Recurso

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
skyintruder
recém-chegado
recém-chegado

Post by skyintruder »

AD, é de facto insuportável toda esta situação. O que me parece é que só fazendo chegar à imprensa o ridiculo desta situação é que teremos sucesso. É inaceitável tudo isto! Ainda por cima, como disse anteriormente, sobre uma governação que tem como bandeira o desenvolvimento cientifico e tecnologico.
Bitter Sweet Girl
cientista sempre presente
University/ Institute: FCUL

Post by Bitter Sweet Girl »

skyintruder wrote:AD, é de facto insuportável toda esta situação. O que me parece é que só fazendo chegar à imprensa o ridiculo desta situação é que teremos sucesso. É inaceitável tudo isto! Ainda por cima, como disse anteriormente, sobre uma governação que tem como bandeira o desenvolvimento cientifico e tecnologico.
ainda vives nessa ilusão? :|
não sei se notaste, mas este ano houve muitos, mas mesmo muitos, projectos de investigação submetidos para financiamento à FCT a serem reprovados, quando se esperava que houvesse um orçamento superior e mais projectos tivessem financiamento. penso que há muito tempo que não era assim. há muita gente que não sabe como vai levar a cabo a sua investigação, porque simplesmente não tem dinheiro.

ao consultar as tabelas de encargos (ou lá o que são) do ministério do ensino superior nota-se que houve uma ligeira subida (cerca de 4/5%) no investimento para bolsas, tudo o resto foi cortado, incluindo o financiamento para projectos, excepto a única coisa que recebeu uma grande fatia, aquela que engloba o MIT! o MIT, por mais prestígio que digam que traz, vai absorver muito pouca gente.. ou seja, andamos a pagar balúrdios aos gajos para cá estarem e, ao mesmo tempo, uma quantidade parva de projectos nacionais são chumbados, para não falar de que existem centros de investigação portugueses em risco de fecharem por não terem verbas para funcionar.

propaganda é o que é... :evil:
com isto e com a maneira como nem sequer são cumpridos os prazos depois admiram-se que o pessoal se vá embora e não volte...
skyintruder
recém-chegado
recém-chegado

Post by skyintruder »

Estes programas de colaboração com MITs e não só veio de facto cortar muitos fundos. E estou totalmente de acordo contigo: por muito bons que sejam (e não são assim tão diferentes de nós; sei-o por experiência própia) parece claramente um negócio pessimo. Mas fica bem na imprensa... Imagem, meus amigos, imagem. Por isso, acho que só combatendo com as mesmas armas conseguiremos ser ouvidos.
esantos
recém-chegado
recém-chegado

Re: ...recurso.

Post by esantos »

esantos wrote:Resposta a um email enviado dia 4/1/2007 para Bolsas@fct.mctes.pt:

"Informamos que, a divulgacao dos resultados dos recursos sera durante o mes de Marco de 2007."
Olá a todos.

Relembro o email que me enviaram em 19 Fevereiro. Aqui não há uma previsão, mas sim uma certeza. E é feita por escrito. Por telefone, são capazes de dizer, no mesmo dia, 10 datas diferentes.

Isto é muito grave, até porque tendo em conta este email eu comprometi-me a dar uma resposta a várias pessoas. Erro... porventura. Mas a FCT vai ouvi-las.

esantos
skyintruder
recém-chegado
recém-chegado

Post by skyintruder »

esantos wrote:
esantos wrote:Resposta a um email enviado dia 4/1/2007 para Bolsas@fct.mctes.pt:

"Informamos que, a divulgacao dos resultados dos recursos sera durante o mes de Marco de 2007."
Olá a todos.

Relembro o email que me enviaram em 19 Fevereiro. Aqui não há uma previsão, mas sim uma certeza. E é feita por escrito. Por telefone, são capazes de dizer, no mesmo dia, 10 datas diferentes.
FCT? Certezas? Juntos?! :-) Pois, eles por telefone costumam ser caoticos. Uma coisa te digo: só o facto de eles te responderem ao mail é surpreendente! Eu ainda não recebi nenhuma resposta por email da FCT, e olha que já envio emails para lá há muito tempo...
esantos wrote:Isto é muito grave, até porque tendo em conta este email eu comprometi-me a dar uma resposta a várias pessoas. Erro... porventura. Mas a FCT vai ouvi-las.
FCT tem de ouvi-las. Mas não suavemente. Têm de ganhar consciência que estamos a falar da vida profissional de muitos jovens, em inicio de carreira, que tipicamente são pessoas com capacidades acima da média. Assim, não é de admirar a fuga de cerebros...

O problema é que os culpados desta situação não são as pessoas que nos atendem, são os cargos de chefia. É preciso fazer chegar lá a nossa voz.
Sportinguista
University/ Institute: UBI

Post by Sportinguista »

Deves pensar que ele estão muito preocupados com isso... O que lhes interessa é o salário o fim do mês, pouco importa a vida dos outros... É no mínimo ingénuo pensar que eles se preocupam... :P

Agora, se houvesse alguém por cima a exigir qualidade, ai aí é que elas iam ser... Mas não há :(
Docem velle summs est eruditio
nexus_vi
investigador em formação
investigador em formação
University/ Institute: IoA , Cambridge

Post by nexus_vi »

Caríssimos,

Noto pelos últimos “posts” que há um justificadíssimo sentimento de revolta em relação a esta situação de permanente adiar da saída dos resultados dos recursos. Estou moralmente 100% solidário com praticamente tudo o que por aqui fui lendo.
No, entanto, e um pouco ao arrepio do que já manifestei nas páginas deste fórum, acho que nesta altura do campeonato, o discernimento e a eficácia obrigam-nos a ter uma posição o mais discreta possível e diria mesmo silenciosa.

Sei de fonte segura que a ABIC já tentou obter junto das entidades competentes (FCT e tutela) o documento que enquadra legalmente o regulamento da FCT, não tendo até agora tido qualquer tipo de resposta.

Isto implica que não haja certezas em relação ao enquadramento legal do acto de reclamar da avaliação da vossa candidatura, também conhecido por “Recurso”.
Se por acaso este acto configura um “Recurso Administrativo” eu recomendo que leiam com atenção o Art 175 do CPA em especial o ponto no 3.
Artigo 175.º
Prazo para a decisão
1 - Quando a lei não fixe prazo diferente, o recurso hierárquico deve ser decidido no prazo de 30 dias contado a partir da remessa do procedimento ao órgão competente para dele conhecer.
2 - O prazo referido no número anterior é elevado até ao máximo de 90 dias quando haja lugar à realização de nova instrução ou de diligências complementares.
3 - Decorridos os prazos referidos nos números anteriores sem que haja sido tomada uma decisão, considera-se o recurso tacitamente indeferido

Pois... :(
É das poucas situações, em todo o código, em que a falta de resposta de uma instituição pública significa a recusa a uma pretensão de um reclamante.

Não acho aconselhável de todo “abanar o barco” nesta altura, pois a FCT pode evocar este artigo e simplesmente dizer que por falta de resposta todas os recursos estão tacitamente indeferidos. Escusado será dizer que o prazo para que se possa recorrer desta decisão para os tribunais já se esgotou há muito tempo.

... e ...

acho que isto não interessa a ninguém.

Deves pensar que ele estão muito preocupados com isso... O que lhes interessa é o salário o fim do mês, pouco importa a vida dos outros... É no mínimo ingénuo pensar que eles se preocupam...
“Lagarto”,
É, desta vez, com muito prazer, que me solidarizo a 100% contigo :)

Os meus melhores cumprimentos

nexus_vi
AD
recém-chegado
recém-chegado

Desacordo

Post by AD »

Estou em total desacordo com o que foi anteriormente dito relativo à possibilidade regulamentar dos recursos serem "tacitamente indeferidos". Seria uma decisão absolutamente inaceitável, por exemplo, do ponto de vista político, mesmo que fosse eventualmente legal. Não se pode dizer às pessoas para recorrem e depois dar-no por indeferido sem avaliação concreta. Seria algo impensável. Eu não o deixaria passar em branco, nem a ABIC o deveria.

Ainda estou mais em desacordo quanto ao suposto desinteresse dos funcionários. Pelo contrário, das vezes que falei ao telefone com a FCT, sempre me pareceram cordiais e interessados, se bem que completamente assolados pelos processos e pelos telefonemas. Como disse antes, creio que existe uma manifesta falta de recursos humanos para lidar com a introdução dos "comentários" e com o aumento dos processos das bolsas.
De resto, não é "por cima" que se pode esperar a melhoria no tratamento destes processos, mas dando mais latitude aos funcionários. São as determinações "por cima", que não estão ao corrente das dificuldades das coisas, que limitam a acção dos funcionários.
(E não é apenas "o povão" que reclama por salazares, basta ver os dois anteriores comentários aqui para se perceber o quanto esse modo de pensar está entranhado, mesmo entre candidatos a bolseiros.)
nexus_vi
investigador em formação
investigador em formação

Post by nexus_vi »

Ò “Lagarto”,
A primeira vez que estou de acordo contigo e ... “Tunga”
Levo logo com uma de “Salazarento” !!!!

Não há dúvida que é impossível dissolver “Verde” em “Azul” e vice-versa !!! :)

Quanto a ti meu caro “AD”

Se tivesses lido com atenção o meu “Post”
“... o discernimento e a eficácia ... ”
Terias notado que o mesmo não era a ti dirigido pelo menos em principio.

Sim eu sou parte do “Pobom”, orgulhosamente, reconheço.
Já agora porque não aproveitas e pedes à ABIC que estabeleça neste fórum uma política discriminatória em relação às origens sociais dos candidatos a bolseiros , ou à sua orientação ideológica !!! ??

nexus_vi
Limiano
recém-chegado
recém-chegado

Post by Limiano »

Não estou nada de acordo com o que o nexus_vi diz... O silencio nunca foi solução... se fizermos "barulho" e vierem com a história que todos os recursos foram administrativamente chumbados, pelo menos acaba o tormento de estarmos sempre à espera de uma decisão final... e já lá vai quase um ano desde o inicio deste processo!

Uma possivel pressão era marcar com vários interessados que pudessem deslocar-se à sede da FCT para assim pedir explicações!

Viva o país das bananas!!! (Portugal)
mataternos
recém-chegado
recém-chegado

Post by mataternos »

Caros colegas,

De nada serve andar nesta troca de argumentos. O momento é, ou deve ser, de união entre todos aqueles que apresentaram recurso. É importante falar a uma só voz...

Se assim não for ainda vão comparar este fórum ao conselho nacional do CDS/PP :D

Saudações
nexus_vi
investigador em formação
investigador em formação

Post by nexus_vi »

Vivendo e aprendendo !!!

Ainda nunca me tinha passado pela cabeça que existissem bolseiros interessados em que o resultado do Recurso fosse resolvido pela via administrativa ( ! ), necessariamente a mais injusta e estúpida possível, por não ter qualquer critério de valor !!! (mentira, até já passou e muitas vezes, basta ler os meus “Posts”).

E por sugestão do “mataternos” ...

Já agora levem “sorrisos”.

Segundo o meu amigo Al Capone (sem dúvida um salazarento) :
“ Com um sorriso e uma pistola, consegue-se sempre muito mais do que só com um sorriso.”

nexus_vi
Bitter Sweet Girl
University/ Institute: FCUL

Post by Bitter Sweet Girl »

Limiano wrote:se fizermos "barulho" e vierem com a história que todos os recursos foram administrativamente chumbados, pelo menos acaba o tormento de estarmos sempre à espera de uma decisão final... e já lá vai quase um ano desde o inicio deste processo!
era o que faltava fazerem isso por as pessoas terem reclamado! :evil:
e achas mesmo que era melhor isso a fazerem uma avaliação como deve ser só para que soubesses logo o resultado? :|
skyintruder
recém-chegado
recém-chegado

Post by skyintruder »

Caros colegas,

Não podemos deixar que a revolta com toda esta situação se torne motivo de discórdia acentuada entre os bolseiros. De facto, como foi atrás referido, temos de falar a uma só voz. Parece-me também completamente descabida a ideia de os deixar usar o decreto pois assim acaba este desespero. Não podemos ceder! Mas também não podemos perder o discernimento e a calma. Vejamos: calar os bolseiros com recurso ao decreto atrás referido é, no mínimo, loucura por parte da FCT, pois isso levantaria uma onda de revolta que com certeza chegaria à comunicação social, o que claramente não é desejo deste governo tão meticuloso com a imagem. Contudo, se por ventura a FCT tomasse tal decisão, isso seria extremamente prejudicial para muitos candidatos, visto serem inúmeros os exemplos de erros e de injustiças.

A FCT, neste sentido, "tem a faca e o queijo na mão". Mas isto só até à divulgação dos resultados. Aí sim, os bolseiros terão margem de manobra suficiente para agir. E isto parece-me importante, pois não podemos agir como muitas vezes se age no nosso país: agora que a decisão está tomada, não vale a pena fazer nada. Isso não! Temos de assegurar que situações deste tipo não se repetirão, ou pelo menos, se repetirão muito menos frequentemente. Porque não se esqueçam que se hoje estamos a candidatar-mo-nos a uma BD, amanhã será a uma BPD, e depois a uma posição na investigação. E em tudo isto o papel da FCT é fundamental! É crucial que a instituição que suporta toda a investigação seja forte e eficiente! E também nos compete a nós mudar a FCT.

Quanto à questão dos funcionários, parece-me que isso é atirar a pedra para o lado errado. Mesmo que os funcionários sejam ineficientes (o que sinceramente não me parece), o problema vem de cima, pois se os responsáveis pela FCT fossem competentes e exigiriam competência aos seus funcionários.

Inaceitável também é o facto de dizerem, por escrito (email) a um nosso colega que os resultados serão divulgados ainda este mês, quando tudo aponta para que assim não seja. Há que ter o mínimo de respeito, e honra até.

All the best,

Rui Costa
Sportinguista

Re: Desacordo

Post by Sportinguista »

AD wrote:E não é apenas "o povão" que reclama por salazares, basta ver os dois anteriores comentários aqui para se perceber o quanto esse modo de pensar está entranhado, mesmo entre candidatos a bolseiros.
Eu não falei aqui em Salazar, e gostava de saber qual foi a frase que te levou a dizer isso...
AD
recém-chegado
recém-chegado

Conversa de paragem de autocarro

Post by AD »

Sportinguista wrote:Eu não falei aqui em Salazar, e gostava de saber qual foi a frase que te levou a dizer isso...
Sportinguista wrote:Deves pensar que ele estão muito preocupados com isso... O que lhes interessa é o salário o fim do mês, pouco importa a vida dos outros... É no mínimo ingénuo pensar que eles se preocupam... :P
Agora, se houvesse alguém por cima a exigir qualidade, ai aí é que elas iam ser... Mas não há :(
Meu caro, nem foi preciso falares em Salazar. Porque o Salazar em si não interessa nada. Era esse precisamente o meu ponto. O que interessa é o modo como se pensam as coisas. É esse modo que é salazarento.
O teu uso do «eles... o que lhes interessa é o salário ao fim do mês» encontra-se habitualmente nas paragens de autocarro, que de resto frequento bastante, normalmente acompanhado da rica expressão «o que eles querem é poleiro!», bem como do consequente louvor a Salazar, «que os punha a todos na ordem!»
É no mínimo arrogante e leviano da tua parte pressupor que os funcionários da FCT não se interessam ou não têm consciência da importância do processo para as nossas vidas. Como disse, a minha experiência revela o contrário. Talvez outros tenham sido tratados com indiferença ou maltratados.
Se houvesse dúvidas quanto à natureza do que dizes, o facto de lamentares e reclamares que venha «alguém por cima», pois «aí é que elas iam ser» é por si suficientemente revelador.
Não sou funcionário, no sentido de pertencer ao quadro, mas trabalho precariamente há dez anos numa universidade pública e sei o quanto estruturas hierárquicas demasiado rígidas (neste caso, académicas) limitam e destróem qualquer iniciativa que alguém possa ter. Nem sempre é por má vontade que as coisas não funcionam. Não são os outros (os funcionários públicos, etc.) que são todos uns malandros e nós uns santos. O tipo de juízos precipitados como o que tu aqui exprimiste, bem como o do nexus_vi, são, a meu ver, parte do problema e não da solução.
Recentemente, António Câmara, que foi Prémio Pessoa, reivindicava para a universidade e investigação em Portugal a informalidade, a flexibilidade e a horizontalidade da investigação, tal como a encontrou noutras paragens. Parecendo que não, tem tudo a ver com isto.
Sportinguista

Re: Conversa de paragem de autocarro

Post by Sportinguista »

AD wrote:É no mínimo arrogante e leviano da tua parte pressupor que os funcionários da FCT não se interessam ou não têm consciência da importância do processo para as nossas vidas. Como disse, a minha experiência revela o contrário. Talvez outros tenham sido tratados com indiferença ou maltratados.
Eu já tive na situação de esperar pelos resultados até Novembro de 2006. E cheguei a um ponto em que pura e simplesmente me cansei de esperar, e fui ver de vida... Se achas que é estar preocupado com a vida dos outros:
- dizer "os resultados saem em finais de Junho", depois Julho, etc, e depois só saírem em Agosto
- demorar 3 meses no mínimo para apreciar uns recursos, com sucessivos adiamentos
- Há pessoas que andam nisto há UM ANO, e que têm a vida parada por causa disso.
Para mim não me parece que isto revele alguma preocupação, mas são opiniões...
Se houvesse dúvidas quanto à natureza do que dizes, o facto de lamentares e reclamares que venha «alguém por cima», pois «aí é que elas iam ser» é por si suficientemente revelador.
Conheço uma pessoa que trabalha num Ministério e que um certo dia decidiu ir tirar fotografias com as vaquinhas que estavam em exposição nas ruas de Lisboa, em horário laboral claro... Agora, se esta pessoa quando chegasse ao local de trabalho tivesse o chefe à porta, ou como dizes "estruturas hierárquicas muito rígidas", não voltava a repetir... O pior é que não tem, e se algum dia precisares de algo desse Ministério sugiro que esperes sentado pelo decorrer do processo...

Um chefe é essencial... Não quer dizer que ande lá com o chicote pelos gabinetes, mas que exija que o trabalho seja feito a tempo e horas...
isaur
investigador em formação
investigador em formação

Discussões não servem para nada

Post by isaur »

Vivam!

Estive fora uns dias e quando voltei a consultar este tópico do fórum fiquei muito surpreendida com a direcção que as conversas levaram.

Há poucas certezas sobre a maneira como devíamos agir, mas concordo com os restantes colegas que devemos ficar unidos. Sabemos que a FCT está atrasadíssima, a FCT também o deve saber. A boa notícia é, pelo que li num outro tópico do fórum, que não vão abrir novo concurso antes de resolver os nossos recursos. Portanto, não deve faltar muito.

E já que esperámos tanto...será que vale a pena ficarmos irritados com isto? revoltados, sim, mas não chateados. Vamos lá ter discussões positivas, muitas vezes quando estamos preocupados temos reacções algo fortes e menos pensadas. Eu, pelo menos, tenho :)

E vamos, entretanto, procurar obter mais notícias e partilhá-las para reduzir a incerteza (se é que isto é possível, até obtermos os resultados finais).

Desculpem o discurso longo, mas gosto mais de ver os colegas com boa vontade e a fazer parcerias do que a implicar um com o outro.

Esperemos que até ao fim do mês tenhamos os resultados.

Cumprimentos,
Irina
esantos
recém-chegado
recém-chegado

Post by esantos »

Olá a todos.

Dirigi-me hoje à FCT. O senhor que me atendeu foi bastante compreensivo até porque ele mesmo não sabe justificar o atraso dos recursos. Ele mesmo diz que já não ter mais desculpas para dar, ainda mais com o email que me enviaram em Fevereiro. Informou-me que ainda estão a decorrer reuniões de avaliação do recurso de algumas áreas.

O mesmo questionou, na hora, a Dr. Olga Martinho sobre a data de divulgação dos resultados dos recursos e pelo visto responde-lhe de forma "seca" (ele mesmo o disse): "em Abril".

Felizmente, isto não me causa problemas de maior "só" um atraso vida... :P

Resumindo, venham aqui lá para os finais de Abril para estarmos a discutir... ou os resultados do recurso... ou o novo adiamento. LOL

esantos
Luisa Semedo
Sócios
Sócios
University/ Institute: Université Paris-Sorbonne

Post by Luisa Semedo »

Muito obrigada, esantos, pela informação! E obrigada a ti e à Irina pelas palavras positivas em relação a isto tudo! Acho que não devemos ficar passivos em relação a toda esta situação, mas é verdade que também não vale a pena ficar "doente", (o que é um pouco o meu caso! :cry: ) por causa disto. Como é que se diz, eles podem-nos dobrar mas não quebrar! :lol: (Nao faço a minima ideia se é isto, mas espero que percebam a ideia! :wink: )
Resta-me desejar boa sorte e paciência a todos!
8) Hoje estou de bom humor, foi o primeiro verdadeiro dia de Primavera em Paris, mas parece que amanhã o mau tempo vai voltar!!! Amanhã volto aqui de mau humor, contra a FCT :wink: :P

Um grande abraço a todos! :smt023 :smt041 :smt055
"J'ai toujours haï les ténèbres [...]." Jean-Jacques Rousseau
Locked