FCT Concurso Bolsas 2011 - Recursos

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
flyer21
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sábado abr 14, 2012 11:06 pm
University/ Institute: Portugal

FCT Concurso Bolsas 2011 - Recursos

Mensagem por flyer21 »

Cara ABIC e caros colegas do forum,

Gostaria de deixar aqui umas ideias para pensar e para debate.

Os concursos da FCT para atribuição de bolsas de doutoramento e pós-doutoramento, têm vindo, quase desde sempre, a gerar alguma polémica devido à existência de uma ou outra situação considerada menos irregular ou justa. Tal seria de esperar visto que se trata de um concurso muito competitivo e sujeito a uma apreciação parcialmente subjectiva e portanto difícil de balizar. No entanto, no último concurso pudemos constatar um conjunto de procedimentos que, de forma despudorada, revelaram uma ausência de regras e uma arbitrariedade inadmissíveis. Deixo aqui apenas alguns exemplos, para ilustrar essas situações e para debate do forum:

• A FCT publicou um guião de avaliação para regulamentar a apreciação das candidaturas por parte dos painéis de avaliadores. Como se pôde constatar, a maior parte dos painéis publicou actas ou relatórios onde são claríssimas as alterações de critérios. Deste modo, confirmou-se que este concurso teve normas a posteriori, sem que os candidatos pudessem tomar conhecimento prévio das mesmas. Em alguns casos essas alterações pareceram muito “convenientes”. Exemplo dessa conveniência foi o caso de um painel que decidiu valorizar, como segundo critério de maior ponderação, quem já tivesse tido “bolsas de investigação no âmbito de projectos”. Só aqui levantam-se algumas questões: a que projectos se referiam? Só aos da FCT? E caso seja da FCT, porque não outros? E porque discriminar negativamente que teve bolsas de doutoramento ou de mestrado (da FCT)? ;
• Para além da existência de normas a posteriori, houve casos em que os elementos do painel se regeram por outros critérios que não constavam da acta nem do guião de avaliação! ;
• Existem vários casos de investigadores / professores que se têm mantido como júris dos painéis de avaliadores há vários anos. Terão lugar cativo? Vários destes investigadores também têm interesses em diversos projectos de investigação financiados pela FCT e dirigem e/ ou são membros destacados de unidades de investigação. Sendo grande percentagem da produtividade científica destas unidades elaborada por bolseiros, não é estranho que estas pessoas possam ser membros de um júri desta natureza? Num país de primeiro mundo alguma vez isto seria possível??? Isto não é matéria relevante para por em causa o conflito de interesses? ;
• A FCT tinha estabelecido 90 dias para a divulgação dos resultados do concurso. Este foi divulgado, muito oportunamente, no início do ano lectivo (15 de Setembro), ou seja, muito antes dos 90 dias! De salientar que, desde o último dia em que os candidatos puderam apresentar recurso (final do mês de Janeiro) até hoje já passaram quase 3 meses e o painel nada disse! Será que agora já não é conveniente haver pressa?

Gostaria de alertar para estas situações e proporcionar algum debate sobre as mesmas.

Saudações

Joana@UB
investigador em formação
investigador em formação
Registado: terça jul 12, 2011 4:12 pm
University/ Institute: Buffalo

Re: FCT Concurso Bolsas 2011 - Recursos

Mensagem por Joana@UB »

Em relação ao critérios de avaliação e aos guiões publicados, realmente há algumas coisas a dizer...

A resposta aos recursos está dentro do prazo determinado pela FCT. São 90 dias uteis, o que significa que só lá para meados de Junho é que acaba o prazo. Às vezes demora um bocadinho menos, mas não é igual para todos os recorrentes.

Só nos resta esperar e começar a preparar a candidatura para 2012 :roll:

flyer21
recém-chegado
recém-chegado

Mensagem por flyer21 »

Joana@UB Escreveu:Em relação ao critérios de avaliação e aos guiões publicados, realmente há algumas coisas a dizer...

A resposta aos recursos está dentro do prazo determinado pela FCT. São 90 dias uteis, o que significa que só lá para meados de Junho é que acaba o prazo. Às vezes demora um bocadinho menos, mas não é igual para todos os recorrentes.

Só nos resta esperar e começar a preparar a candidatura para 2012 :roll:

No concurso passado (2011) os resultados foram divulgados (salvo erro) 58 dias úteis após o encerramento do concurso. Atenção que nesse período ainda houve o mês de Agosto pelo meio (mês de férias)!

Agora, para o recurso e sem mês de Agosto pelo meio, os paineis vão precisar de usar todo o prazo legal (90 dias úteis)... É tudo uma questão de conveniência...

christianramos
investigador em formação
investigador em formação
Registado: segunda nov 20, 2006 10:08 am
University/ Institute: IST
Contacto:

Mensagem por christianramos »

Bom dia,
so uma pequena correcção:
Os paines já avaliaram os recursos há muito.....a propria FCT é que retem os resultados até ter respostas à questões tão simples (ou complicadas) como disponibilidade orçamental.

Bem sei que parece uma grande injustiça (eu estive em recurso há uns anos atras), mas na realidade, se existem x milhoes de euros para bolsas, e estes ficam cativos quando termina o corcurso, quando há que dar razão a um recurso, é necessário, para uma BD, pelo menos 12500 euros ano, ou seja, cativar uma verba nunca inferior a 50 000 euros. Se for uma BPD, estamos a falar de 18500/ano, ou seja, uma cativação de 112000 euros. Quando a verba inscrita foi foi cativada, isto levanta problemas financeiros, que se podem vir a reflectir na morosidade da FCT.

Mesmo nos concirsos de bolsas, este problema poem-se, dependendo do que é aprovado no OE (geralmente Outubro), sendo muito poucas bolsas a começar no proprio ano, diferindo o custo para o ano economico seguinte.

Sei que isto não ajuda quem espera e desespera, mas os paineis de avaliadores até fazem o seu trabalho rapidamente. So a titulo de exemplo, no ano de 2011, as bolsas estavam todas avaliadas a 20 de Julho, na area das ciencias biológicas, mas o resultados demoraram muito mais a sair.
Christian Gomes Ramos, PhD
Post-Doctoral Fellow
http://www.researcherid.com/rid/A-8588-2010
Biological Sciences Research Group
http://groups.ist.utl.pt/bsrg/Team/cramos.html
Institute for Biotechnology and Bioengineering
Instituto Superior Técnico

flyer21
recém-chegado
recém-chegado

Mensagem por flyer21 »

Caro Christian,

Pelos visto está munido de muita informação que não é publica! Talvez também saberá explicar porque é que todos os anos alguns dos paineis (e não são poucos) cometem sistematicamente o mesmo tipo de erros de avaliação a alguns candidatos...

Também acredita que não há conflitos de interesses?

NotYet
investigador em formação
investigador em formação
Registado: segunda jun 27, 2011 2:54 pm
University/ Institute: FCUP

Mensagem por NotYet »

Há alguém que já esteja sem paciência nenhuma (como eu) com as esperas a que a FCT nos obriga? Os recursos saem ou não saem?

flyer21
recém-chegado
recém-chegado

Mensagem por flyer21 »

NotYet Escreveu:Há alguém que já esteja sem paciência nenhuma (como eu) com as esperas a que a FCT nos obriga? Os recursos saem ou não saem?
Caro(a) colega,

Realmente é preciso esperar muito. Esta semana liguei para a FCT: foi-me garantido que os resultados do recurso serão divulgados antes da abertura do concurso de bolsas 2012 e que os candidatos saberão dos resultados por e-mail. Deverá ser, portanto, antes do dia 16 de Maio.

Já faltou mais...

Boa sorte e a ver se é desta que se faz justiça!!!

NotYet
investigador em formação
investigador em formação

Mensagem por NotYet »

flyer21 Escreveu:
Realmente é preciso esperar muito. Esta semana liguei para a FCT: foi-me garantido que os resultados do recurso serão divulgados antes da abertura do concurso de bolsas 2012 e que os candidatos saberão dos resultados por e-mail. Deverá ser, portanto, antes do dia 16 de Maio.

Já faltou mais...

Se pelo menos esperássemos por algo que sabíamos ser justo... Agora esperar pela FCT é só mesmo esperar para arrumar o assunto... Porque justiça não se faz...

Joana@UB
investigador em formação
investigador em formação
Registado: terça jul 12, 2011 4:12 pm
University/ Institute: Buffalo

Mensagem por Joana@UB »

flyer21 Escreveu: Caro(a) colega,

Já faltou mais...

Será que com o atraso nos concursos os resultados dos recursos também vão atrasar?

Os regulamentos para os concursos de 2012 ainda não sairam, o que me leva a crer que os concursos já não vão abrir no dia 16 de Maio conforme publicitado. Alguém sabe mais alguma coisa?

Mrosa
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sexta set 16, 2011 4:33 pm
University/ Institute: FCTUNL

Mensagem por Mrosa »

Olá a todos,

Não sei se já repararam mas apesar de os resultados ainda não terem saído houve alterações nas listagens dos candidatos.
Pelo menos na área em que eu concorri a listagem mudou já depois da audiência prévia, sensivelmente na ultima semana.
Uma das alterações que houve foi terem atribuído bolsa a dois candidatos estrangeiros que estavam acima da linha de corte mas que não tinham tido bolsa por serem estrangeiros.
Não consigo ver se houve mais alterações ou não, mas se já estão a alterar as listagens deve estar para sair o resultado, suponho...

Já se despachavam...

mecasantos
investigador em formação
investigador em formação
Registado: terça dez 07, 2010 11:02 am
University/ Institute: FCTUC

Mensagem por mecasantos »

Viva,

Apenas para partilhar que o site da FCT está inacessível à hora a que faço este post.

Cumps,

NotYet
investigador em formação
investigador em formação

Mensagem por NotYet »

mecasantos Escreveu:Viva,

Apenas para partilhar que o site da FCT está inacessível à hora a que faço este post.

Cumps,
E continua inacessível...

Mrosa
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sexta set 16, 2011 4:33 pm
University/ Institute: FCTUNL

Mensagem por Mrosa »

É só comigo ou o site continua inacessível? Pelo menos o SIG...

Filipa_FP-UL
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sexta mai 11, 2012 3:41 pm
University/ Institute: FP-UL

Mensagem por Filipa_FP-UL »

Bom, depois de ler o vosso aviso de que a FCT teria os serviços em baixo, fui lá dar um pulinho e consegui fazer o login...sem que existam quaisquer alterações no estado da cantidatura...

Parece que ainda não é esta semana... :!:

Claudia Escaleira
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quinta dez 02, 2010 11:49 am
University/ Institute: Uminho

Mensagem por Claudia Escaleira »

Bom dia.

Acabei de aceder ao site da fct - sig e já estão disponíveis os resultados dos recursos, pelo menos na área em que concorri - Arquitectura, Design e Urbanismo. A lista final ainda está incompleta mas a ficha de avaliação já apresenta as observações e classificações finais do candidato.
Depois de dois anos de tentativas, aparentemente, consegui a bolsa. Subi 0,03 na avaliação final, o suficiente para ficar com o valor exato da linha de corte, 4.
Obrigada à ABIC e ao fórum pelo apoio e esclarecimentos.
Boa sorte a todos os que, como eu, tiveram que esperar até agora para poderem perspetivar o seu futuro de forma um pouco menos incerta.
E boa sorte aos que concorrerão no próximo concurso que, aparentemente, começa amanhã.

Toica
recém-chegado
recém-chegado
Registado: segunda set 19, 2011 1:19 pm
University/ Institute: IST

Mensagem por Toica »

Para Ciencias da Terra também!

:lol:

basilgray
recém-chegado
recém-chegado
Registado: segunda mai 09, 2011 6:07 pm
University/ Institute: FCSH-UNL

Mensagem por basilgray »

Estudos Literários também saíram :)

FAmorim
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quarta mai 05, 2010 1:59 pm
University/ Institute: Universidade Porto
Contacto:

Mensagem por FAmorim »

Olá,

Os recursos de Ciências do Ambiente tb já saíram, e foi-me mais uma vez recusada.

Queria a vossa opinião sobre o seguinte. O meu recurso foi apresentado com base na consulta das candidaturas da minha área científica, argumentando que deveria ter mehor classificação no mérito quando comparado com outros candidatos em igual situação, ou até com currículo mais "fraco". Acontece que os avaliadores não fazem qualquer comentário aos argumentos que apresento e limitam-se a manter a classificação.

Considerando eu que existem diferentes critérios na avaliação dos candidatos, não deveria o painel ser obrigado a explicitar porque não considera os meus argumentos?

Obrigado

Catarina Grilo
Sócios
Sócios
Registado: sexta jun 17, 2005 6:01 pm
University/ Institute: Dalhousie University
Contacto:

Mensagem por Catarina Grilo »

Eu recebi um email da FCT com o resultado do recurso. E fui confirmar que houve alterações no FCT-SIG. Tinha concorrido a pós-doc em Geografia.
Catarina Grilo

FCTretas
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sexta set 16, 2011 11:49 pm
University/ Institute: Disneyworld

Mensagem por FCTretas »

Já sairam os recursos, finalmente. Parece que há júris que lidam mal com as críticas, e são vingativos. Está na hora de reformular os painéis e inserir gente jovem, com qualidade, e arrumar com alguns gurus pouco actualizados, que dominam estas áreas de conhecimento.

Já que não existem concursos com double-blind peer review, ao menos que a nova direcção renove os painéis de júris, com gente jovem com uma visão mais actualizada da investigação.

Boa sorte a todos

Responder