Boa Tarde a todos,
Estou a pensar candidatar-me a uma Bolsa de Doutoramento em Empresa(BDE), visto que estive envolvido com uma empresa na realização da minha tese de Mestrado, e todos os intervenientes (empresa e orientadores) estão interessados nessa possibilidade.
Acontece que desde o inicio da realização da proposta até à resposta por parte da FCT vou ter que estar "parado" durante uns meses, e caso não seja aceite posso estar a perder oportunidades de emprego...
O que eu gostaria de saber é se existe algo semelhantes aos "Resumos Estatísticos das BD's" mas para as BDE's.. Acho que os resultados das BDE's não são publicados como os das BD's, e já reparei também que os critérios de selecção não estão disponíveis na página da FCT como os das BD's ( apenas são mencionados por alto)..
Por isso se alguém souber como são esses critérios mais especificamente , ou casos de pessoas que tenham concorrido a BDE's (e tenham sido aceites ou rejeitadas) gostava que os expusessem aqui de forma a eu conseguir prever de alguma forma a resposta à minha futura candidatura e poder saber mais ou menos o que esperar...
Agradeço antecipadamente.
BDE's - Resumos Estatisticos?
-
- Sócios
- University/ Institute: Universidade do Minho
Re: BDE's - Resumos Estatisticos?
Olá.
De facto, as bolsas de doutoramento em empresa são mais específicas e não tenho conhecimento de estatísticas sobre estas bolsas.
Tenho um colega que teve uma bolsa destas (entretanto já acabou), e a sensação que ele teve na altura do concurso é que o factor determinante era ter a empresa que estivesse interessada no estudante de doutoramento, já que tem de pagar uma parte da bolsa e ter a consciência que a pessoa deve fazer investigação.
Não digo que sejam todas aprovadas, mas acredito que se há interesse dos orientadores e da empresa, terás grandes possibilidades de aprovação.
No entanto, não sei como se processa o concurso. Como está aberto em permanência, podem ter determinados períodos de avaliação ou então as candidaturas serem avaliadas à medida que são recebidas. Em qualquer dos casos, como dizes, pode passar algum tempo desde o momento da candidatura até saberes o resultado. Quanto à possibilidade de perderes oportunidades de emprego, eu diria que como alguns desses processos também são longos, não deves deixar de tentar. Se acontecer progredires numa possibilidade de emprego, poderás analisar e ver o que mais te interessa...
Boa sorte.
Tiago
De facto, as bolsas de doutoramento em empresa são mais específicas e não tenho conhecimento de estatísticas sobre estas bolsas.
Tenho um colega que teve uma bolsa destas (entretanto já acabou), e a sensação que ele teve na altura do concurso é que o factor determinante era ter a empresa que estivesse interessada no estudante de doutoramento, já que tem de pagar uma parte da bolsa e ter a consciência que a pessoa deve fazer investigação.
Não digo que sejam todas aprovadas, mas acredito que se há interesse dos orientadores e da empresa, terás grandes possibilidades de aprovação.
No entanto, não sei como se processa o concurso. Como está aberto em permanência, podem ter determinados períodos de avaliação ou então as candidaturas serem avaliadas à medida que são recebidas. Em qualquer dos casos, como dizes, pode passar algum tempo desde o momento da candidatura até saberes o resultado. Quanto à possibilidade de perderes oportunidades de emprego, eu diria que como alguns desses processos também são longos, não deves deixar de tentar. Se acontecer progredires numa possibilidade de emprego, poderás analisar e ver o que mais te interessa...
Boa sorte.
Tiago