PatríciaR. Escreveu: Não sei se há mais alguém na minha situação, mas eu estou desempregada e estou a depender muito da resposta da FCT. Vou provavelmente recusar um trabalho porque não me posso comprometer com um contrato e, se receber a bolsa, correr o risco de a perder (quando concorri à bolsa de doutoramento, comprometi-me a dedicar-me a tempo inteiro ao projecto). Entretanto, a minha orientadora já me perguntou os seminários que vou fazer para poder avisar a faculdade, e tudo isto sem eu sonhar se depois os vou fazer realmente, já que sem bolsa nada feito. Este processo é muito complicado e este tempo de espera tão longo é prejudicial. É uma tortura! Neste momento acho que tenho a minha vida pendente porque não posso fazer grande coisa enquanto a resposta da FCT não vier. E se for negativa... Nem quero pensar nisso.
Infelizmente acho que há muita gente na tua situação. Penso que na grande maioria estamos todos dependentes dos resultados das bolsas. Eu sinto-me como o tolo em cima da ponte, sem saber para que lado me virar. Infelizmente, enquanto não souber se tive bolsa ou não, não poderei virar-me para lado nenhum!
Agora, na tua situação, se tiveste uma proposta de trabalho fixe, acho que não deverias recusá-la para já. Quanto mais não seja, poderás aceitá-la e adiar o início da tua bolsa, se entretanto a vieres a ter. Agora, enquanto não tiveres a certeza que a tens, acho que não deves recusar nada... Como se costuma dizer "mais vale um pássaro na mão que dois a voar!"
Mas é claro, isto é só a minha opinião... e vale o que vale!