Avaliacoes candidaturas BPD 2016

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
silva857
recém-chegado
recém-chegado
Registado: domingo set 06, 2015 7:35 pm
University/ Institute: Minho

Avaliacoes candidaturas BPD 2016

Mensagem por silva857 »

Estive a ler como se procede a avaliacao das candidaturas e surgiu me uma duvida em que o regulamento nao é claro.

Na componente de avaliacao das condicoes de acolhimento a FCT avalia o orientador e as condicoes de trabalho. Quanto as condicoes de trabalho eu pensei que a FCT usaria as avaliacoes que faz aos centros de investigacao ela propria. Mas no regulamento nao menciona isso, diz que apenas conta com o facto de o candidato conseguir demonstrar que a instituicao tem o equipamento necessario para fazer a investigacao proposta

Alguem interpreta da mesma forma?

pedrom
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sexta jan 10, 2014 5:07 pm
University/ Institute: Barcelona

Re: Avaliacoes candidaturas BPD 2016

Mensagem por pedrom »

Diria que essa interpretação não será a mais correta; no caso de uma bolsa de doutoramento cujo plano de estudos seja levado a cabo no estrangeiro, a instituição correspondente foge ao âmbito da avaliação da FCT aos centros de investigação. A melhor maneira de interpretar esse critério será como a relação entre o plano de trabalhos e as condições existentes na instituição de acolhimento para efetivamente levar a cabo esse plano.

sergiodiassilva
investigador em formação
investigador em formação
Registado: quinta nov 21, 2013 12:13 pm
University/ Institute: Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto

Mensagem por sergiodiassilva »

É uma avaliação que é feita pelos jurados relativamente às condições da instituição de acolhimento e a pertinência da relação entre o investigador/a investigação e essa instituição... faz sentido que não seja uma transposição direta da avaliação da instituição. Por um lado, isso criaria um ciclo em que os centros com avaliação mais baixa teriam cada vez menos apoios e menos condições para melhorar. Por outro, exagerando, um centro de investigação em matemática com avaliação excecional não tem condições para receber uma investigação de história, presumo eu.

No entanto, cria um factor de subjetividade que é difícil de contrariar. A mim, que já vou para a minha 4ª candidatura a bolsa, com o mesmo orientador e instituição, já tive uma avaliação a dizer que "garantem as melhores condições" e outra a dizer que são só "adequados"...

silva857
recém-chegado
recém-chegado
Registado: domingo set 06, 2015 7:35 pm
University/ Institute: Minho

Mensagem por silva857 »

Obrigado, essa interpretação faz sentido.

Entretanto surgiu outra duvida. Se tiver um coorientador, tenho que associar o centro de investigação de que ele faz parte na parta da instituição de acolhimento? Ou a instituição de acolhimento é só uma, a que tem o orientador?

emekapa
cientista regular
cientista regular
Registado: sexta set 16, 2011 10:20 am
University/ Institute: INESC UTAD

Mensagem por emekapa »

Peço desculpa pela intromissão no tópico mas também tenho uma dúvida em relação às candidaturas de BPD! Se selecionarmos a modalidade de bolsa mista temos algum tipo de avaliação diferenciada ou é tudo "ao molho" e não há diferença? Ou caso escolha nacional também posso ter acesso ao tal ano no estrangeiro? Obrigado ;)

Responder