Bolsa e pedido de crédito à habitação

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
Filipa
investigador em formação
investigador em formação
Registado: quarta jul 26, 2006 1:00 pm
Contacto:

Bolsa e pedido de crédito à habitação

Mensagem por Filipa »

Caros colegas, li o que foi exposto sobre a possibilidade de obter um subsídio de arrendamento jovem quando se recebe um Bolsa de Doutoramento, mas não encontrei informações quanto à possibilidade de pedir um crédito à habitação. Alguém tem essa experiência? A banca aceita conceder o crédito a quem, como nós, não tem propriamente um emprego?

Obrigada!
Filipa

mc
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quinta jul 27, 2006 11:00 am
Localização: Instituto do Ambiente e Vida/Universidade de Coimbra

Mensagem por mc »

Ola!
Nao sei como funcionam actualmente os creditos bancarios para bolseiros. Ha 8 anos atras quando requeri um credito com bonificacao jovem, era bolseira de um projecto e vi o meu pedido recusado pelo BCP. Posteriormente obtive o mesmo tipo de credito atraves do Montepio Geral mas porque apresentei como fiador uma pessoa a quem eles nao podiam dizer que nao. Tenho alguns problemas anualmente quando tenho de fazer prova dos meus rendimentos (por causa da historia de nao termos IRS) mas tenho conseguido resolver as coisas. Penso que o melhor que tens a fazer e expor a tua situacao ao Banco....eventualmente eles nao te recusam e talvez te apresentem condicoes especiais para obteres o dito credito. Espero ter ajudado e desculpa a falta de assentos e cedilhas (teclados ingleses!)

Filipa
investigador em formação
investigador em formação
Contacto:

Mensagem por Filipa »

Obrigada, mc!
Espero que tenha a mesma sorte que tu!
Filipa

aragorn
Sócios
Sócios
Registado: segunda abr 26, 2004 3:31 pm

Mensagem por aragorn »

A minha sensibilidade é:

- os bancos gostam muito de fiadores, porque reduz os riscos. Com fiadores, tudo é mais facil. A questão muitas vezes nem é fiadores com rendimentos muito superiores, mas simplesmente mais estáveis. E, de qualquer forma, uma divida que é assumida por, digamos, duas pessoas (1 fiador mais o cliente, por exemplo) é uma situação mais favorável para o banco.

- eu acho que os bancos levam em conta os rendimentos da bolsa. Mas levam tal como eles são: rendimentos de contratos a prazo.

- os bancos andam a precisar de clientes para crédito à habitação e não fazem favor nenhum em emprestar dinheiro a ninguém.

- Também depende da relação financiamento/garantia. Ou seja, se pedires 100.000 euros para uma casa (que fica hipotecada ao banco) que foi avaliada em 150.000 euros, isto é um bom negócio e um risco favorável para o banco. Claro que para isto é preciso ter algum dinheiro e/ou ter uma avaliação da casa superior ao preço que efectivamente foi pago (às vezes acontece).

Filipa
investigador em formação
investigador em formação
Contacto:

Mensagem por Filipa »

Obrigada, Aragorn.
No meu caso, talvez as coisas corram pelo melhor, porque os meus pais aceitam ser meus fiadores e têm uma situação laboral e económica estável... e também não preciso de pedir o financiamento completo... Com estes dados, já tenho mais coragem para me dirigir a um banco. Agora é mesmo só esperar pelo contrato, que ainda não chegou!
Filipa

ruisoarescosta
Direcção da ABIC
Direcção da ABIC
Registado: quarta jan 11, 2006 4:26 pm
University/ Institute: Universidade de Lisboa / Princeton University
Contacto:

Mensagem por ruisoarescosta »

Cara Filipa,

Não creio que vá acrescentar grande coisa, mas cá vai.

Sou bolseiro da FCT desde Janeiro de 2006. Em Março deste mesmo ano comprei casa. Posso dizer-te que consegui obter crédito (negociando as condições que me eram mais favoráveis) embora a minha situação possa ser algo distinta da que expuseste.

Foi-me concedido crédito porque comprei a casa com outra pessoa que, para além de bolseira da FCT, é também professora na universidade do Algarve (embora o seja como "convidada" ou "equiparada", portanto com contratos bi-anuais).

De facto, a aprovação do crédito foi condicionado há existência de fiadores. Mas essa exigência é, infelizmente, imensamente frequente nos dias de hoje.

Podes estar descansada que os bancos levam em consideração os rendimentos da bolsa (embora olhem para eles com cara de "poucos-amigos"). Aliás, para efeitos de cálculo do seguro, devido à situação diferencial (não em termos de rendimentos, mas em termos de estabilidade) entre mim e a minha namorada, fomos impedidos de fazer um seguro a 50% para cada um, fomos forçados a uns 20% (eu) e 80% ela...

De resto, os outros pontos referidos pelo aragorn são efectivamente assim.

Aragao
Sócios
Sócios
Registado: sábado abr 24, 2004 4:22 pm
University/ Institute: Diamond Light Source
Contacto:

Mensagem por Aragao »

Rui,

Não te esqueças agora de declarar um IRS de casal/união de facto em que apareces como dependente da tua namorada:
http://forum.bolseiros.org/viewtopic.php?t=875

E assim vingam-se nos impostos da situação injusta.

David
Wolf Credo: "Respect the elders, Teach the young, Cooperate with the pack, Play when you can, Hunt when you must, Rest in between, Share your affections, Voice your feelings, Leave your mark."
---
Visita o Guia do Bolseiro

ruisoarescosta
Direcção da ABIC
Direcção da ABIC
Registado: quarta jan 11, 2006 4:26 pm
University/ Institute: Universidade de Lisboa / Princeton University
Contacto:

Mensagem por ruisoarescosta »

David,

Obrigado pela dica! De qualquer forma já declarámos o IRS conjunto no ano passado e, de facto, posso dizer que os resultados são muito porreiros.

A condição de bolseiro tem, infelizmente, destas coisas... Ao criar uma figura não que não é considerada do ponto de vista fiscal, permite que um bolseiro possa assumir este papel de "dependente".

Rui

chriskimsey
Sócios
Sócios
Registado: domingo mar 26, 2006 11:38 pm
Localização: Fac. Psicologia e Ciências da Educação - Univ. Lisboa
Contacto:

Re: Bolsa e pedido de crédito à habitação

Mensagem por chriskimsey »

Filipa Escreveu:Caros colegas, li o que foi exposto sobre a possibilidade de obter um subsídio de arrendamento jovem quando se recebe um Bolsa de Doutoramento, mas não encontrei informações quanto à possibilidade de pedir um crédito à habitação. Alguém tem essa experiência? A banca aceita conceder o crédito a quem, como nós, não tem propriamente um emprego?

Obrigada!
Já pedi um crédito à habitação à Caixa como comprador e sendo bolseiro e já fui fiador de uma outra casa ao Montepio, também bolseiro. Agreguei ao IRS a declaração da bolsa e nunca tive qualquer problema. Recentemente tornei a faze-lo, de novo como fiador ao Montepio, sem qualquer problema. De novo pedi uma 2.ª hipoteca à minha casa (que não cheguei a concretizar) na qualidade de comprador à Caixa, sem qualquer problema.

O comum a todos? Fiz sempre um dossier com "Activos/Passivos" muito, detalhado, que foi elogiado nos bancos.

Chris Kimsey
"A educação é um sistema de ignorância imposto" (Noam Chomsky)

Responder