estes programas têm algum financiamento próprio e já há acordos estabelecidos entre universidades portuguesas e americanas.
No caso de não ser, penso que passará muito por um acordo entre orientadores, em primeiro lugar. Depois, depende da universidade que queres que te atribua o grau (se não houver acordo formal, o grau será atribuído por uma só universidade) e é nessa que terás de pagar propinas. No entanto, a outra instituição poderá também requerer o pagamento de propinas: depende dos casos...
Assim, acho que a primeira coisa a fazer é falares com quem pretendes como orientador em Portugal e depois ir percebendo o que é preciso.
Bom trabalho,
Tiago
Deve haver várias pessoas em situação equivalente, imagino eu.
O teu caso não é nenhum dos abrangidos pelos programas de cooperação entre o governo português e instituições americanas (MIT Portugal, CMU Portugal, UT Austin Portugal)? Se for o caso, estes programas têm algum financiamento próprio e já há acordos estabelecidos entre universidades portuguesas e americanas.
No caso de não ser, penso que passará muito por um acordo entre orientadores, em primeiro lugar. Depois, depende da universidade que queres que te atribua o grau (se não houver acordo formal, o grau será atribuído por uma só universidade) e é nessa que terás de pagar propinas. No entanto, a outra instituição poderá também requerer o pagamento de propinas: depende dos casos...
Assim, acho que a primeira coisa a fazer é falares com quem pretendes como orientador em Portugal e depois ir percebendo o que é preciso.
Bom trabalho,
Tiago