Atrasos no pagamento das bolsas FCT (Novembro 2005)?

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
João Ferreira
Sócios
Sócios
Registado: segunda abr 26, 2004 12:09 pm

Atrasos no pagamento das bolsas FCT (Novembro 2005)?

Mensagem por João Ferreira »

Na carta que a FCT enviou a informar que procedeu ao pagamento da
bolsa de Novembro, vinha em post script o seguinte:
"A verba disponibilizada este mês não permitiu o pagamento, a alguns
bolseiros, da totalidade do montante que lhes era devido. Se esse for o
seu caso, apresentamos-lhe desde já as nossas desculpas e informamo-lo que
receberá o que falta com os pagamentos do próximos mês de Dezembro."

Gostaríamos de saber de pessoas que se encontrem nesta situação, para termos uma ideia da dimensão do problema. Assim, peço que nos façam chegar nota de situações de não pagamento por inteiro das bolsas, aqui para o fórum ou para o abic@bolseiros.org

Obrigado.

Pela Direcção da ABIC
João Ferreira

alexandra rosa
cientista assíduo
cientista assíduo
Registado: sábado abr 24, 2004 3:38 pm

Mensagem por alexandra rosa »

A FCT tem realmente um problema de gestão: a mim pagaram-me 2 meses! Até pensava que tinha recebido subsídio de Natal :lol:

Alexandra
Alexandra Rosa
Ex-cientista

Aragao
Sócios
Sócios
Registado: sábado abr 24, 2004 4:22 pm
University/ Institute: Diamond Light Source
Contacto:

Mensagem por Aragao »

Eu recebi por completo, hoje mesmo, apenas o mes de Novembro. Tal como era de esperar (e acabo o contrato em Dezembro).
Wolf Credo: "Respect the elders, Teach the young, Cooperate with the pack, Play when you can, Hunt when you must, Rest in between, Share your affections, Voice your feelings, Leave your mark."
---
Visita o Guia do Bolseiro

clima
recém-chegado
recém-chegado
Registado: domingo dez 19, 2004 1:08 pm
Contacto:

Mensagem por clima »

Eu tambem recebi 2 meses. Alexandra, o subsidio de natal tambem me passou pela cabeca :D
Mais a serio, nao quero acreditar que uns receberam dois meses e outros nao receberam um mes na totalidade.
Provavelmente o que aconteceu foi que uns receberam o mes de dezembro adiantado e outros nao.
Cláudio Lima

Joana Carvalho
Direcção da ABIC
Direcção da ABIC
Registado: sexta abr 15, 2005 11:41 am

Mensagem por Joana Carvalho »

Telefonei esta tarde para a FCT e falei com a Dr. Olga Martinho que me informou do seguinte:
  • 1. 124 bolseiros do programa comunitário de apoio ainda não receberam, mas vão receber amanhã, no mais tardar até ao final da semana;

2. Todos os bolseiros receberam o subsídio deste mês, mas aqueles bolseiros que se atrasaram a pedir a renovação da bolsa e que tinham, por exemplo, que receber 2x o subsídio mensal, receberam o equivalente a 1 mês hoje e vão receber o resto a Dezembro; alguns apoios para idas a conferências também vão ser pagos em Dezembros bem como pagamentos parciais de propinas;

3. Os casos de bolseiros que receberam dois meses tem a ver com o quadro de financiamento que suporta estas bolsas. A Dr. Olga Martinho disse que ou dinheiro era gasto neste mês ou, de contrário, tinha que ser devolvido.
No total, sem certezas quanto aos números exactos, mas cerca de 300 bolseiros foram afectados. No entanto, a Dr. Olga Martinho garantiu que nenhum bolseiro ficou sem receber o correspondente a um subsídio mensal.

alexandra rosa
cientista assíduo
cientista assíduo
Registado: sábado abr 24, 2004 3:38 pm

Mensagem por alexandra rosa »

Obrigada Joana pelo esclarecimento.

Fiquei foi com a sensação de uma certa descoordenação na direcção da ABIC: não poderiam ter telefonado logo de manhã directamente para a Dra Olga Martinho?

Alexandra
Alexandra Rosa
Ex-cientista

Joana Carvalho
Direcção da ABIC
Direcção da ABIC
Registado: sexta abr 15, 2005 11:41 am

Mensagem por Joana Carvalho »

Não houve descordenação nenhuma, telefonei para a FCT assim que o meu trabalho o permitiu :)

agrenha
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quinta mar 10, 2005 9:40 am

Mensagem por agrenha »

Olá.
Eu recebi logo no dia 1 e recebi o dinheiro da bolsa de um mês (mês de Novembro) e quase 300 euros que me deviam da segurança social. Comigo parece que tudo correu como esperado.

Ana
Ana Grenha, PhD

Renata Benavente
investigador em formação
investigador em formação
Registado: terça jan 24, 2006 10:23 am

Bolsas relativas ao concurso de 2005

Mensagem por Renata Benavente »

Caros colegas,

Aproveito este tópico de troca de ideias para informar que no meu caso - Bolseira desde Janeiro de 2006 (concurso de 2005), ainda não me foi paga qualquer bolsa. :roll:

Em contacto telefónico com a FCT foi-me dito que, em princípio, não irá haver pagamento intercalar em Fevereiro pelo que as Bolsas relativas aos meses de Janeiro, Fevereiro e Março serão pagas no início de Março.´

Entretanto vamos sobrevivendo... :(

Até breve,

Renata
Renata Benavente

Susana Relvas
Sócios
Sócios
Registado: quinta nov 25, 2004 10:07 am
Contacto:

Mensagem por Susana Relvas »

Serem só 3 meses de atraso já não é muito mau... Eu tenho uma BDE que começou em Janeiro de 2005 e só recebi a 1ª vez em Junho de 2005.
Isto porque sendo BDE toda a documentação é a dobrar: declarações da instituição e da empresa que financia o doutoramento... Já imaginam o difícil que não é tratar de "quase uma resma" de papéis! E depois com tempos de espera em 3 lados a coisa agrava-se ainda mais... :roll:

Boa sorte! :)
Assistant Professor - DEG/IST/UTL
Sócia da ABIC

agrenha
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quinta mar 10, 2005 9:40 am

Mensagem por agrenha »

Pois eu lembro-me que quando a minha bolsa começou também aconteceu. Acho que é mais ou menos "normal" que no inicio da bolsa acumulem uns 2 ou 3 meses, pelo que dizem porque os montantes não são disponibilizados antes.
Ana Grenha, PhD

tiagopereira
investigador em formação
investigador em formação
Registado: sexta nov 19, 2004 11:48 am

Mensagem por tiagopereira »

agrenha Escreveu:Pois eu lembro-me que quando a minha bolsa começou também aconteceu. Acho que é mais ou menos "normal" que no inicio da bolsa acumulem uns 2 ou 3 meses, pelo que dizem porque os montantes não são disponibilizados antes.
Infelizmente parece ser prática corrente da parte da FCT. Mas não é normal nem deve ser normal. Acho completamente idiota e de uma irresponsabilidade total, especialmente para os bolseiros no estrangeiro, que só se comece a pagar três meses depois. Claro que há sempre a desculpa de que os montantes não são disponibilizados antes: pois o ano passado as bolsas poderiam começar em Outubro e começaram a ser pagas em Dezembro. Este ano moveram a data de inicio para Janeiro (pensando eu que para começarem realmente a pagar na data de inicio das bolsas), e eis que na melhor das hipóteses vão começar a pagar em Março. Isto não tem nada que ver com a disponibilidade dos fundos. Isto é pura incompetência.

Eu acho que esta má gestão da FCT tem de ser denunciada: já é suficientemente prejudicial o facto de a data de inicio das bolsas não ser compatível com a data de início dos semestres escolares (eu tive sorte neste aspecto pois estou no hemisferio sul), quanto mais o bolseiro ter de pagar a sua inscrição, viagem, instalação e alguns meses de vida do seu próprio bolso. E para aqueles que não tiverem capacidade financeira? Quem no estrangeiro lhes cederá um empréstimo? A meu ver esta situação só chegou onde está pois existe uma grande acomodação da parte dos bolseiros: como se qualquer esmola que chegue, quando chegar, é sempre bem vinda. E isto, meus amigos, tem de mudar. Já me irrita esta situação de os bolseiros serem vistos como pedintes. Não faltará muito até que um ministro ou SE sem escrúpulos decida cortar o montante das bolsas a meio e atribuir o dobro das bolsas para aumentar os seus índices de formação avançada/plano tecnológico/investimento em ciência/blablabla. Será que alguém levantará a voz nessa altura, ou não será tarde demais?

Renata Benavente
investigador em formação
investigador em formação

Tiago,

Concordo plenamente com as tuas observações!! Ou se trata da mais elementar falta de planeamento ou andam mesmo a aproveitar-se das nossas bolsas, sabe-se lá para quê...

Será que podemos fazer alguma coisa para, pelo menos, manifestarmos o nosso desagrado por estes atrasos? Tens alguma sugestão? :wink:

Eu estou pronta a colaborar em qualquer iniciativa de modo a chamar a atenção para os nossos direitos (independentemente de estarmos em Portugal, no estrangeiro, de termos filhos para sustentar, de vivermos com os nossos pais...) a Bolsa pertence-nos e deve ser paga a tempo e horas! :x

Até breve,

Renata
Renata Benavente

Aragao
Sócios
Sócios
Registado: sábado abr 24, 2004 4:22 pm
University/ Institute: Diamond Light Source
Contacto:

Mensagem por Aragao »

pelo menos das últimas vezes não andaram a aproveitar-se das bolsas para "nao sei o quê". Foi mesmo incompetência de planeamento. Tal como já foi proposto aqui anteriormente e sendo insustentavel estar tão dependente de dinheiro externo (UE, etc) para estes financiamentos talvez a FCT devesse ser obrigada a ter um fundo de maneio para resolver estes casos.... porque não é culpa dos bolseiros que a FCT tenha de andar todos os meses a fazer manobras de engenharia financeira para ter o dinheiro para pagar as bolsas. Mais, é impossível fazer ciência desta forma...

Infelizmente, e igualmente grave, isto não acontece apenas com a FCT e com os inicios de bolsas. Bolseiros do INIAP, ITN, etc tem repetidamente chegado ao final do mês e a bolsa não vem. Se pudermos dar algum apoio aos colegas dessas instituições aposto que também seria bem-vindo.

David
Wolf Credo: "Respect the elders, Teach the young, Cooperate with the pack, Play when you can, Hunt when you must, Rest in between, Share your affections, Voice your feelings, Leave your mark."
---
Visita o Guia do Bolseiro

Renata Benavente
investigador em formação
investigador em formação

David,

Desculpa discordar, mas como é que pode haver falta de planeamento a este nível? :x

Se é conhecido o montante necessário para atribuir, em função das Bolsas aprovadas (neste caso em Agosto) como é que chegamos a Janeiro (ou melhor ao fim de Fevereiro) e não há verbas? :shock:

É certo que a atribuição de verbas pela UE é um processo complexo e demorado (pelo que conheço...) mas será que a FCT fez os esforços necessários para que as verbas chegassem a tempo?

Ou será que o dinheiro está investido em alguma conta bancária? 8)

Há alguma iniciativa da ABIC a este propósito? Como é que podemos manifestar a nossa indignação? :wink:

Até breve,

Renata
Renata Benavente

tiagopereira
investigador em formação
investigador em formação
Registado: sexta nov 19, 2004 11:48 am

Mensagem por tiagopereira »

Para que fique registado, a FCT fez a transferencia dos primeiros pagamentos da minha bolsa no dia 24, efectiva hoje, dia 27 de Fevereiro. Espero que a situacao dos outros bolseiros seja tambem regularizada rapidamente.

Renata Benavente
investigador em formação
investigador em formação

Caros colegas,

À semelhança do que aconteceu com o Tiago também obtive a informação, através do meu Banco, de que a verba relativa às Bolsas dos meses de Janeiro, Fevereiro e Março de 2006 estarão disponíveis na minha conta amanhã! :D

Finalmente!!! :wink:

Até breve,

Renata
Renata Benavente

Responder