DÚVIDA: Bolsa indeferida

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Post Reply
Grace
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: UALG

DÚVIDA: Bolsa indeferida

Post by Grace »

Olá a todos, sou nova por aqui mas preciso muito que me esclareçam algumas questões, pois já não sei a quem recorrer.
Recebi hoje o resultado da minha candidatura á bolsa e foi indeferida. Fiquei bastante indignada pois o orçamento familiar é bastante reduzido e tenho um irmão a estudar também no ensino superior que não é bolseiro. Dirigi-me aos serviços de acção social para saber se havia algum erro e a justificação dada por eles foi que me negaram bolsa pois eu excedo o número de inscrições previstas por lei, ou seja, até á presente data tenho 9 matriculas. A situação foi a seguinte: quando entrei na faculdade estive 5 anos num curso que não concluí, entretanto decidi mudar de curso, mas fi-lo pela via normal, ou seja, fiz exame nacional e entrei na 1ªfase do concurso nacional.
O artigo que eles utilizaram para me responderem foi o seguinte:
"No caso de mudança de curso ou beneficiando do estatuto de trabalhador estudante, possa concluir o curso com um número total de inscrições anuais (contabilizadas as já realizadas) num período não superior a n+2 se a duração normal do curso for igual ou inferior a 3 anos ou n+3 se se a duração do curso for superior a 3 anos."
A minha questão é a seguinte: eles podem considerar o que fiz como mudança de curso? Podem começar a contar as minhas matriculas desde que entrei pela primeira vez no ensino superior?
Eles também consideraram que o meu ciclo de estudos compreende as 9 matriculas, quando a legislação prevê que um ciclo de estudos é entendido como um "ciclo constituído por um conjunto organizado de unidades curriculares denominado curso de licenciatura, compreendendo 180 a 240 créditos e uma duração normal", logo, o ciclo de estudos onde me encontro corresponde apenas ao curso onde estou actualmente, certo?
spca
cientista sempre presente
cientista sempre presente

Re: DÚVIDA: Bolsa indeferida

Post by spca »

Olá.

Escrevo apenas para avisar que os "bolseiros" a quem este fórum se refere são bolseiros de investigação científica, ou seja, pessoas que trabalham em investigação e têm como "ordenado" bolsas de investigação científica. Situação que não tem nada a ver com a dos bolseiros de Serviços de Acção Social.
Assim, creio que não é muito provável que apareça aqui alguém que saiba responder à tua pergunta.
Se quiseres, dá uma vista de olhos na resposta a um colega teu:
http://forum.bolseiros.org/viewtopic.php?f=1&t=3906

Boa sorte na tua busca.
Post Reply