Bolsas 2010 - Previsões de resultados da 2.ª fase

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
p111135
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: fct/ist

Re: Previsões de resultados da 2.ª fase

Post by p111135 »

Então nunca houve email... :(

E de facto voltei a ler a primeira comunicação de ABIC:

"Transmito aqui a informação recebida hoje (20 Dez.) de responsáveis da FCT como resposta ao pedido da ABIC sobre um esclarecimento sobre a situação actual da avaliação da 2a fase do concurso de bolsas individuais de 2010."

É engraçado como surgem os boatos.....

Tiago H. Silva wrote:Olá colegas.

A informação que recebemos da FCT foi-nos transmitida numa conversa telefónica com a colega Susana Neves.
As indicações que recebemos de que os resultados sairíam até ao final do ano foram provavelmente dadas com base em informações que teriam de quem tem as decisões finais (direcção da FCT e MCTES).
Estamos a tentar obter mais informações e assim que soubermos alguma coisa, informaremos aqui no fórum.

De qualquer modo, aproveito para fazer aqui uma reflexão pessoal. Do que nos disseram, o processo de avaliação de candidaturas está completo, tendo já sido geradas as listas de candidatos. Falta assim definir as chamadas linhas de corte. Essas linhas são definidas de acordo com os montantes financeiros atribuídos a cada área. Não sei se isso é feito antes ou depois da avaliação, mas só depois de isso ser confirmado pelo Ministro (homologação) é que a FCT poderá divulgar os resultados. Como já foi aqui referido no fórum, a homologação do orçamento de estado ocorreu muito em cima do final do ano e isso poderá ter afectado os montantes a atribuir para bolsas. No entanto, mais uma vez, quando tivermos mais informações, avisamos aqui.

Peço desculpa por não ter respondido logo, mas o trabalho não permitiu.
Aproveito para vos encorajar a participar activamente no trabalho, discussões e actividades da ABIC e a inscreverem-se como sócios, para aumentar a força da ABIC
Precisamos da ajuda de todos: os problemas são muitos e na ABIC todos somos voluntários, com agendas de trabalho por vezes muito preenchidas...

Boa sorte.
Tiago

(Pelo Grupo de Apoio ao Bolseiro da ABIC)
JRCH
investigador em formação
investigador em formação
University/ Institute: FCUL

Re: Bolsas 2010 - Previsões de resultados da 2.ª fase

Post by JRCH »

Olá a todos, bom ano! (hopefully!)
Acabei de ouvir um rumor, e sim, só um rumor, que já teriam começado a sair os resultados para a área de biotecnologia, uma vez que pelos vistos já há alguém que sabe que não teve bolsa...
... eu acho muito estranho se realmente for o caso de ser verdade, mas pelo sim pelo não, alguém por aí de biotecnologia para desmentir o rumor?
e já agora aproveito para lançar a pergunta: já alguma vez se ouviu falar de resultados de determinadas áreas saírem antes de outras?

again, duvido que seja verdade, mas quem sabe...?

espero não causar ataques cardíacos a ninguém... :oops:
margarida oliveira
investigador em formação
investigador em formação
University/ Institute: Aveiro

Post by margarida oliveira »

Obrigada, Tiago, pelos esclarecimentos...
Quanto tempo mais demorará?
De facto, provavelmente, o melhor será começarmos a encarar o dia 12 de Janeiro como a data de afixação de resultados e, se por caso sair alguma coisa antes, óptimo(sim, continuo a escrever com 'p' e continuarei durante muitos anos ainda, até que me habitue)!

Por isso, faltam 8 dias...
margarida oliveira
investigador em formação
investigador em formação

Obrigada Ritam
saragsilva
cientista sempre presente
University/ Institute: porto

Post by saragsilva »

Ah....então não foi por escrito a garantia.... :(
Obrigada Tiago, pela info e diligências.
Bem, eu hj de manhã recebi o tal email a comunicar a abertura dos projectos, assinado em nome do presidente...sei que houve pessoas que já receberam isso há uns bons dias...se é sinal que estão a mexer coisas...ou que os emails chegam em dias diferentes....
_carla_
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: ***

Post by _carla_ »

JRCH wrote:Olá a todos, bom ano! (hopefully!)
Acabei de ouvir um rumor, e sim, só um rumor, que já teriam começado a sair os resultados para a área de biotecnologia, uma vez que pelos vistos já há alguém que sabe que não teve bolsa...
... eu acho muito estranho se realmente for o caso de ser verdade, mas pelo sim pelo não, alguém por aí de biotecnologia para desmentir o rumor?
e já agora aproveito para lançar a pergunta: já alguma vez se ouviu falar de resultados de determinadas áreas saírem antes de outras?

Não me parece que isso seja possível, nunca ouvi que algumas áreas saíssem primeiro que outras. Quanto a haver pessoas que já sabem o resultado, isso não se verifica apenas na área que referes... conheço alguns casos de pessoas que já sabem, há bastante tempo, se conseguiram bolsa ou não...
JRCH
investigador em formação
investigador em formação
University/ Institute: FCUL

Post by JRCH »

_carla_ wrote:

Não me parece que isso seja possível, nunca ouvi que algumas áreas saíssem primeiro que outras. Quanto a haver pessoas que já sabem o resultado, isso não se verifica apenas na área que referes... conheço alguns casos de pessoas que já sabem, há bastante tempo, se conseguiram bolsa ou não...
Também nunca ouvi nada do género, mas sou nova nestas andanças, daí a pergunta.
Como poderá haver gente que já sabe se sim ou não?!!
mikebrito
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: lfi

Post by mikebrito »

Obrigado ABIC pela resposta.
Infelizmente uma conversa telefonica como prova vale para lá de zero... Portanto podemos esquecer a reclamação sobre a atitude da FCT porque é como se não tivesem garantido nada.

Resta-nos mesmo esperar até ao último minuto do último dia possível. E acredito que esse dia já vá ser em incumprimento.
EmEspera
cientista regular
cientista regular
University/ Institute: Lisboa

Post by EmEspera »

Olá olá

Eu li a noticia do novo emprego do nosso ex presidente no publico. Aqui vai o link: http://www.publico.pt/Ciências/joao-sen ... ia_1467107

Obrigada Abic pelo esclarecimento e pelo esforço que foi feito para que conhecêssemos a razão de todo este atraso!

Resta-nos esperar mais uma semana e 4 dias...só espero que valha a pena esta espera!
margarida oliveira
investigador em formação
investigador em formação

EmEspera wrote:Olá olá

Eu li a noticia do novo emprego do nosso ex presidente no publico. Aqui vai o link: http://www.publico.pt/Ciências/joao-sen ... ia_1467107

Obrigada Abic pelo esclarecimento e pelo esforço que foi feito para que conhecêssemos a razão de todo este atraso!

Resta-nos esperar mais uma semana e 4 dias...só espero que valha a pena esta espera!
Segundo o que li aqui, os dias de ponte contam, na mesma como dias úteis e, assim sendo, faltam 'apenas' (o que me custou escrever esta palavra) 8 dias!
tareca
cientista regular
cientista regular
University/ Institute: UnivA

Post by tareca »

_carla_ wrote:
Quanto a haver pessoas que já sabem o resultado, isso não se verifica apenas na área que referes... conheço alguns casos de pessoas que já sabem, há bastante tempo, se conseguiram bolsa ou não...
A sério?? E sabem como? Já sabem que foram avaliados com 5? E sabem através de quem? Estas coisas chateiam-me! :evil:
_carla_
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: ***

Post by _carla_ »

JRCH wrote:
_carla_ wrote:

Também nunca ouvi nada do género, mas sou nova nestas andanças, daí a pergunta.
Como poderá haver gente que já sabe se sim ou não?!!

Através de orientadores "bem colocados": os que, inclusivé, fazem parte dos painéis de avaliação, e os que, mesmo não fazendo, conseguem saber. Claro que há aquela zona em que é difícil saber se dado candidato consegue bolsa ou não, dependendo das verbas. Mas estando colocado muito para baixo ou muito para cima, e tendo um orientador destes ou um "conhecimento" do género... é fácil saber-se...
Infelizmente, nem todos temos a sorte de não estar na incerteza há meses...
faneca
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: Uex

Post by faneca »

Bem eu nunca recebi e-mails da FCT, nem de Boas Festas, nem de votos de um 2011 cheio de Ciência, nem a avisar da abertura de novos projectos, espero que isso não queira dizer nada :?

A esperança de conseguir a bolsa é pouca mas ainda existe uma réstia...mesmo com esta espera, rumores que era hoje e amanhã e depois! Só nos resta mesmo esperar mais um pouco!
Rutegard
University/ Institute: Faculdade de Ciências

Post by Rutegard »

n sei se quer dizer alguma coisa, mas hj vi o Joaquim D'Almeida :P

o meu exorientador disse-me que os projectos de 2009 ainda n foram homologados? mas isto faz algum sentido? então vão ser homologados quando??? será que a fct está à espera do fim do mundo em 2012??
E_Nygma
investigador em formação
investigador em formação
University/ Institute: Portugal

Post by E_Nygma »

Rutegard: deve ser isso... "mais um bocadinho e acaba mesmo" - estarão eles a pensar...
kamberra
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: IST

Post by kamberra »

Ouvi dizer que vai haver um adiamento do prazo devido a dificuldades na escolha da linha de corte, isto devido ao elevado numero de candidatos com notas invulgarmente altas.
Rutegard
University/ Institute: Faculdade de Ciências

Post by Rutegard »

E_Nygma wrote:Rutegard: deve ser isso... "mais um bocadinho e acaba mesmo" - estarão eles a pensar...

pois tb gostava mto de saber o que se anda a passar porque realmente há muita coisa aqui que n bate certo...
Ines_C
cientista regular
cientista regular
University/ Institute: UC/CNC

Post by Ines_C »

kamberra wrote:Ouvi dizer que vai haver um adiamento do prazo devido a dificuldades na escolha da linha de corte, isto devido ao elevado numero de candidatos com notas invulgarmente altas.
Se adiarem o prazo, isto torna-se completamente ridículo! :S
tareca
cientista regular
cientista regular
University/ Institute: UnivA

Post by tareca »

kamberra wrote:Ouvi dizer que vai haver um adiamento do prazo devido a dificuldades na escolha da linha de corte, isto devido ao elevado numero de candidatos com notas invulgarmente altas.
ouviste dizer onde, se não é indiscrição?
anti-tachos
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: U.M.

Post by anti-tachos »

Espero que isso não signifique que as linhas de corte não vão descer... :?

http://www.facebook.com/pages/Vamos-aca ... 3442790062
Locked