Page 1 of 1
Renovação Bolsa - documentos necessários/ regulamento 2011
Posted: Mon Sep 12, 2011 7:39 pm
by elisa_nr
Olá,
Preciso fazer o pedido de renovação de minha BD mas estou em dúvida sobre quais documentos devo enviar. Há alguns meses recebi um email da FCT alertando sobre as mudanças do regulamento para renovação de bolsa. Entre outras coisas, quando o bolseiro efectuar o pedido de renovação da bolsa, "terá de ser enviado o parecer do responsável pela formação bem como o parecer da instituição de acolhimento sobre as
matérias citadas".
Li algumas mensagens sobre renovação de bolsa e não encontrei qualquer bolseiro que tenha mencionado ter enviado "o parecer da instituição de acolhimento" juntamente com o pedido de renovação.
Aos que fizeram a renovação esse ano, enviaram tal parecer?
Muito obrigado.
Re: Renovação Bolsa - documentos necessários/ regulamento 20
Posted: Tue Sep 13, 2011 10:58 am
by celqui
Olá!
Olha eu renovei a minha bolsa de doutoramento no início deste mês... e então enviei para a FCT:
- Pedido de renovação da bolsa de doutoramento (pedindo só a renovação e a identificação dos documentos em anexo)
- um parecer do meu orientador onde se identificam os trabalhos desenvolvidos de uma forma geral assim como as publicações publicadas e a publicar até ao final deste ano de bolsa, e no final uma frase com a aceitação do orientador em continuar a acompanhar o meu trabalho e a data prevista para finalizar os trabalhos - coloquei a data do final da bolsa...
- uma declaração sob compromisso de honra onde só referi que não tinha outra actividade profissional sem ser a bolsa da FCT, não violando assim o regulamento - quem tem outra situação profissional terá que anexar outros documentos como comprovativo;
- e uma declaração da instituição de acolhimento que refere só que a instituição continuará a apoiar os trabalhos e que a aluna tem a orientação de X... no caso da UA, informei-me junto do gabinete do bolseiro e para redigirem este documento tive que entregar uma série de documentos - nada de especial - aqui cada instituição exigirá o que achar necessário para nos dar a tal declaração - mas para tal convém que te informes junto dos serviços que acompanhm os bolseiros... - entreguei estes documentos ao gabinete do bolseiro, e na semana seguinte entregaram-me a tal declaração já assinada pelo vice-reitor da UA... depois tive que me dirigir ao director da minha unidade de investigação e pedir uma assinatura...
Foi isto que fiz para a renovação.. agora não sei se será preciso mais alguma coisa.. pois enviei há pouco tempo e ainda não tive resposta da FCT...
Espero ter ajudado...
Re: Renovação Bolsa - documentos necessários/ regulamento 20
Posted: Tue Sep 13, 2011 11:23 am
by D_Little_B
elisa_nr wrote:Li algumas mensagens sobre renovação de bolsa e não encontrei qualquer bolseiro que tenha mencionado ter enviado "o parecer da instituição de acolhimento" juntamente com o pedido de renovação.
Aos que fizeram a renovação esse ano, enviaram tal parecer?
Eu enviei.
Re: Renovação Bolsa - documentos necessários/ regulamento 20
Posted: Tue Sep 13, 2011 12:05 pm
by elisa_nr
Obrigado pela ajuda!!!
Abraços
Re: Renovação Bolsa - documentos necessários/ regulamento 20
Posted: Thu Sep 15, 2011 5:06 pm
by mikex
Eu também enviei. Foi o departamento de admissões da faculdade que me passou. Só dizia, «o aluno X está aqui inscrito no programa doutoral, trabalha com o prof. X e tem cumprido os objectivos do programa»
Em menos de 3 semanas recebi a carta na minha morada em Portugal a dizerem que me tinham renovado a bolsa.
(faltava era um documento relativo às propinas e ao financiamento para este ano das mesmas, enviei-o a 4 de Agosto, chegou lá a 5 e ainda estou à espera que me digam quando me vão dar o dinheiro...por acaso tenho dinheiro poupado que me permitem ir pagando isso, senão já tinha um pé fora do doutoramento por falta de pagamentos)