Olá a tod@s,
Actualmente sou bolseiro de doutoramento e na minha universidade surgiu a oportunidade de colaborar em tempo parcial (um total de 150h) num projecto de investigação em curso.
Acham que representaria algum conflicto com a cláusula de exclusividade?
Poderia enquadrar-se no tipo de actividades descritas em d) do nº 3 do Art.5º do EB?:
d) Desempenho de funções em órgãos da instituição de acolhimento;
ou até no nº 4 (apesar de ser na mesma instituição)?
4. Considera-se, ainda, compatível com o regime de dedicação exclusiva a realização de atividades externas à entidade de acolhimento, ainda que remuneradas, desde que diretamente relacionadas com o plano de atividades subjacente à bolsa e desempenhadas sem caráter de permanência.
Em resumo, acham que há problema? E devo comunicar à FCT?
Obrigado
BD, exclusividade e participação em projecto de investigação
Re: BD, exclusividade e participação em projecto de investig
Olá.
Desde que essa participação nesse projecto não implique receberes nenhum pagamento / bolsa extra e o teu orientador concorde (e preferencialmente esteja envolvido), não deverá haver problemas com a FCT.
O tipo de problemas que isso pode levantar é mais ao nível de, como estás a fazer outras coisas, tens menos tempo para te dedicares ao projecto da tua tese e esse trabalho atrasar-se. Mas se calhar até podes usar esse outro projecto também na tua tese, e obter outros elementos de produção científica, ex. artigos que te darão mais currículo e facilitarão obteres futuras bolsas... É a tal coisa, convirá que vejas se é trabalho em demasia ou impossível de levar a cabo em simultâneo com o teu doutoramento no tempo previsto para a conclusão deste, ou se as coisas são conciliáveis.
Boa sorte.
Desde que essa participação nesse projecto não implique receberes nenhum pagamento / bolsa extra e o teu orientador concorde (e preferencialmente esteja envolvido), não deverá haver problemas com a FCT.
O tipo de problemas que isso pode levantar é mais ao nível de, como estás a fazer outras coisas, tens menos tempo para te dedicares ao projecto da tua tese e esse trabalho atrasar-se. Mas se calhar até podes usar esse outro projecto também na tua tese, e obter outros elementos de produção científica, ex. artigos que te darão mais currículo e facilitarão obteres futuras bolsas... É a tal coisa, convirá que vejas se é trabalho em demasia ou impossível de levar a cabo em simultâneo com o teu doutoramento no tempo previsto para a conclusão deste, ou se as coisas são conciliáveis.
Boa sorte.
Olá spca,
Obrigado.
Pois, mas neste caso implica mesmo pagamento (estou a fazer doutoramento no estrangeiro e aqui eles têm mesmo que pagar pelo trabalho que contratam). Não se poderá enquadrar em nenhuma das excepções previstas no art. 5º? Este diz respeito apenas a actividades remuneradas, pelo que percebo...
Arranjar apoio do meu orientador não seria difícil. Além disso acho que conseguia justificar o contributo do tipo de actividades em causa para o meu plano de trabalhos com relativa facilidade. O problema é se isso será suficiente do ponto de vista da FCT.
Quanto à carga de trabalho, tenho a certeza que não me prejudicará minimamente. Uma vez mais, a questão é se a FCT verá a coisa da mesma forma...
Obrigado.
Pois, mas neste caso implica mesmo pagamento (estou a fazer doutoramento no estrangeiro e aqui eles têm mesmo que pagar pelo trabalho que contratam). Não se poderá enquadrar em nenhuma das excepções previstas no art. 5º? Este diz respeito apenas a actividades remuneradas, pelo que percebo...
Arranjar apoio do meu orientador não seria difícil. Além disso acho que conseguia justificar o contributo do tipo de actividades em causa para o meu plano de trabalhos com relativa facilidade. O problema é se isso será suficiente do ponto de vista da FCT.
Quanto à carga de trabalho, tenho a certeza que não me prejudicará minimamente. Uma vez mais, a questão é se a FCT verá a coisa da mesma forma...
Olá.FDFS Escreveu:Olá spca,
Obrigado.
Repara que no Regulamento, dizem: (fonte: http://www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamento.phtml.pt )
Assim, creio que à partida não será fácil convenceres a FCT aceitar a receberes essa bolsa em simultâneo com a BD.Artigo 22.º – Exclusividade
1. Cada bolseiro não pode ser simultaneamente beneficiário de qualquer outra bolsa, exceto quando expressamente acordado entre as entidades financiadoras.
Penso que há 2 hipóteses:
1) Caso o teu orientador possa declarar por escrito que esse projecto está enquadrado no teu plano de trabalhos, e apoia a tua participação, tentar convencer a FCT a aceitar com base no Art. 5.4 do Estatuto do Bolseiro de Investigação (penso que a "participação em órgãos" não será a nível de outras investigações científicas, mas não tenho certeza). Obviamente o sucesso desse pedido está longe de ser garantido e podem levar algum tempo a analisar o caso.
2) Uma vez que estás no estrangeiro e o teu orientador está de acordo, não dizer nada à FCT. Ela não tem como saber, creio, se não fores tu ou o teu orientador ou instituição a dizer. Agora, obviamente convém que a tua instituição ou orientador não digam nada sobre a tua participação nesse projecto quando da renovação da bolsa.
Boa sorte e bom trabalho.
No entanto, tecnicamente, não é outra bolsa. É mesmo um contrato de trabalho de 150h. No contrato nunca é referido tratar-se duma bolsa.
Mas sim, acho que no fundo se resume às duas opções que resumiste...
Uma vez mais, obrigado.
Mas sim, acho que no fundo se resume às duas opções que resumiste...
Uma vez mais, obrigado.