Números de Bolsas Para programas Doutorais

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
rsmpereira
investigador em formação
investigador em formação
Registado: quarta dez 10, 2014 12:21 pm
University/ Institute: Universidade dos Açores

Números de Bolsas Para programas Doutorais

Mensagem por rsmpereira »

Bom dia
Gostaria de apelar aos inscritos neste forum para que divulgassem o número de bolsas a Programas Doutorais que tenham conhecimento.
Segundo o governo haverá 600 bolsas concedidas desta forma, mas eu tenho conhecimento de dois programas doutorais que apenas tiveram cinco bolsas FCT concedidas (cada), se essa for a média significa que há 120 Programas Doutorais neste país.

A mim, honestamente, não me parece que existam tantos programas do género no país o que significa que o cenário/sumário, presente em:

http://www.precarios.net/?p=11910

É, ainda, optimista.

Programa doutoral MARES (resultados preliminares)
Número de bolsas: 5
Candidatos: 233
Taxa de sucesso: 2,15%

Programa doutoral DO*MAR (sem resultado ainda)
Número de bolsas: 5

Maria Ramalho
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quinta abr 10, 2014 1:49 am
University/ Institute: FEUP

Re: Números de Bolsas Para programas Doutorais

Mensagem por Maria Ramalho »

Olá,

o número de bolsas atribuídas não é igual em todos os programas doutorais.

O meu por exemplo, Programa doutoral em Engenharia Química e Biológica na Faculdade de engenharia da universidade do porto, tem 6 bolsas por ano.

Por exemplo, os Programas doutorais do MIT portugal em Bioengineering Systems e em Sustainable Energy System têm 10 bolsas por ano, cada um.

Existe algures no site da FCT uma lista com todos os programas doutorais, e o número de bolsas atribuídas a cada um. Não me lembro onde, mas já vi esse documento (ficheiro excel)

ssneves
Sócios
Sócios
Registado: quinta mar 29, 2007 7:33 am
University/ Institute: ITQB NOVA - Universidade Nova de Lisboa

Re: Números de Bolsas Para programas Doutorais

Mensagem por ssneves »

Olá a todos,

Os resultados dos concursos de Programas de Doutoramento FCT (2012 e 2013), assim como as listas de programas contemplados com bolsas estão nesta página:
https://www.fct.pt/apoios/programasdout ... s.phtml.pt

Cumprimentos,
Susana
Maria Ramalho Escreveu:Olá,

o número de bolsas atribuídas não é igual em todos os programas doutorais.

O meu por exemplo, Programa doutoral em Engenharia Química e Biológica na Faculdade de engenharia da universidade do porto, tem 6 bolsas por ano.

Por exemplo, os Programas doutorais do MIT portugal em Bioengineering Systems e em Sustainable Energy System têm 10 bolsas por ano, cada um.

Existe algures no site da FCT uma lista com todos os programas doutorais, e o número de bolsas atribuídas a cada um. Não me lembro onde, mas já vi esse documento (ficheiro excel)

Responder