Quando é feito o pagamento SSV

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
sandraoliveira
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sexta set 24, 2010 7:03 pm
University/ Institute: Universidade do Minho

Quando é feito o pagamento SSV

Mensagem por sandraoliveira »

Bom dia, iniciei hoje o processo de inscrição no Seguro Social Voluntário. Disseram-me na segurança social que irei receber uma notificação para começar a pagar as contribuições mais ou menos daqui a 1 ou 2 meses. Neste sentido, gostaria de perguntar como faço para avisar a FCT deste processo.
No fundo, queria saber se terei de pagar primeiro eu (os dois meses) e depois enviar para a FCT a prova para receber o reembolso ou se a FCT já está a fazer o pagamento das contrbuições de forma adiantada, isto é, junto com a mensalidade.

Antes, colegas meus diziam-me que a FCT demorava cerca de 3 meses a reembolsar, mas agora, segundo ouvi (não de uma fonte fidedigna) adiantam.

Obrigada pela vossa atenção

caraujo
recém-chegado
recém-chegado
Registado: terça set 18, 2012 3:50 pm

Re: Quando é feito o pagamento SSV

Mensagem por caraujo »

Olá,

A minha experiência foi a seguinte. Passado um mês (mais ou menos) de me ter inscrito na SS recebi uma carta a informar que foi enquadrada neste regime e qual o valor a pagar. Depois, fiz o pagamento à SS e enviei para a FCT (por mail para bolsas@fct.pt) o comprovativo de pagamento.

Passado cerca de 3 semanas recebi um email da FCT a informar que a FCT adotou o regime de adiantamento e que no mês seguinte iria receber o valor que já tinha pago mais o valor relativo ao mês correspondente aquele pagamento da bolsa. Posteriormente receberia o valor do SSV juntamente com a bolsa todos os meses.

No final do ano, junto com os pedidos de renovação da bolsa devemos entregar todos os comprovativos que ainda não tivermos enviado (a partir do momento em que eles adoptem o regime de adiantamento não precisas de enviar comprovativo todos os meses).

Cps,
Catarina

sandraoliveira
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sexta set 24, 2010 7:03 pm

Re: Quando é feito o pagamento SSV

Mensagem por sandraoliveira »

Muito obrigada, Catarina!

Muito esclarecedor.

Responder