agrenha Escreveu:Pois eu lembro-me que quando a minha bolsa começou também aconteceu. Acho que é mais ou menos "normal" que no inicio da bolsa acumulem uns 2 ou 3 meses, pelo que dizem porque os montantes não são disponibilizados antes.
Infelizmente parece ser prática corrente da parte da FCT. Mas não é normal nem deve ser normal. Acho completamente idiota e de uma irresponsabilidade total, especialmente para os bolseiros no estrangeiro, que só se comece a pagar três meses depois. Claro que há sempre a desculpa de que os montantes não são disponibilizados antes: pois o ano passado as bolsas poderiam começar em Outubro e começaram a ser pagas em Dezembro. Este ano moveram a data de inicio para Janeiro (pensando eu que para começarem realmente a pagar na data de inicio das bolsas), e eis que na melhor das hipóteses vão começar a pagar em Março. Isto não tem nada que ver com a disponibilidade dos fundos. Isto é pura incompetência.
Eu acho que esta má gestão da FCT tem de ser denunciada: já é suficientemente prejudicial o facto de a data de inicio das bolsas não ser compatível com a data de início dos semestres escolares (eu tive sorte neste aspecto pois estou no hemisferio sul), quanto mais o bolseiro ter de pagar a sua inscrição, viagem, instalação e alguns meses de vida do seu próprio bolso. E para aqueles que não tiverem capacidade financeira? Quem no estrangeiro lhes cederá um empréstimo? A meu ver esta situação só chegou onde está pois existe uma grande acomodação da parte dos bolseiros: como se qualquer esmola que chegue, quando chegar, é sempre bem vinda. E isto, meus amigos, tem de mudar. Já me irrita esta situação de os bolseiros serem vistos como pedintes. Não faltará muito até que um ministro ou SE sem escrúpulos decida cortar o montante das bolsas a meio e atribuir o dobro das bolsas para aumentar os seus índices de formação avançada/plano tecnológico/investimento em ciência/blablabla. Será que alguém levantará a voz nessa altura, ou não será tarde demais?