Bolsa Internacional

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
Dias
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quinta mar 06, 2008 9:40 am

Bolsa Internacional

Mensagem por Dias »

Olá! Procuro saber informações sobre os criteiros e procedimentos do concurso a bolsas internacionais.
Se Apenas tratamos da bolsa com a universidade internacional de acolhimento ou se estaremos ligada a uma universidade Portuguesa

Se somos nós que tratamos do contacto ou se a FCT terá participação activa no mesmo

e outras questões...

Alguem me pode ajudar nestas informações que procuro?

obg

Luisa Semedo
Sócios
Sócios
Registado: sexta ago 11, 2006 1:17 pm
University/ Institute: Université Paris-Sorbonne
Contacto:

Mensagem por Luisa Semedo »

Nao és obrigado a estar inscrito numa universidade portuguesa. E és tu que tratas com a FCT.
"J'ai toujours haï les ténèbres [...]." Jean-Jacques Rousseau

Dias
recém-chegado
recém-chegado

Mensagem por Dias »

Olá!
uma questão: Se sou eu que trato com a FCT o processo, são eles ou eu que contacto a universidade e o orientador.... em principio se serei eu, estou errada? Estou ainda a tentar perceber como se processam as diversas situações do processo... Não sabe onde posso encontrar informação explicita sobre estes procedimentos?

obrigada

M. Dias

Luisa Semedo
Sócios
Sócios
Contacto:

Dias Escreveu:Olá!
uma questão: Se sou eu que trato com a FCT o processo, são eles ou eu que contacto a universidade e o orientador.... em principio se serei eu, estou errada? Estou ainda a tentar perceber como se processam as diversas situações do processo... Não sabe onde posso encontrar informação explicita sobre estes procedimentos?

obrigada

M. Dias
Para a inscriçao admnistrativa e pedagogica és tu que tratas com a Universidade, e depois teras que fornecer as provas da tua inscriçao à FCT, assim como uma atestaçao do teu director de tese. So tenho duvidas em relaçao ao pagamento das propinas, no meu caso que estou no estrangeiro e que ja paguei as propinas, elas são reembolsadas pela FCT na minha conta. Não sei se existe um contacto directo entre a FCT e a Universidade estrangeira em relação a isso! Penso que ha esse tipo de relação directa quando se trata de Universidades portuguesas, mas no estrangeiro não sei!

Dias
recém-chegado
recém-chegado

Mensagem por Dias »

Olá! Obrigada pelas respostas :-)

Outra pergunta: as propinas pagas à universidade no estrangeiro são pagas pela FCT à parte do valor da bolsa, certo?

Já agora uma outra pergunta: os professores em França são acessiveis a bolseiros estrangeiros? Esta é mais uma curiosidade..que não deixa de ser importante, dado que pretendo fazer o meu doutoramento fora...lol

obrigada

M. Dias

Luisa Semedo
Sócios
Sócios
Contacto:

Dias Escreveu:Olá! Obrigada pelas respostas :-)

Outra pergunta: as propinas pagas à universidade no estrangeiro são pagas pela FCT à parte do valor da bolsa, certo?

Já agora uma outra pergunta: os professores em França são acessiveis a bolseiros estrangeiros? Esta é mais uma curiosidade..que não deixa de ser importante, dado que pretendo fazer o meu doutoramento fora...lol

obrigada

M. Dias
Sim as propinas sao pagas à parte, mas ha um valor maximo. No caso da França as minhas propinas, foram unicamente de 300 e tal euros, que portanto, serao pagas integralmente.

A FCT também paga à parte, consoante os casos 1000 euros de subsidio de instalaçao no estrangeiro.

Quanto ha pergunta sobre os professores em França, a questão nao é facil, tudo depende do curso, da universidade e dos professores, acho que pode ser muito diferente de caso para caso.

No meu caso, estou em Filosofia, fiz licenciatura e mestrado na mesma universidade em que faço o doutoramento, o meu director de tese foi meu professor na parte do mestrado, mesmo assim era preciso ter pelo menos 14 no mestrado para poder fazer a tese, e no fundo consegue 14 ou mais aqueles que os professores julgam capazes de fazer investigaçao, e esse caso é bastante limitado, depois de provar que podes fazer investigaçao, precisas de convencer o professor da tua escolha, que o tema da tua tese é interessante para ele, que se insere nos seus proprios interesses de investigação. Nao sei se estou a ser clara?!

Vale sempre a pena tentar, o importante é conheceres bem o trabalho de investigaçao do professor que contactas, para ver se o teu proprio trabalha se adequa ao dele.

Mas ha uma coisa que nao percebo, quando dizes "bolseiros estrangeiros", isso quer dizer que ja tens uma bolsa? Porque se nao tens, uma coisa não vai sem outra, se nao me engano, primeiro tens de ter uma universidade de acolhimento e um director que aceite dirigir a tua tese no momento em que te candidatas à bolsa! Alias essa informação é fundamental na tua candidatura, pois quanto melhor for a tua universidade e o teu director, melhor avaliaçao teras na tua candidatura.

Nao hesites em fazer mais perguntas! :wink:

Dias
recém-chegado
recém-chegado

Mensagem por Dias »

Olá Luisa! :-)

Obrigada pelas respostas, estão-me a ajudar imenso a perceber como funcionam as bolsas e com o que tenho que me preocupar....Ainda não tenho bolsa claro mas coloco a hipotese de a conseguir se conseguir o bem dito orientador. A minha ideia é mesmo fazer o dout. em frança tambem, daí as minhas perguntas. o meu receio mesmo é o orientador que escolher não estar muito receptivo a ser orientador de um bolseiro não sei...tenho a ideia que essa questão importantissima, fulcral para a bolsa, tem alguma dificuldade associada por vezes inultrapassavel mas poderei estar errada... não conheço aquilo que estou a falar apenas imagino que será assim.... poderei estar errada..

desculpa penso que não percebi, a fct paga à parte as propinas ou não?Desculpa a minha insistência mas às tantas parece-me tanta coisa que a pessoa tem com que se preocupar que a investigação fica quase para segundo....lol...alem de que fico meia perdida com tanta informação a assimilar só em termos burocráticos....

pelo que percebi até agora trato primeiro do orientador e univ. de acolhimento , só depois com a fct.... o que não deixa de ter logica, dado que temos que apresentar um projecto....

obrigada :-)
Espero que esteja tudo a correr pelo melhor

M. Dias

Luisa Semedo
Sócios
Sócios
Contacto:

Dias Escreveu:Olá Luisa! :-)

Obrigada pelas respostas, estão-me a ajudar imenso a perceber como funcionam as bolsas e com o que tenho que me preocupar....Ainda não tenho bolsa claro mas coloco a hipotese de a conseguir se conseguir o bem dito orientador. A minha ideia é mesmo fazer o dout. em frança tambem, daí as minhas perguntas. o meu receio mesmo é o orientador que escolher não estar muito receptivo a ser orientador de um bolseiro não sei...tenho a ideia que essa questão importantissima, fulcral para a bolsa, tem alguma dificuldade associada por vezes inultrapassavel mas poderei estar errada... não conheço aquilo que estou a falar apenas imagino que será assim.... poderei estar errada..

desculpa penso que não percebi, a fct paga à parte as propinas ou não?Desculpa a minha insistência mas às tantas parece-me tanta coisa que a pessoa tem com que se preocupar que a investigação fica quase para segundo....lol...alem de que fico meia perdida com tanta informação a assimilar só em termos burocráticos....

pelo que percebi até agora trato primeiro do orientador e univ. de acolhimento , só depois com a fct.... o que não deixa de ter logica, dado que temos que apresentar um projecto....

obrigada :-)

M. Dias
Sim as propinas são pagas à parte. Aqui estao os valores:

Comparticipação anual em inscrição, matrícula ou propinas - BD e BM
Em Portugal - Mestrado 2250
Em Portugal - Doutoramento 2750
No Estrangeiro (Valor máximo) 12500

No meu caso, na minha Universidade e no meu curso, o facto de ser bolseiro ou não, não é determinante. é verdade que os professores perguntam como é que vamos viver durante o tempo da tese, mas eles aceitam quem seja bolseiro ou não e quem trabalhe ou não. Não te deves focalizar nesta historia da bolsa, o mais importante é o teu curriculo e sobretudo o teu projecto. O facto de ser bolseiro não é de todo um obstaculo para arranjar um orientador, bem pelo contrario, é uma mais valia.

E prepara-te à possibilidade de não obteres a bolsa, pois por mais mérito que tenhas, e se ja deste uma vista de olhos pelo forum, saberas que por vezes a atribuiçao da bolsa é uma lotaria, e que existem muitas injustiças.

Portanto se pensas fazer o doutoramento no estrangeiro, pensa bem no financiamento, e não te fies exclusivamente na bolsa da FCT. Nao quero parecer pessimista :( , espero verdadeiramente que consigas, mas prepara-te para essa eventualidade.

E sim, primeiro tratas com o orientador e a universidade.

Não hesites em "insistir"! :wink: Estamos ca é para isso! :P Para mim o forum também foi e ainda é de uma grande ajuda, portanto estas à vontade.

Um abraço.

Luisa

Dias
recém-chegado
recém-chegado

Mensagem por Dias »

Olá Luisa!

Já tinha respondido mas não sei onde foi parar a minha resposta...rs....

Penso que percebi, então as bolsas têm um determinado valor e as propinas são pagas à parte....tambem pela FCT

pois de facto, não me posso fiar unicamente na bolsa FCT, sei disso mas espero concorrer e ter a possibilidade de fazer o doutoramento. Falas-me em financiamento, não sei se percebi, existem outras bolsas de doutoramento? Ainda sei pouco sobre este assunto, só agora dou os primeiros passos nestas questões. Depende do professor/director, tambem acredito que sim, mas tambem acredito que hajam uns muitos ocupados para nos atender... vamor ver se tenho sorte... ja faço algumas pesquisas para encontrar contactos, quer da universidade quer do director...
obrigada pelas respostas, estás a ser uma grande ajuda...

já agora uma pergunta, caso me possas responder: não sabes quando abrem as BD's em 2008?

bjs

M.Dias

Luisa Semedo
Sócios
Sócios
Contacto:

Dias Escreveu:
pois de facto, não me posso fiar unicamente na bolsa FCT, sei disso mas espero concorrer e ter a possibilidade de fazer o doutoramento. Falas-me em financiamento, não sei se percebi, existem outras bolsas de doutoramento? Ainda sei pouco sobre este assunto, só agora dou os primeiros passos nestas questões. Depende do professor/director, tambem acredito que sim, mas tambem acredito que hajam uns muitos ocupados para nos atender... vamor ver se tenho sorte... ja faço algumas pesquisas para encontrar contactos, quer da universidade quer do director...
obrigada pelas respostas, estás a ser uma grande ajuda...

já agora uma pergunta, caso me possas responder: não sabes quando abrem as BD's em 2008?

bjs

M.Dias
Quando falo no financiamento, não me refiro exclusivamente a bolsas. Mas sim a como vais viver durantes esses anos. Pode ser um trabalho, uma bolsa, um empréstimo, etc. Isso também depende evidentemente da tua situação pessoal, como é obvio, se ainda estas na casa dos teus pais ou se tens filhos, etc.

No fundo o que eu queria dizer é que acho que tens muito mais hipoteses de encontrar um orientador, do que a bolsa. Pois como disse anteriormente isso não depende sempre do mérito! Infelizmente! :( E eu vi aqui no forum muitas pessoas desiludidas com esta historia das bolsas, das quais eu também fiz parte, porque não tive bolsa a primeira vez que concorri, devido a uma avaliação escandalosa! E estar certa de ter a bolsa, ou julgar merecer a bolsa e depois não ter, posso-te dizer que é uma fase bastante dificil! Depois também é verdade que é preciso nao deseperar e continuar a tentar, no meu caso valeu a pena! :D

Nao sei quando abrem as BD's este ano, o ano passado foi em Maio, este ano não sei! é ir vendo o site da FCT, ou aqui no forum.

Desejo-te boa sorte! Não hesites se tens mais alguma questão! E ja agora, tu estas em que area?

Um abraço.

Luisa

Dias
recém-chegado
recém-chegado

Mensagem por Dias »

Olá Luisa!

A minha àrea é psicologia e tambem psicanalise
Fiquei super contente quando disseste que era facil arranjar orientador, pois a minha preocupação primeira é mesmo essa, pois sempre achei e por vezes ainda acho que tambem é muito complicado arranjar orientador... ainda estou a ler as mensagens aqui no forum..isto para mim é uma novidade, não sabia que havia.Quanto às bolsas, pois, acredito que hajam injustiças como em tudo o que remete para o profissional é vê-las aos montes... nunca pensaria que na questão das bolsas as coisas tambem funcionassem de outra maneira para além daquela que eu mencionei e pelos vistos é real!!

Tambem ja pensei no emprestimo, pois sei que há emprestimos para programa erasmus por exemplo, algo diferente daquilo que objectivei, mas prefiro a bolsa....não ha nada como concorrer e ver o que acontece, não é?pode ser que tenha "sorte"
Sei que há bolsas da Gulbenkian, mas tem piada que nunca vi para a minha área, sabes se há?

Como está a correr a tua investigação?Ganhaste a bolsa há quanto tempo?

beijinhos

M.Dias

Aragao
Sócios
Sócios
Registado: sábado abr 24, 2004 4:22 pm
University/ Institute: Diamond Light Source
Contacto:

Mensagem por Aragao »

Mais outro assunto para o Guia do Bolseiro ? Até já existe lá o link e tudo onde diz "Bolsa no Estrangeiro" só falta é escrever um texto para colocar nessa página :)

David
Wolf Credo: "Respect the elders, Teach the young, Cooperate with the pack, Play when you can, Hunt when you must, Rest in between, Share your affections, Voice your feelings, Leave your mark."
---
Visita o Guia do Bolseiro

Responder