Registo individual - FCT

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
RepC
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 17
Registado: sábado abr 07, 2007 5:44 pm
Localização: CVUT - Prague

Registo individual - FCT

Mensagem por RepC »

Bom dia a todos

Antes de aqui colocar as minhas duvidas, gostaria de agradecer a todos os que tem participado no forum pois ao ler as vossas questoes e consequentes respostas fiquei esclarecido em muitos pontos. Tambem um agradecimento especial ao David Aragao, pois consegues responder a todas as duvidas que vao sendo colocadas...espero que consigas responder as minhas :) com as mesma facilidade.


Na tentativa de tornar esta mensagem menos cansativa para quem a le, facilitando talvez o feedback vou enumerar as questoes que tenho para vos colocar.

O meu fim de semana foi passado a ler todas as mensagens do forum, no entanto nao encontrei respostas especificas as seguintes perguntas, tambem acredito que a partir de certa altura as respostas me tenham passado pela frente e eu nao as tenha visto :)



1 - No registo individual da FCT, onde preenchemos o nosso CV, o ponto 7 refere-se a participacao em projectos. Eu tive a oportunidade de participar em alguns, no entanto no preenchimento deste ponto so tenho referido para cada o titulo, identificacao, entidade promotora e financiadora, coordenadores.

Nao tenho ido ao detalhe de descrever resumidamente o projecto e de indicar o ambito da minha participacao e qual o resultado desta, por exemplo, artigos, relatorios, tese, etc....

A pergunta e - devo escrever tudo o que posso neste ponto do CV ou e suficiente o que indiquei. Alguem me pode dizer se sera suficiente indicar os aspectos mais gerais dos projectos (como fiz) e depois nas cartas de referencia os responsaveis pelos mesmos referirem o meu envolvimento e contributo.


2 - Nos documentos de suporte a candidatura e-nos pedido o cv resumido do orientador, lista de publicacoes cientificas bem como experiencia na orientacao de alunos de doutoramento.

Como nos pedem o cv resumido do orientador faz sentido entregar uma lista completa de publicacoes, quero dizer todas as publicacoes, e a lista de todos os alunos e correspondentes projectos de investigacao? ou apenas as publicacoes, e projectos mais relevantes?

Na duvida vai por excesso mas gostava que alguem me esclarecesse isto.


3 - No caso de doutoramentos mistos, com a universidade estrangeira a conferir o grau, preciso igualmente de me matricular na universidade portuguesa ou basta uma declaracao por parte desta? tenho de pagar propinas nas duas universidades? E necessario algum convenio entre as duas universidades?

Do que tive a oportunidade de ler aqui no forum, ha relatos em que a FCT paga as propinas nas duas universidades Portuguesa/Estrangeira mas gostava que alguem me confirmasse isto.


4 - Aragao talvez tenhas a resposta para esta, que documento deverei pedir a minha instituicao de acolhimento (Universidade estrangeira - engenharia civil) de modo a tentar comprovar diante do painel de avaliacao a qualidade cientifica da mesma. Li que nao enviaste juntamente com a tua candidatura esta documentacao mas fizeste-o no recurso. Eu nao tenho ideia do que poderei pedir.....alguma avaliacao externa? nao sei


5 - Alguem me pode dizer se ha algum limite de cartas de referencia?

6 - Para terminar...a minha tese de mestrado foi feita no estrangeiro, alguem sabe se isto tem algum peso no merito do candidato? E que o guiao de avaliacao 2006 refere apenas medias de curso com ou sem mestrado...ou apesar destas indicacoes quantitativas do guiao a avaliacao continua a ser subjectiva.


Agradeco desde ja a quem chegou a esta parte da mensagem :)

Cumprimentos e boa sorte

Henrique

CromossomaX
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 33
Registado: quinta ago 03, 2006 5:28 pm
Localização: KCL londres/ Department of Medical and Molecular Genetics
Contacto:

Mensagem por CromossomaX »

Desculpa Henrique, não estou a perceber..
então tu estás a fazer o registo individual e têns que por referências?

RepC
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 17
Registado: sábado abr 07, 2007 5:44 pm
Localização: CVUT - Prague

Mensagem por RepC »

Obrigado por teres respondido

eu e que peco desculpa.

Como foi possivel verificares apresentei varias perguntas para as quais nao consegui encontrar uma resposta concreta aqui no forum. Tambem foi para mim dificil atribuir um topico a minha mensagem, e optei por relacionar o topico com a primeira pergunta, a tal do registo.


Precisava de perguntar tudo aquilo porque presentemente estou a morar no estrangeiro e esta a ser um pouco complicado esclarecer e organizar o que e necessario para concorrer a uma bolsa mista.

Se me conseguires responder a algumas das perguntas que coloquei agradecia


Abraco e cumprimentos

RepC
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 17
Registado: sábado abr 07, 2007 5:44 pm
Localização: CVUT - Prague

Mensagem por RepC »

Desculpa o abraco e cumprimentos :)

So agora vi o teu perfil...obrigado Sonia

raquel
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 49
Registado: segunda nov 21, 2005 5:35 pm
Localização: Universidade de Aveiro

Mensagem por raquel »

Olá Henrique

De forma a tentar ajudar-te posso dizer-te como concorri à bolsa da FCT e o que escrevi no CV. Também tive muitas dúvidas e achei que preenchimento do CV online não era muito versátil para todas as áreas, inclusive para o Design, que é a minha área.

1. Sugiro-te que coloques no CV todas as participações nos projectos tal como enunciaste: "titulo, identificação, entidade promotora e financiadora, coordenadores" e também coloques de alguma forma - nem que seja no parâmetro Publicações (acho que se chamava assim) todos os artigos, relatórios, teses ou mesmo seguido do projecto - o título do artigo que dele culminou. Sugiro-te isto pois os Pareceres dos Orientadores ou as Cartas de Referência vão à parte em papel (pelo menos quando me inscrevi aconteceu isso); só se coloca online a identificação de quem escreveu a carta de referência.

2. O CV do orientador é tal como o nosso, para ser preenchido online. No meu caso eu preenchi o CV de um dos meus orientadores, pois ele estava com falta de tempo. De qualquer maneira acho que o CV do orientador deveria ser o mais completo possível pois só terás a ganhar por ter um orientador com muitos artigos publicados, orientações feitas, etc. Aceita isto como uma sugestão pessoal; isto foi o que eu fiz!

3/4. Relativamente a estas questões, não tenho informações para te ajudar; há-de aparecer outro colega qualquer para o fazer de certeza!

5. Eu entreguei no meu processo 4 cartas de recomendação. Acho que o principal de uma carta de recomendação não é a quantidade mas a qualidade. No meu caso entreguei:
- uma carta de um prof. da Universidade onde estudei
- uma de um prof. da Univ. onde me iria inscrever no doutoramento
- uma do meu primeiro local de trabalho, escrita por um director comercial
- uma carta do meu actual local de trabalho, escrita por um patrão.
Entreguei cartas estratégicas que referissem o meu percurso / evolução / funções enquanto designer.

6. Os mestrados têm peso, se a tese foi feita no estrangeiro acho que te pode beneficiar em qualquer coisa. Eu por exemplo não tenho mestrado, mas achei que a minha nota de mérito pessoal foi melhorada com a participação em exposições e realização de projectos de design. Na minha opinião a bela subjectividade na avaliação existe sempre.

Boa sorte para a tua candidatura.
Raquel

RepC
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 17
Registado: sábado abr 07, 2007 5:44 pm
Localização: CVUT - Prague

Mensagem por RepC »

Raquel, obrigado pela tua colaboracao

Ainda nos projectos, so uma coisa, para alem do "titulo, identificação, entidade promotora e financiadora, coordenadores" fizeste alguma descricao do projecto? Umas quantas linhas a falar sobre o seu ambito?

Henrique

raquel
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 49
Registado: segunda nov 21, 2005 5:35 pm
Localização: Universidade de Aveiro

Mensagem por raquel »

Olá Henrique
Dou-te um exemplo de como coloquei os projectos:

"- Projecto 2503 Almofada com Colchão – Concurso Nacional de Design Inclusivo, projecto seleccionado na categoria: A Casa Inclusiva – Acessibilidade e Usabilidade em Produtos e Conceitos – exposto no Centro Português de Design, CPD, Lisboa, Junho 2004."

Espero que tenha ajudado.
Bom fim semana
Raquel

rgonzo
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 72
Registado: sexta mar 30, 2007 12:49 pm
Localização: Univ of London - Institute of Education

Mensagem por rgonzo »

Ola
Deixa ver se te posso esclarecer em relacao a 3 e a 4...
Tanto quanto sei, do que li aqui e no site da FCT, as propinas de ambas as instituicoes serao pagas, ate um total de x que a FCT define como valor maximo para pagamento de propinas.
Quanto ao documento a atestas a qualidade da tua instituicao, penso que nao ha nada definido. Tenta encontrar algo que refira os projectos de investigacao a decorrer, ja realizados, o merito da instituicao no pais e no estrangeiro. COmo expliquei a um colega noutro topico, em Inglaterra existe o Research Assessment Exercise que avalia a capacidade da instituicao e depois atribui financiamento baseado no resultado da avaliacao. Como a minha instituicao teve um resultado excelente, vou enviar isso e ainda uma publicacao que foi feita na instituicao a explicar os portfolios de investigacao que existem la.
Espero que isto tenha ajudado.
Rui

RepC
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 17
Registado: sábado abr 07, 2007 5:44 pm
Localização: CVUT - Prague

Mensagem por RepC »

Rui obrigado,

Vou tentar encontrar alguma documentacao, avaliacao, que mencione as qualidades da instituicao.

Uma outra coisa de que me lembrei ha pouco...No meu caso por se tratar de um programa doutoral vou ser examinado em 6 disciplinas relacionadas com a area de investigacao e em 2 liguas, isto nos dois primeiros anos.

Parece-me logico que tenha de mencionar isto no programa de trabalhos, parece-me...mas nao tenho a certeza. Isto tambem se passa contigo ou vais apenas fazer investigacao?


Tens alguma opiniao sobre isto ou tens conhecimento de algum caso semelhante? Aqui no forum nao encontrei resposta

Abraco

Aragao
Sócios
Sócios
Mensagens: 1078
Registado: sábado abr 24, 2004 4:22 pm
University/ Institute: Diamond Light Source
Localização: Oxfordshire, United Kingdom
Contacto:

Re: Registo individual - FCT

Mensagem por Aragao »

RepC Escreveu: [snip]

3 - No caso de doutoramentos mistos, com a universidade estrangeira a conferir o grau, preciso igualmente de me matricular na universidade portuguesa ou basta uma declaracao por parte desta? tenho de pagar propinas nas duas universidades? E necessario algum convenio entre as duas universidades?

Do que tive a oportunidade de ler aqui no forum, ha relatos em que a FCT paga as propinas nas duas universidades Portuguesa/Estrangeira mas gostava que alguem me confirmasse isto.

[snip]
Em alguns países e universidades existe a possibilidade de co-tutela. Estes casos são os que conheço pior. Não sei se deixei passar mas não fiquei a saber o pais onde queres fazer parte dos teus estudos. Mas nos casos em que não há co-tutela ficas inscrito como estudante de doutoramento numa universidade (pode ser a estrangeira) e ficas como visitante na outra. Como visitante não pagas propinas mas alguns apoios monetarios da própria universidade podem ou não ficar indisponíveis. No meu caso que estava registado numa universidade portuguesa o instituto onde estava em França apesar de não receber qualquer propina ... e eu ser considerado visitante nunca teve problemas em apoiar idas a congressos ou outras.

4 - Aragao talvez tenhas a resposta para esta, que documento deverei pedir a minha instituicao de acolhimento (Universidade estrangeira - engenharia civil) de modo a tentar comprovar diante do painel de avaliacao a qualidade cientifica da mesma. Li que nao enviaste juntamente com a tua candidatura esta documentacao mas fizeste-o no recurso. Eu nao tenho ideia do que poderei pedir.....alguma avaliacao externa? nao sei

[snip]
É dificil. Duas coisas:

O primeiro problema que tenho em ajudar-te é que na minha candidatura era tudo em papel... logo podiamos enviar um anexo que quisessemos. Agora online não sei bem se enviarmos algo em papel se é considerado na candidatura. Talvez um colega com experiência de candidaturas nos últimos anos possa ajudar mais do que eu.

A documentação é muito subjectiva. O ideal é ter um relatório de uma avaliação da universidade instituto estrangeiro. Depois podes usar apenas uma fotocopia de uma página que diga que foi bem avaliada e referenciar o relatório. Todas as universidades (ou centros de investigação) são avaliados em vários momentos. Outra hipotese seria uma estatistica do número de artigos por investigador ou outra coisa que valorize essa universidade. Talvez o teu orientador te possa ajudar? ou o gabinete de imagem, se existir, dessa instituição de acolhimento?
No meu caso particular, e no recurso como disseste, foi fácil porque encontrei uma "letter do nature" na revista nature de um artigo de opinião de 3 cientistas a dizer bem de 3 institutos europeus... e um deles era para eu eu queria ir. Tive sorte de existir essa "letter" e tive a sorte de a encontrar. Mas acredita que andei bastantes dias à procura de algo porque tinha sido muito mal classificado na instituição de acolhimento (tive 3/5) e era muito injusto.

Espero que ajude,

David
Wolf Credo: "Respect the elders, Teach the young, Cooperate with the pack, Play when you can, Hunt when you must, Rest in between, Share your affections, Voice your feelings, Leave your mark."
---
Visita o Guia do Bolseiro

Sofia
Sócios
Sócios
Mensagens: 262
Registado: sexta ago 19, 2005 6:47 pm
University/ Institute: La Trobe University
Localização: Bundoora (Australia)
Contacto:

Re: Registo individual - FCT

Mensagem por Sofia »

RepC Escreveu: [snip]

4 - Aragao talvez tenhas a resposta para esta, que documento deverei pedir a minha instituicao de acolhimento (Universidade estrangeira - engenharia civil) de modo a tentar comprovar diante do painel de avaliacao a qualidade cientifica da mesma. Li que nao enviaste juntamente com a tua candidatura esta documentacao mas fizeste-o no recurso. Eu nao tenho ideia do que poderei pedir.....alguma avaliacao externa? nao sei

[snip]
Em relação a este ponto quando efectuei a candidatura é FCT lembro-me de ser necessário cartas associadas à candidatura até porque tudo o que se preenchia no sistema informatico devia ser imprimido e enviado em papel para a FCT juntamente com as ditas cartas.
Nessas cartas lembro-me de estar incluido cartas dos supervisores de doutoramento, cartas de acolhimento das instituições a garantir disponibilidade para me aceitar como estudante e cartas de referencia

Espero que ajude

Sofia

RepC
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 17
Registado: sábado abr 07, 2007 5:44 pm
Localização: CVUT - Prague

Mensagem por RepC »

Ola,

Obrigado pela participacao e por tentarem ajudar na medida do possivel.

Eu para a semana vou estar em portugal e vou falar com alguns professores, um deles ja fez parte dos paineis de avaliacao, e vou tentar esclarecer mais qqer coisa.

Se continuar com duvidas volto a coloca-las aqui :)

Obrigado e bom fim de semana para voces

Luisa Semedo
Sócios
Sócios
Mensagens: 217
Registado: sexta ago 11, 2006 1:17 pm
University/ Institute: Université Paris-Sorbonne
Localização: Paris
Contacto:

Mensagem por Luisa Semedo »

RepC se depois puderes partilhar o que souberes era simpatico! :wink:

Gostaria so de dizer que em relaçao aos documentos que se enviam por carta, que uma carta do orientador que confirma a supervisao da nossa tese não serve para nada se ele nao tiver feito a inscriçao na internet. Fui penalizada por isso. Tive 4,5 e não 5 (na fase do recurso!) porque o meu supervisor não se associou à minha candidatura pela internet!
"J'ai toujours haï les ténèbres [...]." Jean-Jacques Rousseau

Responder