Bolsas 2020 Declaração de orientação e acolhimento - estrangeiro

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
diogoTP
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quinta out 15, 2020 10:36 am
University/ Institute: Universidade kul

Bolsas 2020 Declaração de orientação e acolhimento - estrangeiro

Mensagem por diogoTP »

Olá!

Este ano a FCT está a disponibilizar minutas para as declarações de orientação e acolhimento para efeitos de contratualização nas bolsas de doutoramento.

Estas minutas foram disponibilizadas pela FCT apenas em Português e a FCT informou-me que não serão disponibilidades minutas em Inglês.
  • Para colegas com resultado provisório positivo em 2020 e phd no estrangeiro: como estão a pensar proceder?
  • Para colegas actualmente, ou no passado, com bolsas no estrangeiro: Podem partilhar os modelos das declarações que utilizaram?
Obrigado!

clashers
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quarta set 30, 2020 3:58 pm
University/ Institute: Porto

Re: Bolsas 2020 Declaração de orientação e acolhimento - estrangeiro

Mensagem por clashers »

Onde é que encontraste as minutas em Português? Mandei email à FCT há quase duas semanas e ainda não me responderam.

De qualquer das formas, preciso das minutas em Inglês, não sei se aceitarão que eu simplesmente traduza a minuta. Se alguém souber como ajudar-nos, seria excelente.

spca
cientista sempre presente
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Mensagem por spca »

Olá.
Se a única minuta "oficial" é em Português e a FCT disse que não vai traduzir, não vejo porque não o traduzem para Inglês. Parece-me bem mais seguro que, por exemplo, basearem-se num documento do ano anterior que pode não ter tudo o que eles pretendem.
Boa sorte e que tudo se resolva da melhor forma.

clashers
recém-chegado
recém-chegado

Mensagem por clashers »

Claro que pensamos em traduzir mas continua a ser ridículo que a FCT, sabendo que todos os anos há doutorados no estrangeiro, não tenha considerado este pormenor. Não quero estar a traduzir documentos que depois não são aceites, sendo que tenho de andar atrás das pessoas a pedir-lhes novamente para os assinarem. Além disso, só para ter a certeza, o estatuto do bolseiro de investigação não tem uma versão em inglês? Não faz sentido referir os artigos em documentos que os meus supervisores não podem ler por não existir uma versão traduzida.

spca
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Mensagem por spca »

clashers Escreveu:
terça out 20, 2020 12:32 am
(...) Além disso, só para ter a certeza, o estatuto do bolseiro de investigação não tem uma versão em inglês? Não faz sentido referir os artigos em documentos que os meus supervisores não podem ler por não existir uma versão traduzida.
Sendo o Estatuto do Bolseiro de Investigação uma lei (ou sucessão de leis) portuguesa (como podes ver em https://www.fct.pt/apoios/bolsas/estatu ... o.phtml.en), creio que não pode ter uma versão original em Inglês. Concordo que devia ter algum género de tradução oficiosa (não sei se este termo é correcto) / "oficial" disponibilizada pela FCT pelo menos em Inglês. Mas se não tem e a FCT diz que não vai fazer (e na própria página em suposta versão em Inglês não tem nada), penso que a FCT na prática assume que aceitará qualquer tradução minimamente correcta que faças para os teus orientadores e para o processo avançar. Pois obviamente não lhes vais pedir para assinar uma minuta em Português ou ler documentos em língua portuguesa...

Que tudo se resolva da melhor forma.

clashers
recém-chegado
recém-chegado

Mensagem por clashers »

Boa noite,

Gostaria de saber se alguém sabe quem é que deveria assinar a Declaração de Acolhimento? Não é indicado no site.

Responder