Bolsa mista -periodo no estrangeiro

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
relvas
recém-chegado
recém-chegado
Registado: terça out 02, 2012 11:05 am
University/ Institute: UAV

Bolsa mista -periodo no estrangeiro

Mensagem por relvas »

Olá a todos,

Fiz a minha candidatura a bolsa de doutoramento mista, mas coloquei apenas dois periodos de 4 meses. A minha questão é:

Posso ficar mais tempo no estrangeiro??? (queria ficar o maximo, 2 anos)
Se conseguir a bolsa, para alterar o tempo lá fora? o que preciso fazer?

Obrigado pela ajuda que possam dar.

spca
cientista sempre presente
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Re: Bolsa mista -periodo no estrangeiro

Mensagem por spca »

Ola

Segundo o actual regulamento:
http://www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamento.phtml.pt
Artigo 5º – Bolsas de doutoramento
4. No caso de BD mistas, o período do plano de trabalhos que decorra numa instituição estrangeira está dependente de disponibilidade orçamental da entidade financiadora, não podendo em caso algum, ser superior a dois anos.
Portanto, em teoria e possivel fazer BD mista com 2 anos no estrangeiro.
Desde que os teus orientadores deem parecer favoravel, creio que nao havera problema em permaneceres no estrangeiro ate 2 anos - o problema podera ser permaneceres sendo pago para isso com o pagamento extra que a FCT da a bolseiros no estrangeiro.
Em tempos menos austeros, eu diria que seria uma questao de o/os orientador/es fazerem um parecer nesse sentido, eventualmente mudando alguma coisa no plano de trabalhos (conviria contactar a FCT depois de a bolsa ser aprovada e a papelada tratada para saber se isso e necessario), e creio que nao haveria grandes problemas nessa mudanca.
O problema e ser aprovada essa alteracao, com esse gasto suplementar, nos tempos que correm... Mas sera algo a tentares.

Boa sorte.

spca
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Re: Bolsa mista -periodo no estrangeiro

Mensagem por spca »

spca Escreveu:Ola

Segundo o actual regulamento:
http://www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamento.phtml.pt
Artigo 5º – Bolsas de doutoramento
4. No caso de BD mistas, o período do plano de trabalhos que decorra numa instituição estrangeira está dependente de disponibilidade orçamental da entidade financiadora, não podendo em caso algum, ser superior a dois anos.
Portanto, em teoria e possivel fazer BD mista com 2 anos no estrangeiro.
Desde que os teus orientadores deem parecer favoravel, creio que nao havera problema em permaneceres no estrangeiro ate 2 anos - o problema podera ser permaneceres sendo pago para isso com o pagamento extra que a FCT da a bolseiros no estrangeiro.
Em tempos menos austeros, eu diria que seria uma questao de o/os orientador/es fazerem um parecer nesse sentido, eventualmente mudando alguma coisa no plano de trabalhos (conviria contactar a FCT depois de a bolsa ser aprovada e a papelada tratada para saber se isso e necessario), e creio que nao haveria grandes problemas nessa mudanca.
O problema e ser aprovada essa alteracao, com esse gasto suplementar, nos tempos que correm... Mas sera algo a tentares.

Boa sorte.
Tudo isto deve ser tratado depois de a bolsa ser aprovada e toda a papelada tratada e o contrato ser assinado por ti e devolvido pela FCT - so ai seras de facto bolseiro e tens a bolsa segura, mesmo que eventualmente nao venham a permitir a alteracao dos periodos no estrangeiro que pretendes. Antes disso ainda nao tens bolsa, eles nao permitirao alterar algo que ainda nao existe - e que foi aprovado, se for o caso, com o projecto que submeteste a concurso.

Responder