Concurso FCT - Bolsas Individuais 2011 - BD e BPD

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Post Reply
demichelis
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: ITPT

Re: Concurso FCT - Bolsas Individuais 2011 - BD e BPD

Post by demichelis »

Boa Noite.

Acabei de lacrar a candidatura mas a média de Mestrado não aparece. Coloquei que o Mestrado está em fase de conclusão, mas no campo da média aparece um campo vazio. Gostaria de saber se é normal ou é algum erro. Estou um bocado em "pânico" :(

Ainda assim, aparece no CV associado ao FCT Sig (acho que é este o nome).

Cumprimentos.
A desesperar
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: IST

Post by A desesperar »

Bom dia,

Gostaria de saber se posso lacrar a minha candidatura antes de o meu Co-Orientador se ter associado a ela (e consequentemente antes de ele ter lacrado a sua associação).

O deadline está cada vez mais próximo e esta questão está a deixar-me inquieta...

Obrigada!
Cumprimentos,
Ana
Frostie
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: Universidade do Porto

Post by Frostie »

Olá a todos,

Vou candidatar-me a uma bolsa de doutoramento. No entanto, só devo terminar o mestrado no final de Setembro, e posso não conseguir inscrever-me a tempo no programa doutoral da minha instituição. Assim sendo, estava a pensar iniciar os trabalhos apenas a 1 de Setembro de 2012. Acham que haverá algum problema, por começar cerca de 1 ano depois da candidatura?
spca
cientista sempre presente

Post by spca »

frostie wrote:Olá a todos,

Vou candidatar-me a uma bolsa de doutoramento. No entanto, só devo terminar o mestrado no final de Setembro, e posso não conseguir inscrever-me a tempo no programa doutoral da minha instituição. Assim sendo, estava a pensar iniciar os trabalhos apenas a 1 de Setembro de 2012. Acham que haverá algum problema, por começar cerca de 1 ano depois da candidatura?
Acho que não, pela data em si. Afinal apenas poderás começar em data não anterior a Outubro de 2011 se já tiveres tudo pronto, ou Janeiro de 2012 se não. Em Setembro ainda não passou um ano. Mas em princípio terás de ter toda a papelada tratada e "uploadada" no prazo de 6 meses depois de saírem os resultados, portanto possivelmente terás de arranjar maneira de te inscrever como estudante de doutoramento o mais rapidamente possível, mesmo que o programa doutoral só arranque em Setembro.
spca

Post by spca »

demichelis wrote:Boa Noite.

Acabei de lacrar a candidatura mas a média de Mestrado não aparece. Coloquei que o Mestrado está em fase de conclusão, mas no campo da média aparece um campo vazio. Gostaria de saber se é normal ou é algum erro. Estou um bocado em "pânico" :(

Cumprimentos.
Se estava no CV do FCT-SIG antes de lacrares, não deve haver problema. Eles não mostram toda a informação que o painel recebe (não sei qual a informação que mostram e não mostram)
demichelis
recém-chegado
recém-chegado

Post by demichelis »

spca wrote:
demichelis wrote:Boa Noite.

Cumprimentos.
Se estava no CV do FCT-SIG antes de lacrares, não deve haver problema. Eles não mostram toda a informação que o painel recebe (não sei qual a informação que mostram e não mostram)
Ok obrigado.

Se mais alguém souber se há problema ou não que diga sff.

Obrigado mais uma vez pela ajuda.
pimpas
investigador em formação
investigador em formação
University/ Institute: UMINHO

Post by pimpas »

Boa noite a todos,

sou nova nestas andanças e espero que me possam ajudar...
Candidatei-me hoje a bolsa de doutoramento e lacrei mesmo perto da 17H. na altura fiz a candidatura em dois pcs diferentes... não sei se foi disso mas a noite recebi uma chamada da minha orientadora a dizer que a minha candidatura não foi lacrada! Já mandei um email para lá a explicar a situação mas como podem imaginar estou em pânico! alguém me pode ajudar? já aconteceu a alguém? será que vão aceitar a minha candidatura? pela quantidade de perguntas vê-se logo que estou em desespero!! Se alguém me pudesse ajudar agradecia.

Cumprimentos!
Pess
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: Universidade de Aveiro

Post by Pess »

Na altura em que eu lacrei apareceu-me uma pagina a dizer que a minha candidatura tinha sido lacrada, viste essa mesma página?
Já foste reverificar à página do teu concurso?
pimpas
investigador em formação
investigador em formação

Post by pimpas »

A mim também me apareceu isso... só que no sitio que depois aparece para visualizar a candidatura eu cliquei lá e ainda conseguia alterar a candidatura! e no meu processo aparece lá que não foi lacrada :s
Entretanto liguei para os recursos humanos e disseram-me para não me preocupar, que se tinha recebido a mensagem de que tinha sido lacrada o resto não importava... mas sinceramente acho muito estranho!
sofiacp
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: ISCTE-IUL

Post by sofiacp »

Olá a tod@s!

agora que as candidaturas foram lacradas, alguém me sabe dizer se o tempo de espera continua a ser aqueles horríveis 90 dias úteis?

concorri no ano passado e não consegui. este ano sou repetente e esperar tanto tempo pela resposta parece-me uma verdadeira tortura :(

Até breve,

sofia
blackmamba
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: LSHTM

Post by blackmamba »

Olá!
Só para desejar boa sorte a todos, vamos lá ver se há dinheiro para bolsas este ano, isto está complicado...
sgodinho
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: Uévora

Post by sgodinho »

Bom dia

Antes de mais desejar boa sorte a todos os concorrentes e que de facto os cortes orçamentais não sejam cegos e penalizadores para o desenvolvimento da ciencia em Portugal.

Agora que passou este periodo de concurso às BD e BPD, gostaria, se possivel claro, junto dos responsáveis da ABIC saber se será possivel termos o numero de BD e BPD lacradas no dia 27 de junho, seria importante que esta informação viesse separada por tipo de bolsa.

Por fim agradecer o forte empenho da ABIC em proporcionar este fórum onde muitos podem ter acesso à informação que muitas vezes é mais difícil visualizar via FCT. Por isso um bem-haja a todos :D

Obrigado

sgodinho
João Lisboa
recém-chegado
recém-chegado

Post by João Lisboa »

sgodinho wrote:Bom dia

Antes de mais desejar boa sorte a todos os concorrentes e que de facto os cortes orçamentais não sejam cegos e penalizadores para o desenvolvimento da ciencia em Portugal.

Agora que passou este periodo de concurso às BD e BPD, gostaria, se possivel claro, junto dos responsáveis da ABIC saber se será possivel termos o numero de BD e BPD lacradas no dia 27 de junho, seria importante que esta informação viesse separada por tipo de bolsa.

Por fim agradecer o forte empenho da ABIC em proporcionar este fórum onde muitos podem ter acesso à informação que muitas vezes é mais difícil visualizar via FCT. Por isso um bem-haja a todos :D

Obrigado

sgodinho

Muito feliz a proposta de sgodinho. Espero que a ABIC possa buscar e disponibilizar essas informações, pois serão de grande valia a todos os investigadores.

Sds,

João Lisboa http://forum.bolseiros.org/posting.php? ... =8&p=23522#
angeline1979
recém-chegado
recém-chegado

Post by angeline1979 »

Olá

Alguém sabe quando vão ser as avaliações para as bolsas?
Joana@UB
investigador em formação
investigador em formação
University/ Institute: Buffalo

Post by Joana@UB »

Alguem sabe se os avaliadores recebem os resultados do ano passado junto com a candidatura deste ano?

Joana
blackmamba
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: LSHTM

Post by blackmamba »

Joana@UB wrote:Alguem sabe se os avaliadores recebem os resultados do ano passado junto com a candidatura deste ano?

Joana
Eu acho que não, até porque seria injusto para muita gente.
Quanto aos resultados, estou a torcer para que saiam no fim de Setembro! Espero que sim! :smt003
demichelis
recém-chegado
recém-chegado

Post by demichelis »

sgodinho wrote:Bom dia

Obrigado

sgodinho
Era bom que esta informação viesse "cá para fora". Para o pessoal ter uma ideia...
XikoPortugal
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: UPorto

Post by XikoPortugal »

Olá a todos!
Fui Bolseiro de Doutoramento financiado pela FCT até ao ano de 2009 e surgiu-me agora uma dúvida que gostaria de esclarecer sobre a suspensão da bolsa: é possível ao bolseiro, mediante uma oportunidade de emprego, suspender uma bolsa Doutoramento ou Post-Doc em execução e retomar mais tarde? Existe algum limite de tempo associado a esta suspensão ou "congelamento" da bolsa?

Obrigado!!
snorrasson85
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: Universidade de Coimbra

Post by snorrasson85 »

Queria colocar uma série de questões ao pessoal que já lida com estes processos há mais tempo do que eu. O meu caso é o seguinte: candidatei-me para um BD na área de Arqueologia e História. Como apenas vou obter o grau de mestre no final deste ano, candidatei-me como licenciado. No ficheiro pdf onde declarei o compromisso de terminar o mestrado até ao fim do ano, indiquei que tinha tido uma média de 16 no primeiro ano do mestrado. Assim, a minha primeira é a seguinte: a média do meu primeiro de mestrado é tida em conta, mesmo não sendo complementada com um documento comprovativo?

Como eu pressuponho que a resposta será negativa, fiz as contas apenas com a minha média de licenciatura, que é 14. Assim, possuindo 1,5 de pontuação base do meu mérito pessoal, partindo da suposição que o meu plano de trabalhos teria um 4,5, mais a nota da avaliação do meu centro de investigação, que é 4,5, a média da minha candidatura dá cerca de 3,5. No entanto, penso que o mérito pessoal do candidato pesa mais como factor de ponderação, numa razão de 5 (mérito do candidato) para 3 (mérito do plano de trabalhos) e 2 (avaliação da instituição).

Portanto, gostava que o pessoal desse uma opinião sincera, sem panos quentes, de quais são as minhas possibilidades de estar acima da linha de corte e obter a bolsa.
Falcao
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: Universidade do Porto

Post by Falcao »

snorrasson85 wrote:Queria colocar uma série de questões ao pessoal que já lida com estes processos há mais tempo do que eu. O meu caso é o seguinte: candidatei-me para um BD na área de Arqueologia e História. Como apenas vou obter o grau de mestre no final deste ano, candidatei-me como licenciado. No ficheiro pdf onde declarei o compromisso de terminar o mestrado até ao fim do ano, indiquei que tinha tido uma média de 16 no primeiro ano do mestrado. Assim, a minha primeira é a seguinte: a média do meu primeiro de mestrado é tida em conta, mesmo não sendo complementada com um documento comprovativo?

Como eu pressuponho que a resposta será negativa, fiz as contas apenas com a minha média de licenciatura, que é 14. Assim, possuindo 1,5 de pontuação base do meu mérito pessoal, partindo da suposição que o meu plano de trabalhos teria um 4,5, mais a nota da avaliação do meu centro de investigação, que é 4,5, a média da minha candidatura dá cerca de 3,5. No entanto, penso que o mérito pessoal do candidato pesa mais como factor de ponderação, numa razão de 5 (mérito do candidato) para 3 (mérito do plano de trabalhos) e 2 (avaliação da instituição).

Portanto, gostava que o pessoal desse uma opinião sincera, sem panos quentes, de quais são as minhas possibilidades de estar acima da linha de corte e obter a bolsa.
Olá caro Colega,

Não sei se serei um dos tais experientes nestas andanças, pois neste momento vou "apenas" na minha segunda candidatura a bolsa de doutoramento, mas vamos lá ver o que te posso dizer, tendo em conta a minha experiência do ano passado.
Concorrendo a bolsa na mesma área que tu tive 4 na avaliação de mérito pessoal, 4,5 no mérito de plano de trabalhos e 0 na instituição, porque não apresentei nenhuma. Com esta avaliação e com a proporção que indicaste eu não tive bolsa. Este ano, mantendo-se essa avaliação e acrescentando os 4,5 da minha instituição espero que me seja concedida a bolsa (e mesmo assim com alguns receios que tal não aconteça).
Assim sendo e tendo em conta os dados e suposições que apresentas penso que terias de nota final 3 ... Ora eu o ano transacto tive nota acima dessa umas décimas e não consegui. Claro que podem existir aqui outras ponderações que desconheça, nomeadamente teres um currículo que te valha alguns pontos mais, ou outra coisa similar, mas parece-me (sem panos quentes) que neste cenário seja difícil teres bolsa, sobretudo porque não creio que nos vão facilitar a vida este ano, pelo contrário, até porque a nossa área é cada vez mais a parente pobre da ciência em Portugal... (miséria de que infelizmente não temos o exclusivo)
Oh tempore, oh mores!!!

Como é óbvio certezas só quando saírem os resultados, e até lá tudo é possível. De qualquer modo espero que corra tudo bem e desejo(-nos) a melhor sorte :smt002
Post Reply