snorrasson85 wrote:Queria colocar uma série de questões ao pessoal que já lida com estes processos há mais tempo do que eu. O meu caso é o seguinte: candidatei-me para um BD na área de Arqueologia e História. Como apenas vou obter o grau de mestre no final deste ano, candidatei-me como licenciado. No ficheiro pdf onde declarei o compromisso de terminar o mestrado até ao fim do ano, indiquei que tinha tido uma média de 16 no primeiro ano do mestrado. Assim, a minha primeira é a seguinte: a média do meu primeiro de mestrado é tida em conta, mesmo não sendo complementada com um documento comprovativo?
Como eu pressuponho que a resposta será negativa, fiz as contas apenas com a minha média de licenciatura, que é 14. Assim, possuindo 1,5 de pontuação base do meu mérito pessoal, partindo da suposição que o meu plano de trabalhos teria um 4,5, mais a nota da avaliação do meu centro de investigação, que é 4,5, a média da minha candidatura dá cerca de 3,5. No entanto, penso que o mérito pessoal do candidato pesa mais como factor de ponderação, numa razão de 5 (mérito do candidato) para 3 (mérito do plano de trabalhos) e 2 (avaliação da instituição).
Portanto, gostava que o pessoal desse uma opinião sincera, sem panos quentes, de quais são as minhas possibilidades de estar acima da linha de corte e obter a bolsa.
Olá caro Colega,
Não sei se serei um dos tais experientes nestas andanças, pois neste momento vou "apenas" na minha segunda candidatura a bolsa de doutoramento, mas vamos lá ver o que te posso dizer, tendo em conta a minha experiência do ano passado.
Concorrendo a bolsa na mesma área que tu tive 4 na avaliação de mérito pessoal, 4,5 no mérito de plano de trabalhos e 0 na instituição, porque não apresentei nenhuma. Com esta avaliação e com a proporção que indicaste eu não tive bolsa. Este ano, mantendo-se essa avaliação e acrescentando os 4,5 da minha instituição espero que me seja concedida a bolsa (e mesmo assim com alguns receios que tal não aconteça).
Assim sendo e tendo em conta os dados e suposições que apresentas penso que terias de nota final 3 ... Ora eu o ano transacto tive nota acima dessa umas décimas e não consegui. Claro que podem existir aqui outras ponderações que desconheça, nomeadamente teres um currículo que te valha alguns pontos mais, ou outra coisa similar, mas parece-me (sem panos quentes) que neste cenário seja difícil teres bolsa, sobretudo porque não creio que nos vão facilitar a vida este ano, pelo contrário, até porque a nossa área é cada vez mais a parente pobre da ciência em Portugal... (miséria de que infelizmente não temos o exclusivo)
Oh tempore, oh mores!!!
Como é óbvio certezas só quando saírem os resultados, e até lá tudo é possível. De qualquer modo espero que corra tudo bem e desejo(-nos) a melhor sorte