Bom dia.
Encontro-me num estado mental calamitoso, tudo por culpa do PhD. Sempre achei que era uma coisa que queria muito fazer e que me iria trazer realização, mas a única coisa que me trouxe foi ansiedade latente, insatisfação permanente com a vida, fim de uma relação de namoro de 4 anos, falta de rumo, e um sensação de derrota constante.
Infelizmente, achei sempre que iria conseguir dar a volta mas não dá mais. Preciso mesmo de desistir e livrar-me deste tormento. O problema é que já estou na minha última renovação da bolsa da FCT (acaba perto do fim deste ano civil).
Sou acompanhado por psicóloga já há alguns anos, cujo acompanhamento começou precisamente por causa do PhD: síndrome do impostor, medo constante de ser humilhado pelos colegas (apesar de só ter acontecido "low-key" uma ou duas vezes), estar-me sempre a comparar com colegas, até de Mestrado e ver como eles são mais criativos, engenhosos, acompanhados e sobretudo, felizes do que eu.
Alguém me sabe informar se, com relatório da psicóloga, acompanhado por um outro do médico de família (que também está a par do assunto), terei problemas com a devolução dos montantes da bolsa recebidos até ao dia de hoje, se cancelar a bolsa e a matricula no programa doutoral, sendo que a bolsa está praticamente no fim?
Preciso mesmo de ajuda, não posso continuar neste sufoco para nao degradar mais a minha saúde mental e emocional, que já está feita em pó por estes 4 anos de experiência...
Obrigado a todos os que possam ajudar.
Cancelamento de Bolsa FCT
Re: Cancelamento de Bolsa FCT
Boa tarde.
Nao te posso "informar" de nada pois nao trabalho na FCT. A minha opiniao e que penso que os pareceres medico e psicologico serao possivelmente aceites pela FCT como justificacao para a desistencia do doutoramento. Em ultimo caso, se nao forem aceites pela FCT e esta pedir mesmo a devolucao da bolsa, possivelmente serao aceites se contestares em tribunal.
No entanto, se ja tens trabalho suficiente ou nao falta tanto assim para montares uma tese e discutir, penso que deves ponderar faze-lo e tentar "dar a volta por cima", mesmo que nao consigas a tese dos teus sonhos. Como tu mesmo disseste, esta aqui em causa coisas como sindrome do impostor e afins, nao parece ser a realidade estares tao mal como te possa parecer nos dias mais negros. Poderas sempre obter o parecer medico e psicologico mais tarde caso nao consigas.
Boa sorte e muito sucesso na tua vida, seja o que quer que facas.
Nao te posso "informar" de nada pois nao trabalho na FCT. A minha opiniao e que penso que os pareceres medico e psicologico serao possivelmente aceites pela FCT como justificacao para a desistencia do doutoramento. Em ultimo caso, se nao forem aceites pela FCT e esta pedir mesmo a devolucao da bolsa, possivelmente serao aceites se contestares em tribunal.
No entanto, se ja tens trabalho suficiente ou nao falta tanto assim para montares uma tese e discutir, penso que deves ponderar faze-lo e tentar "dar a volta por cima", mesmo que nao consigas a tese dos teus sonhos. Como tu mesmo disseste, esta aqui em causa coisas como sindrome do impostor e afins, nao parece ser a realidade estares tao mal como te possa parecer nos dias mais negros. Poderas sempre obter o parecer medico e psicologico mais tarde caso nao consigas.
Boa sorte e muito sucesso na tua vida, seja o que quer que facas.