Bolsa Mista - Co-tutela

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Post Reply
Bolseira2012
investigador em formação
investigador em formação
University/ Institute: Universidade do Porto

Bolsa Mista - Co-tutela

Post by Bolseira2012 »

Bom dia a todos.
Estou a pensar candidatar-me a um doutoramento em regime de co-tutela (ou seja, doutorar-me pela minha universidade (portuguesa) e por outra universidade dos eua) - doutoramento sem curso.
Gostaria de perguntar se sabem o que é necessário tratar para o fazer (não sei se a minha universidade tem protocolo com a universidade dos eua que pretendo ir? Pago propinas nas duas universidades? Que tipo de bolsa necessito de me candidatar? Existe alguém nesta situação?

Muito obrigada.
Tiago H. Silva
Sócios
Sócios
University/ Institute: Universidade do Minho

Re: Bolsa Mista - Co-tutela

Post by Tiago H. Silva »

Olá.

Deve haver várias pessoas em situação equivalente, imagino eu.
O teu caso não é nenhum dos abrangidos pelos programas de cooperação entre o governo português e instituições americanas (MIT Portugal, CMU Portugal, UT Austin Portugal)? Se for o caso, estes programas têm algum financiamento próprio e já há acordos estabelecidos entre universidades portuguesas e americanas.
No caso de não ser, penso que passará muito por um acordo entre orientadores, em primeiro lugar. Depois, depende da universidade que queres que te atribua o grau (se não houver acordo formal, o grau será atribuído por uma só universidade) e é nessa que terás de pagar propinas. No entanto, a outra instituição poderá também requerer o pagamento de propinas: depende dos casos...
Assim, acho que a primeira coisa a fazer é falares com quem pretendes como orientador em Portugal e depois ir percebendo o que é preciso.

Bom trabalho,
Tiago
Post Reply