concorrer a bolsa de doutoramento em 2015

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
Denise
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quarta nov 26, 2014 12:29 pm
University/ Institute: Lisboa

concorrer a bolsa de doutoramento em 2015

Mensagem por Denise »

Olá, boa tarde,

Gostaria se possível, que alguém podesse esclarecer algumas dúvidas sobre as bolsas de doutoramento.

Estou de momento a terminar o mestrado em biologia, devo concluir em finais de Julho se tudo correr bem. A minha média de licenciatura é 14 valores e a de mestrado é de 17 (estou a tentar o 18). Devo publicar pelo menos um artigo com o meu trabalho de dissertação no próximo verão se tudo correr bem. Acreditam que possa vir a ter algum hipotese em conseguir a bolsa?

A segunda pergunta, sei que existe dois tipos de bolsa de doutoramento, uma é numa empresa e a outra penso que seja pela universidade. Qual a melhor a concorrer ou como sei qual será a melhor / mais hipoteses para a conseguir?

A terceira pergunta: Para concorrer à bolsa de doutoramento da FCT tenho que me inscrever préviamente e falar com a universidade que quero tirar o doutoramento ou só envio os dados para a FCT quando abre concurso?

Obrigada!

sandra.r.santos
cientista assíduo
cientista assíduo
Registado: sábado mai 25, 2013 9:52 am
University/ Institute: Universidade Nova de Lisboa

Re: concorrer a bolsa de doutoramento em 2015

Mensagem por sandra.r.santos »

Olá Denise,

Vou tentar responder a algumas coisas dentro do que sei até agora, tendo em conta que o regulamento entretanto pode sofrer alterações até ao próximo concurso:

Bem, se tens média de 14 de Licenciatura és elegível para receber bolsa. A FCT tem uma tabela com a qualificação que serve de base à avaliação do mérito do candidato que, tal como os restantes parâmetros é avaliado de 1 a 5. Essa tabela indica-te a tua pontução de base de acordo com a tua nota de licenciatura (está no guião de avaliação página 15: http://www.fct.pt/apoios/bolsas/concurs ... ao2014.pdf)
Não faz muito sentido que a base não seja a nota do mestrado ou uma média de Licenciatura e Mestrado, mas é mesmo assim...
Depois sobre essa classificação pré-estabelecida podem ser-te dada bonificação extra . Aqui é importante a publicação que vais ter, além de CV etc. ESta bonificação é definida pelos painéis de avaliação (se quiseres dá uma vista de olhos nos critérios que estão a sair agora dos painéis de avaliação e tens uma ideia do que é avaliado: https://www.fct.pt/apoios/bolsas/concur ... s.phtml.pt)
(este ano baixaram os valores base de todas as notas de licenciatura em 0.5 valores, em relação ao ano passado, o que é bastante...)
ESte ano há dois critérios de avaliação: mérito do candidato (que te falei antes) e O programa de trabalhos (inclui uma série de coisas, desde as instituições de acolhimento, orientadores, exequibilidade, prtinência, originalidade... do projeto).Ambos com ponderação de 50%. se tiveres uma boa classificação em ambos penso que terás possibilidades, sim :) Claro que a avaliação acaba por variar muito de área para área e as próprias linhas de corte (a linha de corte é a classificação do último candidato que obteve bolsa) Na minha área (Artes) a linha de corte foi cerca de 4,5, foi das mais altas, mas lembro-me de outras mais baixas... (para teres uma ideia, pesquisa aqui no fórum por linhas de corte. Após a saída dos resultados do ano passado foram publicadas aqui das várias áreas)

No ano passado houve uma razia trementa, um corte brutal do número de bolsas atribuídas de quase 3000 BD atribuídas em 2012 passou para 300 em 2013... A verdade é que ninguém sabe como será este ano :s É uma incógnita, mas está difícil... No entanto, não desanimes, faz um bom projeto e valoriza o teu CV o mais que puderes :)

Não te sei responder se o melhor será em empresa ou não :s

Quanto à tua última pergunta:
Para te candidatares não tens que estar inscrita oficialmente numa universidade, mas tens que indicar um orientador (no caso de BDE dois orientadores: um na universidade e um na empresa); instituição ou instituições de acolhimento (Unidade de Investigação onde vais desenvolver o trabalho, pode ser mais que uma e não tem que ser obrigatoriamante na universidade onde te vais inscrever. Tens também que indicar essa universidade que é a Instituição que confere o grau. Para isso terás que te informar previamente e contactar as pessoas e instituições mas só precisas de documentação oficial quando te for concedida a Bolsa. Terás que já estar inscrita em doutoramento para usufruir da bolsa mas não tens que ser ainda para te candidatares. Na fase do concurso os orientadores vão ter que se associar à tua candidatura. Na fase do concurso terás que apresentar também o programa de trabalhos: Estado da Arte, Descrição detalhada, objetivos e referências bibliográficas.

Espero ter ajudado alguma coisa :)
Espero que concorras e que consigas! Boa sorte :)

Sandra

Denise Escreveu:Olá, boa tarde,

Gostaria se possível, que alguém podesse esclarecer algumas dúvidas sobre as bolsas de doutoramento.

Estou de momento a terminar o mestrado em biologia, devo concluir em finais de Julho se tudo correr bem. A minha média de licenciatura é 14 valores e a de mestrado é de 17 (estou a tentar o 18). Devo publicar pelo menos um artigo com o meu trabalho de dissertação no próximo verão se tudo correr bem. Acreditam que possa vir a ter algum hipotese em conseguir a bolsa?

A segunda pergunta, sei que existe dois tipos de bolsa de doutoramento, uma é numa empresa e a outra penso que seja pela universidade. Qual a melhor a concorrer ou como sei qual será a melhor / mais hipoteses para a conseguir?

A terceira pergunta: Para concorrer à bolsa de doutoramento da FCT tenho que me inscrever préviamente e falar com a universidade que quero tirar o doutoramento ou só envio os dados para a FCT quando abre concurso?

Obrigada!

Responder