Porta 65 e primeiro ano de pHD

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
nuno_brito
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quinta nov 22, 2007 2:26 pm

Porta 65 e primeiro ano de pHD

Mensagem por nuno_brito »

Olá a todos,
Embora tenha pesquisado sobre o novo arrendamento jovem, vou tentar ser sucinto na minha questão:
Acabei este ano a licenciatura e concorri à bolsa de phd. A bolsa foi-me atribuída na segunda fase, mas devido a uns atrasos, não iniciei ainda o doutoramento. Penso começar ainda este mês ou em Janeiro.
Pretendo alugar casa e nunca trabalhei (nunca apresentei IRS).
Não há nenhum regime especial para um BD? Tenho as mesmas hipoteses que alguem que está a trabalhar ou terei alguma vantagem na minha situação?
Disseram-me que preciso de uma declaração de IRS para me candidatar à porta65. Como nunca declarei IRS, quer isto dizer que tenho que esperar um ano para apresentar o tal IRS com rendimentos Zero que aqui falam? Ou posso ir às finanças pedir alguma declaração em como não declarei?
Ja agora, para o contrato de arrendamento preciso de ter rendimentos nao é?? Que documento apresento?
Será que consigo esse apoio?? :?
Obrigado pela disponibilidade.
Cumprimentos.

Tiago H. Silva
Sócios
Sócios
Registado: quarta fev 28, 2007 2:38 pm
University/ Institute: Universidade do Minho

Mensagem por Tiago H. Silva »

Olá Nuno.

Parabéns pela bolsa.
Quando te referes à segunda fase, referes-te aos resultados que saíram há dias? É que, do que me lembro do concurso, as bolsas atribuídas nessa segunda fase só poderiam ter início a partir de Janeiro de 2008, não era? Em qualquer caso, começar o doutoramento ainda este mês também já não é fácil, por causa do Natal e Ano Novo...

O regime Porta65 Jovem é recente (julgo que desde Setembro) e não o conheço bem. Ainda assim, do que percebi, os apoios eram calculados com base nas rendas médias (?) da zona geográfica da casa em questão e nos rendimentos do agregado familiar. Assim, apresentar uma declaração de IRS com rendimentos zero (o que acontece no caso de seres único na declaração e não teres outros rendimentos que não a bolsa) pode impedir logo à partida que tenhas apoio, pois não terias rendimentos para suportar a renda, qualquer que ela fosse (oficialmente, os teus rendimentos seriam zero!). Contudo, certezas só nos serviços do IHRU (sucessor do INH); parece-me lógico, mas não significa nada e posso estar a dizer uma asneirada... :D
Do que colegas referiam, em alguns serviços aceitavam "sem problemas" uma declaração da FCT com os rendimentos da bolsa, como se fosse equivalente à declaração de IRS. Na minha opinião, esta devia ser a opção a seguir, até porque o nº4 do artigo 9º do estatuto do bolseiro refere que as bolsas relevam para candidaturas a incentivos ao arrendamento para jovens.

Relativamente às possibilidades de teres o apoio, só te posso dizer para tentares: é o primeiro passo. Mas apressa-te: o prazo para apresentação de candidaturas parece estar já à porta (28 de Dezembro).
Vê em:
http://www.portaldahabitacao.pt/pt/porta65j/

Tiago

nuno_brito
recém-chegado
recém-chegado

Nao. Eu candidatei-me á primeira fase, mas o processo ficou pendente à espera da segunda fase. Enfim, entretanto vivi do ar que respiro...mas acabou por sair...menos mal!
Seja como for, ainda nao tenho contrato da FCT, nem casa alugada em meu nome, por isso estou a almejar a 2ª ronda do porta65.
Mas isso do limite maximo coloca outro problema. É que eu nao consigo arranjar um T1 abaixo do valor maximo.
A minha ideia seria arranjar um T2 ou T3 e dividi-lo com a minha namorada que está a trabalhar. É relativamente fácil arranjar um T2 ou T3 abaixo do máximo permitido, pelo menos aqui em braga, mas já o T1 só se for cheio de ratos e baratas :D
Eu nem sei se posso pedir um T2 ou T3 só para mim!! Posso??
Obrigado e cumprimentos a todos

LuisPedro
investigador em formação
investigador em formação
Registado: segunda mai 07, 2007 1:55 am

Mensagem por LuisPedro »

nuno_brito Escreveu:Eu nem sei se posso pedir um T2 ou T3 só para mim!! Posso??
Quando vi a reportagem sobre este assunto fiquei com a ideia que eles só concedem o subsidio se a casa "se adaptar" às necessidades de uma pessoa. Ou seja, em princípio não conseguirias um T2 só para ti. Mas nada melhor do que te informares bem sobre isso.

anasetas
recém-chegado
recém-chegado
Registado: terça set 18, 2007 5:12 pm
Contacto:

Mensagem por anasetas »

LuisPedro Escreveu:
nuno_brito Escreveu:Eu nem sei se posso pedir um T2 ou T3 só para mim!! Posso??
Quando vi a reportagem sobre este assunto fiquei com a ideia que eles só concedem o subsidio se a casa "se adaptar" às necessidades de uma pessoa. Ou seja, em princípio não conseguirias um T2 só para ti. Mas nada melhor do que te informares bem sobre isso.
É verdade, não podes pedir um T2 só para ti... E também é verdade que as rendas máximas possíveis para um T1 (pelo menos no Porto, Braga e Lisboa) são impossíveis de encontrar se quiseres viver com o mínimo de condições.

Por isso aproveito para anunciar que haverá uma manifestação junto ao no Porto, amanhã às 12horas junto ao IHRU na Rua d. Manuel II. contra esta e outras barbaridades.

Abraço
Ana

nuno_brito
recém-chegado
recém-chegado

Já arranjei paciencia para a ler o regulamento do porta65 e gostava de saber duas coisas se alguém me souber ajudar:
Primeiro: Sendo eu bolseiro, o meu Rendimento Mensal (RM) é de quanto? 1000€ ou 0€?? já que não é um rendimento tributável em sede de IRS!!
Segundo: Alguém sabe o que quer dizer:
"Casais de jovens não separados judicialmente de pessoas e bens"
A parte do não separados depreendo que seja, não divorciados...certo? e a parte do pessoas e bens??
Alguem sabe responder a isto?
Obrigado e já agora, boas festas pa todos!

DC
cientista assíduo
cientista assíduo
Registado: quinta set 20, 2007 2:39 pm

Mensagem por DC »

Boas,

Apesar de a ideia do um "subsidio para arrendamento jovem" parecer muito "bonito", mas na verdade é um pouco inútil....

Se cidades como Lisboa ou Porto que sofrem de um envilhecimento da sua população, não vai ser este Porta 65 que vai ajudar....

O valor máximo de um T0 em Lisboa é um valor incrível de 350 euros.... Realmente gostava de saber onde os senhores que pensaram nisto encontram T0's em Lisboa por este preço.....

(Se alguém tiver o número de telefone de um deles digam-me para eu saber onde se encontra tal habitação.... )

Espero que ao menos seja útil para outras regiões do país..... Boa sorte e boas festas!

Aragao
Sócios
Sócios
Registado: sábado abr 24, 2004 4:22 pm
University/ Institute: Diamond Light Source
Contacto:

Mensagem por Aragao »

Instituto da Habitação admite ajustamentos ao Porta 65 Jovem
http://ultimahora.publico.clix.pt/notic ... idCanal=57
Wolf Credo: "Respect the elders, Teach the young, Cooperate with the pack, Play when you can, Hunt when you must, Rest in between, Share your affections, Voice your feelings, Leave your mark."
---
Visita o Guia do Bolseiro

Tiago H. Silva
Sócios
Sócios
Registado: quarta fev 28, 2007 2:38 pm
University/ Institute: Universidade do Minho

Mensagem por Tiago H. Silva »

Olá a todos.

Aconselho uma visita ao blog do movimento Porta 65 Fechada:

http://porta65.blogspot.com/

Fala-se lá das características deste novo esquema de apoio ao arrendamento e, entre outras coisas, dá acesso a uma folha de cálculo que permite avaliar se temos ou não acesso a este apoio.

Em relação ao valor máximo das rendas, penso que foi lá que li que terão sido calculados a partir dos valores médios das rendas para o local. Embora pareça mentira à primeira vista, será mesmo verdade na medida em que estarão influenciados pelos valores das rendas antigas (de alguns euros) que ainda não foram actualizadas. Isto não significa que se possam considerar valores justos, pois não são reais: quem tentar alugar uma casa agora, não me parece que consiga um desses valores baixos...

Tiago

nuno_brito
recém-chegado
recém-chegado

nuno_brito Escreveu:Já arranjei paciencia para a ler o regulamento do porta65 e gostava de saber duas coisas se alguém me souber ajudar:
Primeiro: Sendo eu bolseiro, o meu Rendimento Mensal (RM) é de quanto? 1000€ ou 0€?? já que não é um rendimento tributável em sede de IRS!!
A parte do não separados depreendo que seja, não divorciados...certo? e a parte do pessoas e bens??
Bom, eu a segunda questão que coloquei, vou colocá-la no blog do porta65 fechada a ver s m sabem responder, mas a primeira, penso que so aqui me podem informar...Alguem sabe responder á minha primeira pergunta??
Obrigado desde já!
Cumps a todos

nuno_brito
recém-chegado
recém-chegado

nuno_brito Escreveu:
nuno_brito Escreveu:Já arranjei paciencia para a ler o regulamento do porta65 e gostava de saber duas coisas se alguém me souber ajudar:
Bom, eu a segunda questão que coloquei, vou colocá-la no blog do porta65 fechada a ver s m sabem responder, mas a primeira, penso que so aqui me podem informar...Alguem sabe responder á minha primeira pergunta??
Obrigado desde já!
Cumps a todos
Bom, acabei por ligar para o IPJ a perguntar...
E segundo a senhora que me respondeu: "Casais de jovens não separados judicialmente de pessoas e bens" é união de facto!
Em segundo lugar, perguntei se sozinho posso alugar um T2 e ela disse-me que sim! Uma pessoa sozinha pode alugar um T2!! Ela disse que ja aceitaram situações dessas!!
E em resposta ao meu rendimento, entro com 1000€, o que significa que se viver com a minha namorada, e pagando uma renda de cerca de 200€, dificilmente teremos um rendimento em conjunto menor que 4 vezes o valor da renda, ou seja, não há apoio!
Já não me chateio mais com isto! Paciencia!
Cumprimentos a todos e boas festas!

Aragao
Sócios
Sócios
Contacto:

Mensagem por Aragao »

Já agora as últimas notícias....
Porta 65 falha previsões
Data: 2008-01-04
http://www.i-gov.org/index.php?article=5352&visual=1

Porta 65 só recebe 3.561 candidaturas
Publicado 3 Janeiro 2008
http://www.negocios.pt/default.asp?Sess ... tId=308608
David
Wolf Credo: "Respect the elders, Teach the young, Cooperate with the pack, Play when you can, Hunt when you must, Rest in between, Share your affections, Voice your feelings, Leave your mark."
---

Aragao
Sócios
Sócios
Contacto:

Mensagem por Aragao »

Plataforma Artigo 65 pede a revisão dos critérios previstos na lei
Contestação ao arrendamento jovem chega a Cavaco Silva
22.01.2008 - 09h08
Por Luísa Pinto em Público Online

A contestação ao novo programa de apoio ao arrendamento jovem - o Porta 65 Jovem - já chegou ao Presidente da República.

Numa altura em que o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) continua a analisar aos poucos mais de 3500 candidaturas que lhe foram entregues, somam-se as formas de protesto: em blogues, em acções de rua, em queixas ao provedor de Justiça. E, ontem, com o pedido de intervenção do Presidente da República, para que verifique a constitucionalidade do programa.

[snip]
http://economia.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1317347
---

boltícias
cientista sempre presente
Registado: terça abr 27, 2004 11:13 am
Contacto:

tectos máximos de arrendamento jovem e aumenta taxa de esfor

Mensagem por boltícias »

Habitação
Governo sobe tectos máximos de arrendamento jovem e aumenta taxa de esforço
28.02.2008 - 19h19 Lusa /Publico Online

O Governo decidiu aumentar os valores das rendas máximas admitidas no programa de apoio ao arrendamento jovem e fixou em 60 por cento o peso máximo que as rendas podem ter no rendimento mensal dos candidatos.

O anunciou foi feito hoje numa conferência de imprensa em que o ministro do Ambiente, Nunes Correia, e o secretário de Estado do Ordenamento do Território, João Ferrão, explicaram as alterações que o Governo decidiu fazer no 'Porta 65 Jovem', alvo de críticas de toda a oposição e de alguns movimentos cívicos.

"A partir de agora deixa de haver qualquer relação entre o anterior Incentivo ao Arrendamento Jovem (IAJ) e o 'Porta 65 Jovem'", explicou João Ferrão, sublinhando que mesmo quem já beneficiou da totalidade da duração do IAJ pode apresentar candidatura.

"Só há uma excepção: quem tem dívidas ao Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana e, como se sabe, há 11.000 casos destes em tribunal", acrescentou.

Quanto aos novos valores das rendas máximas admitidas, o governante recusou revelar os montantes, remetendo para a próxima semana a publicação da portaria.

João Ferrão disse que o estudo sobre os valores das rendas foi feito por uma entidade externa, salientando que os valores referentes aos T0 e T1 eram os mais subavaliados.

A título de exemplo, para a Região de Lisboa, a renda não podia ser superior a 340 euros para um T0-T1, 550 euros para um T2-T3 e 680 euros para um T4-T5.

Apesar das alterações aprovadas, o ministro Nunes Correia recusou que a decisão do Governo represente um falhanço do programa, afirmando:"Falhanço era não corrigir e não fazer ajustamentos depois de ter a informação actualizada".

"Sempre dissemos que, depois de analisada a primeira fase de candidaturas, se houvesse ajustamentos a fazer seriam feitos", afirmou o ministro, sublinhando que estas alterações "não põem em causa a filosofia do programa, que se mantém".

Além destas duas alterações, foi igualmente decidido alargar a possibilidade de candidatura dos antigos beneficiários do anterior apoio ao arrendamento (Incentivo ao Arrendamento Jovem - IAJ) a todas as fases.

"Com o aumento de 40 para 60 por cento do limite máximo da taxa de esforço quisemos estabelecer uma relação mais equilibrada para abranger outros beneficiários, mas mantendo a sustentabilidade financeira futura destes jovens", justificou o secretário de Estado.

João Ferrão explicou ainda que no decreto-lei foram feitas ainda algumas "clarificações", nomeadamente ao nível dos rendimentos dos candidatos.

A partir de agora, o comprovativo de rendimentos a apresentar pelos candidatos da categoria A (trabalho dependente) será a declaração do IRS do ano anterior, e não os recibos de ordenado do ano em curso, como previa o diploma inicial do 'Porta 65 Jovem'.

Ficou também fixado que os bolseiros também podem candidatar-se ao apoio, "uma situação que estava pouco clara", reconheceu.

O Governo decidiu igualmente reforçar a divulgação do programa e o apoio presencial aos candidatos, sobretudo recorrendo às delegações regionais do Instituto Português da Juventude e estabelecendo protocolos com juntas de freguesia, lojas do cidadão e associações várias.

"Há sobretudo concelhos do interior que precisam de maior divulgação e há zonas onde os jovens precisam de mais apoio. Um jovem que não sabe o que é um e-mail ou um scanner fica excluído, uma vez que a apresentação de candidaturas decorre totalmente via Internet, e é isso que pretendemos corrigir", afirmou.

Quanto aos jovens cujas candidaturas sejam rejeitadas porque os valores da renda a apoiar ultrapassam os definidos no diploma inicial do Porta 65, e uma vez que estes tectos vão aumentar, João Ferrão esclareceu que estes jovens podem novamente apresentar candidatura na segunda fase, que decorre em Abril.

As alterações feitas pelo Governo deixaram de lado duas das reivindicações feitas pela Plataforma Artigo 65 e pelo Movimento Porta 65 Fechada, designadamente a percentagem da renda comparticipada, que no máximo é metade (quando com o IAJ podia chegar aos 75 por cento) e a duração do apoio, que é actualmente de três anos (menos dois do que o IAJ).

A primeira fase do 'Porta 65 Jovem' recebeu 3.561 candidaturas, longe dos 20.000 processos esperados pelo Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU).

O IHRU tem de 12 milhões de euros para esta fase do programa. Se a verba não for totalmente gasta o remanescente transitará para as próximas fases, a decorrer em Abril (duas), Setembro e Dezembro.

Com o 'Porta 65', a verba orçamental disponível para apoiar jovens arrendatários passa a ser definida em cada ano no Orçamento do Estado. Este ano está limitada a 36 milhões de euros, valor que representa metade do que foi gasto em 2006 com o IAJ.

Fonte:
http://ultimahora.publico.clix.pt/notic ... idCanal=57
Pelo menos 1100 candidaturas ao arrendamento jovem rejeitadas por falta de comprovativos
28.02.2008 - 18h57 Lusa / Publico Online

Pelo menos 1100 das 3500 candidaturas submetidas na primeira fase do programa de apoio ao arrendamento jovem vão ser rejeitadas por falta de comprovativos dos rendimentos e rendas pagas.

Em conferência de imprensa, o secretário de Estado do Ordenamento do Território, João Ferrão, revelou que das mais de 3500 candidaturas, 1100 não entregaram os comprovativos em falta, "apesar de instados pelo Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU)" e deste total, "várias dezenas" eram apresentadas por empresas que depois não conseguiram contactar os jovens que se candidataram.

Houve ainda outras candidaturas que apresentaram "incongruências entre os valores inscritos nas fichas e os comprovativos apresentados", mas o governante escusou-se a revelar quantas, remetendo para sexta-feira a divulgação de dados pormenorizados sobre a avaliação da primeira fase de candidaturas ao 'Porta 65 Jovem'.

De acordo com os dados apurados até ao momento, foram abertas 10 mil candidaturas na primeira fase, que decorreu entre 3 de Dezembro de 2007 e 3 de Janeiro deste ano, e destas apenas 3500 foram efectivamente entregues.

Das 10 mil candidaturas abertas, 59 por cento foram logo rejeitadas por causa da taxa de esforço que apresentavam (era superior à permitida), 23 por cento indicavam rendas superiores ao valor máximo admitido e nove por cento eram referentes a tipologias que ficavam acima do permitido.

"As candidaturas não aprovadas ficam bastante aquém das 3500", afirmou João Ferrão, remetendo mais pormenores sobre a avaliação da primeira fase para sexta-feira, altura em que os resultados finais deverão ser divulgados no Portal da Habitação.

O secretário de Estado lembrou ainda que em Janeiro o Governo ainda apoiava 17 mil dos 22.500 jovens que beneficiaram do antigo Incentivo ao Arrendamento Jovem (IAJ), substituído o ano passado pelo 'Porta 65 Jovem'.

O IHRU tinha 12 milhões de euros para a primeira fase do programa. Se a verba não for totalmente gasta o remanescente transitará para as próximas fases, a decorrer em Abril (duas), Setembro e Dezembro.

Com o 'Porta 65', a verba orçamental disponível para apoiar jovens arrendatários passa a ser definida em cada ano no Orçamento do Estado. Este ano está limitada a 36 milhões de euros, valor que representa metade do que foi gasto em 2006 com o IAJ.

Fonte:
http://ultimahora.publico.clix.pt/notic ... id=1321110

boltícias
Registado: terça abr 27, 2004 11:13 am
Contacto:

Novos valores do arrendamento jovem

Mensagem por boltícias »

Proposta inicial foi melhorada
Porta 65: Novos valores do arrendamento jovem publicados hoje em Diário da República
28.03.2008 - 17h34 PÚBLICO

O Governo divulgou hoje os novos valores para as rendas no âmbito do programa Porta 65, de apoio ao arrendamento por jovens. Após muita contestação, o Executivo decidiu, no início de Março, fazer alterações na lei e prometeu para o final do mês os novos valores, hoje publicados em “Diário da República”.

(...)

http://ultimahora.publico.clix.pt/notic ... id=1324002

Responder