Defesa antecipada

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
hsilva
investigador em formação
investigador em formação
Registado: sexta nov 12, 2010 3:31 pm
University/ Institute: XYZ

Defesa antecipada

Mensagem por hsilva »

Caros colegas,

Defendi a minha tese de doutoramento, no estrangeiro, dois meses antes dos 4 anos. A defesa ocorreu no último dia do mês. Recebi agora o mail da FCT pedindo que devolvesse todas as mensalidades (duas) que me foram nos meses seguintes.
Segundo o regulamento de 2007, art. 34º (art. 35 no de 2010) é dito que " Quando os objectivos da bolsa forem atingidos antes do prazo inicialmente previsto, o pagamento deixa de ser devido no prazo máximo de 30 dias a contar do termo dos trabalhos e as importâncias posteriormente recebidas pelo bolseiro devem ser devolvidas."
Segundo a minha leitura, existe a possibilidade (que não obrigatoriedade) de a FCT pagar pelo menos um mês mais depois da data da defesa. Estou a interpretar bem?
Têm conhecimento de algum caso idêntico? O que devo fazer?

Obrigado!

PS: Tudo seria mais fácil se estivesse empregado, o que não acontece. De qualquer modo, a questão coloca-se quer se esteja ou não empregado...

Tiago H. Silva
Sócios
Sócios
Registado: quarta fev 28, 2007 2:38 pm
University/ Institute: Universidade do Minho

Re: Defesa antecipada

Mensagem por Tiago H. Silva »

Olá.

Há uns anos houve uma colega a quem a FCT pediu também restituição do dinheiro pago após a entrega da tese, mas no caso dela penso que não teve de devolver, pois ela tinha entregue a tese, mas ainda não a tinha defendido, pelo que o doutoramento ainda não estava terminado.
No teu caso, uma vez que já defendeste, o doutoramento terminou, pelo que a FCT deixa de pagar. Penso que o que referem no regulamento, no artigo que indicas, pretende dizer que pagam o mês no qual defendas a tese. Como defendeste no último dia do mês, não pagam mais nada. Ao dizerem "no prazo máximo de 30 dias" devem pretender significar que se, por exemplo, defendesses no início de um mês, o dinheiro pago pela totalidade desse mês podia não ser pedido de volta.
Assim, acho que a FCT tem razão em pedir o dinheiro de volta.

Tiago

carla moreira
cientista assíduo
cientista assíduo
Registado: segunda fev 09, 2009 9:15 pm
University/ Institute: Universidade de Vigo

Mensagem por carla moreira »

Olá,

não sei se o que vou dizer ainda vai a tempo, mas posso-te falar do meu caso concreto. Defendi a tese em Julho, mas, ainda não tinha terminado na totalidade o plano de trabalhos enviado à FCT aquando da candidatura a BD. Estive ainda mais 3 meses a receber a bolsa, sendo que, justifiquei e comprovei à FCT que de facto ainda faltavam alguns tópicos, como por exemplo, revisão de 2 artigos científicos submetidos a revistas internacionais. Ainda tive de fazer correcções na tese, sugeridas pelos membros do tribunal e a conclusão de uma parte da investigação.

Defender a tese não equivale a concluir o plano de trabalhos (o inverso sim!). Há que ter tudo bem justificado e comprovado, que foi o que fiz. Há um tópico antigo neste fórum, onde alguém fala sobre este assunto. Foi daí que tive conhecimento que defender a tese não significa a conclusão do plano de trabalhos.

hsilva
investigador em formação
investigador em formação
Registado: sexta nov 12, 2010 3:31 pm
University/ Institute: XYZ

Mensagem por hsilva »

Obrigado a ambos!
Entretanto escrevi à FCT e aguardo resposta.

Abraço,

pedroff
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quarta nov 19, 2014 7:33 pm
University/ Institute: portugal

Mensagem por pedroff »

Tenho algumas dúvidas quanto a este assunto.
O que pode justificar a manutenção da bolsa até ao final do período de bolsa quando há uma defesa antecipada?

spca
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Mensagem por spca »

pedroff Escreveu:Tenho algumas dúvidas quanto a este assunto.
O que pode justificar a manutenção da bolsa até ao final do período de bolsa quando há uma defesa antecipada?
Olá.
Ao que parece, segundo as mensagens, a finalização de publicações relacionadas com o trabalho - que é um dos indicadores de sucesso importantes para a FCT.
Mas isto eram "outros tempos" (2010). Não sei se seria autorizado agora.

Marinho
cientista regular
cientista regular
Registado: segunda dez 06, 2010 12:39 pm
University/ Institute: Aveiro

Mensagem por Marinho »

Olá,

Também acabei o doutoramento recentemente (e antes do fim da bolsa). O que fazer? Basta enviar um e-mail com o "relatório final de bolsa" (artigo 29) para o e-mail bolsas@fct.pt, visto que pedem para ser "preferencialmente em formato eletrónico"? É necessário fazer algo mais?

Obrigado.

Responder