O periodo de Audicao Previa...
-
- investigador em formação
- Registado: segunda nov 21, 2005 5:35 pm
Olá a todos!
Anuncio também que a minha bolsa foi concedida!
O meu argumento foi no mérito do candidato: o facto de ter descido a avaliação relativamente ao ano passado - a diferença era também 0,01 V.
Como sabia que os critérios de avaliação mudaram... Não tinha grande esperança - mas voilá!
Fui muito concisa e breve na exposição e argumentação de forma a facilitar a leitura, até fiz uma grelha com a comparação da avaliação relativamente aos 2 anos 2005 e 2006.
Boa sorte e vou dizer o que me disseram em alturas muito críticas:
Não desistam - recorram e façam tudo o que estiver ao vosso alcance.
Beijos e abraços
Anuncio também que a minha bolsa foi concedida!
O meu argumento foi no mérito do candidato: o facto de ter descido a avaliação relativamente ao ano passado - a diferença era também 0,01 V.
Como sabia que os critérios de avaliação mudaram... Não tinha grande esperança - mas voilá!
Fui muito concisa e breve na exposição e argumentação de forma a facilitar a leitura, até fiz uma grelha com a comparação da avaliação relativamente aos 2 anos 2005 e 2006.
Boa sorte e vou dizer o que me disseram em alturas muito críticas:
Não desistam - recorram e façam tudo o que estiver ao vosso alcance.
Beijos e abraços
-
- recém-chegado
- Registado: quarta nov 08, 2006 1:35 pm
-
- recém-chegado
- Registado: quinta jul 27, 2006 2:37 am
Audiência prévia
Olá a todos, parabéns a quem viu alterar o sentido da proposta inicial à recusa de concessão da bolsa.
Não sei ainda se tive bolsa ou não. Sinto-me, no entanto, enganada pela FCT uma vez que não souberam explicar-me que por "comentários à proposta de decisão" se referiam a fazer uma argumentação que se faz num recurso. Claramente me informaram que não era uma avaliação de recurso, mas pelos vistos foi. Não rebati ponto por ponto a minha avaliação apesar de ter motivos para tal, porque a FCT me informou que não era esse o objectivo da audiência prévia. Apenas comentei o facto de querer a minha reavaliação, na fase de recurso, na àrea em que submeti a candidatura visto terem prejudicado a minha avaliação ao transferir a minha candidatura para uma outra área científica.
Conheço inclusivé várias pessoas que não fizeram qualquer comentário por lhes ter sido informado pela FCT que era uma questão administrativa e que depois no recurso se iria fazer uma nova avaliação, mas não neste período de audiência prévia.
Parece-me errado que, pelos vistos, não existam regras e aparentemente tenham transformado o período de audiência prévia numa fase de recurso, mas apenas para aqueles candidatos que resolveram comentar a audiência prévia como se de um recurso se tratasse. Foi o que algumas pessoas fizeram, e neste momento arrependo-me de ter dado ouvidos às informações da FCT e não ter feito o mesmo, porque pelos vistos rendeu a quem fez da audiência prévia uma oportunidade de recurso. Lamento por todos nós os que não a encarámos desta forma, só espero que exista de facto uma fase séria de interposição de recurso.
Lamento a falta de clareza destes concursos da FCT e questiono-me se o facto de termos tido acesso às listas de avaliação antes de tempo não estará directamente relacionado com esta avaliação de "audiência prévia".... mas isso seria teoria da conspiração... ou não.
Não sei ainda se tive bolsa ou não. Sinto-me, no entanto, enganada pela FCT uma vez que não souberam explicar-me que por "comentários à proposta de decisão" se referiam a fazer uma argumentação que se faz num recurso. Claramente me informaram que não era uma avaliação de recurso, mas pelos vistos foi. Não rebati ponto por ponto a minha avaliação apesar de ter motivos para tal, porque a FCT me informou que não era esse o objectivo da audiência prévia. Apenas comentei o facto de querer a minha reavaliação, na fase de recurso, na àrea em que submeti a candidatura visto terem prejudicado a minha avaliação ao transferir a minha candidatura para uma outra área científica.
Conheço inclusivé várias pessoas que não fizeram qualquer comentário por lhes ter sido informado pela FCT que era uma questão administrativa e que depois no recurso se iria fazer uma nova avaliação, mas não neste período de audiência prévia.
Parece-me errado que, pelos vistos, não existam regras e aparentemente tenham transformado o período de audiência prévia numa fase de recurso, mas apenas para aqueles candidatos que resolveram comentar a audiência prévia como se de um recurso se tratasse. Foi o que algumas pessoas fizeram, e neste momento arrependo-me de ter dado ouvidos às informações da FCT e não ter feito o mesmo, porque pelos vistos rendeu a quem fez da audiência prévia uma oportunidade de recurso. Lamento por todos nós os que não a encarámos desta forma, só espero que exista de facto uma fase séria de interposição de recurso.
Lamento a falta de clareza destes concursos da FCT e questiono-me se o facto de termos tido acesso às listas de avaliação antes de tempo não estará directamente relacionado com esta avaliação de "audiência prévia".... mas isso seria teoria da conspiração... ou não.
-
- recém-chegado
- Registado: segunda jul 31, 2006 2:10 pm
Olá a todos,
Concorri em História e a bolsa foi-me concedida. Estou muito contente!
Quero, antes do mais, deixar uma palavra de força ao pessoal que não conseguiu a bolsa. Força para o recurso.
Os meus comentários incidiram no mérito do candidato. Aquando da candidatura ainda não tinha defendido a tese de mestrado (estive 9 meses à espera que fosse marcada a defesa!!). Aquando dos comentários a tese já estava defendida e mencionei-o. Tinha ficado a 0,05 da linha de corte. Agora a bolsa foi-me concedida.
Um abraço a todos.
fbf
Concorri em História e a bolsa foi-me concedida. Estou muito contente!
Quero, antes do mais, deixar uma palavra de força ao pessoal que não conseguiu a bolsa. Força para o recurso.
Os meus comentários incidiram no mérito do candidato. Aquando da candidatura ainda não tinha defendido a tese de mestrado (estive 9 meses à espera que fosse marcada a defesa!!). Aquando dos comentários a tese já estava defendida e mencionei-o. Tinha ficado a 0,05 da linha de corte. Agora a bolsa foi-me concedida.
Um abraço a todos.
fbf
-
- Registado: quarta ago 23, 2006 5:26 pm
Re: Audiência prévia
Olá Ana!Ana Milhinhos Escreveu:Olá a todos, parabéns a quem viu alterar o sentido da proposta inicial à recusa de concessão da bolsa.
Espero que já saibas o teu resultado e que tenha sido positivo.
De qualquer forma, penso que a FCT olhou para os casos que estavam próximos da linha de corte e os restantes não considerou.
Eu apresentei uma justificação argumentada como se de um recurso se tratasse. Fiz prova de tudo, inclusiver não me contaram o mestrado(engano deles). Fui projudicada por isso, só para te dar o exemplo, no ano passado tive uma pontuação de 4,5 no mérito do candidato, este ano tive 3.2. Fiz prova em como se tinham enganado e não me contaram o mestrado. Mesmo assim continuei com a bolsa recusada, pois não estava à espera, porque foi nitidamente engano deles.
Como eu estava longe da linha de corte, penso que eles nem se quer olharam para as minhas observações, porque custa-me a acreditar que se vissem que o erro foi deles, não tivessem assumido.
Por isso, faz recurso porque não custa nada. Nunca se sabe se não é desta.
Boa sorte para ti e para todos
Nonoquinhas
-
- recém-chegado
- Registado: sexta nov 10, 2006 12:15 pm
Olá.Ana Milhinhos Escreveu:Olá a todos, parabéns a quem viu alterar o sentido da proposta inicial à recusa de concessão da bolsa.
Estou exactamente na mesma situação do que tu e sei que a minha bolsa se mantém recusada. (Acabaram de me transmitir essa informação por telefone.)
Quando me dirigi à FCT fizeram questão de frisar que o objectivo do período de audiência prévia não era submeter recursos ou pedir reavaliação das candidaturas. Exemplificaram que este período servia apenas para tecer comentários de possíveis injustiças durante o concurso ou até mesmo impugná-lo,mas nunca para pedir que reavaliassem o nosso processo. Disseram que isso só poderia ser feito quando abrissem os recursos online. Tal como tu e como outras pessoas, não entreguei nenhuns comentários.
No meu caso particular, fiquei a uma centésima da nota de corte. Quero pedir que reavaliem o meu processo, pois considero que disponho agora de elementos que na altura em que concorri (Março) não dispunha, pois ainda não tinha terminado a licenciatura e o meu CV entretanto também sofreu alterações significativas.
Segundo as últimas informações que me forneceram, resta-me aguardar pela carta oficial e esperar mais uma vez que abram os recursos online.
Entretanto, o meu projecto de doutoramento já teve início em Outubro em Southampton e eu continuo em Portugal, à espera de conseguir pedir uma reavaliação da bolsa.
Parabéns a todos que conseguiram e boa sorte para aqueles que continuam na mesma situação que eu.
Filipa Viola
-
- recém-chegado
- Registado: quarta ago 30, 2006 5:14 pm
Olá Ana.Ana Milhinhos Escreveu:Olá a todos, parabéns a quem viu alterar o sentido da proposta inicial à recusa de concessão da bolsa.
Penso que de facto tens razão quanto à falta de clareza da função destes comentários, que nunca se percebeu muito bem para que serviam ou como deviam ser feitos. No meu caso serviram para alterar a proposta de decisão e ter a bolsa, mas também os interpretei mais ou menos da mesma forma que tu. Na altura comecei a elaborar uma refutação de alguns comentários do júri, particularmente na apreciação do plano, mas para adiantar caminho para o recurso propriamente dito. O único comentário que fiz foi ao facto de vários colegas do mesmo laboratório e com o mesmo orientador terem nota melhor que a minha no último ponto. Fiz figas para que achassem que isso era de facto um erro ou uma incoerência, tal como terão achado (ainda não recebi a carta com os detalhes). Só estava a 26 milésimas da nota de corte, por isso foi suficiente. Mas se não me tivesse apercebido disso ou o meu orientador não mo tivesse apontado, provavelmente teria, tal como tu, manifestado apenas a intenção de interpor recurso posteriormente.
-
- recém-chegado
- Registado: sexta jul 28, 2006 5:25 pm
Mais um concurso, mais uma viagem...
É a terceira vez que concorro a BD pela FCT. É a terceira que recebo uma nega. Fiquei próximo, contudo, Muito próximo. O pseudo-recurso deu em nada, apesar de muitas críticas absurdas ao meu projecto. Um pouco mais, muito pouco apenas, e teria bolsa sem problema.
Tenho uma licenciatura e um mestrado à "moda antiga". Tenho artigos em revistas internacionais, posters e apresentações em congressos, teses e outras publicações e continuo a trabalhar em ciência e a publicar.
É indescritível o que sinto neste momento. Gostaria de saber porque:
1. Tenho sempre a mesma classificação curricular apesar de acrescentar novos elementos todos os anos.
2. O meu projecto recebeu uma classificação que deitou tudo a perder apsar de o projecto da BD se encontrar integrado num projecto de investigação aprovado por um painel internacional, já em funcionamento o no qual estou já a trabalhar com uma BIC.
3. Continuo a ser avaliado pela "concorrência". Sei quem me avaliou e sei que chumbou todos os do meu laboratório que pasaram pelo mesmo.
4. Porque valho muito menos do que alguém que espera terminar o curso numa universidade privada com mais um ou dois valores de média do que eu, que terminei o(s) curso(s) há muito e provei ter mérito para ser publicado.
Será que sou o único nesta situação? O que se está a passar aqui? Não posso prosseguir a carreira de investigação para a qual trabalhei toda a vida porque motivo? Que mais provas tenho a dar?
Tenho uma licenciatura e um mestrado à "moda antiga". Tenho artigos em revistas internacionais, posters e apresentações em congressos, teses e outras publicações e continuo a trabalhar em ciência e a publicar.
1. Tenho sempre a mesma classificação curricular apesar de acrescentar novos elementos todos os anos.
2. O meu projecto recebeu uma classificação que deitou tudo a perder apsar de o projecto da BD se encontrar integrado num projecto de investigação aprovado por um painel internacional, já em funcionamento o no qual estou já a trabalhar com uma BIC.
3. Continuo a ser avaliado pela "concorrência". Sei quem me avaliou e sei que chumbou todos os do meu laboratório que pasaram pelo mesmo.
4. Porque valho muito menos do que alguém que espera terminar o curso numa universidade privada com mais um ou dois valores de média do que eu, que terminei o(s) curso(s) há muito e provei ter mérito para ser publicado.
Será que sou o único nesta situação? O que se está a passar aqui? Não posso prosseguir a carreira de investigação para a qual trabalhei toda a vida porque motivo? Que mais provas tenho a dar?
-
- Registado: quarta ago 23, 2006 5:26 pm
Re: Mais um concurso, mais uma viagem...
OláDiaphus Escreveu:É a terceira vez que concorro a BD pela FCT. É a terceira que recebo uma nega. Fiquei próximo, contudo, Muito próximo. O pseudo-recurso deu em nada, apesar de muitas críticas absurdas ao meu projecto. Um pouco mais, muito pouco apenas, e teria bolsa sem problema.
Penso que não serás o único nessa situação. Pelo menos falo por mim.
A minha situação é identica, concorro pela segunda vez. Também tenho vários artigos publicados, tenho experiencia na leccionação em ensino superior universitário publico, já fui regente de 5 disciplinas diferentes, tenho dois premios, sou revisora numa conferencia internacional, etc, etc...
No ano passado, ainda consegui ter 4,5 no mérito do condidato, tendo em média de leceniatura de 14 + mestrado + curriculum adicional. Este ano, com o mesmo do ano passado mais 3 artigos publicados fui premiada com 3,2 no mérito do candidato. Isto para não falar dos restantes tópicos. Ainda te dou um exemplo melhor. Conheço uma candidata que terminou o curso há 1 ano, com média de 14, não tendo mestrado e nenhuma publicação, ou seja não tem curriculum adicional. Acreditas que teve melhor nota no mérito do candidato do que eu. è inacreditável, mas são estes os avaliadores que temos no nosso país. Assim, é impossível andar para a frente. Eu sinto-me muito, mas muito, desmotivada por não poder fazer nada. Gostava que as coisas fossem um pouco mais transparentes.
Por isso, não desanimes, nem penses que é algo mais pessoal com o teu grupo de trabalho. Penso que esse tipo de coisas acontecem e irão sempre aconteces enquanto o painel de avaliação não for totalmente imparcial.
Desejo-te boa sorte, a ti e a todos os que estão nesta situação
nonoquinhas
-
- cientista sempre presente
- Registado: quinta fev 16, 2006 6:58 pm
- University/ Institute: UBI
Re: Mais um concurso, mais uma viagem...
Pois, o que se passa é o seguinte (alguém que me desminta se for o caso):Diaphus Escreveu:É a terceira vez que concorro a BD pela FCT. É a terceira que recebo uma nega. Fiquei próximo, contudo, Muito próximo. O pseudo-recurso deu em nada, apesar de muitas críticas absurdas ao meu projecto. Um pouco mais, muito pouco apenas, e teria bolsa sem problema.
1. Os projectos são avaliados por um comité internacional, totalmente isento;
2. As BD ainda são avaliadas por um comité de peritos portugueses;
Acho que é mesmo esse o problema, se calhar se esta avaliação fosse feita pelo tal comité internacional, que não tenha ligações a nenhuma instituição universitária portuguesa, as coisas seriam mais justas...
Docem velle summs est eruditio
...
Obrigado pelo apoio nonoquinhas. A tua situação é ainda mais escandalosa. É inacreditável e insustentável.
O ano passado consultei as listas de avaliação finais e vi (e desesperei) com que que se tinha passado. Neste momento é difícil acreditar ou ter esperança em seja o que for. Este ano produzi muito e fartei-me de trabalhar. Sinto que para nada.
Para quando um júri isento?
O ano passado consultei as listas de avaliação finais e vi (e desesperei) com que que se tinha passado. Neste momento é difícil acreditar ou ter esperança em seja o que for. Este ano produzi muito e fartei-me de trabalhar. Sinto que para nada.
-
- Sócios
- Registado: sexta ago 11, 2006 1:17 pm
- University/ Institute: Université Paris-Sorbonne
- Contacto:
Diaphus e Nonoquinhas, estou absolutamente escandalizada pelo que acabo de ler? E uma vergonha que as coisas se possam passar desta maneira! Não ha nada pior do que a injustiça ainda por cima quando ela é tão flagrante! Espero que possam ir até ao fim na vossa luta e que consigam a bolsa! Não desistam!
Alguém sabe se é possivel ir além do recurso, se se julga que se esta a ser claramente prejudicado?
Alguém sabe se é possivel ir além do recurso, se se julga que se esta a ser claramente prejudicado?
"J'ai toujours haï les ténèbres [...]." Jean-Jacques Rousseau
-
-
- Sócios
- Registado: sexta ago 11, 2006 1:17 pm
- University/ Institute: Université Paris-Sorbonne
- Contacto:
-
- recém-chegado
- Registado: segunda set 25, 2006 3:49 pm
Re: ...
Conheço vários casos idênticos. O painel que avalia as candidaturas não é isento e existem muitos interesses em jogo. Conheço gente muito competente que simplesmente não consegue bolsa. O meu conselho é este: saiam do país e procurem trabalho lá fora. A minha experiência diz que neste país o esforço e o empenho não bastam. Infelizmente em Portugal não existe meritocracia e há muita mesquinhez e falta de visão.Diaphus Escreveu:Obrigado pelo apoio nonoquinhas. A tua situação é ainda mais escandalosa. É inacreditável e insustentável.
-
- Registado: sábado set 02, 2006 11:26 pm
- University/ Institute: Hospital Rovisco Pais
Recurso
Desculpem, mas não há a informação de que depois de recebermos as cartas de recusa poderemos preencher um formulário online referente a um recurso?
É que percebi que os comentários não foram recursos oficiais, tanto é que nem toda a gente optou para os fazer...
É que percebi que os comentários não foram recursos oficiais, tanto é que nem toda a gente optou para os fazer...
-
Chorar...Luisa Semedo Escreveu:Mas que fazer então face a injustiças evidentes?
Conforme eu já disse eles é que têm a faca e o queijo na mão, portanto fazem o que querem... O melhor mesmo é utilizar o provérbio "se não os podes vencer junta-te a eles" e pagar umas jantaradas aos tipos das comissões, que de certeza que as coisas ficam logo resolvidas de uma vez...
Docem velle summs est eruditio