Bolsas BD 2007

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
SarinhaRC
recém-chegado
recém-chegado

Post by SarinhaRC »

davidraimundo wrote:
Nunca pensei, como é óbvio, que uma média de 17 me permitisse ficar com a bolsa.
SarinhaRC, porquê é que não pensavas ficar com a bolsa? Até ao ano passado a maioria das candidaturas com 17 de licenciatura eram automaticamente aprovadas. Este ano o guião de avaliação mudou ligeiramente mas mesmo assim com 17 tinhas boas possibilidades. E pelos vistos bastava subir um pouco a tua classificação do mérito do candidato porque nos outros parâmetros tiveste classificações altas! Eu tenho bolsa com 17!

Boa sorte!
Olá David.. Pois, lá está!! Tinha boas possibilidades tendo em conta a média, mas disse que não estava convicta que ia ficar com ela só atendendo à minha média percebes? Porque foi o critério onde levei menos pontos.. Eu só queria dizer que estava ciente que uma boa média não era tudo!! :wink:
anageorge
cientista regular
cientista regular
University/ Institute: UNL

Re: bahh

Post by anageorge »

SarinhaRC wrote:
davidraimundo wrote:
SarinhaRC wrote: Sem mestrado!! Mas no guião de avaliação de 2007 pode ler-se :" consideram-se, indiferenciadamente, licenciados ou mestres!" eu tive média de 17 valores na licenciatura, não deveria obter automaticamente 4,5 no mérito do candidato? Posso estar enganada, mas é essa a leitura que faço do regulamento! Deram-me 3,5 no mérito, 4,5 no projecto e 5 nas condições da inst... bjoka a todos e parabéns aos que conseguiram!!

Acho estranho o teu caso. Julgo que o guião de avaliação não obriga os avaliadores a pontuar o mérito do candidato com 4,5 mas aconselha-os nesse sentido. Eu tenho 17 de licenciatura, sem mestrado, e tive 4,5 na classificação do mérito do candidato. Isto faz aumentar as suspeitas de que o nome da faculdade tenha algum peso nesta classificação (aliás isto já foi sugerido atrás). Ou talvez o tipo de cadeiras feitas...

Acho que no teu caso a discrepância entre a pontuação que o guião aconselha e aquela que te foi dada deveria ser explicada com rigor.

Pois.. antes d+, obrigada pela resposta! De facto fiquei um pouco intrigada. Nunca pensei, como é óbvio, que uma média de 17 me permitisse ficar com a bolsa. Mas também achei muito esquisito ter 3,5 no mérito do candidato. Ok, para ser sincera, sei qual foi o problema: a minha área é nova em Portugal e ainda não existem doutoramentos na minha área. Julgo que me prejudicaram pelo facto de me ter candidatado a uma área que não a minha área de licenciatura. Acho injusto, tendo em conta que são áreas muito semelhantes e que o projecto faz todo o ssentido ( é um "mix" das duas áreas, tudo virado para a psicologia!). Nunca li em nenhum lado que seria sujeita a uma penalização nesse caso! O meu medo era ter tido uma baixa classificação no projecto, mas tive 4,5!!! Disseram que o projecto era excelente e que possuia uma óptima metodologia! Bem, eu enviei um pedido de esclarecimento, para já! E resta aguardar! Um bjinho e boa sorte a todos os... "pendentes"!!! :wink:
Isso por um lado mostra que 17 de média de licenciatura não é sinónimo automático de concessão de BD. Como referes, o facto de a licenciatura não ser na área directa do doutoramento pode ter funcionado como ponto contra...

De qualquer forma, considera pedir uma reavaliação, não deves ter muito a perder, e seria uma pena com essa nota não o teres, e ainda mais para uma área nova. Boa sorte!
rui_barroselas
investigador em formação
investigador em formação
University/ Institute: ???

Post by rui_barroselas »

Sportinguista wrote:
Olga wrote:Olá a todos,
Já deixei uma mensagem ontem, mas ninguem me responde....!!
Conhecem alguem que não tenha recebido mail???
Estou a achar isto muito estranho, não recebi mail (so vi os resultados online: pendente), não consigo falar com ninguem na FCT (não atendem)...não sei o que fazer???
Pelo que tenho lido no forum já percebi qual vai ser o caminho a seguir para os pendentes...mas queria saber algo da FCT quanto a minha candidatura pois parece-me que todos os pendentes receberam mail com o resultado!!
Olga
Vê lá se não ficou preso no filtro de spam, acho que toda a gente recebe a resposta por e-mail... 8)
O meu e-mail foi directamente para o lixo electrónico! Pode ter-te acontecido a mesma coisa...
Sportinguista
cientista sempre presente
University/ Institute: UBI

Post by Sportinguista »

Olga wrote:Olá sportinguista!
Não recebi mesmo o mail!!! Ainda tinha esperança que existisse mais alguem que tb n tivesse recebido....mas parece que não!
Enfim...resta-me continuar a tentar ligar para a FCT!
Obrigada
Olga
Se não está na pasta de spam então deve ter sido um lapso informático, como já foi dito... Felizmente para ti foi um lapso após saírem os resultados, se tivesse sido antes e nem aparecesses na lista era bem pior...
Docem velle summs est eruditio
Olga
recém-chegado
recém-chegado

Post by Olga »

Pois...o problema é que também ninguem me atende o telefone na FCT. E apesar de já ter visto aqui no forum o que os "pendentes" devem fazer gostava de ouvir alguma coisa oficial. Para além do mais os lapsos não foram só informáticos...na minha ficha de avaliação avaliaram e minha instituição como very good, mas é excelente!! o que é que eu faço...nada, certo??? não tenho direito a audiência prévia??? mas isto eu li aqui no forum...e desculpem mas preciso de algo oficial!!!

Obrigada a todos os que me têm respondido. Boa sorte para todos!!

Olga
Bitter Sweet Girl
University/ Institute: FCUL

Post by Bitter Sweet Girl »

nonoquinhas wrote:Olá a todos!

Boa sorte aos que tiveram bolsa, e coragem e paciência aos que não tiveram.
Há uma discussão neste tópico que me parece que nem vale a pena levantar. A vantagem que os candidatos da 2ª fase levam em relação aos da 1ª. Isso teria algum sentido se o painel de facto avaliasse as publicações e algum curriculum mais. Mas não é o caso. Aqueles +2,5 valores que aparecem no guião para curriculum extra, não é para toda a gente, infelizmente.
Desculpem se estou a magoar alguém, mas não é a minha intenção. Eu tenho cerca de 30 publicações, etc, etc, e tive 0 em curriculum. Mas conheço mais gente nessa situação que ainda teve pior. Nem sequer o mínimo exigível da média de licenciatura mais mestrado tiveram. Por isso até posso dizer que estou com sorte. Levei isso a sério no ano passado quando nem sequer me contabilizaram o mestrado. Meti recurso etc, etc, pensando eu que iriam corrigir o engano. Enganei-me redondamente.
Mas há uma coisa interessante. O painel na minha área é maioritariamente da FEP e do Técnico de Lisboa. Curioso, mas as bolsas da minha área foram quase todas para alunos dessas duas instituições. Parece-vos normal :)
E pior que isto é que por mais que lutemos e queiramos chegar à justiça, É IMPOSSÍVEL, porque simplesmente não temos maneira de fazer ouvir a nossa voz. Por telefone não chegamos lá. Pela audiência prévia, não gastem muito tempo porque NINGUÉM vai ler isso, há semelhança do ano passado. Só olharam para os casos que estavam na fronteira e não para os casos das injustiças óbvias que eles cometeram. Na minha opinião essa audiência faz sentido para corrigir os potenciais enganos cometidos por eles (estando ainda a tempo de corrigir) e não tanto para dar pozinhos a quem está na fronteira. Este ano na fronteira estão precisamente os casos que não vão poder a audiência prévia, por isso vê-se logo onde vão paras essas coisas – ao lixo - . Resta o recurso, mas aí, infelizmente já não há dinheiro para todos os casos de injustiça. E mesmo que houvesse, talvez haveria mais um ou outro aluno das suas instituições que ainda poderão passar à frente

Já agora, como é possíveis alunos com média de 17 a não terem bolsa, quando o guião é claro nisso e refere que automaticamente terão bolsa sem olhar aos restantes critérios. Era mais sensato se a FCT retirasse esse guião, duque colocá-lo lá para dizer que o seguem e quando no fundo não o fazem.

Meus caros colegas, na minha opinião isto só irá ter solução quando: (1) o painel ser constituído por membros estrangeiro, e imparciais aos processos; (2) Se tiver que ser nacional, não ter mais que um membro de cada instituição, dando assim espaço a que a grande parte das universidades se encontrassem representadas no painel. Caso contrário acontece como na minha área.

Já agora, se tiverem um pouquinho de disponibilidade, façam esse exercício e vão ver que podem chegar a uma conclusão interessantíssima. “As instituições de onde são os painéis levam as bolsas todas e o mérito do candidato, mais programa de trabalho não contam para nada”.

Quem sabe este estudo não poderá dar uma bela tese de doutoramento e talvez financiada pela FCT. Mas não é em qualquer instituição  - isto é para descontrair um pouco.

Mas estava a pensar na SIC para avançar com este estudo, que acham?

Boa sorte a todos e não desanimem….força.

nonoquinhas
olá nonoquinhas.
concordo contigo quase tudo, se não mesmo em tudo. ainda nem tinha comentado mais aqui no tópico depois de saber a resposta e conhecer o respectivo quadro de avaliação, pela revolta que senti e ainda sinto.

no ano passado não tive bolsa devido a injustiças na avaliação, entre as quais não me terem contado o mestrado porque não disse *explicitamente* que estava a concluir na altura do concurso, apesar de no recurso ter enviado o certificado de conclusão. se tivessem contado, estava 0.1 acima da linha de corte. pelo caminho na minha avaliação houve uma série de enganos... coisas que diziam nos comentários estar a contar e afinal não e por aí...
não tive bolsa no ano passado, mas pensei que este ano ia conseguir porque ia ter o certificado de mestrado e tinha melhorado de forma razoável o CV, com publicações e comunicações, incluindo uma comunicação oral numa conferência internacional relativamente importante.
enganei-me redondamente! recusaram-ma e, não só estou quase no fim da lista, como não me contaram nada do que fiz este ano que passou e tenho uma pontuação final inferior à do ano passado! é como se tivesse estado de férias o ano todo, não tivesse produzido cientificamente, não tivesse feito cadeiras do plano doutoral, não nada. o resultado seria o mesmo na avaliação. contaram-me a licenciatura com média de 14 + o mestrado e um artigo que publiquei em 2005... este artigo curiosamente no ano passado valeu 0.4, mas este ano valeu 0.2.

reparei, como tu e meio incrédula, que as bolsas vão para pessoas sempre das mesmas (da mesma?) instituição. reparei também que o painel era constituído por sensivelmente as mesmas pessoas do ano passado, não era suposto mudar todos os anos e serem das mais variadas instituições?

na minha opinião não há isenção no que toca a atribuição das bolsas e não há justiça.
não acho justo que a nota de licenciatura tenha tanto peso e que recém-licenciados com média de 16 estejam à frente de pessoas que têm média de 14 de lic. + mestrado + 2 publicações, por exemplo. não faz sentido. o trabalho científico, que exige um certo perfil, dedicação e muitas vezes sacrifícios não é valorizado pela FCT, quando devia ser e muito!

o que resultou disto tudo é que decidi que nem vou recorrer. não vale a pena, pela amostra do ano passado e pelo que vi este ano... o período de audiência prévia ninguém percebe para que serve, mas irei usá-lo para que fique escrito aquilo que penso das avaliações da FCT. provavelmente cai em saco roto, mas irá ficar escrito.
vou suspender este doutoramento, que estava a fazer sem qualquer "ordenado" e pagando as propinas, e o trabalho que estava a desenvolver, que iria em breve ter bons resultados, com boas aplicações imediatas.
tenciono procurar qualquer coisa em ciência (se conseguir) que me sustente este ano e irei usar este ano como um de transição enquanto decido o que fazer, provavelmente a solução é sair do país se quiser continuar a fazer algo relacionado com ciência.
é triste chegar-se a este ponto, mas sinto-me praticamente desacreditada e posta a correr.

enfim, desculpem o testamento...
Olga
recém-chegado
recém-chegado

Post by Olga »

Olá,

Desculpem mas não concordo....!!! eu não sei que instituições é que tem tido bolsas todos os anos...mas sei que na minha instituição, por exemplo, houveram pessoas que no ano passado tiveram bolsa e eu este ano com o mesmo orientador e melhor curriculo estou pendente!!

O que me parece é que este ano está a ocorrer uma onda muito grande de injustiça!!!

Olga
Sportinguista

Post by Sportinguista »

Bitter Sweet Girl wrote:O que resultou disto tudo é que decidi que nem vou recorrer. não vale a pena, pela amostra do ano passado e pelo que vi este ano... o período de audiência prévia ninguém percebe para que serve, mas irei usá-lo para que fique escrito aquilo que penso das avaliações da FCT. provavelmente cai em saco roto, mas irá ficar escrito.
vou suspender este doutoramento, que estava a fazer sem qualquer "ordenado" e pagando as propinas, e o trabalho que estava a desenvolver, que iria em breve ter bons resultados, com boas aplicações imediatas.
tenciono procurar qualquer coisa em ciência (se conseguir) que me sustente este ano e irei usar este ano como um de transição enquanto decido o que fazer, provavelmente a solução é sair do país se quiser continuar a fazer algo relacionado com ciência.
é triste chegar-se a este ponto, mas sinto-me praticamente desacreditada e posta a correr.
:( Fico triste por saber isso... Quer dizer que os deixas ganhar assim sem dares luta? :?:
nonoquinhas
investigador em formação
investigador em formação

Post by nonoquinhas »

Olá Bitter Sweet Girl!

Não desistas. Por causa sei lá de quem, não deixes escapar os teus sonhos. Por isso faz um esforço e continua a tua investigação. Um dia mais tarde irás ser recompensada.
Por isso mete recurso e continua a tentar. Porque se não tentarmos a roda de injustiças irá a aumentar e as bolsas continuam ser injectadas nas mesmas instituições.
O que realmente é pena é que o painel do recurso até pode mudar, mas continua a pertencer aos mesmos 'donos'.

Olga, até podes nem concordar com o meu coemntário, mas se perderem uns minutinhos a averiguar para onde foram as bolsas, verifica-se que grande parte vai para as instituições onde estão os avaliadores.

Por isso coragem força, porque um dia a coisa pode mudar.

Boa sorte a todos
pereira
recém-chegado
recém-chegado

Ficha de avaliação

Post by pereira »

olá a todos. Já percebi à medida que fui lendo aqui os comentários que há bolseiros ou candidatos a bolseiro que têm acesso às cotações discriminadas por área...é possível? Como se pode fazer para saber quanto nos atribuiram por cada um dos items que não seja a classificação que aparece na ficha de avaliação???
Sportinguista

Re: Ficha de avaliação

Post by Sportinguista »

pereira wrote:olá a todos. Já percebi à medida que fui lendo aqui os comentários que há bolseiros ou candidatos a bolseiro que têm acesso às cotações discriminadas por área...é possível? Como se pode fazer para saber quanto nos atribuiram por cada um dos items que não seja a classificação que aparece na ficha de avaliação???
Tu só tens acesso a duas coisas:
1. Tabela com as classificações finais de todos os candidatos da área a que te candidataste;
2. Tua tabela de classificação, com a pontuação dada a cada item (candidato/plano de trabalhos/acolhimento) e um breve comentário do porquê de cada nota.
DC
cientista assíduo
cientista assíduo

Post by DC »

"não acho justo que a nota de licenciatura tenha tanto peso e que recém-licenciados com média de 16 estejam à frente de pessoas que têm média de 14 de lic. + mestrado + 2 publicações, por exemplo. não faz sentido. o trabalho científico, que exige um certo perfil, dedicação e muitas vezes sacrifícios não é valorizado pela FCT, quando devia ser e muito!"

Finalmente, estava a ver que era o único! Completamente de acordo!

O principio que está aqui subjacente, que qualquer aluno com uma boa média de licenciatura vai dar um bom investigador, nem sempre é verdadeiro.

A prova disso é que alguns dos "teoricamente bons investigadores pela média de licenciatura", andam por aí a arrastar com os doutoramentos durante anos a fios(8 e 10 anos quando supostamente devem acabar 4/5)...

Para além disto, é fácil ver que os alunos que estudaram em universidades "mãos largas" quanto às notas são favorecidos. (Se eu soubesse o que sei hoje.......)

Já é hora da acabar com o mito da média de licenciatura. Espero que com Bolonha e com Mestrados com "nota", o mestrado e publicações (no fundo, a experiência de investigação) comecem a pesar mais nestes concursos do que uma "média teórica".
isaur
investigador em formação
investigador em formação

Post by isaur »

Bitter Sweet Girl wrote: o que resultou disto tudo é que decidi que nem vou recorrer. não vale a pena, pela amostra do ano passado e pelo que vi este ano... o período de audiência prévia ninguém percebe para que serve, mas irei usá-lo para que fique escrito aquilo que penso das avaliações da FCT. provavelmente cai em saco roto, mas irá ficar escrito.

Bitter Sweet,

Fico triste em ver-te tão desanimada e compreendo a tua revolta. O ano passado aconteceu-me o mesmo: nas bolsas da minha universidade tinha saído a primeira e na avaliação do ano passado da FCT fiquei praticamente no fim da lista, apesar da minha média altíssima de licenciatura, mestrado e mais de 30 publicações internacionais, e ainda por cima com pessoas que nas listas da minha uni estavam bem abaixo e nas listas da FCT bem acima! Irritei-me, fiz recurso, com todo o cuidado e à procura de explicações razoáveis e não deu em nada, o que me deixou ainda mais irritada. Este ano fiquei no sítio em que estava à espera de estar no ano passado, mais perto da linha de corte. Mesmo assim, sei que não me foi contado tudo, só tenho 4,2 no mérito do candidato, e devia estar bem acima. Se não conseguir este ano, para o ano não tenho expectativas que fique no mesmo sítio ou que suba, antes pelo contrário...

O problema é a falta de transparência e de explicações razoáveis para as nossas avaliações. Pessoalmente, não me preocupo com os muitos candidatos de certas instituições que ganham bolsas (e não estou numa delas), mas preocupo-me mais com a clareza e a transparência. Se isto existisse, ficavamos mais tranquilos e havia mais confiança de que quem é bom e corresponde aos critérios divulgados, consegue a bolsa.

Mas o que me questionei sempre é se vale a pena desistir...Fazer o doutoramento é uma coisa enriquecedora e que melhora imenso a nossa qualidade de cientistas para não falar das melhores perspectivas no futuro (sei que é difícil arranjar emprego na investigação e docência, mas sem o doutoramento feito é mil vezes mais difícil!). Deixar os nossos sonhos de lado simplesmente por causa de um processo que não podemos controlar é humano, mas só os conseguimos alcançar com força de vontade e muito ânimo.

Desejo-te imensa sorte, qualquer que seja a decisão que tenhas tomado, e espero que consigas tornar os teus sonhos realidade de uma forma ou de outra, aqui ou no estrangeiro.

Irina
Bitter Sweet Girl
University/ Institute: FCUL

Post by Bitter Sweet Girl »

obrigada a todos o que me tentam animar e dar força.
eu própria já ando mais animada, ou pelo menos com outro entusiasmo perante as coisas.
quando digo suspender o doutoramento é apenas este, com o projecto que tenho. será apenas um adiamento, se tudo correr bem. claro que me custa deixar o que estava a fazer porque gostava do projecto e investi muito nele, mas não tenho condições para permanecer ali.

não quero desistir de fazer investigação, pelo menos já! era o que faltava ser a FCT e as suas injustiças sucessivas a fazer-me desistir de um sonho (mas provavelmente não quero ter mais nada a ver com a FCT - sim, sou eu a falar no cimo da minha revolta :) ).
vou apenas procurar outro projecto onde me integrar, nem que seja durante um ano, onde me paguem e onde eu possa prosseguir estudos e obter o doutoramento. se não der, procuro algo lá fora.
isto é apenas um precalço e hei-de ser recompensada por todos os sacrifícios, pelo menos assim espero. :D

boa sorte a todos e força!
sofiac
investigador em formação
investigador em formação

Post by sofiac »

Força Bitter Sweet Girl e nunca desistas dos teus sonhos!
isaur
investigador em formação
investigador em formação

Post by isaur »

Bitter Sweet Girl wrote: não quero desistir de fazer investigação, pelo menos já! era o que faltava ser a FCT e as suas injustiças sucessivas a fazer-me desistir de um sonho (mas provavelmente não quero ter mais nada a ver com a FCT - sim, sou eu a falar no cimo da minha revolta :) ).
vou apenas procurar outro projecto onde me integrar, nem que seja durante um ano, onde me paguem e onde eu possa prosseguir estudos e obter o doutoramento. se não der, procuro algo lá fora.
isto é apenas um precalço e hei-de ser recompensada por todos os sacrifícios, pelo menos assim espero. :D
Isto é que é! :P Força e boa sorte!
Sportinguista

Post by Sportinguista »

Bitter Sweet Girl wrote:obrigada a todos o que me tentam animar e dar força.
eu própria já ando mais animada, ou pelo menos com outro entusiasmo perante as coisas.
quando digo suspender o doutoramento é apenas este, com o projecto que tenho. será apenas um adiamento, se tudo correr bem. claro que me custa deixar o que estava a fazer porque gostava do projecto e investi muito nele, mas não tenho condições para permanecer ali.
não quero desistir de fazer investigação, pelo menos já! era o que faltava ser a FCT e as suas injustiças sucessivas a fazer-me desistir de um sonho (mas provavelmente não quero ter mais nada a ver com a FCT - sim, sou eu a falar no cimo da minha revolta :) ).
boa sorte a todos e força!
Image Força BSG Image
Aragao
Sócios
Sócios
University/ Institute: Diamond Light Source

Post by Aragao »

Posso dar um concelho Bitter Sweet Girl?

Se tens condições familiares e emocionais... vai para fora. Não penses duas vezes. Começa a ver Ph.Ds já com bolsa e concorre. Vais ver que te faz bem também ao ego... ser aceite pelo que és.. e ver que te oferecem condições e salário para fazeres um doutoramento. Vai a luta.. que fazer ciência é uma coisa muito gira e quando temos o bichinho não devemos estraga-lo ...

Não sei a tua área mas procura com calma e começa a enviar CVs...

Boa sorte,

David
Wolf Credo: "Respect the elders, Teach the young, Cooperate with the pack, Play when you can, Hunt when you must, Rest in between, Share your affections, Voice your feelings, Leave your mark."
---
Visita o Guia do Bolseiro
Salomé
recém-chegado
recém-chegado

Post by Salomé »

Eu concordo!!
Se realmente nao se consegue bolsa pela FCT, se existe a vontade de prosseguir e fazer uma doutoramento devemos tentar tudo!!!

Por isso deixo-vos sites aonde podem procurar doutoramentos no estrangeiro em instituicoes de renome!!

http://www.nature.com/naturejobs/science
http://www.findaphd.com/firstmain.asp
http://cordis.europa.eu/mc-opportunitie ... m.doSearch

Lá fora há dinheiro, a média nao é importante, além de se ganhar autonomia, independencia e abrir muito os horizontes!!

Forca companheiros!!! :D
Salomé
Aragao
Sócios
Sócios
University/ Institute: Diamond Light Source

Post by Aragao »

Salomé wrote:[snip]

Por isso deixo-vos sites aonde podem procurar doutoramentos no estrangeiro em instituicoes de renome!!

[snip]
Já agora os recursos aqui do fórum.

Onde encontrar bolsas:
http://forum.bolseiros.org/viewtopic.php?t=1909

Portal da Mobilidade de Investigadores
http://forum.bolseiros.org/viewtopic.php?t=156

deGrau Científico - emprego científico pós-graduado
http://forum.bolseiros.org/viewtopic.php?t=186

Ou mesmo:
http://forum.bolseiros.org/viewforum.php?f=2

David
Wolf Credo: "Respect the elders, Teach the young, Cooperate with the pack, Play when you can, Hunt when you must, Rest in between, Share your affections, Voice your feelings, Leave your mark."
---
Visita o Guia do Bolseiro
Post Reply