Boa tarde,
Eu entrei no doutoramento em 2011 e em 2014 congelei o doutoramento e a bolsa da FCT porque a minha saúde mental agravou-se muito nessa altura. Estive parado 2 anos e em 2016, comecei a trabalhar na indústria porque, essencialmente, acabaram-me as poupanças...
Grande parte do problema deveu-se a problemas com os meus orientadores e a forma como o doutoramento estava a ser lidado por eles. Obviamente que não estou isento de culpa nisto mas não me consigo ver a retomar o doutoramento com essas mesmas pessoas e eu gostaria de retomar o doutoramento e acabar o que trabalhei durante 3 anos...
Portanto, procurava conselhos para saber como/o que fazer.
a) O que fazer com a bolsa de doutoramento? Eu queria concluir o doutoramento, continuando a trabalhar na indústria mas a minha bolsa original não contemplava essa situação. Também não queria ter de devolver os 3 anos de bolsa que tive visto que parei por motivos de saúde, motivos esses que me fizeram estar parado durante 2 anos... Se perder a bolsa, tudo bem, é a vida, a minha situação foi má para toda a gente mas queria evitar a pior situação que seria a devolução total do dinheiro.
b) Alguém tem conselhos sobre como abordar a mudança de programa doutoral? O que é preciso fazer para isso?
O objectivo é mesmo concluir o doutoramento mas mudando de orientadores. Só não quero ser prejudicado pela bolsa...
Agradeço quaisquer conselhos que me possam dar.
Mudança de Doutoramento/Orientadores
Re: Mudança de Doutoramento/Orientadores
Olá.
Penso que no teu caso, se puderes apresentar algum género de comprovativo médico (que possivelmente pode também ser por ex. declaração de psicólogo), estás salvaguardado quanto à devolução do dinheiro uma vez que houve razões médicas para a desistência. Além disso, se a tua bolsa previa 4 anos, só ao fim de mais de metade da bolsa é que entraria em vigor a cláusula de ter de devolver o dinheiro segundo o Estatuto do Bolseiro (Art 18):
Fonte: https://www.fct.pt/apoios/bolsas/estatu ... o.phtml.pt
Relativamente ao retomares o doutoramento com outros orientadores... Eu penso que se conseguires chegar a algum acordo com os antigos orientadores e os novos orientadores (que o declarem por escrito) e a instituição de acolhimento for a mesma a FCT provavelmente não levantará problemas. Mas isso exigirá bastante "ginástica"/"jogo de cintura" de tua parte e possivelmente terás de engolir alguns sapos para te dirigires aos anteriores orientadores. Além disto, a FCT só te dará mais 2 anos de bolsa...
Penso que também poderás sempre concorrer de novo, mas mesmo que ganhes novamente bolsa a FCT só financiará os 2 anos que faltam para a tua bolsa terminar.
Boa sorte.
Penso que no teu caso, se puderes apresentar algum género de comprovativo médico (que possivelmente pode também ser por ex. declaração de psicólogo), estás salvaguardado quanto à devolução do dinheiro uma vez que houve razões médicas para a desistência. Além disso, se a tua bolsa previa 4 anos, só ao fim de mais de metade da bolsa é que entraria em vigor a cláusula de ter de devolver o dinheiro segundo o Estatuto do Bolseiro (Art 18):
Fonte: https://www.fct.pt/apoios/bolsas/estatu ... o.phtml.pt
Se porventura a tua bolsa previsse menos de 4 anos então não sei se a "metade do período de duração da mesma [bolsa]" será 2 anos ou menos. Mas de qualquer modo, uma vez que houve questões médicas estás salvaguardado quanto à devolução da bolsa.Artigo 18º
Sanções
4. A entidade financiadora tem ainda direito a exigir do bolseiro e ou da entidade de acolhimento a restituição das importâncias atribuídas, salvo motivos poderosos devidamente justificados, em caso de não entrega da tese para a obtenção do grau no período de três anos após a cessação do contrato de bolsa.
5. O disposto no número anterior é aplicável no caso de desistência de bolsa, por parte do bolseiro, depois de decorrido metade do período da duração da mesma e sem a entrega da tese para a obtenção do grau no período de três anos após a cessação do contrato de bolsa.
Relativamente ao retomares o doutoramento com outros orientadores... Eu penso que se conseguires chegar a algum acordo com os antigos orientadores e os novos orientadores (que o declarem por escrito) e a instituição de acolhimento for a mesma a FCT provavelmente não levantará problemas. Mas isso exigirá bastante "ginástica"/"jogo de cintura" de tua parte e possivelmente terás de engolir alguns sapos para te dirigires aos anteriores orientadores. Além disto, a FCT só te dará mais 2 anos de bolsa...
Penso que também poderás sempre concorrer de novo, mas mesmo que ganhes novamente bolsa a FCT só financiará os 2 anos que faltam para a tua bolsa terminar.
Boa sorte.
Desculpa, na mensagem anterior tinha percebido que tinhas feito 2 anos de bolsa mas lendo de novo são 3... Portanto já terás mesmo de invocar as razões médicas para justificar teres deixado a bolsa a meio.spca Escreveu:Olá.
Fonte: https://www.fct.pt/apoios/bolsas/estatu ... o.phtml.ptSe porventura a tua bolsa previsse menos de 4 anos então não sei se a "metade do período de duração da mesma [bolsa]" será 2 anos ou menos. Mas de qualquer modo, uma vez que houve questões médicas estás salvaguardado quanto à devolução da bolsa.Artigo 18º
Sanções
4. A entidade financiadora tem ainda direito a exigir do bolseiro e ou da entidade de acolhimento a restituição das importâncias atribuídas, salvo motivos poderosos devidamente justificados, em caso de não entrega da tese para a obtenção do grau no período de três anos após a cessação do contrato de bolsa.
5. O disposto no número anterior é aplicável no caso de desistência de bolsa, por parte do bolseiro, depois de decorrido metade do período da duração da mesma e sem a entrega da tese para a obtenção do grau no período de três anos após a cessação do contrato de bolsa.
Boa sorte.
Vejo é a situação mais complicada para concluíres o doutoramento com bolsa pois, mesmo que conseguisses que o aceitassem, já só te resta 1 ano...
Boa sorte.
-
- recém-chegado
- Registado: segunda mar 05, 2018 3:01 pm
- University/ Institute: UMinho
Obrigado pela resposta.spca Escreveu:Desculpa, na mensagem anterior tinha percebido que tinhas feito 2 anos de bolsa mas lendo de novo são 3... Portanto já terás mesmo de invocar as razões médicas para justificar teres deixado a bolsa a meio.spca Escreveu:Olá.
Fonte: https://www.fct.pt/apoios/bolsas/estatu ... o.phtml.ptSe porventura a tua bolsa previsse menos de 4 anos então não sei se a "metade do período de duração da mesma [bolsa]" será 2 anos ou menos. Mas de qualquer modo, uma vez que houve questões médicas estás salvaguardado quanto à devolução da bolsa.Artigo 18º
Sanções
Boa sorte.
Vejo é a situação mais complicada para concluíres o doutoramento com bolsa pois, mesmo que conseguisses que o aceitassem, já só te resta 1 ano...
Boa sorte.
Eu sinceramente já só queria era acabar isto. A bolsa neste momento já nem é o que me preocupa; preocupa-me é o facto de poder ter de devolver dinheiro...
Deveria contactar a FCT e explicar a situação ou devia primeiro dirigir-me aos Serviços Académicos e perguntar o que fazer?