Bolsas 2010 - Previsões de resultados da 2.ª fase

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
carla moreira
cientista assíduo
cientista assíduo
University/ Institute: Universidade de Vigo

Re: Bolsas 2010 - Previsões de resultados da 2.ª fase

Post by carla moreira »

Mas eles ao telefone disseram-me que acabava dia 15 de Janeiro. Como era sábado passava para segunda-feira.
MIBCM
cientista regular
cientista regular
University/ Institute: UMCG

Post by MIBCM »

carla moreira wrote:Que acontece se os 90 dias não forem cumpridos? Melhor dizendo, que podemos fazer se os 90 dias não forem cumpridos?
não sei... não anda por aqui nenhum advogado? Mas se calhar a ABIC é capaz de nos poder ajudar nisso.
carla moreira
cientista assíduo
cientista assíduo

Post by carla moreira »

Havia uma colega na primeira fase, que tinha um marido advogado e andou em todo o lado e mais algum para saber quando saíam os resultados da 1ª fase e a tentar saber como andava o processo, desde gabinete de ministro, etc.... Já não me lembro quem era...precisavamos dele agora.
carla moreira
cientista assíduo
cientista assíduo

Post by carla moreira »

Em 2006 o número de dias úteis da FCT batia certo com o número de dias úteis contados pelos futuros bolseiros?
anaritasantos
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: CBR

Post by anaritasantos »

carla moreira wrote:Em 2006 o número de dias úteis da FCT batia certo com o número de dias úteis contados pelos futuros bolseiros?
Bem... posso estar enganada.. mas penso que sim!!

Saíram no último dia, portanto suponho, que de facto era o último dia útil possível.
Harpad
investigador em formação
investigador em formação
University/ Institute: IMAR

Post by Harpad »

filipejsd wrote:Um exercício interessante de se fazer, é analisar os candidatos que ganharam bolsa e os seus futuros orientadores com o grau de relação com o respectivo painel de avaliação. À resultados muito interessantes.
Já fiz esse mesmo exercício. É de comédia.
SuNS
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: *?*?*

Post by SuNS »

A FCT anda a brincar com a malta...
"Mais uma moedinha, mais uma voltinha..." (e esta volta vai ser comprida é a volta do fds).
A depois andam os "palhaços" a dizer que se aposta muita na ciência em Portugal...
Yah... contem-me histórias
carla moreira
cientista assíduo
cientista assíduo

Post by carla moreira »

É um filme sem fim! Isto parece nunca mais acabar. Que agonia.
Harpad
investigador em formação
investigador em formação

Post by Harpad »

SuNS wrote:A FCT anda a brincar com a malta...
"Mais uma moedinha, mais uma voltinha..." (e esta volta vai ser comprida é a volta do fds).
A depois andam os "palhaços" a dizer que se aposta muita na ciência em Portugal...
Yah... contem-me histórias
Pode não se apostar tanto quanto se devia (e não me refiro só a fundos) mas o facto é que há 15 anos atrás o apoio para a Ciência era menos de 1 décimo do de hoje. Há muito para resolver, é certo. Se o FMI entrar, então, resolvem-se os problemas todos da Ciência em Portugal: acaba-se com ela em nome da Austeridade.

Escrevi "Austeridade" e não apenas "austeridade" porque já nos é muito familiar, a senhora. é como se fosse a "Tia Austeridade" ou a "Dª Austeridade da frutaria da esquina". Imaginem "Ah e tal, o que te troxe a Tia Austeridade pelo Natal? Epá, trouxe-me um corte no salário e um aumento, na gasolina, nos impostos e no preço do matarratos". Dá para um conto infantil. Ou melhor: "Come essa sopa ou chamo a Austeridade!".
elferreira
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: Universidade de Aveiro

Post by elferreira »

Caros colegas,

Acompanho o fórum há quase 90 dias úteis :) mas ainda não tinha postado nada! Desde já agradeço o importante apoio "psiquiátrico" que fui obtendo dos vossos posts.

Como, à semelhança de vários colegas, considero que o prazo termina hoje, venho responder ao post da Carla Moreira, tendo por base o código do procedimento administrativo.

De acordo com o disposto no decreto-lei nº44/91 de 15 de Novembro (que rege o código do procedimento administrativo), e de acordo com as alterações introduzidas pelo decreto-lei nº 6/96 de 31 de Janeiro (que em nada altera o disposto anteriormente, nestes casos), temos que:

À contagem dos prazos são aplicáveis as seguintes regras:
a) Não se inclui na contagem o dia em que ocorrer o evento a partir do qualo prazo começa a decorrer;
b) O prazo começa a decorrer independentmente de quaisquer formalidades e suspende-se nos SÁBADOS, DOMINGOS e FERIADOS;
c) O termo do prazo que caia em dia em que o serviço perante o qual deva ser praticado o acto não esteja aberto ao público, ou não funcione durante o período normal, transfere-se para o primeiro dia útil seguinte.

Artigo 108º Deferimento tácito

1 - Quando a prática de um acto administrativo ou o exercício de um direito por um particular depenram de aprovação ou autorização de um orgão administrativo, consideram-se estas concedidas, salvo disposição em contrário, se a decisão não for proferida no prazo estabelecido por lei.
2 - Quando a lei não fixar prazo especial, o prazo de produção do deferimento tácito será de 90 dias úteis a contar da formulação do pedido ou da apresentação do processo para esse efeito.
3 - Para os efeitos do disposto neste artigo, consideram-se dependentes de aprovação ou autorização de órgão administrativo, para além daqueles relativamente aos quais leis especiais prevejam o deferimento tácito, os casos de:
a) Licenciamento de obras particulares;
b) Alvarás de loteamento;
c) autorizações de trabalho concedidas a estrangeiros;
d) autorizações de investimento estrangiero;
e) autorização para laboração contínua;
f) autorização de trabalho por turnos;
g) acumulação de funções públicas e privadas.

4 - Para o cômputo dos prazos previstos nos nº 1 e 2 considera-se que os mesmos se suspendem sempre que o procedimento estiver parado por motivo imputável ao particular.

O que tiro daqui é que, como já foi dito anteriormente, o prazo termina hoje (pois só correram 4 feriados desde 6 de Setembro) e que caso não tenhamos resposta hoje, podemos considerar que TODOS os candidatos tiveram bolsa, por deferimento tácito!!! BOLSAS PARA TODOS IUPIIII!!! Bem...agora falando a sério, sugiro que cas os resultados não saiam hoje, os candidatos sem bolsa se juntem e façam uma reclamação conjunta (eventualmente com o apoio da ABIC) a solicitar a atribuição de bolsas ao abrigo do artigo 108º do código do procedimento administrativo, ou seja, a exigir o cumprimento do deferimento tácito. Em alternativa, podemos todos passar a tarde a ligar para a FCT a chamar a atenção para o fim do prazo, que é hoje, invocando os artigos relevantes do código do procedimento administrativo, e a lembrar que segunda-feira já todos teremos bolsa de pós-doc!!!! :)

Boa sorte a todos! Vou almoçar e decidir se logo a seguir perco umas duas horas a ligar para a FCT ;)

Ah e não concorri a Ciências Jurídicas, mas sim a Ciências Biológicas!

Abraços
MIBCM
cientista regular
cientista regular
University/ Institute: UMCG

Post by MIBCM »

@elferreira - thanks!
Madalena06
investigador em formação
investigador em formação
University/ Institute: Universidade de Coimbra

Post by Madalena06 »

Olá a todos!
Já não postava nada aqui há bastante tempo, mas tenho acompanhado quase todos os dias... o último dia é hoje e temos mesmo que reclamar se não sairem os resultados. Contem comigo. É inadmissível tudo o que se tem passado até agora, mas a cereja em cima do bolo é ser hoje o fim do prazo legal e não lançarem os resultados. Já esperamos muito sem fazermos nada, isto não podemos deixar passar...
Força e boa sorte a todos!
Harpad
investigador em formação
investigador em formação

Post by Harpad »

Muito bem, elferreira!

Se não concorreste a ciências jurídicas, olha que devias!
saragsilva
cientista sempre presente
University/ Institute: porto

Post by saragsilva »

Obrigada Elferreira :P !
Olhem, telefonei agora para a informática e para a secção de bolsas. Ok, eu tinha dito que não telefonava mais mas olha para o que eu digo blé blé 8) ATENDERAM-ME NOS DOIS SÍTIOS À PRIMEIRA tentativa!!!!!! Na informática, vi logo que não tinha hipóteses, a senhora foi curta e grossa como se costuma dizer e disse apenas que não sabiam, tb não insisti. Na secção de bolsas atendeu-me uma senhora que nunca me tinha atendido, pareceu-me bastante jovem, e fiquei com a impressão que ela sabia a resposta, mas não podia dizer nada...notou-se que não podia dizer mesmo. Disse-me apenas que ainda não tinham nenhuma informação e que o prazo legal acabava amanhã e depois passava para dia 17. Só lhe perguntei se me podia dizer a que se devia tal atraso, se era algo fora do alcance da fct e novamente senti que ela me queria dizer, mas não podia. Tb não estive a insistir com ela mais pois realmente percebi que não podia dizer. Perguntei-lhe se podia desligar por hj e ela disse-me que convinha estar atenta porque a informação que tinham é que estaria para sair a qualquer momento (pois, está bem...). Ou seja, como esperava, fiquei na mesma 8) .
Enfim .
hsilva
investigador em formação
investigador em formação
University/ Institute: XYZ

Post by hsilva »

Mas eu não percebo (não percebo mesmo) porque é que insistem que é amanhã, sábado, dia não útil, que termina o prazo de 90 dias úteis. Gostava de perceber, mesmo.
carla moreira
cientista assíduo
cientista assíduo

Post by carla moreira »

O prazo, ou termina hoje às 17h ou termina segunda-feira às 17h. Nunca poderia terminar amanhã!
Que contas fazem eles?
hsilva
investigador em formação
investigador em formação
University/ Institute: XYZ

Post by hsilva »

A resposta está na Bíblia:

Apocalipse 1:3 Bem-aventurados aqueles que lêem e aqueles que ouvem as palavras da profecia e guardam as coisas nela escritas, pois o tempo está próximo.
saragsilva
University/ Institute: porto

Post by saragsilva »

sempre que telefonei falaram-me em dia 15 :roll: . Sempre.
Acho que hj foi a primeira vez que acrescentaram a info que passaria para dia 17 (obviamente tb estiveram a fazer essas contas). Mas eu perguntei isto várias vezes, se tinham a certeza que o fim do prazo era amanhã, e que várias pessoas tinham feito as contas e dava hj, e ela disse sempre que não categoricamente, que era amanhã o fim do prazo legal, e que não saindo até amanhã seria dia 17, mas que hj ainda era dia blé blé blé...
blé blé blé...
carla moreira
cientista assíduo
cientista assíduo

Post by carla moreira »

Pois então ...eu não sei contar dias úteis!

Boa!
filipejsd
recém-chegado
recém-chegado

Post by filipejsd »

Eu já estou à espera dos resultados desde que saíram os resultados da primeira fase. Concorri na primeira fase e fiquei na zona cinzenta. Neste momento só estou à espera que os resultados saiam para, mais uma vez, efectuar um apelo na AP e depois submeter um recurso, para ver se apanho desta vez um painel isento, para poder ter uma bolsa.

Boa sorte para todos.
Locked